Está procurando formas de acelerar o processo de crescimento do perfil da sua marca? Aprender como conseguir patrocínio no Instagram pode ser de grande ajuda.

De fato, o Instagram é uma grande vitrine de divulgação para marcas. De acordo com dados da Meta, são mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais na plataforma que podem se tornar seus clientes.

No entanto, é preciso ser estratégico para se destacar na rede social. A disputa pela atenção das pessoas está cada vez mais acirrada na internet. Logo, você tem que apresentar diferenciais se quer conquistar bons resultados.

Neste contexto, saber como conseguir patrocínio no Instagram é essencial. Se forem feitas corretamente, parcerias podem alavancar os resultados dos envolvidos como poucas estratégias fazem.

Por isso, vamos te mostrar abaixo tudo sobre como conseguir patrocínio no Instagram. Desde a importância das parcerias, até dicas práticas para aumentar seu alcance, engajamento e resultados, a partir da estratégia. Confira!

O que é patrocínio no Instagram?

Mas afinal, o que é patrocínio no Instagram? Basicamente, é uma alternativa de divulgação que acontece por meio do fechamento de parcerias dentro da rede social.

Certamente, o exemplo mais comum de parcerias no Instagram é o marketing de influência. Ou seja, o acordo firmado entre empresas e influenciadores digitais com público-alvo em comum.

Entretanto, o conceito não se limita a isso. Uma vez que, parcerias entre empresas ou entre influencers também podem gerar bons frutos às partes envolvidas no acordo de patrocínio.

Como funciona?

desenho de duas pessoas fazendo um acordo

Geralmente, as parcerias no Instagram funcionam assim: uma marca identifica um potencial patrocinador e entra em contato para tentar iniciar uma negociação.

A princípio, a marca em questão esclarece para o interlocutor seus objetivos em buscar uma parceria. Então, apresenta uma proposta benéfica para ambos os lados.

Em seguida, ambas as partes determinam uma troca justa pela divulgação. Ou seja, o quanto você pagará a determinada empresa ou influencer para promover sua marca ao público.

Ao chegar em um comum acordo, ambos podem formalizar a parceria por meio de um contrato. Feito isso, o patrocínio entre as marcas já pode começar efetivamente.

Contudo, cada uma das etapas até o fechamento da parceria envolve uma série de detalhes. Assim, se você quer aprender como conseguir patrocínio no Instagram, saiba que não é um processo tão simples quanto parece. 

Qual a importância de ter patrocínio?

Fechar parcerias é uma das melhores formas de acelerar o processo de crescimento de um perfil no Insta. Primeiramente, porque complementa os outros métodos de publicidade da rede social, como:

Além disso, ao aprender como conseguir patrocínio no Instagram, você pode conquistar mais resultados com menos tempo e gastos. Sobretudo, porque sua marca será exposta a um público altamente qualificado.

Assim que a empresa ou influencer parceiro começa a divulgar sua marca, a tendência é que o público se interesse por sua proposta imediatamente. Ou seja, esteja pronto para compra.

5 dicas de como conseguir patrocínio no Instagram

desenho de 3 pessoas montando um quebra-cabeça em formato de lâmpada

Dito isso, como fazer parcerias no Instagram? Logo abaixo, listamos 5 dicas práticas para começar a busca por bons patrocínios na rede social e expandir seus resultados.

Como conseguir patrocínio no Instagram é uma estratégia que possui muitas variáveis. Então, é fundamental ter uma base sólida para encontrar os melhores parceiros possíveis. Dá uma olhada!

1. Tenha um objetivo claro

Para ter um Instagram patrocinado, antes de mais nada, você precisa ter um objetivo claro. Isso porque, ajuda a direcionar suas ações e garante a busca por parcerias que realmente fazem sentido.

O que você espera com a parceria no Instagram? Mais alcance? Engajamento melhor? Tráfego no site? Aumentar suas vendas? Não importa. Seja o que for, defina um objetivo específico.

Se você não souber exatamente o que quer, será difícil encontrar o patrocínio ideal. Para piorar, você corre o risco de não só perder o investimento, mas também relevância, caso feche parcerias erradas.

Especialmente, porque a expectativa em torno do patrocínio será utópica, ou seja, não se refletirá na realidade. Então, um eventual rompimento de parceria pode ser visto com maus olhos pelos seus seguidores.

2. Identifique sua audiência e o que ela gosta de ver

Toda marca tem um perfil exato de cliente ideal, isto é, um grupo de pessoas com uma série de semelhanças. O que faz toda a diferença no processo de como fazer parcerias no Instagram.

Em primeiro lugar, porque a empresa ou influenciador parceiro precisa ter a exata mesma audiência da sua marca. Senão, o patrocínio não fará o menor sentido na percepção dos usuários que acompanham ambos.

Em outras palavras, você tem que analisar características demográficas e psicográficas do público do potencial patrocinador, como, por exemplo, faixa etária,  interesses e valores.

Do mesmo modo, o posicionamento da sua marca deve ir de encontro às dores e desejos do público do parceiro. Só que, apresentando algo diferente e complementar ao que já é oferecido para esses Instagramers.

3. Gere conteúdo de valor pro seu nicho

Essa é talvez a dica mais importante para fechar excelentes parcerias no Instagram. Afinal, a qualidade dos seus conteúdos é determinante para o patrocínio dar certo ― ou errado.

De fato, a empresa ou influencer parceiro funciona como um emissor de tráfego qualificado para sua marca. Mas, o direcionamento do patrocínio não garante por si só que o público permanecerá no seu perfil.

A responsabilidade por manter o público do parceiro acompanhando a marca é totalmente sua. Especialmente, a partir do compartilhamento de conteúdos realmente relevantes.

Mas não é só isso. Não produzir conteúdos de valor impede que a própria parceria aconteça. Uma vez que, o potencial patrocinador pode recusar a proposta para preservar sua credibilidade com o público.

4. Conheça suas métricas

Além de postar conteúdo de qualidade, como ser patrocinado no Instagram envolve o conhecimento das próprias métricas do perfil. Principalmente, para mostrar o valor da sua marca na negociação com potenciais parceiros.

Geralmente, o acordo com a empresa ou influencer tem que ser benéfico para ambas as partes. Logo, apresentar resultados concretos do seu perfil para o outro lado pode ajudar a fechar o patrocínio.

Assim também, as métricas do perfil da marca auxiliam no alinhamento de expectativa entre vocês. Ou seja, a estabelecer metas realistas para a parceria em questão.

Sem contar que, conhecer suas métricas melhora o entendimento sobre o público-alvo da marca. E, consequentemente, faz você ser mais preciso na busca por patrocínios ideais.

5. Busque empresas que possam se conectar com seu conteúdo

Por fim, como conseguir patrocínio no Instagram ainda envolve a conexão entre os conteúdos da marca com o potencial parceiro. O ideal é que os princípios e valores de ambos sejam bem parecidos.

Ou seja, é preciso que exista uma sinergia entre vocês. Desse modo, a parceria no Instagram fluirá melhor. Com mais autenticidade, energia e comprometimento em cada uma das partes.

Quando a colaboração é feita com uma empresa ou influencer com princípios e valores divergentes, a parceria pode parecer forçada e causar um impacto negativo na imagem da marca.

Então, avalie com cautela a conexão entre sua marca e o provável parceiro. Um erro de análise pode não só levar ao fracasso do patrocínio, como prejudicar sua reputação no mercado.

Conclusão

foto de pessoas apertando as mãos

E aí, aprendeu como conseguir patrocínio no Instagram? Apesar de não ser um processo tão simples, aplicar nossas dicas podem facilitar a procura por parceiros ideais para sua marca.

Seja como for, não deixe de investir tempo, dedicação e recursos em parcerias na rede social. Elas são capazes de acelerar o crescimento do seu perfil, levando sua marca a resultados e relevância cada vez mais expressivos.