Close Friends no Instagram é uma funcionalidade da plataforma em que você pode compartilhar conteúdos de forma exclusiva para um grupo seleto de pessoas.

No Instagram, o relacionamento entre criadores de conteúdo e público é muito mais valorizado do que em outras redes sociais. Os esforços dos desenvolvedores são voltados a isso.

Eles sabem o quanto a conexão entre ambos favorece a experiência dentro da rede social. Seja qual for o objetivo: entretenimento, aprendizado, trabalho ou vendas, por exemplo. Nesse sentido, criam soluções como o Close Friends.

É uma ferramenta essencial para fortalecer amizades, engajar o público naquilo que você faz e até mesmo monetizar. Portanto, vamos te mostrar tudo sobre o Close Friends no Instagram.

Quer passar mais credibilidade com o seu perfil? Conheça o ImpulsioneGram e aumente de forma exponencial seus números Insta!

Tenha uma excelente leitura!

O que é Close Friends no Instagram?

pessoa sentada mexendo no celular

Cá entre nós, há coisas que só decidimos contar para pessoas mais próximas, não é? Aquelas em que temos um relação de confiança. E o Instagram criou um ambiente específico para esse tipo de conversa, isto é, o Close Friends.

Trata-se de um recurso da rede social que permite você criar conteúdos no formato de Stories para um grupo pré-selecionado de pessoas. Assim, funcionam como essas publicações tradicionais: duram apenas 24 horas.

O Stories por si só já tem um potencial enorme de engajamento, porque é uma funcionalidade em que os Instagrammers compartilham coisas do dia a dia com os seguidores, coisas da vida real.

Desse modo, o Close Friends no Instagram é quase um upgrade dos Stories. Ele tem a mesma essência, só que consegue ser ainda mais eficaz na proposta de se relacionar de forma genuína com os seguidores.

Pra que serve o Close Friends?

O Close Friends no Instagram serve para diversas finalidades. Você pode, por exemplo, usá-lo em seu Instagram pessoal para mostrar mais da sua rotina, gerar assuntos e conversar com seus amigos mais próximos.

Além disso, se você tem o Instagram como uma plataforma de estudo ou trabalho, você pode criar grupos de leitura no Close Friends. Assim como, publicar conteúdos mais aprofundados sobre sua profissão.

Esse recurso do Instagram também funciona muito bem para relações comerciais. Ele pode ser usado para aproximar sua marca de potenciais clientes, por meio de estratégias segmentadas de vendas e ajudá-lo a converter mais.

Como ver os melhores amigos do Instagram?

No entanto, como ver os melhores amigos do Instagram? Quando você está na lista de Close Friends de alguém, todos os conteúdos que essa pessoa publicar na funcionalidade vão aparecer na frente da carreira de Stories da rede social.

Para diferenciá-los dos posts tradicionais, o Instagram deixou os conteúdos do Close Friends com um contorno verde claro em vez da cor lilás que os Stories possuem.

Assim, quando você compartilha conteúdos no Close Friends no Instagram, os usuários presentes na lista vão vê-los clicando sobre esse ícone de Stories com o contorno esverdeado.

Como usar o Close Friends?

Agora que você já sabe o que é Close Friends, para que serve e como ver os melhores amigos do Instagram, é hora de aprender a usar essa funcionalidade tão importante.

Nos próximos tópicos, explicaremos passo a passo como fazer melhores amigos no Instagram. Desde a edição da lista, adicionando e removendo pessoas, até como é possível identificar se você está no Close Friends de outros usuários.

Editando a lista de melhores amigos no Instagram

Para começar a usar o Close Friends e aproveitar suas vantagens, é necessário entender como editar a lista de melhores amigos no Instagram. O passo a passo para chegar na área de edição da funcionalidade é o seguinte:

  1. acesse o seu perfil no Instagram;
  2. clique no ícone com três traços no canto superior direito;
  3. selecione “Amigos próximos”;
  4. faça a lista de melhores amigos.

Selecionando os melhores amigos no Instagram

Mas como selecionar os melhores amigos no Instagram? Na área de edição da lista vão aparecer diversas sugestões de perfis que você pode querer adicionar na funcionalidade.

Essas sugestões são feitas pelo algoritmo do Instagram, considerando os perfis que você mais consome conteúdos e com quem você conversa no direct da rede social.

Contudo, se você quer colocar alguém no Close Friends no Instagram que não aparece nas sugestões, há uma barra de pesquisa na mesma tela para encontrar outros perfis.  

Para formar a lista, é bem simples. Basta clicar sobre o círculo que fica ao lado direito do nome dos perfis, de modo que fiquem azulados e com um ícone de verificação. Em seguida, selecione a opção “Concluir” na parte inferior da tela.

Removendo alguém da lista de melhores amigos

Mesmo com a lista pronta, você ainda pode configurar os melhores amigos no Instagram quando quiser, adicionando ou removendo perfis. Da mesma forma que a edição da lista, ambos procedimentos são simples de fazer.

Para colocar novas pessoas no Close Friends no Instagram, você deve acessar a aba de “Amigos próximos” no seu perfil e clicar sobre a opção “Adicionar” que fica ao lado direito do nome de usuário de quem ainda não está na lista.

Enquanto para tirar alguém dos melhores amigos, você deve clicar sobre a opção “Remover” que fica ao lado direito do nome de usuário de quem já está em seu Close Friends.

Como saber se estou nos melhores amigos?

O único jeito dos Instagrammers saberem que estão no Close Friends de alguém é quando o usuário que montou a lista compartilha conteúdos por meio da funcionalidade.

Publicações do Close Friends no Instagram ficam na carreira de Stories, só que com um contorno verde em volta da foto do perfil. Assim, é fácil identificar quais conteúdos são exclusivos da lista de melhores amigos.

E, para postar no Close Friends, o processo é exatamente igual aos Stories. A principal diferença é que você deve clicar em “Amigos próximos” em vez de “Seu Story” na hora de compartilhar o conteúdo.

Como ganhar dinheiro com o Close Friends?

pessoa ao ar livre mexendo no celular

Muitos não sabem disso, mas é possível usar o Close Friends no Instagram para ganhar dinheiro. Sobretudo, porque a funcionalidade proporciona um ambiente de exclusividade. 

Na percepção dos seguidores, é algo que faz a diferença, pois se sentem especiais por participarem de uma coisa que não é para todos. Desse modo, até mesmo pagariam para entrar na lista de Close Friends de alguém.

Assim também, o Close Friends possui um alto nível de segmentação. Com isso, os seguidores são mais propensos a engajar nos conteúdos. O que pode ser essencial para convencê-los a comprar seus produtos ou serviços.

Faça assinatura do seu Close Friends

Dito isso, para ganhar dinheiro com o Close Friends, você pode criar um plano de assinatura com a funcionalidade, oferecendo conteúdos exclusivos por um preço simbólico.

Existem coisas que não podem ser ditas para qualquer público nos Stories, por exemplo. Então, o plano de assinatura de Close Friends no Instagram será uma opção de conteúdos mais aprofundados para os seus seguidores.

Para que os usuários paguem para te ouvir, porém, o Close Friends no Instagram deve funcionar como um tratamento VIP. Ou seja, com conteúdos diferenciados e muito melhores do que os comuns que você compartilha na rede social.

Ofereça recompensas

Ainda no plano de assinatura de Close Friends no Instagram, é interessante oferecer recompensas para o público, aumentando a percepção de valor por entrar na sua lista de melhores amigos.

Você pode, por exemplo, oferecer cupons de desconto, promoções, cursos ou o acesso a pré-venda de produtos. Seja o que for, precisa ser algo que estimule os seguidores a participar do seu Close Friends.

Além de deixar o público mais disposto a pagar o plano de assinatura, oferecer recompensas no Close Friends ainda pode ser importante para convencer os usuários a comprar um eventual produto que você lançar.

Conceda suporte ativo

A forma como você atende os potenciais clientes na jornada do consumidor é determinante para levá-los à compra. Assim, o Close Friends no Instagram pode ser usado com um canal de suporte ativo da sua marca.

Você pode, por exemplo, criar diariamente caixinhas de perguntas para que os usuários da lista de melhores amigos obtenham respostas para suas principais dúvidas.

Assim como, publicar conteúdos que vão de encontro às necessidades, dores e desejos do público. Só que, de um jeito mais incisivo, a fim de converter o máximo de pessoas possível em clientes.

Faça parcerias

Para ganhar dinheiro com o Close Friends no Instagram, a lista de melhores amigos não tem que ser necessariamente sua. Isso porque, é possível fechar parcerias com influenciadores digitais.

Por se apresentarem como amigos autênticos do público, os influencers possuem a total confiança das pessoas. Ainda mais no Close Friends em que só existem pessoas engajadas.

Nesse sentido, parcerias com os influenciadores podem ser muito lucrativas para sua marca. O público deles é extremamente qualificado e podem ser convertidos em clientes sem muitas dificuldades.

Conclusão

Por fim, o Close Friends no Instagram é uma funcionalidade que você não pode deixar de usar, independente de seu objetivo na rede social. Ela tem vantagens únicas e pode te ajudar a fortalecer amizades, estudar melhor ou até mesmo ganhar dinheiro.

Então, faça sua lista de melhores amigos no Instagram o quanto antes e aproveite ao máximo tudo o que essa ferramenta oferece para você. Acredite: vale muito a pena.

Acha que crescer no Insta precisa ser difícil e demorado? Não mais. Com o ImpulsioneGram, você pode comprar seguidores reais e brasileiros em menos de cinco minutos e alavancar seus resultados. Conheça já!