Se mesmo compartilhando conteúdos de qualidade para o público você não consegue um bom engajamento no perfil, você precisa começar a usar o CTA no Instagram o quanto antes.

Em resumo, CTA (Call To Action ou Chamada Para a Ação na tradução em português) é uma técnica de copywriting capaz de incentivar uma ou mais pessoas a fazerem determinada coisa de forma imediata.

A ideia por trás do CTA é que as pessoas não vão tomar a decisão esperada a não ser que você recomende tal ação. Então, você precisa dar essa sugestão sendo persuasivo.

No Instagram, há diversos momentos em que o conceito pode ser perfeitamente adaptado. Legendas, anúncios, botões de ação, dentre outros. Assim, é uma técnica capaz de aumentar seus números de:

  • contas alcançadas;
  • engajamento;
  • vendas.

Logo abaixo, vamos te mostrar exatamente o que é CTA no Instagram, como funciona e suas principais vantagens. Além de dar 20 exemplos da técnica para você se inspirar.

Tenha uma excelente leitura!

O que é CTA (Call To Action)?

CTA é uma técnica popular em marketing e vendas. Ela costuma ser usada no final de mensagens e tem o objetivo de direcionar uma ou mais pessoas a realizarem uma ação específica imediatamente.

Com certeza, você já viu várias frases com CTA por aí. Mesmo não sabendo que se tratava de uma técnica de copywriting. Alguns exemplos, são: “leve 2 por 1”, “entre em contato” ou “faça uma visita”.

Em outras palavras, o CTA está por todo lugar. Banners, panfletos, mercados, entre outros. É uma técnica comprovadamente funcional para levar pessoas a decisões esperadas. Logo, cumpre um papel importante em qualquer estratégia comercial.

Como funciona o CTA (Call To Action)?

mulher gravando vídeo segurando placa com cta para instagram

O CTA funciona como um estímulo persuasivo para direcionar o público a tomar uma ação específica. Ele cria um incentivo claro capaz de motivar pessoas a agirem de acordo com os objetivos de determinada marca.

A estrutura do CTA depende da plataforma em que a técnica será aplicada. Mas geralmente, envolve o uso de elementos visuais e verbais que chamam a atenção do público e comunicam a ação desejada, incluindo:

  • frases persuasivas;
  • imagens;
  • botões;
  • links;
  • emojis.

Seja como for, o fato é que o CTA é capaz de alavancar os resultados de marcas de diferentes maneiras. Desde que, a chamada para ação vem acompanhada de um bom contexto e elementos chaves.

Qual a importância do CTA (Call To Action) para o Instagram?

No Instagram, a importância do CTA está diretamente relacionada com o crescimento do perfil. Uma vez que, ajuda marcas posicionadas na rede social a atrair, engajar e converter o público.

O ideal é que cada ação feita na plataforma por uma marca tenha um objetivo claro. Contudo, quando você não adiciona o CTA no Instagram, o visitante ou seguidor do perfil pode realizar qualquer ação.

Sendo assim, quando você começa a usar um CTA  “siga o perfil” nos anúncios veiculados no Insta, a tendência é que seu número de followers cresça exponencialmente.

Além disso, “deixe um like”, “comente abaixo” ou “compartilhe a publicação com seus amigos (a)” são frases que, apesar de simples, são capazes de aumentar consideravelmente o engajamento do perfil.

Da mesma forma, “manda uma DM”, “entre no link da bio”, “inscreva-se” ou “faça a compra”, são CTAs no Instagram que te ajudam a converter seguidores em leads ou até mesmo clientes da marca.

Portanto, o CTA é uma técnica indispensável para a estratégia de qualquer marca na rede social. Afinal, há inúmeras ações comerciais possíveis de serem feitas no Instagram.

Quais são os tipos de CTA (Call to Action) para o Instagram?

Existem várias formas de adaptar o CTA no Instagram. A técnica de copywriting é bastante versátil. Assim, pode ser usada para diferentes objetivos da marca na rede social. Entre os principais tipos de chamada para ação no Insta, destacamos:

  1. legendas persuasivas: o CTA pode ser usado no final de legendas persuasivas de posts, incentivando os seguidores a realizarem uma ação específica;
  2. botões de ação: o Instagram oferece recursos a exemplo do botão “Contato” e “Email” para perfis comerciais. Eles são CTAs que direcionam os usuários para uma página que viabiliza o contato externo à rede social;
  3. links na bio: é o tipo de CTA se resume a adicionar um link na biografia do perfil para direcionar os seguidores para um site, landing page ou página de vendas;
  4. anúncios pagos: são CTAs em que você incentiva o público alcançado por seus criativos a botões de ação com link, como “Saiba mais” ou “Faça o download agora”;
  5. Stories interativos: é o CTA que aproveita os recursos interativos dos Stories, como enquetes, perguntas ou desafios, para incentivar a participação do público e direcioná-los a realizar uma ação relacionada.

Como criar um CTA (Call To Action) para o Instagram?

mulher digitando no notebook

Mas então, como criar um bom CTA no Instagram? O que você deve considerar para construir boas chamadas para ação para seu perfil na rede social? Descubra abaixo!

1. Defina seu objetivo

Primeiramente, você deve definir um objetivo para criar um bom CTA no Instagram. Ou seja, se perguntar qual ação específica você deseja que os visitantes e seguidores do perfil façam, como, por exemplo:

  • deixar um follow;
  • curtir, comentar ou compartilhar a publicação;
  • acessar o link na bio;
  • visitar um site;
  • inscrever-se em um evento.

Isso porque, o CTA deve ser específico para ser impactante o bastante. Ele precisa ser personalizado por meio de um contexto coerente. Caso contrário, não será tão efetivo.

Sendo assim, tenha em mente qual é o objetivo da mensagem antes de começar a efetivamente criar um CTA. Essa premissa faz toda a diferença nos resultados da aplicação da técnica.

2. Seja claro

Um bom CTA no Instagram deve ser claro e fácil de entender. Então, não caia na tentação de usar termos complexos, vagos ou ambíguos. Eles podem confundir seus visitantes e seguidores.

Seja direto e conciso, transmitindo claramente qual ação você quer que o público tome. Use frases curtas e objetivas para que o CTA seja facilmente compreendido e assimilado.

Com isso, a taxa de resposta à decisão esperada será muito maior. Afinal, o objetivo do CTA no Instagram é levar os usuários a agirem de imediato. Dessa forma, a chamada para ação não pode ser nada complicada.

3. Use verbos de ação

Por sua vez, os verbos de ação são essenciais na criação de CTAs no Instagram eficazes. Eles transmitem a ideia de movimento. Assim, incentivam os visitantes e seguidores a agir imediatamente. 

Ou seja, enquanto os verbos no gerúndio transmitem uma sensação de continuidade e envolvimento, os verbos no imperativo, isto é, os verbos de ação, são mais diretos e incisivos.

Portanto, use verbos como, por exemplo, “comprar”, “inscrever-se”, “participar”, “descobrir” e outros similares para construir bons CTAs e estimular a ação do público.

4. Crie senso de urgência

Além dos verbos de ação, é interessante você usar outros elementos persuasivos para fortalecer o CTA no Instagram, a exemplo do gatilho mental de senso de urgência.

Combine verbos de ação junto com palavras de impacto, como “descubra agora”, “por tempo limitado”, “últimas vagas disponíveis”. Dessa forma, você aumenta o apelo emocional da chamada para ação.

Perceba que, os exemplos de CTA acima são referentes a limitação de tempo ou quantidade em relação a determinada coisa. É justamente a partir de ambos que você cria um forte senso de urgência e torna a técnica muito mais efetiva.

5. Ofereça benefícios

Ao criar um CTA no Instagram mais voltado à venda, comunique os benefícios que os usuários vão ter se realizarem a ação desejada pela marca. Isso porque, você aumenta o incentivo para fazê-lo quando deixa as vantagens claras.

Para isso, é fundamental conhecer bem o seu público, isto é, entender suas dores, desejos e necessidades. Então, pensar em como sua oferta pode ajudá-los a alcançar seus objetivos.

Em seguida, faça uma proposta única de valor, destacando o que torna sua oferta especial entre tantos concorrentes. Para tornar o CTA ainda mais convincente, use depoimentos e cases de sucesso, mostrando os resultados dos clientes da marca.

6. Utilize emojis

Os emojis podem adicionar personalidade e tornar o CTA muito mais atraente visualmente. Então, escolha emojis que complementam sua mensagem e os coloque junto ao texto do CTA. 

Por exemplo, um emoji de “seta apontando para cima” pode enfatizar o convite para “subir” e clicar em um link. Do mesmo modo, emojis com sorrisos, exclamações ou rostos radiantes, transmitem mais entusiasmo.

Vale dizer que, os emojis devem complementar sua mensagem e tornar o CTA mais atraente, mas não necessariamente substituir a clareza e a relevância da comunicação. Então, use o elemento com moderação.

7. Seja autêntico

Na criação de um CTA no Instagram, não se esqueça de manter a autenticidade da marca. Use uma linguagem que reflita sua personalidade e seja coerente para seu público.

Em outras palavras, você tem que manter os valores, princípios e tom de voz da marca na sua comunicação. Caso contrário, você pode minar a confiança dos usuários.

Portanto, evite usar frases clichês ou promessas exageradas. Mostre aos seus seguidores que o CTA é um chamado para resolver um problema real com eficiência. Com isso, há mais chances deles tomarem a decisão esperada.

8. Teste

Testar diferentes CTAs é essencial para encontrar o que funciona melhor para sua audiência. Desse modo, experimente diferentes variações de texto, elementos visuais e posições em que a chamada para ação será inserida, por exemplo.

Então, acompanhe as principais métricas de engajamento e conversão do perfil da marca no Instagram para identificar quais CTAs estão gerando os melhores resultados. 

Se necessário, realize testes A/B, nos quais você usa dois CTAs diferentes para grupos de visitantes por seguidores e avalia qual entre ambos teve um desempenho mais efetivo.

9. Otimize

Com base nos resultados dos testes, otimize seu CTA no Instagram. Mude o que for necessário para maximizar o impacto da técnica dentro e fora da rede social, como alterar texto, cor, design, posição, por exemplo.

Além disso, monitore e desempenho dos CTAs periodicamente, faça novos testes e promova outros ajustes e melhorias. Assim, você refina a técnica e a torna cada vez mais efetiva para seus resultados.

Inclusive, esteja aberto a experimentar novas abordagens e ideias relacionadas com o CTA no Instagram. Por mais bem elaborada que seja sua chamada para ação, sempre há como aprimorá-la.

20 exemplos de Call to Action para Instagram

Além do passo a passo para criar bons CTA no Instagram, listamos abaixo 20 exemplos de Call To Action para você se inspirar e convencer a maior parte do público a qualquer ação imediata. Veja abaixo!

  1. “curta se você concorda!”
  2. “comente abaixo sua opinião!”
  3. “marque um amigo que precisa ver isso!”
  4. “clique no link da bio para saber mais!”
  5. “siga nosso perfil para receber dicas exclusivas!”
  6. “compartilhe essa postagem com seus seguidores!”
  7. “participe do nosso sorteio e concorra a prêmios!”
  8. “inscreva-se no nosso canal do YouTube para assistir o vídeo completo!”
  9. “faça o download no nosso ebook gratuito no link da bio!”
  10. “agende sua consulta gratuita pelo Direct!”
  11. “visite nossa loja e conheça nossa nova coleção!”
  12. “aproveite o cupom de desconto exclusivo”!
  13. “toque duas vezes na imagem de você concorda!”
  14. “marque a pessoa que vai adorar essa dica!”
  15. “compre agora e aproveite o frete grátis!”
  16. “comente “Eu quero” e receba um conteúdo exclusivo!”
  17. “junte-se àqueles que já transformaram sua vida com o [Nome do Produto]!”
  18. “inscreva-se e participe do evento!”
  19. “comente “Sim” se quer receber mais dicas sobre [Assunto]!”
  20. “quer ver os bastidores de [Evento]? Responda com um [Emoji]!”

Conclusão

notebook com papéis de resultados e lupa ao lado

Por fim, o CTA no Instagram tem uma importância enorme na estratégia de marketing e vendas de marcas na rede social. Ele é o pequeno empurrão que falta para seus visitantes e seguidores realizarem a ação esperada.

Então, construa os melhores Call to Action para Instagram possíveis e aumente seus números de contas alcançadas, engajamento e conversões. A técnica pode expandir seus resultados e relevância na plataforma.