Os efeitos do Insta são altamente populares. Certamente, você já deve ter visto alguém usando no Stories ou até mesmo já publicou algum conteúdo com o recurso. Mas você sabe como fazer filtro no Instagram?

Imagine ter um filtro no Instagram que chama a atenção dos usuários para não só experimentá-lo, mas também compartilhá-lo com seus amigos(a). Seria incrível, não é? Com o software Spark AR Studio, isso é possível.

Por meio da ferramenta, você pode criar um filtro personalizado para se conectar com outros Instagramers. Além disso, você pode aumentar a interação com seus seguidores e deixar sua marca em destaque de forma criativa.

Logo abaixo, vamos te explicar melhor a representatividade dos efeitos do Insta, quais são os motivos pelos quais você deve criá-los, como fazer filtro no Instagram e muito mais. Confira!

Acha que crescer no Insta precisa ser difícil e demorado? Não mais! Com o ImpulsioneGram você pode comprar seguidores e curtidas de perfis reais e brasileiros em menos de cinco minutos. Conheça já!

O que são os filtros no Instagram?

Em linhas gerais, os filtros no Instagram são efeitos visuais criados a partir de uma tecnologia de realidade aumentada. Eles podem ser aplicados tanto em imagens quanto em vídeos da rede social e são usados preferencialmente nos Stories.

O filtro para Instagram ganhou popularidade desde do momento em que foi lançado. Sobretudo, porque uma plataforma chamada Snapchat já disponibiliza um recurso parecido antes mesmo do Insta.

Para exemplificar, alguns tipos de efeitos frequentemente usados pelos Instagramers, são: cores de cabelo, aparência de cachorro, emoções, como alegria e tristeza, e máscaras.

Além disso, filtros bastante queridos entre os usuários são aqueles com frases específicas, complementares com o conteúdo dos Stories, por exemplo. Assim como, os efeitos com jogos divertidos para entreter o público.

Enfim, o que não é falta é opção de efeitos no Insta. Sendo uma ótima ferramenta para interagir com seus seguidores de um jeito descontraído ou apresentar a marca para o público de forma criativa.

Por que criar um filtro no Instagram pode ser interessante para você?

mulher sentada e mexendo no celular

Além de usar os efeitos prontos da rede social, você pode aprender como fazer filtro no Instagram. Trata-se de uma forma ainda mais efetiva de dar visibilidade para o seu perfil. Especialmente, por conta dos seguintes benefícios:

Aproximação com o público

Aprendendo como fazer filtro no Instagram, você pode aumentar consideravelmente o nível de aproximação entre o perfil e o público. Isso porque, os efeitos personalizados chamam mais a atenção dos usuários.

Quem consome conteúdos no Insta quer encontrar mais autenticidade por parte dos criadores. Assim, filtros originais são capazes de atrair muito mais pessoas a não apenas usarem o efeito, mas compartilhá-lo com os amigos(a) e familiares.

Para os negócios posicionados na rede social, por exemplo, o filtro para Instagram é uma oportunidade de ouro. Ela humaniza a abordagem da marca por ser um tipo de comunicação mais leve na percepção dos potenciais clientes.

Em outras palavras, o filtro para Instagram usado por marcas tira um pouco daquela linguagem mais séria ou marqueteira, apresentando o negócio de um jeito inovador.

Aumento de seguidores

O nível de aproximação maior com o público por conta do aprendizado sobre como criar filtro para Instagram, gera uma outra vantagem: o aumento de seguidores do perfil.

O público vê filtros originais com mais interesse. Então, podem querer conhecer melhor o criador do efeito e segui-lo na plataforma. Como também, experimentar ou compartilhar o filtro com mais pessoas, incentivando a seguirem você.

Seja como for, o fato é que você pode elevar bastante o número de followers do perfil através da opção de criar filtros para Instagram. Ainda mais caso o efeito em questão se torne viral.

Lembrando que a quantidade de seguidores no perfil do Insta é fundamental no sentido de passar credibilidade para quem te acompanha. Sendo assim, criar filtros pode ser determinante para seus resultados na plataforma.

Audiência mais engajada

Ao aprender como fazer filtro no Instagram, é possível melhorar também o engajamento da audiência. Ou seja, efeitos originais podem resultar em mais curtidas, comentários e compartilhamentos, crescendo todo o perfil.

Muitos não sabem disso, mas o nível de engajamento é a ponte para monetizar dentro da rede social. Os seguidores mais fiéis são os mais propensos a comprar suas ideias.

Isso quer dizer que se você disser para um seguidor engajado “baixe o e-book gratuito no link da bio”, há grandes chances dele entrar na página em questão e baixá-lo. O mesmo acontece na venda de produtos ou serviços.

Para profissionais ou empresas do Insta, esse público mais qualificado para compra faz toda a diferença. O que torna o filtro para Instagram parte de sua estratégia de marketing digital.

Maior presença digital

Ainda falando sobre marcas especificamente, criar filtro para Instagram pode tornar sua presença digital ainda maior. Principalmente, porque o Insta já é considerado como um dos principais canais de divulgação da internet.

Recentemente, a rede social chegou a incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos e vários dos Instagramers possuem necessidades, dores e desejos que sua marca pode resolver.

Além disso, o Instagram tem características, funcionalidades e recursos que favorecem relações comerciais. E a interação entre profissional ou empresa e público pode ser construída lentamente.

Portanto, você tem no filtro do Instagram e demais ferramentas da plataforma a chance de aumentar sua relevância no mundo digital, transformando a marca em uma referência de seu nicho de atuação.

Como fazer filtro para Instagram? 3 passos simples!

homem morena sentado no sofa com laptop no colo

Dito, como criar filtro para Instagram? Como criar efeitos originais incríveis e aproveitar todos seus benefícios para potencializar seus resultados com a rede social? Veja abaixo o passo a passo!

1. Baixe e instale o Spark AR Studio no seu computador

O processo de como fazer filtro para Instagram é realizado por meio do Spark AR Studio. É um software criado pela Meta, empresa detentora de marcas como Facebook, Whatsapp e o próprio Instagram.

A ferramenta está disponível apenas para computadores. Isso porque, envolve tecnologias mais avançadas. Então, você precisa baixá-la no seu PC para começar a fazer os filtros. 

O download do Spark Studio pode ser feito tanto em sistemas operacionais Windows quanto em MacOS. Quanto à instalação, é bastante intuitivo. Sendo necessário usar suas credenciais de login do Facebook.

2. Crie um projeto

Na tela inicial do Spark AR Studio, você pode criar um filtro para Instagram do zero ou editar um template, isto é, um dos modelos pré-prontos disponibilizados pelo software.

Então, você pode usar todos os recursos de criação de mídia, a exemplo de objetos 3D, texturas, efeitos de iluminação e scripts, para desenvolver e personalizar  seu filtro. 

3. Exporte e publique o filtro para o Instagram

Quando tiver terminado o processo de como fazer filtro no Instagram, é hora de você exportar seu próprio efeito do Spark AR Studio e publicá-lo no seu perfil da rede social.

A exportação do filtro criado deve ser feita para o Spark AR Hub, o gerenciador de publicações do Spark AR Studio. Lá, você faz os últimos ajustes do efeito para deixá-lo completamente pronto para uso em fotos ou vídeos do Insta.

Após a configuração, você deve selecionar a opção “Publish” para publicar o filtro para Instagram. Ele passa por uma análise da plataforma antes de ser aprovado, mas pode ser testado enquanto isso.

Dicas para criar filtros que vão engajar seus seguidores

Ao colocar em prática o processo de como criar filtro para Instagram, começando criar seus próprios efeitos no Spark AR Studio, pode acontecer de você passar por algum bloqueio criativo.

Ou seja, você pode encontrar dificuldades para fazer um efeito que não seja mais do mesmo e cative a atenção das pessoas. Para te ajudar nisso, listamos abaixo algumas dicas para criar filtros que vão engajar seus seguidores. Dá uma olhada!

Inspire-se em ideias existentes

Pensando em como fazer filtro no Instagram, você não tem necessariamente que criar algo do zero. Você pode usar o que já existe como fonte de inspiração, estimulando sua criatividade.

Sendo assim, olhe sem receio para os efeitos criados por outros Instagramers, analisando seus pontos positivos e negativos. Às vezes, observando os mais variados tipos de filtros você pode ter algumas ideias fora da caixa.

Crie filtros sobre temas atuais

Criar filtros de temas atuais é uma ótima maneira de engajar seus seguidores no Instagram. Isso porque, se relacionam diretamente com o que o público está falando e interessado naquele momento.

Esse tema pode ser relacionado com eventos ou tendências populares, por exemplo. Seja como for, a probabilidade dos efeitos serem usados e compartilhados é grande. Alguns exemplos de filtros sobre temas atuais, são:

  • filtros relacionados a eventos esportivos, como a Copa do Mundo ou o Super Bowl;
  • filtros relacionados a feriados populares, como o Natal ou o Halloween;
  • filtros relacionados a tendências populares, como memes ou desafios virais;
  • filtros relacionados a eventos de entretenimento, como estreias de filmes ou lançamentos de álbuns.

Faça testes

O filtro para Instagram ideal dificilmente vai sair de primeira. Então, é importante que você faça testes de vários efeitos. Caso ache necessário, envie os efeitos para seus amigos(a) e ouça o feedback deles, por exemplo.

Vale dizer que, os filtros precisam ser relevantes, divertidos e fáceis de usar. Só assim, os usuários realmente vão querer experimentá-los e compartilhá-los com quem conhece. E, consequentemente, potencializar os resultados do seu perfil.

Quanto custa para fazer um filtro no Instagram?

Provavelmente, você está pensando: “um software de tecnologia de ponta, criado pela Meta e com opções completas de criação de efeitos no Insta deve custar muito caro”. Contudo, temos uma boa notícia: o processo de como fazer filtro no Instagram pelo Spark AR Studio é totalmente gratuito. 

Quanto tempo demora para aprovar um filtro no Instagram?

O Instagram analisa os filtros criados por meio do Spark AR Studio para evitar o uso de efeitos na rede social que, de alguma forma, violem as diretrizes e políticas da plataforma. Essa avaliação dura no máximo 5 dias. Durante o período, o Instagram pode solicitar alguma alteração necessária.

Quanto cobrar para fazer um filtro no Instagram?

Quando você aprende como fazer filtro no Instagram, você pode usar esse conhecimento para ganhar dinheiro na internet, isto é, criando efeitos para pessoas, profissionais ou empresas, por exemplo. O preço do serviço depende do criador, tempo disponível e complexidade do projeto. Então, varia bastante.