Quer melhorar o engajamento das suas postagens do Insta? Então, você precisa começar a planejar conteúdos em formato carrossel no Instagram o quanto antes.

Trata-se de um dos formatos de publicação de Feed da rede social, na qual você pode compartilhar de 2 até 10 arquivos de mídia em vez de apenas 1, como acontece no modelo tradicional.

Para negócios, o carrossel no Instagram pode ser essencial na produção de conteúdos mais densos para Feed ou até mesmo à divulgação de produtos ou serviços, por exemplo.

Isso porque, é capaz de aumentar consideravelmente o engajamento dos posts e  perfil. Não à toa, a opção está cada vez mais popular na plataforma e muitos Instagramers querem aprender a usá-la.

Logo abaixo, vamos te mostrar tudo sobre o carrossel no Instagram. Com isso, você pode acelerar o crescimento do seu perfil e conquistar grandes resultados com a rede social. Confira!

O que é carrossel no Instagram?

Carrossel no Instagram nada mais é do que uma variação de postagens de Feed da rede social. Ele foi lançado em 2017. Desde então, é um dos tipos de conteúdos mais comuns de serem vistos na plataforma.

Em vez de compartilhar apenas uma imagem ou vídeo no post, você pode publicar até 10 arquivos por meio do recurso, os quais formam uma postagem mais completa e impactante para o público.

Para efeito de comparação, o carrossel no Instagram é uma espécie de álbum em formato de publicação. Só que, dessa vez, a pessoa não vira páginas físicas para visualizar a sequência de conteúdos, mas sim desliza o dedo para o lado.

A princípio, o que é carrossel no Instagram pode parecer apenas mais uma de tantas funções disponíveis na plataforma. Contudo, acredite: o recurso faz a diferença nos resultados do perfil, quando explorado corretamente.

Quando e por que utilizar posts em carrossel?

mulher morena pensando em um fundo azul e roxo

Criando posts em carrossel para Instagram, você consegue aproveitar melhor a principal característica da plataforma nas suas publicações, isto é, o aspecto visual.

À medida que você distribui mais informações nas imagens ou vídeos do carrossel, não precisa inserir praticamente nenhum dado complementar na legenda. Assim, o consumo dos conteúdos fica mais agradável para o público.

Além disso, o carrossel ativa o gatilho mental da curiosidade. Ou seja, a pessoa sempre quer ver o que tem no próximo slide do carrossel, instintivamente. O que aumenta o tempo de interação do usuário com o post e o engajamento.

Você ainda pode criar campanhas de anúncios de carrossel no Instagram, apresentando sua marca em um conteúdo completo, mas sem “cara de anúncio”, por assim dizer.

Por esses e outros motivos, usar o carrossel é uma prática cada vez mais comum entre os usuários da rede social. Inclusive, para marcas posicionadas no Instagram.

Como fazer carrossel no Instagram?

Dito isso, como fazer carrossel no Instagram? Como você pode selecionar imagens e montar um conteúdo neste formato na rede social? É o que você vai descobrir agora mesmo. Veja abaixo!

Como fazer carrossel no Instagram com fotos?

Para planejar um conteúdo de carrossel no Instagram, há dois jeitos: o mais simples e o mais complicado. No primeiro, você usa fotos da sua própria galeria para montar a publicação.

Ou seja, você faz cada uma das imagens separadamente e reúne todas elas apenas na hora de compartilhar o conteúdo na rede social. É mais fácil, porém, não aproveita ao máximo o potencial do formato.

Isso porque, é possível criar carrossel no Instagram de uma vez só pelo Canva, um dos softwares de design gráfico mais conhecidos no mundo. É o jeito mais complicado, no entanto, mais efetivo.

Como fazer carrossel no Instagram usando o Canva?

Mas então, como fazer post de carrossel no Instagram usando o Canva? Embora seja mais complicado do que criar separadamente cada imagem do conteúdo, não é nenhum bicho sete cabeças. O passo a passo é o seguinte:

  1. na tela inicial do Canva, vá em “Criar design” e “Tamanho personalizado”;
  2. defina o tamanho da imagem de acordo com a quantidade de posts necessária (ex: 2160×1080 para 2 imagens de carrossel);
  3. toque em “Arquivo” e selecione a opção “Mostrar réguas e guias”;
  4. arraste a régua do lado esquerdo para posição 1080 (Cada quadrado 1080×1080 representa uma imagem do carrossel);
  5. monte o carrossel como quiser, adicionando imagens, templates e elementos;
  6. salve o carrossel de imagens em “Baixar” na aba “Compartilhar”;
  7. pronto!

Com o carrossel já pronto, você precisa separá-lo usando algum outro site ou aplicativo terceiro, como, por exemplo, o Grid Post. Neste app, você consegue cortar suas imagens de carrossel com os seguintes passos:

  1.  na tela inicial do Grid post, vá em “Create Grid”;
  2. selecione a opção “Corte panorâmico”;
  3. escolha o carrossel de imagens;
  4. defina o número de cortes de acordo com a quantidade de imagens do carrossel a serem separadas;
  5. toque em “Próximo” no canto superior direito da tela;
  6. pronto! 

Importante: se a publicação for com vídeos, você pode adicioná-los no carrossel depois de cortar cada imagem com o Grid Post. Com isso, aumenta ainda mais a profundidade dos seus conteúdos de Feed.

Como postar carrossel no Instagram?

Planejando todo o conteúdo com ou sem Canva e cortando suas imagens por meio do Grid Post, como postar carrossel no Instagram? Podemos adiantar que é quase a mesma coisa do que publicações tradicionais de Feed. Acompanhe!

  1. abra o aplicativo do Instagram;
  2. toque no ícone “+” para criar uma nova publicação;
  3. ative a opção “selecionar vários” e escolha cada uma das imagens do carrossel na ordem certa;
  4. defina o filtro das imagens e toque na “flecha azul” no canto superior direito da tela;
  5. configure os últimos detalhes da publicação (legenda, geolocalização, marcar pessoas);
  6. toque no ícone de confirmação “✓” no canto superior direito da tela;
  7. pronto!

Como fazer um anúncio carrossel?

ilustração de homem sentado com celular gigante atrás

Além de publicar normalmente o carrossel para Instagram, isto é, para aumentar o engajamento do perfil de forma orgânica, você também pode criar campanhas de anúncios com o recurso.

Os anúncios do Instagram podem ser feitos diretamente pela rede social ou por meio do Facebook. Seja como for, são capazes de elevar exponencialmente o nível de engajamento de qualquer perfil.

Assim que você faz uma postagem de carrossel Instagram, a opção “Turbinar publicação” fica disponível. É por aí que você pode veicular anúncios dentro do próprio Insta, de um jeito mais simplificado.

Usando o Gerenciador de anúncios do Facebook, porém, você não turbina um post já criado, mas o faz do zero já no formato de publicação patrocinada. Sendo uma forma de anunciar mais elaborada.

Dicas para aumentar seu engajamento com carrossel no Instagram

Agora que você já sabe como planejar e postar carrossel no Instagram, vamos te dar 8 dicas valiosas sobre como aumentar seu engajamento com esse popular recurso da rede social. Dá uma olhada!

1. Tenha uma identidade visual para o carrossel

Para elaborar carrosséis que realmente façam a diferença no seu engajamento, a nossa primeira dica é construir uma identidade visual exclusiva para o formato de conteúdo.

Desse modo, a atenção dos visitantes e seguidores do perfil será cativada mais facilmente. Uma vez que, o Feed fica mais organizado e atrativo com elementos específicos para cada tipo de publicação.

Inclusive, é interessante cortar a imagem do carrossel a fim de deixá-la no chamado estilo infinito, isto é, uma imagem complementando a outra visualmente falando. 

Do ponto de vista do público, a prática dá a sensação que apenas um único conteúdo está sendo entregue, em vez de várias imagens separadas que não dialogam entre si no aspecto visual.

2. Crie carrosséis que engajam

O carrossel do Instagram também deve contar com ganchos informacionais para engajar visitantes e seguidores. Trata-se de termos ou orações que geram curiosidade no público e o levam a querer visualizar a próxima imagem.

Em uma publicação de carrossel sobre 5 dicas para emagrecer, por exemplo, você poderia usar os seguintes ganchos na primeira imagem: “a última dica, vai te surpreender” ou “a terceira dica pode impulsionar seus resultados”.

Como se trata de uma publicação mais longa, carrosséis que engajam são aqueles que mantêm a pessoa interessada o tempo todo no conteúdo em questão. Seja visualmente, seja com a parte informacional.

3. Conte uma história com os posts em carrossel

Além de gerar curiosidade, usar a técnica de Storytelling, isto é, contar histórias, pode ser essencial para aumentar seu engajamento com o post carrossel no Instagram. Afinal de contas, quem não gosta de ouvir uma boa história, não é? 

Você pode, por exemplo, criar uma narrativa curta relacionada às necessidades, dores e desejos do público, além das soluções do negócio, para convencer os seguidores a aprofundar o nível de relacionamento com sua marca.

Uma simples história é capaz de criar uma dualidade de cenários na cabeça dos potenciais clientes. Ou seja, a vida com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa e a vida sem essas soluções. O que pode levá-los à compra.

4. Faça carrosséis com 5 ou mais slides

De acordo com um estudo da Social Insider, uma plataforma de análise de mídias sociais, quanto mais imagens um carrossel do Instagram tem, melhor. Porém, a maioria dos usuários adicionam apenas de 2 a 4 imagens no uso do recurso.

Sendo assim, faça carrosséis com 5 ou mais slides para garantir um grande aumento de curtidas, comentários e compartilhamentos nas suas postagens e perfil. O algoritmo valoriza o uso pleno da função.

5. Misture formatos em imagens e vídeos

Nos carrosséis, você não precisa usar somente imagens ou apenas vídeos. É possível mesclar ambos os formatos para desenvolver publicações ainda mais impactantes.

Com isso, você reúne o que há de melhor em cada tipo de postagem de carrossel do Insta. A qualidade visual e rapidez no consumo de informações de imagens, além da densidade do conteúdo em vídeo.

6. Use o texto “arraste para o lado”

Às vezes, os visitantes e seguidores do perfil não percebem que determinada publicação se trata de um carrossel, confundindo com os conteúdos tradicionais de Feed.

Então, coloque um pequeno indicativo em texto na primeira imagem dos carrossel, dizendo:“arraste para o lado” ou “deslize para o lado”. Assim, o público tende a ver todos os slides da postagem.

7. Mostre seus produtos

A postagem de carrossel no Instagram pode ir mais direto ao ponto, por assim dizer, para os negócios. Você pode apresentar sua esteira de produtos em cada uma das imagens do post para levar o público a compra.

Inclusive, você pode usar o Instagram Shopping para tornar a publicação de carrossel no feed ainda mais efetiva, adicionando etiquetas com o preço e link direto para compra dos itens à venda.

8. Crie passo a passo com o carrossel no Instagram

Quem acompanha uma marca no Insta, quer ver conteúdos relevantes para seu contexto de vida. Seja aqueles que respondem dúvidas comuns, seja os que ensinam a solucionar problemas. 

Então, o carrossel no Instagram pode ser usado para criar passo a passo que ajudam visitantes e seguidores a saírem do ponto A para o ponto B. Com isso, o recurso se torna parte fundamental da estratégia de conteúdo da marca.

Conclusão

desenho de um foguete com gráficos

Por fim, o carrossel no Instagram é um formato de conteúdo da rede social que, se usado corretamente, pode aumentar exponencialmente o nível de engajamento de qualquer perfil.

Há várias formas de cativar a atenção do público e mostrar o porquê precisam do seu negócio por meio do carrossel. Então, comece a usar o recurso o quanto antes e expanda seus resultados no Instagram.