Certamente, o Insta é uma das melhores plataformas para se relacionar com o público. Ele tem características e recursos favoráveis a isso. No entanto, para se destacar, é preciso dominar os principais tipos de conteúdo para Instagram.

O engajamento é o principal objetivo do posicionamento de marcas na rede social. Ou seja, cada publicação precisa chamar a atenção dos usuários de alguma forma e fazê-los se interessarem cada vez mais na proposta do perfil.

Sendo assim, você sempre tem que compartilhar informações relevantes, usar imagens de alto nível de qualidade e interagir com o máximo de pessoas possível na aba de comentários, por exemplo.

No entanto, há algo ainda mais importante: o formato de conteúdo. Há tipos de conteúdo para Instagram capazes de gerar muito mais engajamento do que outros.

Dessa forma, você precisa conhecê-los e dominá-los para não só evitar que suas publicações “flopem”, mas também alavancar todos os seus resultados na plataforma.

Tenha uma excelente leitura!

Qual a importância de entender os tipos de conteúdo para Instagram mais populares?

Existe uma série de tipos de conteúdo para Instagram possíveis de criar. No entanto, os formatos mais populares entre os usuários são aqueles que valem mais a pena entender e, posteriormente, dominar.

Primeiramente, porque são postagens com menos chances de “flopar”, isto é, não gerar o engajamento necessário para manter o perfil em crescimento. Uma vez que, estão em alta dentro da rede social.

Além disso, compreender os tipos de conteúdo para Instagram ajuda a definir quais funcionalidades serão usadas no posicionamento da marca. Ou seja, você percebe em quais formatos deve investir para se conectar com o público.

Portanto, a comunicação do perfil fica muito mais assertiva quando você se dedica a entender e dominar completamente os principais tipos de conteúdo para Instagram.

Por que diversificar os tipos de conteúdo?

notebook lâmpada e caderno com nome estratégia de conteúdo sobre uma mesa

Recentemente, o Instagram chegou a impressionante marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Com isso, a disputa pela atenção das pessoas está cada vez mais acirrada na plataforma.

Embora vários novos potenciais clientes começaram a usar a rede social, inúmeras  empresas e profissionais também decidiram se posicionar no Insta para expandir seus resultados e relevância.

Desse modo, é mais do que necessário diversificar os tipos de conteúdo compartilhados no perfil para se destacar entre o mar de publicações feitas diariamente no Instagram.

Mas não é só isso. O próprio algoritmo do Insta valoriza a diversificação dos formatos de conteúdos. Isso porque, a prática contribui para uma melhor experiência dos usuários na rede social.

Em outras palavras, a variação de formatos aumenta o dinamismo dos conteúdos do perfil. Eles permanecem interessantes na percepção do público, mesmo após diversas publicações.

Assim, os usuários tendem a ficar mais tempo no Instagram. Consequentemente, o algoritmo passa a entregar suas postagens para mais pessoas e ajuda seu perfil a crescer cada vez mais.

Qual conteúdo faz mais sucesso no Instagram?

Apesar de existirem diversos tipos de conteúdo para Instagram populares, não há um único formato considerado como “o melhor” ou “aquele que faz mais sucesso”.

Até porque, é uma questão relativa. Ou seja, o sucesso de determinado tipo de conteúdo depende de outros fatores importantes, como nicho de mercado, público e tendências atuais, por exemplo.

Inclusive, o recomendado não é escolher um formato para criar publicações, mas sim encontrar os melhores, isto é, os mais populares e coerentes para a marca. Só assim, será possível manter os conteúdos do perfil atrativos o bastante.

Como escolher os melhores conteúdos para o Instagram?

Para escolher os melhores tipos de conteúdo para Instagram, você tem que considerar questões atreladas ao posicionamento da marca na rede social. Entre as quais, destacamos:

  1. objetivos: defina objetivos específicos da marca no Instagram. Você quer gerar engajamento, promover produtos/serviços ou aumentar sua relevância? A visão clara facilita a escolha dos formatos de conteúdo;
  2. público: entenda o que o público espera dos seus conteúdos. Faça pesquisas para identificar as necessidades dos potenciais clientes e escolha formatos que atendam suas expectativas;
  3. tendências do mercado: esteja atento às tendências do mercado. Tópicos populares indicam quais tipos de conteúdo para Instagram funcionam mais. Assim, podem influenciar na escolha dos formatos ideais.

10 tipos de conteúdo para Instagram mais populares

mulher usando celular enquanto está com notebook aberto

Dito isso, é hora de você conhecer 10 tipos de conteúdo para Instagram capazes de não só aumentar o engajamento do perfil, mas também alavancar seus resultados na rede social. Confira!

1. Videos engajantes

Um dos tipos de conteúdo para Instagram mais importantes para gerar engajamento são os vídeos. O formato oferece uma série de possibilidades de publicação, incluindo:

  • contar histórias;
  • apresentar produtos;
  • dar dicas;
  • criar tutoriais;
  • compartilhar momentos divertidos.

Na rede social, os vídeos costumam ser altamente atrativos e têm potencial de prender facilmente a atenção dos usuários. Até porque, há como usar o formato em postagens de:

  • Feed;
  • Stories;
  • Reels.

Para o Feed, você pode criar conteúdo para Instagram em vídeo apresentando superficialmente princípios, valores e propostas da marca. Enquanto nos Stories, o formato funciona muito bem no compartimento de bastidores.

Ambos geram um grande engajamento. No entanto, vídeos curtos do Reels possuem o efeito viral. Então, são capazes de gerar números expressivos para todo o perfil.

2. Fotos inspiradoras

Por sua vez, as fotos possuem um grande impacto visual e emocional no Instagram. Afinal, é a essência da plataforma. Antes de qualquer coisa, a rede social era atrativa visualmente quando foi lançada.

Sendo assim, você pode usar o valor das imagens no Insta ao seu favor. Ou seja, para transmitir mensagens inspiradoras e compartilhar momentos significativos, por exemplo.

A escolha de imagens de alta qualidade, com cores vibrantes e composições interessantes, são capazes de despertar a curiosidade e gerar mais engajamento do público no perfil.

3. Carrosséis Informativos

Ainda sobre imagens, o carrossel é um recurso do feed do Instagram que permite o compartilhamento de até 10 fotos em um mesmo post. Ele é perfeito para guias passo a passo ou lista de dicas, porque deixa o conteúdo mais completo.

Isso porque, você pode mostrar diferentes ângulos de determinado produto ou serviço da marca, por exemplo. Assim como, contar uma história na sequência de fotos.

Além disso, você ainda consegue adicionar vídeos nos slides do carrossel, deixando seus conteúdos de feed ainda mais robustos e com chances de ter um ótimo engajamento.

Inclusive, o algoritmo do Instagram valoriza criadores de conteúdos que usam o carrossel. Ele exibe duas ou até mesmo três vezes o post para o mesmo usuário com slides diferentes a fim de incentivá-lo a curtir, comentar ou compartilhar.

4. Unboxing

Entre os tipos de conteúdo para Instagram, também está o Unboxing. Ele consiste em mostrar o processo de abrir e revelar o conteúdo de uma embalagem para o público. Especialmente, quando se refere a produtos novos.

O formato proporciona uma experiência envolvente e curiosa para o público. Ou seja, o processo do unboxing cativa a atenção dos Instagramers. Com isso, dificilmente abandonam o conteúdo.

Se for um lançamento ou parceria da marca, você ainda pode destacar características, funcionalidades e benefícios do item. Então, incentivar os seguidores a comprá-lo.

5. Stories Interativos

A comunicação no Instagram não é unilateral, mas sim de mão dupla. Ou seja, a interação entre perfil e seguidores é valorizada na plataforma. Inclusive, os próprios recursos do Insta ajudam nisso.

Nos Stories, por exemplo, você tem tipos de conteúdo para Instagram interativos, como enquetes e caixinha de perguntas. São recursos que incentivam a participação e engajamento do público.

Sem contar que, são ótimos para ajudá-lo a entendê-lo melhor às necessidades, dores e desejos dos seguidores, além de receber feedbacks com opiniões positivas e negativas relacionadas à marca.

6. Challenges

Se você quer estimular a participação mais ativa dos seguidores no perfil, os challenges, isto é, desafios, também é um dos melhores tipos de conteúdo para Instagram.

Você pode, por exemplo, criar desafios temáticos relacionados com o nicho em que atua e convidar seus seguidores a participarem usando uma ou mais hashtags específicas.

Se você trabalha no ramo de alimentação, uma ideia interessante seria lançar o challenge “chef por um dia”. Então, dizer para o público contar histórias criativas sobre dias em que tiveram que ser o chef da cozinha da casa.

Só que, com uma regra: usar determinadas hashtags relevantes capazes de aumentar a segmentação do perfil. Nesta brincadeira, a história mais mirabolante venceria o desafio.

7. Quotes e Frases Motivacionais

Quotes (citações inspiradoras) e frases motivacionais são tipos de conteúdos para Instagram essenciais para criar conexão emocional com seus seguidores e aumentar o engajamento do perfil.

Uma vez que, essas postagens podem transmitir mensagens positivas, incentivar o empoderamento pessoal, fornecer motivação ou reflexões relevantes para o público.

Ao compartilhar quotes, você pode gerar um senso de identificação em que acompanha a marca na rede social. O que, consequentemente, leva a mais curtidas, comentários e compartilhamentos.

8. Conteúdo educacional

De fato, conteúdos educacionais são a principal forma de gerar valor em postagens para Instagram. Logo, são tipos de posts que tendem a fortalecer o engajamento do perfil.

Quando você compartilha conhecimento e informações relevantes na rede social, o público sente a necessidade de retribuir o favor de algum modo. Então, curtem, comentam ou enviam a publicação para quem conhece.

Portanto, sempre que possível faça posts com dicas, curiosidades, estatísticas interessantes ou fatos interessantes relacionados com o nicho de atuação. Com isso, você aumenta o engajamento, credibilidade e resultados da marca no Insta.

9. Tutoriais

Ainda sobre os conteúdos educacionais, uma das ideias de conteúdo para Instagram mais populares são os tutoriais. Ou seja, ensinar como seus seguidores podem fazer determinada coisa.

Você pode, por exemplo, pegar aquelas dúvidas ou problemas mais comuns do público da marca e criar um Reels com 5 informações ou métodos para resolver a questão.

Do mesmo modo, você pode usar o carrossel para dar uma resposta completa ou até mesmo o formato de vídeo do Stories, caso seja necessário explicar a solução com mais profundidade.

10. Antes e depois

Por último, mas não menos importante, temos o antes e depois entre os tipos de conteúdo para Instagram mais populares. Em resumo, o formato traça o paralelo entre dois momentos diferentes de uma mesma pessoa ou local.

A comparação evidencia transformações e resultados conquistados. Dessa forma, você pode usá-la para demonstrar o impacto do trabalho da marca na vida de quem já comprou sua ideia e incentivar outros a fazerem o mesmo.

O antes e depois pode ser aplicado em mudanças físicas, renovações de ambientes, progresso de projetos ou transformações pessoais. Então, serve para aumentar a autoridade, engajamento e resultados de marcas de vários nichos.

Conclusão

mulher no escritório usando tablet

Por fim, entender e dominar os tipos de conteúdos para Instagram mais populares é fundamental. Só assim, você pode se comunicar assertivamente com o público e tornar o engajamento do perfil cada vez mais forte.

De nada adianta investir em formatos de conteúdos com grandes chances de flopar ou que não fazem sentido na percepção do público. Então, se dedique àqueles que realmente valem a pena.