Certamente, o Instagram é uma das plataformas digitais mais completas que existem. Contudo vários usuários ainda não conhecem ou exploraram todos seus recursos da plataforma, a exemplo da chamada de vídeo pelo Instagram.

Ao contrário do que muitos pensam, o Instagram não é apenas voltado para o compartilhamento de fotos e vídeos ou até mesmo para promoção de marcas, produtos e serviços.

Entre os objetivos da plataforma, também está a comunicação. Afinal, mesmo com características e funcionalidades únicas, o Instagram continua sendo uma rede social.

Ou seja, a plataforma é um lugar de conexão, relacionamento e proximidade entre os usuários. Sendo assim, os desenvolvedores adicionaram o Direct no Instagram, isto é, uma funcionalidade parecida com aplicativos de mensagem.

Posteriormente, a chamada de vídeo pelo Instagram foi lançada no Direct. Com isso, você pode se conectar visualmente com seus melhores amigos(a), familiares ou colegas de trabalho. Saiba mais!

Por que fazer chamada de vídeo pelo Instagram?

pessoa fazendo chamada de vídeo pelo instagram

Mas afinal, por que fazer chamada de vídeo pelo Instagram? Apesar de outras redes sociais e aplicativos de mensagens terem o recurso, existem vantagens de usá-lo no DM da plataforma. Entre as quais, destacamos:

  1. integração com a plataforma: fazer chamadas de vídeo no Instagram é mais prático, pois você não precisa alternar entre aplicativos diferentes para usar o recurso;
  2. facilidade de uso: o Instagram é conhecido por sua interface intuitiva e amigável. Assim, fazer chamadas de vídeo na rede social é relativamente simples, mesmo para iniciantes em tecnologia;
  3. funcionalidades adicionais: a plataforma oferece recursos adicionais, como filtros e efeitos de realidade aumentada, por exemplo. Dessa forma, as chamadas de vídeo podem ser mais divertidas e interativas;
  4. chamadas em grupo: no Instagram, você pode criar chamadas de vídeo em grupo para se conectar com várias pessoas ao mesmo tempo, como amigos próximos, familiares ou colegas de trabalho, por exemplo;
  5. privacidade: você tem total controle sobre quem pode ligar no Instagram para você, Com isso, é uma escolha mais segura para interações online entre as opções disponíveis.

Como aproveitar o recurso para interagir com meus amigos?

Se você nunca usou chamadas de vídeo em outras plataformas digitais, talvez não saiba muito bem como explorar o recurso de ligação pelo Instagram. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para aproveitar ao máximo a possibilidade. Confira!

  1. adicione seus amigos: sincronize os contatos salvos em seu smartphone com o Instagram para encontrá-los mais facilmente e iniciar chamadas de vídeo;
  2. use mensagens diretas: inicie uma conversa nas mensagens diretas com um amigo. Então, convide-o para uma chamada de vídeo a fim de melhorar a comunicação;
  3. chamadas em grupo: para interagir com vários amigos ao mesmo tempo, você também pode criar chamadas de vídeo em grupo e colocar o papo em dia;
  4. filtros e efeitos: durante a chamada de vídeo, você ainda pode tornar a comunicação entre ambas as partes mais divertida e criativa com filtros e efeitos disponíveis no Instagram;
  5. compartilhe momentos: use as chamadas de vídeo para compartilhar momentos especiais com seus amigos. Mostre o que está fazendo ou assistam a um vídeo juntos enquanto conversam, por exemplo;
  6. mantenha-se atualizado: use as chamadas de vídeo para manter-se atualizado sobre a vida de seus amigos. Pergunte sobre suas atividades, conquistas e desafios. Então, fortaleça os laços de amizade entre vocês;
  7. planeje atividades virtuais: use as chamadas de vídeo para planejar atividades virtuais com seus amigos, a exemplo de noites de jogo ou sessões de filme. Assim, divirtam-se juntos.

Como fazer uma chamada de vídeo pelo Instagram?

mulher loira de roupa laranja mexendo no celular

Dito isso, como fazer chamada de vídeo pelo Instagram? Quais são os passos para começar a desfrutar das vantagens do recurso do DM da rede social? Descubra abaixo!

1. Abra o aplicativo do Instagram

Primeiramente, abra o aplicativo do Instagram em seu celular Android ou iOS para começar efetivamente o passo a passo de como usar o recurso de chamada de vídeo da rede social.

2. Acesse o Direct

Na tela principal do aplicativo do Instagram, acesse o Direct no ícone de mensagens que fica no canto superior direito da tela do smartphone para continuar o passo a passo.

seta apontando para acessar instagram

3. No Direct, selecione o contato participante chamada de vídeo

Em seguida, procure o contato participante da videochamada. Para facilitar, use a barra de pesquisa na parte superior da tela. Encontrou o perfil em questão? Abra a conversa para usar o recurso do Direct.

seta apontando para pesquisar no instagram

4. Toque no ícone da câmera de vídeo

Feito isso, chegou a hora de realmente iniciar a ligação pelo Instagram. Para isso, toque no ícone de câmera de vídeo que fica no canto superior direito da tela do celular.

seta apontando para fazer chama no instagram

5. O Instagram enviará o convite de chamada de vídeo para o contato selecionado

Pronto! Imediatamente, o Instagram enviará o convite de chamada de vídeo para o contato selecionado. Assim, só resta aguardar a pessoa aceitá-lo para vocês iniciarem o bate-papo.

seta apontando para a tela de espera antes da chamada

5 ferramentas da chamada de vídeo no Instagram

Na chamada de vídeo no Instagram, existem várias ferramentas interessantes disponíveis capazes de melhorar consideravelmente a experiência dos participantes, incluindo:

1. Alternar entre câmeras

Durante uma chamada de vídeo no Instagram, você pode alternar entre as câmeras frontal e traseira do celular para compartilhar diferentes perspectivas e detalhes com seus amigos(a), familiares ou colegas de trabalho.

Por exemplo, você pode ligar no Instagram com a câmera frontal inicialmente para mostrar seu rosto. Então, alternar para a câmera traseira para compartilhar o que está acontecendo ao seu redor em algum momento da conversa.

Há um ícone de troca de câmera na parte inferior da tela. Então, você só precisa dar um toque na ferramenta para mudar de frontal para traseira ou vice-versa e tornar a comunicação mais dinâmica.

2. Silenciar o áudio

Além de alternar entre as câmeras do smartphone, você pode silenciar ou desativar o áudio do microfone após ligar no Instagram. Ou seja, é possível controlar o som transmitido na chamada de vídeo.

Se você quer que o participante da ligação por vídeo ouça o som ambiente do local ou precisa de privacidade momentânea, basta dar um toque no ícone de microfone para silenciar o áudio do celular.

Dessa forma, você evita qualquer barulho incômodo durante a chamada de vídeo pelo Instagram. Especialmente, se estiver em locais barulhentos ou ter que interromper a conversa na ligação por um instante.

3. Desligar o vídeo

Do mesmo modo, você também consegue controlar o vídeo após ligar no Instagram, isto é, desativar a transmissão de imagem da câmera caso seja necessário.

Às vezes, você está em movimento durante a chamada e chega em um ambiente onde não quer ser visto. Assim, você pode desligar o vídeo e manter sua privacidade protegida e continua participando da conversa por áudio.

Para isso, basta dar um toque no ícone de câmera de vídeo no canto inferior esquerdo da tela do celular. Se quiser voltar a transmitir sua imagem na chamada, toque na ferramenta novamente.

4. Enviar mensagens por chat

Se por algum motivo você estiver impossibilitado de falar por áudio e usar o vídeo durante uma chamada de vídeo pelo Instagram, há como enviar mensagens por chat e avisar os participantes.

Além disso, a ferramenta funciona bem para compartilhar informações mais densas, links ou detalhes importantes sem necessariamente interromper a conversa. Ou seja, você usa a opção como um espaço de comentários.

Perceba que, na tela da chamada de vídeo pelo Instagram há um ícone no formato de seta para baixo. Se você dá um toque na ferramenta, a imagem dos participantes é minimizada. Com isso, você pode enviar mensagens por chat.

5. Adicionar filtros e efeitos

Para tornar a conversa mais divertida após ligar no Instagram, você ainda pode adicionar filtros e efeitos essencialmente engraçados que alteram sua aparência em tempo real.

Há uma variedade de opções disponibilizadas pela rede social. A propósito, você pode criar seus próprios efeitos visuais e mostrá-los durante chamadas de vídeo pelo Instagram.

Trata-se de uma maneira de expressar melhor sua personalidade e adicionar um toque único à ligação entre amigos(a), familiares ou colegas de trabalho, tornando-a mais envolvente.

Conclusão

homem sentado no sofa sorrindo com o celular na mão

Por fim, a chamada de vídeo pelo Instagram é um recurso indispensável para facilitar a comunicação com amigos(a), familiares e colegas de trabalho na rede social.

Afinal, vocês podem se conectar visualmente e melhorar a compressão de ambas partes, pois usam a linguagem corporal e o ambiente local para dar mais dinamismo à conversa.

A propósito, vocês conseguem usar várias ferramentas durante a ligação no Instagram, a exemplo de alternar entre câmeras, enviar mensagens no chat e adicionar filtros e efeitos essencialmente engraçados.

Portanto, o recurso do Direct Messenger aumenta as possibilidades de uso do Instagram para se manter em contato frequente com aqueles que participam ativamente do seu dia a dia.
Quer crescer rápido no Instagram, mas não sabe como? Conheça os melhores sites de compra de seguidores, curtidas e visualizações para conquistar resultados expressivos em pouco tempo.