O Instagram é uma das melhores ferramentas da atualidade para ganhar uma renda extra. E isso tem um motivo: existem diversas ferramentas e funcionalidades que são capazes de colocar dinheiro no seu bolso, como, por exemplo, o Instagram shopping.

Neste artigo, você irá compreender o que é o instagram shopping, como funciona uma loja no instagram, quais os requisitos necessários, os recursos disponíveis e todos os cuidados que você deve tomar para conseguir ter sucesso e vender mais nessa plataforma incrível!

Já aproveite e compartilhe esse post com um amigo que se interessa pelo assunto!

O quê é Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso que permite que vendedores coloquem o link de seus produtos dentro de seu feed em uma aba específica.

Na realidade, esse recurso funciona de forma muito similar a um site de lojas convencionais, onde você encontra o preço e a foto do produto.

Portanto, o instagram shopping não exerce uma função apenas informativa, mas sim de auxiliar a loja ou o vendedor.

Em outras palavras, o Instagram shopping é um canal de vendas que se localiza no feed do perfil de determinada marca ou profissional. Essa facilidade é muito interessante!

Por que criar uma loja no Instagram?

O instagram shopping é, sem dúvida alguma, um recurso que economiza o tempo do consumidor que possui um perfil mais objetivo.

Isso porque basta entrar no perfil da marca ou do vendedor e encontrar o produto que quer dentro da aba do instagram shopping.

Além disso, esse recurso do Instagram é muito eficaz, pois mistura a publicidade com a venda de um jeito leve e eficiente.

Ao mesmo tempo que o cliente consegue ver sobre o produto, ele também pode comprá-lo sem precisar encontrar o site da loja ou até mesmo clicar no link da BIO daquela marca.

Quais são os requisitos para ativar o Instagram Shopping?

Mas de nada adianta você entender como funciona tudo isso se você não souber como ativar a loja no instagram, não é mesmo?

Por esse motivo, nós separamos alguns requisitos que devem ser preenchidos. Entenda como criar uma loja virtual no Instagram: 

  • O vendedor ou a marca deve estar dentro dos 46 países selecionados pelo Instagram (O Brasil faz parte!)
  • A conta deve ser do tipo comercial.
  • É necessário que a loja cumpra as políticas comerciais da plataforma.
  • Só é possivel vender produtos e não serviços no instagram shopping.
  • É preciso que a loja esteja conectada à uma página do Facebook

Como funciona a loja no Instagram?

demonstrando funcionamento instagram shopping

Agora que você já entendeu quais são os requisitos necessários para você ativar a sua loja no Instagram shopping, é igualmente importante você compreender como usar a função loja no Instagram. 

Você verá que o funcionamento é bem simples e tranquilo e que foi feito pensando em todos os tipos de vendedores.

Vale ressaltar aqui que  a melhor forma de potencializar o resultado das vendas é através de um uso coordenado de todas as funcionalidades e formatos de venda.

Nunca use apenas um, mas opte por usar todos aqueles que estarão disponíveis!

No Feed do Instagram

No feed do Instagram, o funcionamento do Instagram shopping é bem simples e dinâmico. Ao colocar a foto do produto, o profissional deve usar uma tag para realizar a marcação desse mesmo produto.

Ao clicar no nome do produto com a indicação do preço, o usuário será direcionado ao local de compra dentro da loja do Instagram!

Depois, o usuário também encontrará a descrição daquele mesmo produto e outras informações importantes!

Nos Stories do Instagram

Nos stories, da mesma forma que usamos o recurso de marcação de pessoas, quem tem o Instagram shopping consegue marcar o seu produto usando as tags.

Ao clicar nas tags com a indicação do nome do produto desejado, o usuário é direcionado à página do item, onde ele também encontrará diversas fotos diferentes com a descrição e a forma de pagamento.

Além de fácil, todo o processo é muito rápido e tranquilo de ser feito.

Nos filtros de realidade aumentada

Uma outra forma de acessar a loja do Instagram é com a realidade aumentada. Essa maneira um tanto quanto interativa não deixa de ser muito interessante.

Nos stories, os produtos ficam disponíveis para serem testados como se fosse filtros normais.

A intenção é que o uso desse produto seja uma simulação daquele produto real.

Além disso, existe sempre uma tag dentro do filtro que direciona o usuário para a página de venda do Instagram shopping!

Para quem não possui um site

Se você não possui um site, não precisa ficar preocupado, pois a ferramenta do Instagram shopping foi criada para facilitar a vida de todos, desde o menor empreendedor até empresas de grande porte.

De forma bem simples, o vendedor que não possui um site pode optar por direcionar o cliente diretamente para a página de pagamento.

Não é necessário ter um site, o usuário cairá no ambiente de checkout, onde realizará o pagamento!

Quais os recursos do Instagram Shopping?

pessoa vendo o feed do instagram shopping

Os recursos do marketplace do Instagram são as funcionalidades que permitem ao vendedor usar diferentes formatos para atingir os diversos tipos de compradores.

Alguns preferem comprar apenas depois de olhar para o rosto do vendedor: para esses, o vendedor pode usar o recurso vendas ao vivo.

Outros preferem sentir a sensação de comprar um produto novo, logo, os vendedores devem usar o recurso lançamento de produtos.

Conheça cada um desses recursos agora.

Lojas

O recurso lojas é a principal forma de usar o Instagram shopping. Esse recurso consiste na criação da loja do Instagram dentro da própria plataforma do Instagram.

Para isso, as marcas e os vendedores devem cadastrar os produtos que serão vistos pelos seguidores ou visitantes daquele perfil.

A loja poderá ser acessada dentro do feed em uma aba específica ou através de um botão ou tag.

Coleções da loja

Outro recurso indispensável para os vendedores aumentarem o seu faturamento é através da “Coleções da loja”. Esse recurso da loja do Instagram funciona como um álbum com diferentes produtos dentro.

É possível criar uma coleção para uma data especial, como o Natal ou a Black Friday, ou também uma coleção de produtos que poderão fazer parte de uma oferta promocional.

O cliente pode encontrar esse recurso tanto na no canto superior direito da Loja ou na aba Guias.

Etiquetas de preços

O Instagram shopping também possui o recurso chamado Etiqueta de preços, que facilita a vida das pessoas que estão atrás da tela.

Esse recurso consiste em mostrar o preço do produto ofertado, seja nos stories como também em anúncios ou posts do feed.

Por fim, basta que o interessado clique nessa etiqueta para ser direcionado à página do produto de forma simples e rápida e sem enrolações!

Página de detalhes dos produtos

A loja do Instagram também disponibiliza ao profissional um recurso que potencializa a chances de aumentar o seu faturamento, que é a página de detalhamento dos produtos.

Essa página dispõe de todas as informações importantes e dos detalhes que determinado produto possui, como o tamanho, as especificações, a composição, bem como o prazo de entrega e outras fotos e vídeos.

Também é possível realizar a compra nesse ambiente!

Lançamentos de produtos

O lançamento de produtos é outro recurso muito interessante do Instagram shopping. Aqui, o vendedor consegue criar um recurso semelhante à contagem regressiva.

Os interessados podem ativar o lembrete para serem avisados quando aquele lançamento ocorrer.

Além disso, é possível também criar uma expectativa no cliente ao colocar informações na página que o usuário é direcionado ao clicar no sticker de lançamento.

Vale muito a pena usar esse recurso!

Vendas ao vivo

Por último, mas não menos importante, temos um grande recurso do Instagram shopping chamado vendas ao vivo. Ele consiste em promover a venda de um produto através de uma live.

O produto desejado ficará localizado embaixo dos comentários para facilitar o clique dos interessados para ser adicionado no carrinho de compras de forma instantânea.

O que não falta são recursos para você começar 2023 com dinheiro no bolso, não é mesmo?

Como criar sua loja no Instagram? Passo a passo completo

mostrando diferentes configurações do Instagram shopping

Após você ter aprendido como ativar o seu Instagram shopping e também ter entendido melhor como funciona cada recurso dessa incrível função, chegou a hora de você aprender como abrir a sua loja no Instagram.

É fácil e não demora muito, mas você precisa prestar muita atenção aos detalhes para tudo dar certo no final e você conseguir vender todos os seus produtos.

Conecte o perfil do Instagram para Negócios ao catálogo do Facebook

Entre na página da sua marca no Facebook e acesse a aba “”Loja”. Agora, siga os passos para adicionar a sua loja no Instagram:

  • Vá na opção “configurar loja”
  • Coloque a s informações do endereço da sua loja
  • Selecione a moeda desejada para a cobrança
  • Use o mesmo e-mail utilizado no facebook na página da plataforma.
  • Selecione o seu país, estado e as taxas atreladas à sua localização.
  • Termine o processo e comece o cadastramento dos produtos.

Aguarde a revisão de conta que o Instagram fará

Após o primeiro passo dado acima, o Instagram fará a revisão de cada produto que você cadastrou dentro da sua loja.

A finalidade desse processo é a segurança da plataforma e dos consumidores em geral.

A espera costuma levar alguns dias e você deve apenas ter paciência e esperar.

Prepare-se, pois o seu perfil está prestes a ter uma aba de loja e funções de venda através do feed e dos stories!

Cadastre os produtos

Depois que a revisão acabar, chegou o momento de você começar a cadastrar os seus produtos. Muitas pessoas têm dificuldade em colocar produtos na loja do Instagram, mas não existe segredo nisso.

Basta selecionar a foto desejada e seguir o passo a passo de costume. Onde está localizada a opção de adicionar o lugar e as pessoas, você também verá a opção de adicionar a tag de produto.

Clique lá e insira os campos necessários!

Habilite a funcionalidade de compras no Instagram

Já estamos quase chegando no final.

Agora, você precisa abrir o menu do seu perfil que está localizado no canto superior direito. Lá, você precisa clicar em “Definições” e depois em “Negócio”.

Em seguida, clique em compras e selecione aquele catálogo de compras que você deseja para associar ao seu perfil. Com isso, o seu Instagram está com a função de compras ativada!

Marque os seus produtos na loja do Instagram

Para finalizar, agora que você já está com a funcionalidade de compras ativa, basta marcar os seus produtos na loja do Instagram.

Fazer isso é simples, bastando para você apenas a criação de um post. Haverá uma opção chamada “Marcar produtos”. É nela que você deve ir.

Quando for um post do feed, essa opção estará logo abaixo do conteúdo, já nos stories, essa opção fica localizada através da aba de stickers!

Dicas para vender mais com o Instagram Shoppping

logando no Instagram

De nada adianta você criar uma loja no Instagram, ativar e habilitar tudo o que é necessário e aprender todos os recursos disponíveis se você não sabe como vender do jeito certo, concorda?

Por isso, separamos algumas dicas e sugestões que irão te ensinar como vender na loja do Instagram de um jeito melhor e mais assertivo. Acompanhe:

Não use o Instagram Shopping somente como catálogo

Essa dica parece um absurdo, pois nós te ensinamos lá atrás a abrir um catálogo no Instagram shopping.

Mas, na realidade, o que nós não queremos é que você estabeleça uma comunicação fria como os catálogos convencionais.

Ver os produtos dentro de um catálogo é bem chato, sejamos sinceros. No Instagram, você precisa usar os contextos certos para se conectar com os seus clientes!

Capriche na descrição dos produtos

Quem capricha na descrição dos produtos que estão no catálogo do Instagram sai na frente da concorrência, pode ter certeza!

Coloque todas as informações necessárias e use o texto ao seu favor! Coloque os benefícios, as vantagens e descreva como aquele produto pode mudar a vida da pessoa que utilizá-lo!

Aqui está o coração do seu produto!

Humanize a sua marca

O Instagram shopping não é semelhante aos demais canais de comunicação e de vendas.

Aqui, você deve humanizar para vender. Se você é uma marca, traga elementos que façam com que o seu público se identifique com você.

Traga contextos do cotidiano onde o seu produto faz a diferença. Dessa forma, você venderá muito mais!

Preste atenção na estética dos produtos

O perfil de sua loja no Instagram deve estar completo, certo?

Mas isso não significa que ele deve ser uma bagunça. Um bom instrumento para você evitar esse problema é a identidade visual, que consiste em manter uma mesma paleta de cor e uma mesma fonte na escrita.

Um profissional da área pode ser muito útil no seu negócio!

Marque os produtos nos seus posts

Sempre que você terminar de produzir um post no Instagram shopping, certifique-se de que o produto foi marcado corretamente.

Isso evita o desperdício de tempo caso você precise apagar o post e criá-lo novamente para marcar o produto, como também garante que o seu público poderá acessar aquele produto apenas com um clique sobre o nome ou o preço quando eles fizerem as compras no Instagram.

Atente-se com essa dica!

Use e abuse dos stories para vender

O stories é uma das ferramentas mais poderosas para as lojas online no Instagram. Isso tem um motivo: as pessoas costumam ver mais stories do que posts no feed.

Além disso, os Stories se encontram em um formato de vídeo, que facilita a conexão com o público. Não tenha medo de apostar nesse formato de comunicação!

Use hashtags estrategicamente

O uso de hashtags pode aumentar e muito as suas vendas. Dentre as sugestões que estamos dando para você, essa é, sem dúvida alguma, uma das mais importantes dicas para a sua loja no Instagram.

Para isso, você precisa fazer uma pesquisa de quais hashtags se encaixam melhor no seu perfil para que elas alcancem o maior número de pessoas possíveis de forma qualificada!

Faça lives

No Instagram shopping, as lives possuem um peso muito grande na hora de vender! Faça lives recorrentemente. Pelo menos uma vez na semana.

Dessa forma, você poderá  converter aqueles espectadores em futuros clientes e consumidores do seu produto! Vale a pena investir o seu tempo! Use um roteiro simples com alguns bullet points para não se perder e arrebente!

Crie anúncios em formato catálogo

O Instagram possui um formato de anúncios feito de maneira muito especial para aqueles que possuem um perfil de lojas no Instagram.

Ele se chama coleção ou catálogo. Ele é 100% voltado para a conversão em vendas e pode ser configurado para um determinado combo ou promoção.Além disso, você pode alcançar um público totalmente diferente para fazer compras no seu Instagram.

Faça remarketing

De forma breve, remarketing significa oferecer os produtos para aqueles indivíduos que já se relacionaram com a sua marca.

No Instagram shop, as suas vendas podem ser muito mais eficazes e certeiras com o uso do remarketing.

Você pode, inclusive, economizar nas palavras, pois o seu público agora já conhece os benefícios do seu produto!

Conclusão

Chegamos ao fim deste post! Você aprendeu o que é o Instagram Shopping, como ativar a sua conta e também como ele funciona.

Além disso, te ensinamos quais são os recursos que podem potencializar as suas vendas com essa ferramenta. Compartilhe esse conteúdo com um amigo interessado neste assunto!