Está procurando um novo trabalho ou quer mudar a rota da sua carreira profissional? Se sim, virar um influencer digital pode ser uma excelente escolha para você.

De acordo com dados da Nielsen, o Brasil é um dos países com mais influenciadores digitais no mundo. Só na categoria Instagram, por exemplo, são 10,5 milhões de personalidades influentes com pelo menos 1 mil de seguidores.

Além disso, a profissão é altamente rentável. Os ganhos variam entre um salário mínimo até milhões de reais ― isso mesmo que você leu. O que depende da relevância do influenciador no mercado.

Portanto, a carreira de influencer digital está entre as mais promissoras de toda a internet. Até porque, é capaz de transformar pessoas anônimas em grandes celebridades.

Logo abaixo, vamos te mostrar tudo sobre a profissão que já mudou a vida de milhões de brasileiros. Desde sua definição, até como se tornar um influencer digital. Confira!

O que é um influencer digital?

Influencer digital é o nome dado a pessoas que possuem um número significativo de seguidores em um ou mais canais da internet, como Youtube, TikTok ou Instagram.

Eles podem ter áreas de atuação diversas, a exemplo de moda, beleza, fitness, tecnologia, viagens, culinária, entre outros. De qualquer forma, influenciam opiniões, decisões de compra e comportamentos dos seguidores.

Diariamente, influenciadores publicam conteúdos e recebem interações do público. Assim, a principal característica da profissão é o vínculo autêntico criado entre ambos.

O que faz um influenciador digital?

mulher gravando video no celular para postar no canal do youtube

Geralmente, a rotina do influencer digital envolve mostrar sua vida cotidiana, interesses, hobbies, experiências e opiniões, por exemplo, de forma mais natural possível.

Dessa forma, a personalidade estabelece, pouco a pouco, uma relação de confiança com o público. Além do processo criativo, o influenciador precisa interagir com seus seguidores, respondendo comentários ou mensagens diretas.

A essência da profissão de influencer é criar um vínculo autêntico com quem o acompanha. Ou seja, você tem que se posicionar como um verdadeiro amigo(a) das pessoas. Então, a interação frequente entre vocês é essencial.

Do mesmo modo, todos os dias os influenciadores precisam ficar atentos às oportunidades de parcerias com marcas. Afinal, campanhas de publicidade são um dos principais ativos da carreira.

Inclusive, o influencer deve sempre pensar em formas de monetizar seus conteúdos para se consolidar na profissão. Ou seja, transformar seu alcance e influência em uma boa fonte de renda.

Quanto ganha um influencer digital?

O ganho de quem trabalha sendo influencer digital é bastante relativo. Além de campanhas de publicidade para marcas, há uma série de formas de monetizar na carreira, incluindo:

  • Google adsense;
  • marketing de afiliados;
  • lançamento de produtos;
  • usar o Close Friends como plano de assinatura;
  • presença em eventos;
  • doações de seguidores.

No entanto, a grande variedade de formas de ganhar dinheiro sendo influenciador não é o único fator que determina o quanto você terá de lucro na profissão. Existem vários outros. Entre os quais, destacamos:

  • tamanho e engajamento do público;
  • nicho de atuação;
  • plataformas usadas;
  • capacidade de networking;
  • nível de autenticidade.

Dessa forma, a rentabilidade da carreira é altamente variável. Você pode um pouco mais de um salário mínimo por mês ou até mesmo milhões. Tudo depende da relevância conquistada nas plataformas digitais.

Quais são os diferentes tipos de influencers digitais?

Atualmente, há 4 tipos diferentes de influencer digital no mercado: mega, macro, micro e nano. Cada categoria é organizada a partir da quantidade de seguidores das personalidades. Entenda abaixo!

  1. mega influenciadores: são aqueles com mais de 1 milhão de seguidores em pelo menos um dos canais da internet. Ou seja, já são personalidades em destaque nas suas áreas de atuação, verdadeiras celebridades;
  2. macro influenciadores: são influenciadores com um número significativo de seguidores, isto é, entre 500 mil e 1 milhão, em uma das plataformas digitais. Assim, já são relativamente reconhecidos no mercado;
  3. micro influenciadores: os micro influenciadores já não têm uma base de seguidores tão expressiva. Eles possuem entre 10 mil e 500 mil followers. O que, ainda assim, é um número relevante na profissão;
  4. nano influenciadores: esses são os influencers com a menor base de seguidores. Eles possuem menos de 10 mil seguidores, mas podem ter um engajamento muito alto por conta da audiência mais pequena.

Seja qual for o tipo de influenciador digital, é possível ter ganhos relativamente altos na carreira. Até porque, há outros fatores determinantes à remuneração das personalidades, além do número de seguidores.

10 passos para se tornar um influencer digital

influencer digital apresentando produtos de parceiros

Mas então, como se tornar um digital influencer? Qual é o caminho para ingressar nessa carreira da internet tão popular, rentável e promissora? Veja abaixo o passo a passo!

1. Identifique seu público

Primeiramente, você precisa identificar seu público para se tornar um influenciador digital. Ou seja, compreender quem são seus potenciais seguidores, quais são seus interesses, necessidades e preferências.

Isso porque, a definição de um público específico é fundamental para criar conteúdos segmentados. Desse modo, você pode publicar fotos, vídeos ou textos relevantes para um determinado grupo de pessoas.

Neste processo, você precisa considerar o nicho de atuação, isto é, a fatia de mercado em que fará seu trabalho. Assim como, realizar pesquisas profundas para entender melhor o perfil da audiência e adaptar a estratégia de conteúdo.

2. Construa sua presença nas redes sociais

Em seguida, você deve escolher as plataformas mais adequadas para sua área de atuação e público. Então, começar a se posicionar em cada canal. A ideia é que você precisa estar onde seus potenciais seguidores fiéis estão.

Seja no Youtube, TikTok ou Instagram, crie perfis profissionais. Faça uma biografia atrativa, adicione imagens de perfil e capa de alta qualidade, e insira links relevantes, por exemplo.

Esses e outros elementos são o que vão gerar a famosa primeira impressão nos visitantes em relação ao seu trabalho de influenciador digital. Sendo assim, você tem que caprichar na estrutura do perfil para atrair a atenção do público.

3. Crie conteúdo relevantes

Posteriormente, é hora de planejar uma estratégia de compartilhamento de conteúdos relevantes. Afinal, a criação de publicações de valor é o ponto-chave da construção da carreira de influencer digital.

Nesta etapa, você precisa identificar os tópicos de interesse do público e desenvolver um mix de conteúdo com dicas, tutoriais, opiniões, histórias pessoais, entre outros formatos.

Além disso, tem que estabelecer uma frequência adequada de publicação de novos conteúdos. Em outras palavras, é necessário encontrar um equilíbrio entre postar pouco e postar muito.

Sem contar que, a linguagem, estilo e tom de voz devem ser coerentes em cada um dos canais em que você decidiu se posicionar. Só assim, sua comunicação será assertiva o bastante.

4. Aumente seu engajamento

Sem dúvidas, o engajamento é a ponte que conecta o influencer digital com o sucesso. Quanto mais o público se interessa por suas publicações, mais você cresce nas plataformas digitais.

Só que, além de compartilhar conteúdos consistentemente nas mídias sociais, você precisa interagir com o público para incentivá-lo a se envolver mais com sua proposta.

Ou seja, você tem que responder comentários e mensagens, criar enquetes ou promover discussões, por exemplo. Seja como for, mostre interesse genuíno pelo público, valorize suas opiniões e participe ativamente das conversas.

5. Obtenha networking

Estabelecer relacionamentos com outras pessoas digital influencers ou marcas e profissionais do nicho em que atua, é uma estratégia capaz de impulsionar sua carreira.

Nesse sentido, participe de eventos, conferências e encontros da indústria, sempre  que possível. Com isso, você pode conhecer novas pessoas e construir uma rede de contatos interessante. Ou seja, obter um bom networking.

A propósito, esteja aberto a colaborações e parcerias. Conexões podem levar a excelentes oportunidades de crescimento e colocá-lo nos trilhos do sucesso na profissão de influencer digital.

6. Conheça sobre métricas e análises de mercado

Além de obter networking, familiarize-se com métricas e análises de mercado para entender o desempenho do seu conteúdo. Assim como, identificar oportunidades de melhoria na carreira de influencer digital.

Entre as métricas mais importantes de acompanhar, estão alcance, engajamento, crescimento de seguidores e taxas de conversão. Por outro lado, há ferramentas e recursos analitos que fornecem esses dados, incluindo:

  • Instagram Insights;
  • Youtube Analytics;
  • Google Analytics.

Aprenda a interpretar os dados e use essas informações para ajustar sua estratégia de conteúdo, identificar tendências e tomar mais decisões embasadas e precisas.

7. Faça parcerias com marcas

À medida que você constrói um bom posicionamento como influencer digital, é interessante buscar parcerias com marcas que se alinhem com seus valores e conteúdo.

Campanhas publicitárias são um dos principais ativos da profissão. Isso porque, você recebe uma quantia considerável em troca de menções e uso de produtos ou serviços de determinada marca.

Assim, aborde empresas ou profissionais relevantes na sua área de atuação e proponha colaborações que agreguem valor tanto para você quanto para a marca. 

Na negociação, mostre seu potencial de influência. Explique como você pode ajudar a marca a conquistar mais resultados e relevância no mercado gerando tráfego qualificado. Com isso, você fechará excelentes parcerias.

8. Seja autêntico

Entre os pilares fundamentais para se tornar um influencer digital de sucesso, está a autenticidade. Seja você mesmo, compartilhe sua própria história e forme opiniões genuínas. 

Evite cair na tentação de se moldar à vontade das marcas ou seguir tendências apenas por popularidade. Mantenha sua voz única e transmita transparência em cada conteúdo.

A autenticidade é uma das qualidades que mais atraem e conectam pessoas. Ela é capaz de levar o público a confiar mais em você e acompanhar seu trabalho por um longo período de tempo.

9. Sempre esteja atualizado

Sendo influencer digital, é importante você sempre se atualizar sobre tendências, notícias e mudanças em sua área de atuação. Isso porque, o fator novidade é um diferencial competitivo.

Quando você se mantém informado sobre os acontecimentos mais recentes, participa de discussões relevantes e compartilha seu conhecimento com seu público, você demonstra um compromisso genuíno com seus seguidores.

10. Fique atento às políticas e diretrizes das plataformas

Por fim, estar atento às políticas e diretrizes dos canais da internet é algo crucial para se tornar um influencer digital. Sobretudo, no que diz respeito a evitar problemas futuros.

Cada mídia social possui suas próprias regras e regulamentos que devem ser seguidos à risca. Sendo assim, você se livra de penalidades e perda de monetização capazes de prejudicar seu crescimento na carreira.

Como se destacar no mercado dos influencers?

Agora que você já sabe como ser um influenciador digital, qual é o caminho para se destacar no mercado de influencer, superando o número elevado de concorrentes? Veja abaixo!

1. Especialize-se no seu nicho

Para se destacar no mercado de influencers digitais, escolha um nicho de atuação que você tenha paixão e conhecimento. Então, concentre seus esforços em se tornar um especialista na área.

Ao se posicionar como uma autoridade em um nicho específico, você tem grandes chances de virar uma grande referência entre o público e atrair cada vez pessoas interessadas na sua proposta.

2. Crie estratégias

Além de se especializar em um nicho, ter uma estratégia bem definida é essencial para se destacar no mercado dos influenciadores. Estabeleça metas claras e encontre as melhores maneiras de alcançá-las. 

Isso envolve planejar seu conteúdo, definir uma frequência de postagem consistente, engajar com o público, colaborar com outros influenciadores e explorar diferentes canais de divulgação, por exemplo.

Uma estratégia bem elaborada ajuda a direcionar seus esforços e promover um crescimento mais consistente e sustentável em sua carreira como influenciador digital.

3. Invista em qualidade visual

O aspecto visual dos conteúdos fazem toda a diferença na percepção do público em relação ao seu posicionamento como influenciador. Assim, você precisa investir em ferramentas capazes de deixá-los cada vez mais atrativos, como:

  • softwares de edição de imagem;
  • inserção de filtros
  • criação de paleta de cores;
  • uso de conceitos de fotografia.

Além disso, fique atento a pequenos detalhes, como iluminação, enquadramento e estilo, para criar uma estética visual mais coerente e profissional nos seus conteúdos.

A qualidade visual do seu conteúdo ajuda a transmitir um posicionamento mais profissional, atrai a atenção do público e estabelece uma imagem cada vez mais forte para a marca.

Conclusão

influencer digital gravando area em que está

Por fim, a profissão de influencer digital é realmente promissora. Ela já mudou a vida de milhões de pessoas dentro e fora do Brasil. Sobretudo, por conta de suas características e vantagens.

O posicionamento de se apresentar com um verdadeiro amigo(a) do público faz da carreira uma das melhores formas de construir uma relação de confiança com seguidores na internet.

Consequentemente, você pode conquistar grandes retornos financeiros sendo influencer. Seja desenvolvendo produtos próprios, seja trabalhando em parceria com outras marcas.

Então, não perca mais tempo. Ingresse em uma das profissões mais rentáveis do digital o quanto antes e trilhe um novo caminho para alcançar os resultados e relevância que espera.