Se você ainda não usa o catálogo no Instagram, está perdendo uma grande oportunidade de alavancar suas vendas. É uma das melhores formas de apresentar suas soluções na rede social.

Segundo o estudo NuvemCommerce 2023, feito pela Nuvemshop, o Instagram Shopping é usado por 67% das empresas quando o assunto é vendas por meio de redes sociais.

A funcionalidade comercial do Insta só perde para o aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp. Ele faz parte da estratégia de divulgação de 73% dos negócios.

Entre os principais recursos do Instagram Shopping, está o catálogo no Instagram. A opção possibilita a criação de uma vitrine virtual de produtos dentro da plataforma. Assim, melhora a experiência de compra dos seguidores da marca.

Logo abaixo, vamos te mostrar a importância de usar o Instagram Shopping na divulgação do negócio e como criar um catálogo no Instagram. Com isso, sua estratégia de vendas será muito mais efetiva. Acompanhe!

Por que usar o Instagram na divulgação do seu negócio?

figura de carrinho de compras

O Instagram é uma rede social favorável a relações comerciais. Ela tem características, funcionalidades e recursos capazes de ajudá-lo a criar uma relação próxima com o público da marca.

Geralmente, empresas sempre foram distantes dos consumidores. Sobretudo, porque a comunicação entre ambos acontecia com pouca frequência. Então, era mais difícil ser próximo dos clientes.

Além disso, as marcas tinham uma postura muito distante das pessoas. Era um posicionamento pouco empático e acessível. O que dificultava ainda mais essa conexão.

No entanto, a internet mudou essa realidade. Hoje em dia, os negócios podem interagir todos os dias com o público. Assim como, humanizar sua abordagem e estabelecer um vínculo mais pessoal com quem a acompanha.

Um dos responsáveis por isso é o Instagram. A rede social incentiva uma conexão profunda entre os usuários como nenhuma outra faz. Assim, os seguidores da marca têm grandes chances de se tornarem clientes fiéis com o passar do tempo.

O ponto é: o Instagram é um excelente canal de divulgação. Posicionando-se corretamente na plataforma, não tem erro: você alcança resultados e relevância cada vez mais expressivos.

O que é o catálogo no Instagram?

homem concentrado olhando para o computador

Quando o Insta deixou de ser uma rede social apenas voltada para relações pessoais, os desenvolvedores adicionaram novas funções na plataforma a fim de ajudar marcas, incluindo:

  • conta comercial;
  • Instagram Ads;
  • Instagram Shopping.

Este último é a função comercial favorita de vários empreendedores. Afinal, com o Instagram Shopping você simplesmente cria uma loja virtual dentro da plataforma.

E o recurso mais importante da funcionalidade é o catálogo no Instagram, uma opção que torna a apresentação das soluções da marca mais completas e fáceis de acessar.

A partir do catálogo, você reúne em um único lugar toda a esteira de produtos do negócio. Você insere imagens, informações detalhadas, preços e até mesmo um botão de compra em cada item.

Assim também, dá para adicionar etiquetas em imagens de publicações de Feed e Stories. São pequenas tags com nome dos itens mostrados no post, além de um direcionamento para o catálogo completo.

Desse modo, o catálogo é um recurso capaz de melhorar significativamente a apresentação das soluções da marca. Ao mesmo tempo que faz a experiência de compra dos seguidores ser mais intuitiva e agradável.

Mas então, como criar um catálogo no Instagram? Qual é o caminho para começar a usar esse recurso do Instagram Shopping e aprimorar sua estratégia de divulgação? Descubra abaixo!

Quais os requisitos para usar o catálogo no Instagram?

Primeiramente, saiba que existem alguns pré-requisitos para usar o catálogo no Instagram. Eles devem ser seguidos à risca. Caso contrário, não será possível contar com o recurso na estratégia da marca. São eles:

  • atender às políticas comerciais do Instagram;
  • mudar o perfil pessoal para conta comercial;
  • criar uma página do Facebook e conta no Gerenciador de Negócios;
  • ter um site para direcionar pessoas do catálogo do Instagram à compra dos produtos.

3 vantagens de usar o catálogo no Instagram

Antes de explicar como efetivamente criar uma loja no Instagram, vale destacar quais são os principais benefícios práticos de usar o catálogo na estratégia de divulgação da marca. Veja abaixo!

1. Aumento de vendas

Usando o catálogo no Instagram o aumento de vendas da empresa é praticamente certo. Especialmente, porque o processo de compra dentro da rede social fica muito mais otimizado.

Os seguidores podem, por exemplo, ver toda a esteira de produtos da marca apenas com um clique. Sem precisar falar com o suporte, sair do Instagram e acessar várias páginas.

Ou seja, a facilidade para encontrar uma solução interessante e adquiri-la melhora a experiência dos consumidores no perfil do negócio. Logo, possuem menos objeções para se tornar seus clientes.

2. Maior visibilidade

Publicar conteúdos no Insta com produtos do catálogo virtual tende a gerar mais visibilidade para o perfil. Isso porque, são publicações completas do ponto de vista informacional.

Ao se deparar com alguma postagem linkada com o catálogo no Instagram, os usuários encontram descrições detalhadas sobre cada item comercializado pela marca.

Assim, o mais provável é que o engajamento seja maior do que publicações comuns. Não à toa, conteúdos vinculados com o Instagram Shopping chegam até mesmo a aparecer na aba explorar.

3. Acesso a métricas

De fato, o Instagram já oferece uma série de métricas relevantes na aba insights, função disponibilizada quando você muda o perfil para conta comercial. Porém, o catálogo virtual dá acesso a indicadores mais específicos

O recurso do Instagram Shopping fornece métricas valiosas sobre o desempenho de cada produto da esteira da marca, a exemplo de: visualizações, cliques e vendas.

Sendo assim, você pode avaliar periodicamente a eficiência do catálogo no Instagram, identificar pontos de melhoria e promover os ajustes necessários a fim de melhorar seus resultados.

6 passos para fazer um catálogo no Instagram

mão usando um laptop

Dito isso, é hora de você ver o passo a passo de como criar um catálogo no Instagram. O processo é relativamente simples. Então, não vai demorar até que você possa aproveitar ao máximo todos os benefícios do recurso. Confira!

1. Preencha os pré-requisitos

Sabe os pré-requisitos mencionados anteriormente? Então, o primeiro passo para começar a usar o catálogo no Instagram é preenchê-los para tornar sua marca elegível.

Em outras palavras, você precisa atender às políticas comerciais do Insta. Assim como, mudar seu perfil para conta comercial por meio das configurações da plataforma.

Além disso, você deve criar uma página no Facebook, caso não tenha. Como também, construir um site para direcionar os seguidores do Instagram à compra das soluções da marca.

Então, certifique-se que todos os pré-requisitos estão sendo cumpridos antes de avançar para os próximos do processo. Dessa forma, não terá qualquer problema adiante.

2. Vincule o seu perfil no Instagram à uma página do Facebook

Preenchendo os pré-requisitos, entre no perfil do Instagram da marca e acesse a aba “Painel profissional”. Então, selecione a opção “Loja” para abrir sua loja na rede social.

Após dar um toque em “Começar”, a primeira coisa solicitada pelo Instagram será conectar sua conta com o Facebook. Precisamente, com a página da empresa criada na etapa anterior.

Para isso, é muito simples. Basta dar um toque em “Conectar conta do Facebook” e selecionar a conta do Face da empresa. Assim, você será redirecionado para o próximo passo de como usar o catálogo no Instagram.

3. Crie um catálogo de produtos

A conexão entre contas do Instagram e Facebook é necessária porque o processo de criar o catálogo de produtos acontece na rede social vizinha em vez de ser no próprio Insta.

No entanto, há três formas diferentes de criar o catálogo no Instagram Shopping por meio do Facebook: página, Gerenciador de Negócios e plataformas parceiras (ex: Shopify, BigCommerce, Magento e WooCommerce).

Seja qual for sua opção, você precisa do site próprio da marca para começar a montar o catálogo de produtos e, posteriormente, ativá-lo no Instagram. É o local em que os seguidores serão direcionados para comprar de você.

4. Ative o recurso “Compras”

Criou seu catálogo de produtos? Ótimo! A parte mais difícil já foi. Agora, você deve entrar no Instagram, ir até a aba de configurações do perfil e procurar pela opção “Compras” em “Empresa”.

Feito isso, preencha os campos solicitados com dados corretos e envie o cadastro para a análise. Normalmente, o processo leva alguns dias. Assim que aprovado, você recebe uma notificação e já pode começar a usar o catálogo no Instagram.

5. Comece a linkar os produtos em suas publicações

Quando o Compras no Instagram for liberado, comece o quanto antes a linkar os produtos da marca em suas publicações de Feed e Stories, isto é, colocar etiquetas em cada item disponível.

Nas postagens de Feed, o recurso “Marcar produtos” fica abaixo da opção de “Marcar pessoas”. Enquanto nos Stories, a marcação de produtos pode ser feita a partir de uma figurinha.

Assim como nas marcações de pessoas, marcações de produtos aparecem como uma tag nas imagens. Só que, dessa vez, com o nome da solução à venda e o direcionamento para o catálogo no Instagram completo.

6. Analise os resultados

À medida que começar a usar o catálogo no Instagram, analise periodicamente os resultados do recurso. Assim, você percebe o que pode ser melhorado e faz os ajustes necessários na loja da marca.

Além dos insights da conta comercial, o próprio Instagram Shopping fornece métricas importantes para você. São indicadores que mostram a performance individual de cada produto do catálogo.

Então, aproveite ao máximo os dados para tornar o catálogo no Instagram cada vez mais efetivo nos resultados de divulgação da marca. Ou seja, aumentando seus números de:

  • alcance;
  • impressões;
  • cliques;
  • visitas no site;
  • conversões.

Conclusão

Por fim, o catálogo no Instagram é um recurso que só tem a acrescentar na estratégia de divulgação de qualquer empresa. Ele te ajuda a apresentar seus produtos da melhor forma possível e ainda simplifica o processo de compra.

É a combinação perfeita para convencer os seguidores da marca no Insta a comprarem de você. Portanto, crie seu catálogo na rede social agora mesmo e expanda os resultados e relevância do seu negócio.