Recentemente, o Instagram chegou à incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos. Sendo assim, é necessário ser ainda mais criativo para se destacar na rede social, como, por exemplo, aprendendo a criar filtro para Instagram.

Com tanta gente usando a plataforma, chamar a atenção das pessoas está cada vez mais complicado. Para contornar isso, você precisa apresentar diferenciais que deixe seu perfil em destaque, fazendo os usuários olharem apenas para você.

Caso contrário, você correrá o risco de ser ignorado. Os Instagrammers vão olhar seu feed, destaques ou Stories e vão procurar um criador de conteúdo mais interessante, o qual foge da mesmice mostrando criatividade e autenticidade.

E uma das formas para colocar o seu perfil em destaque é aprender a fazer filtros para Instagram. Um filtro original permite você criar conteúdos exclusivos dentro da rede social e ficar um passo à frente dos concorrentes.

O que é filtro para Instagram?

mulher mexendo no celular

O filtro para Instagram nada mais é do que efeitos criados por meio da tecnologia de realidade aumentada, os quais são aplicados em imagens reais e usados essencialmente nos Stories da rede social.

Alguns exemplos de filtros para Instagram, são: cabelos coloridos, orelhas de animais, frases engraçadas, máscaras e por aí vai. O céu é o limite para criatividade do uso deste recurso.

No Instagram, há diversos tipos de filtros prontos à disposição. Literalmente, é só pegar e usar. Porém, cada vez mais Instagrammers se interessam por aprender a fazer efeitos no Instagram originais.

Por que criar efeitos para Instagram?

Mas por que querer aprender como criar o próprio filtro no Instagram? Há alguns motivos para isso. O principal deles é que usar o efeito que outra pessoa fez não tem o mesmo impacto.

Hoje em dia, a autenticidade é algo muito valorizado pelos usuários do Insta, de modo que, se você criar o seu próprio filtro para Instagram terá resultados muito mais expressivos do que usar qualquer outro. Entre as vantagens, estão:

Opções para criar os efeitos de Instagram

Dito isso, quais são suas opções para criar filtro para Instagram? A resposta é: o Spark AR Studio. Trata-se de um software para computador desenvolvido pela Meta, empresa detentora de marcas como Facebook, Instagram e Whatsapp.

Ainda não existe nenhuma alternativa para criar filtros de Instagram pelo celular, por exemplo. Assim como, qualquer outro programa para computadores, além do próprio Spark AR Studio.

Apesar disso, o Spark AR Studio já é mais do que suficiente. É possível criar diferentes filtros para Instagram com seus recursos incríveis e muito fáceis de usar. 

Acredite ou não, em meia hora você pode ter um efeito para chamar de seu com o Spark AR Studio. Assim, vale muito a pena aprender como criar filtro para Instagram na plataforma.

Criando filtro no Instagram com Spark AR Studio

imagem de uma mulher mexendo no computador cheio de dados e gráficos

Logo abaixo, vamos explicar passo a passo como você pode criar filtro para Instagram com o Spark AR Studio. Desde o download da ferramenta, até a etapa de teste.

É claro que levará algum tempo até que você domine o software a ponto de desenvolver efeitos complexos, mas o que explicamos aqui é o bastante para criar ótimos filtros para Instagram. Vamos lá!

1. Baixe e instale o Spark AR Studio

O primeiro passo para criar filtro para Instagram com o Spark AR Studio não podia ser outro a não ser baixar e instalar o software no seu computador ― disponível para Windows e Mac. Para isso, é muito simples: 

  1. acesse a página do Spark AR Studio;
  2. faça o download;
  3. execute o programa e faça a instalação.

E pode ficar tranquilo. Você não vai precisar gastar nenhum centavo para usar este software. Uma vez que, tanto o download quanto criar filtro para Instagram é grátis no Spark AR Studio.

2. Entenda como funciona o software

Abrindo o Spark AR Studio, será solicitado que você faça o login com sua conta do Facebook. Ao colocar corretamente seus dados e confirmar, o software estará completamente pronto para uso.

Na tela inicial, repare que o Spark AR Studio oferece uma série de modelos personalizáveis de realidade aumentada. Eles são classificados em duas categorias: “Sharing Experience” e “Video Calling Experience”.

O primeiro diz respeito a efeitos desenvolvidos para serem compartilhados nos Stories. Enquanto o segundo, se refere àqueles filtros usados em tempo real, a exemplo de uma videoconferência.

3. Escolha o seu modelo

No Spark AR Studio, você pode criar filtro para Instagram completamente do zero ou usar os templates disponibilizados pelo software. Para quem está criando um efeito pela primeira vez, o mais indicado é a última opção.

Os templates são bastante variados. Alguns possuem itens de decoração, distorções no rosto ou mudanças de cores no cabelo. Enquanto outros, têm orelha ou focinho de animais, alteração no cenário e aparência de maquiagem.

Enfim, há muitas ideias para se inspirar e você pode criar algo novo a partir dos filtros existentes mostrados nos templates. Então, escolhido o modelo de criação, isto é, Stories ou videoconferência, selecione “Create project” para continuar.

4. Adicione os objetos

Na próxima etapa, você deve ir em “Scene” que fica no canto superior esquerdo da tela. Essa opção dará início efetivamente a criação do filtro para Instagram. Ao selecioná-la, toque em “Add object”, abrindo assim uma nova janela.

Em seguida, selecione a ferramenta “Face Tracker” no Spark AR Studio e a insira no projeto clicando em “Insert”. Com isso, o Face Tracker ficará disponível nos recursos do Scene, precisamente no canto esquerdo da tela.

O próximo passo para criar filtro para Instagram é justamente ir no Face Tracker e clicar sobre a opção com o botão direito do mouse. Para então, selecionar “Add” e depois a ferramenta “Plane”.

5. Importe a imagem para o projeto

Agora, é hora de preencher os objetos com o ativo. Ou seja, inserir a imagem que você deseja usar para criar filtro para Instagram ao projeto, carregando o arquivo diretamente do seu computador.

A princípio, você deve ir na opção “Add assef” que fica no canto inferior esquerdo da tela e selecionar “Material”. Para importar a imagem do PC, toque novamente em “Add assef” e depois vá em “Import from Computer”.

O ideal é que a imagem a ser usada no filtro seja no formato PNG e tenha fundo transparente. Assim como, conte com um nível de qualidade alto, passando por edições em ferramentas, como o PhotoShop, por exemplo.

6. Vincule o material na arte

Importou a imagem para criar filtro para Instagram? Ótimo! Agora vá em “Material”, “Texture” e “Choose file”. Perceba que, a imagem já está disponível para uso e você deve vinculá-la com a arte.

Para fazer isso, você deve encontrar novamente a aba “Scene”. Em seguida, ir até a opção “Plane”. E por último, tocar em “Material”, no qual você fará o processo, dando forma ao seu filtro para Instagram.

Você ainda pode trocar a posição do filtro por meio da ferramenta “Position”, deixando-a do jeito mais adequado na sua opinião. Assim como, aumentar e diminuir o tamanho da arte pela opção “Scale”.

7. Exporte seu efeito para Instagram

Ao criar filtro para Instagram, a próxima fase do processo é exportar o efeito à rede social. Sendo necessário pressionar a “seta para cima” que fica no canto inferior esquerdo da tela.

Depois disso, uma nova janela será aberta, mostrando informações da exportação na cor verde. Espere o carregamento terminar e toque na opção “Export” para continuar.

Concluindo a exportação do filtro para Instagram, selecione a opção “Open Spark AR Hub”. Assim, você será redirecionado automaticamente para o site plataforma do Facebook que permite você adicionar os filtros criados no Insta.

Na página inicial do “Spark AR Hub” selecione a opção “Começar” na parte inferior da tela. Então, escolha o Instagram como destino e coloque o nome que desejar no filtro criado.

Se o perfil em que o efeito será usado for comercial, você deve marcar a opção “Promoção de marca ou produto”. Porém, se não for o caso, clique no botão azul “Avançar”.

Em seguida, é necessário adicionar uma miniatura para o filtro, isto é uma pequena capa que representará esse efeito no Instagram. Carregue o arquivo e para finalizar o envio clique em “Carregar e continuar”.

Vale dizer que a arte em questão não pode ter o nome de outras pessoas, frases muito longas ou iguais ao nome do filtro. Sendo assim, o efeito não será aprovado pela plataforma.

8. Teste o seu filtro no Instagram

Feito isso, você pode testar o seu filtro no Insta. É possível ver uma prévia na rede social no tempo limite de 60 minutos. Basta clicar em “Mostrar no Instagram” e “Próximas etapas”.

Além disso, você pode copiar o link da prévia do filtro para Instagram e enviar para alguns amigos, perguntando o que eles acharam da sua criação e se vão usá-la caso seja aprovada.

Para testar o seu efeito no Instagram, você deve abrir a rede social e acessar a funcionalidade Stories. Enquanto o filtro não for aprovado, porém, você não pode publicar o Story com o efeito.

Como publicar um filtro no Instagram

homem usando o celular na mesa perto do café

Mas então, como publicar o filtro para Instagram que você criou? Como funciona a etapa de aprovação e quanto tempo leva? A seguir, vamos explicar isso e muito mais. Confira!

Como funciona a análise do filtro

Após testar o seu filtro no Instagram, volte para o Spark AR Hub. Na etapa “Descoberta”, você deve escolher a categoria do efeito criado e carregar um vídeo dentro da plataforma.

Esse vídeo deve ser gravado por meio da câmera do Instagram nos Stories. Além disso, deve conter os mesmos moldes da funcionalidade, isto é, com tempo de duração de até 15 segundos.

Ao cumprir esses e outros requisitos, faça o upload do vídeo no Spark AR Hub e clique sobre o botão azul “Avançar” na parte inferior da tela para ir para a próxima fase do processo.

Em “Programar”, você encontrará uma única configuração a ser feita. Marque a opção “Tornar ativo assim que aprovado” para o filtro aparecer imediatamente no Instagram depois da aprovação e toque novamente em “Avançar”.

Na etapa seguinte, fale um pouco sobre o que seu filtro faz e por quais motivos o efeito em questão ficará adequado à categoria escolhida anteriormente. Em seguida, clique em avançar e envie o filtro para análise.

A análise do filtro dura em média 5 dias úteis. Ou seja, pode ser mais ou menos tempo. E, antes de aprovar o seu efeito, a plataforma ainda pode solicitar alterações para que o filtro respeite as políticas e diretrizes do Insta.

Como acessar o filtro aprovado

Quando o filtro for aprovado, você receberá um email avisando que o efeito já está disponível. Para acessá-lo, basta entrar no seu perfil no Instagram e ir até o ícone com um “emoji sorrindo”.

Simples, não é? Agora é só usar o seu filtro nos seus conteúdos e dar mais originalidade para o perfil, alcançando mais pessoas, ganhando mais seguidores e aumentando seu engajamento.

Como criar um efeito para Instagram de outro tipo

Todo o passo a passo que mostramos sobre como fazer efeito no Instagram serve para modelos mais básicos de filtros. Contudo, o Spark AR Studio tem muitas outras possibilidades à disposição.

Você pode, por exemplo, adicionar ativos 3D na arte que está criando ou usar texturas para melhorar a qualidade do efeito. Seja como for, é preciso mais conhecimento técnico e domínio do Spark AR Studio.

Esses tipos de filtros são mais complexos de se fazer. Então, requer muita experiência por parte do criador. Para iniciantes, o recomendado é usar os templates prontos até que dominem completamente a plataforma.

Conclusão

E aí, aprendeu como criar filtro para Instagram? Esperamos que sim! Se você seguir o passo a passo que mostramos ao longo deste conteúdo não tem erro. Em 30 minutos ou menos você terá um efeito pronto para chamar de seu.

Então, faça seus filtros o quanto antes e use essa criação de forma estratégica no Instagram, aumentando os resultados e relevância do seu perfil com efeitos incríveis.