Uma coisa é certa: o Stories é a funcionalidade mais importante do Insta para aumentar o engajamento do público com o perfil. Especialmente, por conta de recursos a exemplo das enquetes para Instagram.

A principal característica do Stories é a relação próxima desenvolvida entre criadores de conteúdo e seguidores. Mesmo com um perfil comercial, é possível se conectar de forma mais pessoal e envolvente com o público na funcionalidade.

Profissionais e empresas podem compartilhar conteúdos simples, autênticos e espontâneos. Eles podem falar sobre assuntos do dia a dia, mostrar bastidores de suas atividades ou até mesmo criar brincadeiras ou desafios, por exemplo.

No entanto, essa interação nos Stories não vem apenas da essência da funcionalidade. Há uma série de recursos neste tipo de publicação capazes de melhorar a conexão do perfil com os usuários que o acompanham, incluindo:

  • adicionar Gifs, avatares, hashtags ou figurinhas;
  • abrir caixinhas de perguntas;
  • criar enquetes.

Por isso, vamos te mostrar abaixo como usar um dos recursos mais populares da rede social, isto é, enquetes para Instagram. Com isso, você pode aumentar consideravelmente o engajamento dos seus seguidores e crescer na plataforma.

Vamos lá!

Por que fazer enquetes?

pessoa apertando botao verde

Basicamente, enquetes para Instagram é um dos recursos dos Stories em que você faz perguntas sobre determinado assunto, pedindo a opinião dos seguidores do perfil.

Apesar de ser uma ideia relativamente simples, a enquete no Instagram é uma grande aliada da estratégia de engajamento. Ela aumenta o nível de interação entre perfil e público, tornando a relação de ambos muito mais próxima.

Além disso, a enquete dá informações valiosas para os criadores de conteúdo sobre preferências, comportamentos e necessidades dos seguidores, por exemplo.

Desse modo, você pode pegar os dados mais relevantes adquiridos com uma ou outra enquete e usar na análise de desempenho das publicações e perfil. Assim, o posicionamento da marca no Insta ficará cada vez mais preciso.

Por esses e outros motivos, a enquete no Instagram é um dos recursos mais populares não só dos Stories, mas também de toda a rede social. Se você não usa ainda, é hora de começar.

Qual é a frequência de enquetes ideal no Instagram?

Não há nenhuma regra ou número específico de quantas enquetes você deve criar no Instagram. O mais importante é você dosar a frequência ideal para o público do perfil.

Poucas enquetes podem inibir os benefícios de engajamento proporcionados pelo recurso. Por outro lado, o excesso de enquetes pode gerar o efeito contrário, isto é, afastar o público ao invés de aproximá-lo.

Nesse sentido, faça alguns testes com seus seguidores até encontrar a quantidade mais adequada. Um bom ponto de partida é criar enquetes uma vez por semana. Se o engajamento for alto, aumente a frequência progressivamente.

Quais são os tipos de enquetes?

Atualmente, há três tipos de enquetes para Instagram disponíveis: padrão, intensidade e teste. Todos podem gerar insights valiosos e aumentar o engajamento do perfil.

1. Enquete padrão (Sim ou não)

Enquetes para Instagram no formato padrão são aquelas em que você faz uma pergunta e recebe respostas de sim ou não dos seguidores. É o tipo mais comum do recurso.

A enquete padrão pode ser usada para entender quais são as dúvidas mais comuns do público. Assim como, as preferências e opiniões dos seguidores sobre determinado assunto.

2. Enquete de intensidade

Por sua vez, a enquete de intensidade é um emoji deslizante adicionado nas publicações de Stories. Ele serve para identificar o quanto o público gostou ou está gostando de determinada coisa feita no perfil.

Se você lançou um novo produto, por exemplo, você pode perguntar com a enquete de intensidade o quanto seus seguidores ficaram satisfeitos com a nova solução da marca.

3. Enquete teste

Por fim, enquetes para Instagram de teste são uma extensão da enquete padrão. Além de fazer perguntas, você pode colocar até 4 possíveis respostas para os seguidores escolherem. Ou seja, são perguntas de múltipla escolha.

Caso a maioria erre a resposta, é interessante você começar a criar conteúdos que explicam melhor o assunto em questão. Agora, se quase todos acertarem, você pode usar a enquete para confirmar a ideia da pergunta, por exemplo.

Como criar enquetes?

mulher segurando celular

Dito isso, como fazer enquete no Instagram? Quais fatores você deve considerar para que o uso do recurso realmente dê resultados para seu perfil? Descubra abaixo!

1. Planeje o contexto

Ao criar enquetes para postar no Insta, a contextualização é a primeira coisa a ser pensada. Perguntar por perguntar não estimula os seguidores a participarem da enquete. Assim, é preciso dar um contexto.

Antes de usar o recurso, você deve criar Stories que preparem o terreno para a enquete. Com isso, a pergunta terá mais sentido na percepção dos seguidores do perfil.

A enquete tem que aparecer dentro de uma linha de raciocínio coerente para o público. Ela deve ser como qualquer outro Story. Só que, agora,  colocando os seguidores nos conteúdos da funcionalidade.

2. Formule a pergunta

A formulação da pergunta é a parte mais importante da criação de enquetes para o Instagram. Desse modo, você precisa planejar com cuidado o uso do recurso nos Stories.

Primeiramente, a pergunta deve ser interessante e relevante para o público da marca. Só assim, os seguidores vão se sentir dispostos e motivados a participar da enquete.

Além disso, a pergunta da enquete deve ser clara e objetiva. Os usuários precisam entender facilmente o que está sendo perguntado para responderem sem pensar tanto. Caso contrário, o mais provável é que pulem o Story.

3. Crie um Story com a enquete

Planejando o contexto e pergunta, como colocar enquete no Instagram? Para isso, fique tranquilo. O processo não é nada difícil. Alguns passos já são suficientes para aproveitar ao máximo esse recurso de engajamento dos Stories. Veja abaixo!

  1. na página inicial do Instagram, vá no ícone “+” para criar uma nova publicação;
  2. selecione a opção “Story”;
  3. escolha a foto ou vídeo a ser compartilhado;
  4. edite o arquivo de mídia como quiser;
  5. toque no ícone das figurinhas no canto superior da tela;
  6. toque em “Enquete”;
  7. coloque a pergunta e opções de resposta na enquete;
  8. toque em “Seu Story” para publicar;
  9. pronto!

Lembre-se de compartilhar o contexto das enquetes no Instagram antes de postá-las. Assim, você garante mais engajamento e insights valiosos para crescer na rede social.

5 melhores enquetes do Instagram

Se você estiver sem ideias sobre o que perguntar para o público, recorrer à enquetes para Instagram prontas pode ser uma ótima fonte de inspiração na hora de usar o recurso.

Por isso, listamos abaixo 5 das melhores enquetes do Instagram. Elas são populares e costumam gerar bastante interações com os seguidores. Assim, podem te ajudar a começar a usar essa opção com pé direito. Confira!

1. Já tomou seu cafezinho hoje?

“Já tomou seu cafezinho hoje?” é uma boa pergunta para usar em enquetes para Instagram padrão. Ela funciona como um bom dia aos seguidores. Para muitos, a rotina só começa de verdade depois de uma xícara da bebida.

No entanto, você pode criar variações da pergunta do café, como, por exemplo, “você faz atividades físicas pela manhã?”  “animado para o dia de hoje?” ou “qual é o plano para o fim de semana?”

2. Qual emoji te representa hoje?

“Qual emoji te representa hoje?” é uma ótima pergunta para enquetes no Instagram de intensidade. Ela mostra uma certa empatia pelo bem-estar dos seguidores. Então, tende a gerar bastante engajamento.

Algumas variações da pergunta do emoji, seriam: “quanto você está disposto hoje?”, “como está sendo sua semana até aqui?”, “como foi o fim de semana” ou “qual o seu nível de expectativas para determinada coisa?”

3. O que te faria feliz hoje?

“O que te faria feliz hoje?” é uma excelente ideia de enquetes para Instagram no formato teste. Afinal de contas, quem não gosta de falar sobre seus objetivos ou sonhos, não é?

Neste caso, algumas variações da pergunta para você conhecer melhor o desejo dos  seus seguidores, seriam: “o que você quer conquistar neste ano?” ou “quais são suas metas para os próximos anos?”

Nas possíveis respostas, insira alternativas que, de alguma forma, se relacionam com a marca e necessidades do público. Sendo assim, a enquete será bem recebida entre os seguidores do perfil.

4. O que você prefere?

“O que você prefere?” também é uma boa ideia para enquetes para Instagram de teste. Com o contexto dos Stories anteriores, você pode formular perguntas interessantes para o público, como:

  • “Você prefere assistir um filme ou ler um livro?”;
  • “Onde você prefere passar o tempo livre: dentro ou fora de casa?”;
  • “O que você prefere: um trabalho que paga bem ou um trabalho que você ama?”.

5. Qual seu hobby favorito?

“Qual seu hobby favorito?” é uma pergunta excelente de enquetes para Instagram padrão. A resposta dos seguidores pode servir de base para criação de conteúdos mais leves, os quais buscam criar uma conexão mais forte entre marca e público.

Entre as variações da pergunta sobre o hobby favorito, estão: “qual sua comida favorita?”, “Que música não para de tocar no seu celular?” ou “qual sua marca de roupa favorita?”.

Conclusão

Por fim, criar enquetes para Instagram é essencial. Ainda mais quando você planeja o uso do recurso estrategicamente. Ou seja, faz Stories contextuais e formula boas perguntas.

A enquete pode não só aumentar o engajamento do público na proposta da marca no Instagram, mas também levar todo o perfil a alcançar resultados expressivos.

Então, comece crie as melhores enquetes para Instagram possíveis e aproveite os benefícios do recurso. Com isso, você crescerá cada vez mais na rede social, destacando-se no mercado em que atua.