Está querendo começar a empreender digitalmente usando o Insta como principal canal de vendas? Veio ao lugar certo. Aqui te mostraremos os melhores tipos de loja no Instagram e muito mais!

De fato, cada vez mais pessoas usam o Insta para ações comerciais. Uma vez que, a rede social tem características e ferramentas que favorecem criar o relacionamento de confiança necessário para venda.

Contudo, quem ainda é novo no mercado pode encontrar dificuldades para escolher o nicho ideal. Afinal de contas, são muitas possibilidades de montar um negócio de sucesso por meio do Instagram.

Por isso, preparamos um conteúdo completo para você sobre os tipos de lojas no Instagram. E mais: vamos te dar dicas efetivas para vender mais com seu negócio online para alcançar resultados cada vez mais expressivos. Confira!

Como funciona a loja no Instagram?

carrinho de compra em frente ao um laptop

A loja no Instagram aproveita todos os conceitos, características e ferramentas da rede social para tornar um negócio online mais visado e próximo de seus potenciais clientes.

Marcas sempre passaram uma imagem mais distante para os consumidores. Elas ofereciam produtos e serviços de qualidade, mas não uma experiência de compra agradável.

Com a explosão do marketing digital, porém, isso mudou. Hoje em dia, a venda é uma consequência de um processo de compra que vai de encontro às dores, necessidades e desejos do cliente, atendendo-o da melhor maneira possível.

Para isso, plataformas como o Instagram são essenciais. Na rede social, um negócio pode se aproximar dos seus consumidores como nunca antes. E, consequentemente, conquistar melhores resultados e relevância no segmento.

Principais benefícios de divulgar uma loja no Instagram

De uns tempos para cá, o Instagram passou a ser um dos principais canais de vendas de negócios online. Especialmente, porque já conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos.

Mas não é só isso. A rede social estimula uma relação próxima entre os usuários. O que favorece ações comerciais, pois a venda está estritamente ligada com o nível de confiança do consumidor a respeito da marca.

Com o Instagram Stories, por exemplo, você pode publicar os bastidores do negócio, responder dúvidas dos potenciais clientes ou criar enquetes para conhecer melhor o público.

Essas práticas humanizam a marca e retém a atenção dos usuários para não só comprar algum item da sua esteira de produtos, mas conhecer seus princípios, valores e missão.

Além disso, o Instagram desenvolveu ferramentas essencialmente voltadas para os negócios, como, por exemplo, perfil comercial, insights, Instagram ads e Instagram Shopping.

Assim, você tem diversos recursos à disposição para atrair os usuários da rede social e convencê-los em relação à proposta do seu empreendimento. Incrível, não é?

Por esses e outros motivos, vale a pena divulgar uma loja no Instagram. Só que, para obter os resultados esperados, uma questão importante é o segmento do negócio online.

Por que alguns segmentos fazem mais sucesso?

Todo negócio precisa de uma demanda relativamente alta para dar certo. O que determina isso é a necessidade para adquirir determinado produto, isto é, como a solução pode impactar tal grupo de consumidores.

Em função disso, existem alguns segmentos que fazem mais sucesso do que outros. Lojas que vendem mais do que outras. Com isso, você deve escolher com cuidado o nicho da sua loja virtual no Instagram.

Caso contrário, o negócio pode não entrar nos trilhos. Não porque você não investiu o bastante ou porque os itens à venda não são de qualidade, mas porque falta demanda para adquiri-los.

5 tipos de lojas que vendem bem pelo Instagram

mulher com caixa no coloco inserindo produto no computador

Dito isso, quais são os melhores tipos de loja no Instagram? Quais segmentos são mais lucrativos para que você acerte em cheio ao montar seu próprio negócio online? É justamente o que vamos te mostrar abaixo. Dá uma olhada!

1. Lojas de roupas no Instagram

Lojas de roupas são um dos tipos de negócio online mais comuns de serem encontrados no Insta. Esse é um segmento que não para de crescer. Se você reparar, sempre há uma nova peça ou look na moda que surge por aí, concorda?

O sucesso do setor de vestuário está relacionado com a transformação visual que os produtos levam aos consumidores. Porém, a demanda extremamente alta, por atender todos os públicos, é o que realmente faz a diferença.

Inclusive, o mais interessante de montar uma loja no Instagram de roupas é a capacidade de “nichar” o público do negócio. Você pode, por exemplo, vender somente peças infantis. Assim como, trabalhar apenas com moda para gestantes.

2. Confeitaria e doces

Confeitaria e doces são outro tipo de loja no Instagram fácil de encontrar na rede social. O segmento é um grande sucesso. Especialmente, nas datas comemorativas dos consumidores.

Cá entre nós, doces são tudo o que não pode faltar em festas de aniversário, não é? Além do bolo, tem brigadeiros, beijinhos e pudim, por exemplo. Além disso, em momentos únicos, como casamento ou formatura, os doces são indispensáveis.

Sendo assim, é um ramo com alto volume de demanda e bastante lucrativo. E o Instagram é a combinação perfeita, por ser uma plataforma essencialmente visual para você compartilhar seus trabalhos.

3. Lojas de artesanato no Instagram

Produtos de artesanato sempre impressionou os consumidores. Na era digital, isso não mudou. Lojas que vendem itens feitos à mão são uma das que fazem mais sucesso no Insta.

Você pode, por exemplo, confeccionar velas aromáticas para deixar o ambiente da casa das pessoas mais leve e agradável. Assim como, tapetes, vasos e quadros modernos para dar aquele ar de sofisticação que falta na decoração da residência.

Seja como for, o Instagram será uma ótima forma de divulgar seus trabalhos de artesanato. Inclusive, é interessante mostrar para seus seguidores detalhes do processo de fabricação, compartilhando conteúdos em vídeo no Stories ou Reels.

4. Comidas saudáveis no Instagram

O mundo está cada vez mais consciente sobre a importância da alimentação saudável. Assim, um tipo de loja online no Instagram de sucesso é o de comidas fitness.

Neste modelo de negócio, você pode produzir e oferecer marmitas fitness para o público, por exemplo, fazendo entregas essencialmente nas regiões perto da onde você mora.

Além da divulgação das comidas saudáveis no Instagram, os conteúdos compartilhados pelo negócio na rede social devem mostrar como uma dieta melhor faz a diferença na vida das pessoas, melhorando:

  • imunidade;
  • produtividade;
  • disposição;
  • saúde mental.

5. Lojas de eletrônicos no Instagram

Sem dúvidas, a tecnologia é um dos setores que estão mais em alta na atualidade. Com isso, lojas no Instagram de eletrônicos também fazem bastante sucesso.

Celulares, computadores e periféricos, por exemplo, são os itens mais adquiridos pelos consumidores. Ainda mais por aqueles que usam a tecnologia como ferramenta de trabalho.

Caso uma blogueira faça lives no Instagram, um celular de qualidade, tripé e ring light são eletrônicos indispensáveis. Do mesmo modo, é essencial que um Social Media tenha um computador ou notebook para otimizar suas atividades.

Como destacar minha loja virtual no Instagram?

Além de escolher um tipo de loja que realmente seja rentável, há uma outra coisa que você deve considerar na hora de colocar sua loja no Instagram: os concorrentes.

Já faz um bom tempo que o Insta deixou de ser uma rede social de compartilhamento de fotos casuais e entretenimento. Assim, há uma série de marcas oferecendo seus produtos ou serviços na plataforma.

Para se destacar da concorrência, você precisa apresentar diferenciais competitivos. Especialmente, mostrando coisas que são completamente exclusivas do seu negócio. Esse é o único caminho.

Dicas para vender mais pelo Instagram com sua loja

Se você quer deixar seu perfil de loja no Instagram em destaque, superando todos os concorrentes do segmento, dê uma olhada nas dicas que listamos abaixo. Elas podem te ajudar a vender muito mais pela rede social.

Trabalhe na apresentação da sua loja

A primeira impressão é a que fica, não é? Por isso, a primeira coisa que você deve trabalhar é a apresentação da sua loja no Instagram. Até porque, o aspecto visual conta muito na plataforma.

Então, você deve tirar e publicar fotos de qualidade, por exemplo. Como também, organizar o feed com postagens que, de alguma forma, sejam complementares umas às outras.

Capriche bio da sua loja

Ainda sobre a apresentação, caprichar na bio para Instagram de loja é fundamental. Trata-se de um breve resumo sobre o posicionamento do negócio na plataforma.

Assim, o ideal é que você descreva de forma objetiva o que sua loja online pode entregar de diferente para os consumidores. Sobretudo, gerando curiosidade no público.

Tenha um cronograma de conteúdo

O planejamento é peça-chave para o sucesso do seu negócio online. Desse modo, é imprescindível que você faça um cronograma de postagens para o Instagram da loja. Só assim, a comunicação do empreendimento será assertiva.

Os conteúdos devem ser organizados por temas, funcionalidades utilizadas e melhores dias e horários de publicação. E o mais importante: devem ser preparados com antecedência.

Faça posts coerente com sua marca

Os posts para Instagram de lojas devem ser coerentes com a marca. Ainda que você decida falar sobre um tema que está fora do escopo, o assunto deve se relacionar de alguma forma com o negócio.

Em outras palavras, o cronograma de conteúdo da loja no Instagram precisa sempre considerar o público. Publicações desconectadas dos potenciais clientes podem afastá-los e ser um verdadeiro tiro no pé.

Invista na divulgação da sua loja

Uma loja que vende é uma loja que é vista. Por isso, você deve investir bastante na divulgação da sua loja no Instagram, usando os mais diferentes recursos da rede social.

O Instagram Shopping, por exemplo, é uma excelente ferramenta para deixar seus produtos à mostra. Enquanto o Instagram ads, por sua vez, te ajuda a levar os posts para mais pessoas interessadas no que você oferece.

Além disso, o uso de Hashtags aumenta o alcance das publicações, podendo deixá-las na aba explorar. E o Reels tem um potencial viral impressionante capaz de impulsionar seus resultados.

Interaja com sua audiência

Se o Instagram é uma rede social que favorece uma relação próxima com o público, você não pode deixar de interagir com sua audiência, não é? Então, responda o máximo de comentários e mensagens no Direct possível.

Assim também, faça enquetes para Instagram de loja e abra caixinhas de perguntas por meio dos Stories. Com isso, você humaniza sua marca e fica mais perto de fechar várias vendas com os potenciais clientes do negócio.

Conclusão

mulher com caixa na mão comemorando

Agora que você já sabe quais os tipos de loja no Instagram que fazem sucesso e dicas para vender mais pela rede social, nada mais te impede de montar um negócio online de sucesso.

Escolhendo um nicho lucrativo para atuar e elaborando uma estratégia de marketing eficiente, não tem erro: várias pessoas vão querer comprar de você. O que pode te levar a resultados e relevância cada vez maiores.