Quer promover sua marca e soluções por meio dos canais digitais mas não sabe qual plataforma usar? Sem dúvidas, uma das melhores opções é a divulgação no Instagram.

Nos últimos anos, o Instagram se tornou uma das plataformas mais importantes nas estratégias de marketing e vendas de marcas. Sobretudo, porque tem características favoráveis às relações comerciais.

De acordo com o estudo NuvemCommerce 2023, feito pela NuvemShop, 97% dos empreendedores criam conteúdo para sua marca no Instagram. Ou seja, 9 a cada 10 empresas estão posicionadas na rede social.

Além disso, o Insta tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Entre os quais, provavelmente, há diversos potenciais clientes possíveis de serem alcançados por você.

Por esses e outros motivos, vamos te mostrar a seguir como investir estrategicamente na divulgação no Instagram. Com isso, a visibilidade da sua marca no mercado crescerá consideravelmente.

Tenha uma excelente leitura!

Por que usar o Instagram para divulgação?

mulher loira sorrindo olhando para o celular

A princípio, usar uma rede social na estratégia de marketing e vendas pode parecer um pouco estranho. No entanto, acredite: vale muito a pena investir na divulgação no Instagram.

Há um bom tempo, o Insta não é mais apenas uma plataforma de compartilhamento de fotos casuais e entretenimento. Ela funciona muito bem para relações comerciais também.

Isso começou quando empresas e profissionais perceberam o potencial do Instagram para alcançar novos potenciais clientes. Desde então, os desenvolvedores da rede social compraram a ideia e mudaram sua proposta.

Segundo uma pesquisa do Opinion Box, 82% dos usuários do Insta seguem marcas. Além disso, 77% acreditam que empresas e profissionais devem se posicionar na plataforma para interagir com os consumidores.

O ponto é: a mudança do Instagram deu mais do que certo. Todos os dias, novas parcerias, negócios e vendas são fechados na rede social. Assim, adicionar a divulgação no Instagram na sua estratégia pode gerar bons resultados.

Plataforma conhecida

Primeiramente, a divulgação no Instagram funciona porque a plataforma é conhecida em todo o mundo. São simplesmente 2 bilhões de usuários ativos. Os números falam por si só.

Porém, não é só isso. Várias pessoas se tornaram relevantes por meio da rede social, por exemplo, deixando-a ainda mais popular. Estamos falando dos influenciadores digitais. 

Só no Brasil, há 10,5 milhões de influencers que usam Insta para se comunicar com o público. Com isso, tornam a fama da rede social no território nacional cada vez maior.

Apelo visual

Mesmo com tantas mudanças significativas, o Instagram também manteve sua essência: o apelo visual. Ou seja, a rede social continua sendo altamente atrativa visualmente falando.

Para os negócios, isso é extremamente importante. Principalmente, porque os elementos visuais ajudam a marca a criar um vínculo forte com o público mais facilmente.

Recursos para vendas

Ao perceberem a inclinação da plataforma para marketing e vendas, os desenvolvedores do Instagram começaram a adicionar vários recursos comerciais na rede social, incluindo:

  • perfil comercial;
  • insights;
  • botões de contato;
  • Instagram Ads;
  • Instagram Shopping.

Desse modo, a divulgação no Instagram ficou ainda mais interessante. Além das características e funcionalidades comuns da plataforma, marcas tem recursos comerciais altamente eficazes à disposição.

Como usar o Instagram para divulgação?

mão de uma pessoa usando o laptop

Dito isso, como divulgar no Instagram? A princípio, você precisa adaptar a identidade e propósito da marca à rede social. Ou seja, apresentá-la de um jeito mais convidativo.

Geralmente, chamar a atenção é a premissa do sucesso de qualquer campanha de marketing. Só que, no Instagram, isso é ainda mais importante. Especialmente, porque os usuários são passivos.

Quando alguém faz uma pesquisa em mecanismos de busca, como Google ou Bing, está procurando por informação ativamente, por exemplo. Enquanto no Insta, é diferente.

Na maioria das vezes, os Instagramers acompanham publicações de pessoas próximas e referências na plataforma. Assim como, procuram por conteúdos de entretenimento.

Mesmo seguindo marcas, dificilmente alguém entra no Instagram apenas para consumir conteúdos de empresas. Então, o posicionamento de empresas e profissionais na rede social precisa ser o mais estratégico possível.

10 dicas para divulgação no Instagram

mão de pessoa montando um plano para atingir a meta

Para ser efetiva, a divulgação no Instagram envolve uma série de fatores. Por isso, vamos te dar 10 dicas para se posicionar estrategicamente na rede social e conquistar bons resultados. Confira!

1. Tenha uma conta comercial

O primeiro passo para uma divulgação no Instagram estratégica é transformar seu perfil em conta comercial. Isso porque, você desbloqueia alguns recursos essenciais.

Atualmente, há três tipos de contas diferentes no Insta: pessoal, profissional e empresarial. Essas duas últimas, contém funções voltadas às relações comerciais dentro da plataforma, como:

  • acesso à informações de desempenho da conta;
  • veiculação de anúncios;
  • criação de loja virtual.

Então, mudando para conta comercial, você deixa o perfil completamente equipado de ferramentas capazes de ajudá-lo a construir um posicionamento forte no Instagram.

2. Invista em identidade visual

Ao divulgar no Instagram, investir em identidade visual é indispensável. Afinal de contas, o aspecto é a essência da rede social e ajuda bastante na conexão com o público.

Cores, tipografia e design devem ser bem escolhidos, por exemplo. Além disso, o estilo das fotos precisa ser bem pensado para tornar suas publicações suficientemente atrativas.

A identidade visual é o que deixa a primeira impressão sobre o perfil. Então, capriche em tudo o que compõe o aspecto. Só assim, os números da marca no Instagram vão crescer significativamente.

3. Mantenha frequência nas postagens

O ponto mais importante da divulgação no Instagram é a produção de conteúdos. Publicações são o que mais atrai, engaja e converte dentro da plataforma.

Cada post é uma nova oportunidade de se relacionar com os potenciais clientes da marca. Logo, você precisa manter uma frequência relativamente alta de postagens.

Dessa forma, você deixa a marca em destaque na mente do público, aumenta sua visibilidade e desenvolve um relacionamento cada vez mais próximo com os seguidores.

Para isso, porém, você precisa se organizar. Monte um calendário de postagens com temas, horário de engajamento e objetivos definidos. Só assim, será possível  manter a constância necessária de publicações no Insta.

4 Use hashtags

A divulgação no Instagram tem que ser direcionada para o público certo. Ou seja, para os usuários com necessidades, dores e desejos vinculados às soluções da marca.

Assim, o uso de hashtags tem uma grande importância. O recurso dá um alto poder de segmentação para suas publicações. Basicamente, faz o algoritmo entregá-los para usuários que, possivelmente, vão se interessar na sua proposta.

Porém, há um jeito certo de adicionar hashtags nos seus posts. Use apenas de 5 a 10 hashtags em cada publicação. Além disso, coloque apenas aquelas que se relacionam com o conteúdo ou mercado da marca.

Se a quantidade e escolha de hashtags não for cuidadosa, o recurso não deixará suas postagens segmentadas. E o pior: ainda há chances da sua conta ser punida pelo Insta. 

5. Faça Reels

Montando a estratégia de divulgação de Instagram da marca, talvez você pense: “melhor não usar o Reels”. Afinal, é uma funcionalidade de vídeos curtos engraçados que não funciona para negócios, correto? Errado!

O Reels pode ser extremamente importante no posicionamento da marca no Insta. Ele tem uma capacidade de alcance gigantesca. Assim, você pode gerar milhares de novas visitas no perfil a partir da funcionalidade.

Com o Reels, dá para mostrar os bastidores da marca, apresentar soluções ou dar dicas rápidas sobre determinado tema, por exemplo. Tudo isso de um jeito mais criativo e envolvente.

6. Interaja com seus seguidores

O principal objetivo da divulgação no Instagram é criar uma relação de confiança com o público na rede social, não é? Então, tente interagir ao máximo com seus seguidores.

Por exemplo, abra uma caixinha de perguntas diariamente nos Stories. Em geral, as pessoas gostam de enviar suas dúvidas para marcas. Desse modo, você só está se antecipando a isso, colocando-se à disposição do público.

Além disso, responda o maior número de comentários feitos nas publicações e mensagens enviadas no Direct possível. Com isso, você mostra o quanto se importa e está comprometido com a audiência.

7. Abra lives

Ainda sobre interação com os seguidores, abrir lives é uma das melhores formas de dar voz a quem te acompanha. E, consequentemente, tornar sua estratégia de como fazer divulgação no Instagram mais completa.

Em transmissões ao vivo, você pode conversar simultaneamente com o público da marca. Dá para responder dúvidas, explicar conteúdos mais densos e até mesmo resolver problemas dos followers.

Inclusive, é possível convidar telespectadores para participarem da live como co-anfitriões. Sendo assim, o bate-papo com a audiência no Instagram pode ser ainda mais profundo.

8. Faça parcerias

A formação de parcerias entre marcas no Insta está cada vez mais comum. Uma vez que, faz a divulgação no Instagram ser mais eficaz e leva resultados expressivos para os envolvidos no acordo.

O tipo de parceria mais comum na rede social acontece entre empresas e influenciadores, o que é conhecido como marketing de influência. Neste caso, você aproveita a popularidade dos influencers para promover o negócio.

Basicamente, funciona assim: você paga uma personalidade relevante do seu nicho em troca da divulgação da marca e suas soluções. Desse modo, atrai uma quantidade considerável de tráfego qualificado para o perfil, pronto à compra.

9. Faça sorteios

Sem dúvidas, uma das estratégias mais populares de divulgação no Instagram são os sorteios. Isso porque, é capaz de aumentar o alcance e engajamento do perfil de uma vez só.

Normalmente, os sorteios na rede social tem uma regra de participação: marcar o nome de usuários de duas ou mais pessoas nos comentários da publicação oficial do sorteio.

Em função disso, até o dia do sorteio você pode ganhar diversos novos seguidores. Do mesmo modo, a confiança do público na marca aumenta com a possibilidade de ganhar algum grande benefício.

10. Crie anúncios pagos

Por último, mas não menos importante, criar anúncios pagos é uma excelente forma de divulgação no Instagram. Eles são altamente segmentados e são capazes de gerar resultados impressionantes a curto prazo.

Além disso, é possível veicular anúncios de dois tipos na rede social: promover publicações existentes e desenvolver criativos totalmente do zero. Seja como for, serão exibidos tanto no Feed quanto no Stories.

Sem contar que, as campanhas de anúncios no Instagram são completamente rastreáveis e mensuraveis. Com isso, é mais fácil identificar pontos de melhoria e promover os ajustes necessários.

Conclusão

De fato, vale a pena investir na divulgação no Instagram. Por diversos motivos, a rede social é perfeita para os negócios atrair, engajar e converter novos potenciais clientes.

Aprendendo como divulgar no Instagram, você aproveita características e recursos da plataforma para expandir não só os resultados da marca, mas também sua relevância no mercado.

Então, reúna nossas dicas, monte uma estratégia eficaz e se posicione no Insta o quanto antes. Usar a rede social para marketing e vendas pode colocar sua marca em um outro nível.