Se você quer ter um perfil de sucesso na rede social, saiba que a identidade visual no Instagram é um dos fatores mais determinantes para alcançar resultados expressivos.

Recentemente, o Instagram chegou a marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Com isso, nunca foi tão difícil chamar a atenção das pessoas na plataforma quanto nos dias atuais.

Desse modo, você deve apresentar diferenciais competitivos suficientes para se destacar entre os outros criadores de conteúdo e conquistar um lugar de relevância na rede social.

Nesse sentido, o apelo visual do perfil faz toda a diferença. Ele é o que gera a famosa primeira impressão para os visitantes e convence as pessoas a seguirem você no Instagram.

Ou seja, você tem que criar uma identidade visual no Instagram impactante o bastante para conquistar a atenção de seguidores engajados e crescer cada vez mais seu perfil. Como? Logo abaixo, vamos te mostrar passo a passo! Confira!

Qual a importância da identidade visual na construção da marca no Instagram?

De fato, o aspecto visual é a característica mais importante do Instagram. Desde o lançamento, a rede social valoriza demais o tipo de comunicação. Assim, se tornou a essência da plataforma.

Não à toa, o Instagram era centrado apenas no compartilhamento de fotos e vídeos no começo. Só que, mesmo após vários anos e atualizações, a inclinação para o lado visual permaneceu intacta.

Sendo assim, a identidade visual no Instagram merece um olhar especial por parte de profissionais e empresas posicionados na plataforma. Isso porque, é um dos fatores mais determinantes para ter bons resultados.

Em todas as funcionalidades da rede social, você deve apresentar uma comunicação visual coerente e impactante para atrair, engajar e converter o público à proposta da marca.

Antes de mais nada, a primeira coisa que os visitantes reparam é o desenvolvimento visual do perfil. Combinação de cores, elementos gráficos e qualidade de fotos, por exemplo.

Então, a identidade visual no Instagram é essencial para construir sua marca na rede social. Ela  gera uma boa primeira impressão no público e o convence a consumir seus conteúdos.

Como uma identidade visual consistente atrai seguidores engajados?

Quando você tem uma identidade visual no Instagram impactante, a tendência é que o perfil chame a atenção de inúmeros de seguidores engajados, isto é, pessoas realmente interessadas em sua proposta.

Primeiro, porque o público reconhece a marca mais facilmente. No Feed, as pessoas fazem julgamentos bem rápidos sobre qual post vale a pena parar e conferir.

Dessa forma, ter uma identidade visual bem estruturada ajuda quem te acompanha a reconhecer sua marca imediatamente quando o Instagram recomendar algum post.

Em outras palavras, toda vez que você compartilhar um novo conteúdo na rede social, há grandes chances dos seguidores pararem para ver e engajar na publicação.

Além disso, uma identidade visual bem elaborada transmite a imagem de profissionalismo por parte da marca para o público. Desde o primeiro momento, o perfil parece ser confiável na percepção das pessoas.

Do mesmo modo, a comunicação da marca fica muito mais clara e organizada no perfil. Consequentemente, a base de seguidores entende melhor o conteúdo, pois se acostuma com os padrões visuais estabelecidos.

Portanto, desenvolver uma boa identidade visual no Instagram é capaz de diferenciar sua marca entre os inúmeros concorrentes e fazê-la ganhar destaque na rede social.

Como definir uma identidade visual no Instagram?

Dito isso, como criar uma identidade visual no Instagram? Qual é o caminho para desenvolver uma presença marcante na rede social através de sua principal característica? Descubra abaixo!

1. Compreenda os valores da marca

Para desenvolver uma boa identidade visual no Instagram, o ponto de partida é compreender seus valores. Isso porque, a missão e propósito da marca é o que direciona todo o restante.

A finalidade da identidade visual é justamente representar o motivo de sua existência. Ou seja, é um cartão de visitas que esclarece a intenção da marca, mesmo com poucas palavras.

Assim, o ideal é que você tenha total clareza sobre a mensagem a ser transmitida e qual é a percepção por parte do público que o negócio espera com o posicionamento no Instagram.

São pilares de sustentação fundamentais para você escolher elementos visuais que se alinhem com a essência da marca e entreguem uma comunicação coerente.

2. Escolha uma paleta de cores

Entendendo profundamente os valores da marca, você já pode começar efetivamente a criar sua identidade visual no Instagram por meio da escolha da paleta de cores.

Ela é a responsável por estabelecer a atmosfera e o sentimento da marca na rede social, pois as cores trazem um impacto psicológico e emocional no público em geral.

Por isso, selecione cuidadosamente um conjunto de cores que se relacione diretamente com a personalidade da marca e comunique bem sua mensagem às pessoas.

Cores vivas e ousadas podem transmitir mais energia. Por outro lado, tons suaves podem evocar mais tranquilidade. Seja como for, a coerência na paleta de cores em posts do Instagram fortalece significativamente o reconhecimento da marca.

3. Determine as fontes

Além da paleta de cores, determine as fontes a serem usadas nos textos das publicações do perfil. Elas desempenham um papel fundamental na comunicação da mensagem da marca no Instagram.

A tipografia é capaz de transmitir diferentes emoções para o público. Então, use fontes que melhor reflitam a personalidade da marca. Seja moderna, elegante, amigável ou descontraída, por exemplo.

O ideal é escolher uma fonte principal e outra complementar para variar o estilo da postagem de vez em quando. De qualquer forma, garanta que são legíveis em diferentes tamanhos e dispositivos para não prejudicar a experiência dos usuários.

Assim também, as fontes selecionadas devem combinar com a paleta de cores e elementos de design definidos. Caso contrário, podem criar confusões visuais para o público.

4. Crie um logotipo ou ícone representativo

Sem dúvidas, o logotipo ou ícone é a representação visual mais importante de qualquer marca. Se ainda não tiver, desenvolva um que expresse sua essência em um design memorável.

O logotipo pode ser um elemento tipográfico apenas ou ter somente um símbolo icônico. Às vezes, profissionais e empresas combinam ambos para criar um modelo mais completo.

Independente da preferência, o logo da marca no Instagram deve ser simples o suficiente para ser escalável, isto é, prático de usar de diferentes formas. Assim como, fácil de lembrar por parte do público.

Ele é o principal elemento da identidade visual no Instagram. Assim, tem que aparecer em diversas partes do perfil. Por isso, o logotipo deve ser facilmente identificável por seus seguidores.

5. Estabeleça um estilo visual consistente

O estilo visual de um perfil no Instagram diz respeito à estética geral que a marca pretende transmitir para o público. Assim, você deve escolher o que melhor se encaixa em sua identidade e propósito.

Existem uma série de estilos visuais por aí para você se inspirar e criar uma comunicação atrativa do ponto de vista estético. Entre as principais, destacamos as seguintes:

  • minimalismo;
  • vibrações vintage;
  • modernidade.

Seja qual for sua escolha, use determinado estilo consistente em suas publicações na rede social. Com isso, você garante que seus conteúdos vão seguir um padrão visual unificado.

Quando você troca frequentemente o estilo, acontece uma quebra de coerência na percepção do público. As pessoas perdem a familiaridade com a marca e tendem a engajar menos em novos posts. Por isso, mantenha o mesmo estilo.

6. Crie diretrizes visuais para suas postagens

Para manter a identidade visual no Instagram da marca suficientemente consistente em todas suas publicações, você deve estabelecer diretrizes de uso e segui-las à risca.

Elas definem a composição da imagem, exploração dos espaços em branco e o posicionamento do logotipo, por exemplo. Assim como, fornece informações relevantes sobre:

  • layout;
  • proporções;
  • alinhamentos.

Assim, você tem um manual em mãos do que considerar na produção de conteúdo do perfil da marca. Sendo importante checá-los todas as vezes em que for criar novas postagens para o Instagram.

Se você contratou profissionais para cuidar do perfil da marca, como Social Media ou redatores, você ainda pode disponibilizar o manual com as diretrizes para manter um padrão visual unificado no Instagram.

7. Adapte sua identidade visual para o formato do Instagram

Às vezes, você já tem uma identidade visual bem desenvolvida em outras plataformas digitais, como Google, Facebook ou TikTok, por exemplo. Então, para agilizar o processo, você pode adaptá-la para o formato do Instagram.

Ou seja, é possível pegar cores, fontes e elementos de design de suas outras páginas e otimizá-los para o perfil da marca na rede social. Você muda pequenos detalhes, mas mantém a mesma essência.

Desse modo, você cria uma consistência de comunicação visual em diferentes canais do negócio, melhora o reconhecimento da marca e potencializa seus resultados e relevância. 

8. Mantenha a consistência em todos os elementos visuais

Seja após adaptar ou criar uma identidade visual no Instagram de zero, mantenha a consistência de todos os elementos visuais em todas as funcionalidades da rede social.

Em conteúdos de Feed, Stories ou Reels, as características visuais das postagens devem ser bem parecidas. Assim, você oferece uma experiência unificada para os seguidores.

Eles identificam e criam uma conexão com a marca mais facilmente quando há um padrão visual consistente. Então, você desenvolve uma comunidade cada vez mais engajada na proposta do perfil.

9. Avalie e ajuste sua identidade visual

Ao contrário do que muitos pensam, a identidade visual no Instagram não é algo estático. Ou seja, você não deve criá-la e apenas esperar os resultados chegarem com o passar do tempo.

Periodicamente, avalie quais são os resultados da comunicação visual da marca na rede social até então. Especialmente, com os feedbacks e engajamento do público nas publicações.

Da mesma forma, analise se a identidade visual ainda permanece alinhada com seus valores. Se necessário, promova melhorias para garantir a coerência e eficiência da estética da marca na plataforma.

5 ferramentas para apoiar sua identidade visual

Para criar uma identidade visual no Instagram realmente impactante, existem algumas ferramentas disponíveis que vale a pena você testar. Entre as quais, destacamos:

1. Canva

O Canva é uma plataforma versátil e popularmente usada para criar conteúdos visuais de forma fácil e eficaz. Mesmo pessoas sem habilidades avançadas em design gráfico, conseguem aproveitar ao máximo suas vantagens.

Ele oferece uma ampla variedade de modelos pré-definidos e dimensionados para diferentes funcionalidades do Instagram, como Feed, Stories e capas de destaques, por exemplo.

Além disso, a interface intuitiva do Canva ajuda você a personalizar cores, fontes e elementos gráficos facilmente. Então, alinhar a estética dos conteúdos de acordo com a identidade visual da sua marca.

Sem contar que o Canva tem milhões de templates e um gigantesco banco de imagens sem direitos autorais. Assim como, uma série de recursos de edição altamente eficientes.

2. Adobe Spark

Por sua vez, o Adobe Spark é uma plataforma voltada à produção de conteúdos visuais e interativos. Ele conta com uma série de recursos capazes de simplificar o desenvolvimento de designs, páginas web e vídeos curtos, por exemplo.

Do mesmo modo, possui diversos templates prontos para você criar publicações visualmente impressionantes no Instagram, ainda que não tenha tantos conhecimentos técnicos.

Assim também, o Spark tem opções de animações simples e narração de histórias interativas que elevam a interatividade dos conteúdos, deixando-os ainda mais envolventes para seus seguidores.

No mais, a ferramenta é integrada com o Adobe Creative Cloud. Com isso, você pode sincronizar projetos de diferentes plataformas e garantir a consistência visual da marca em todos os canais.

3. Unsplash

Já o Unsplash é uma plataforma de compartilhamento de imagens de alta resolução e isentas de direitos autorais. Ela possui uma vasta biblioteca de fotos tiradas por fotógrafos talentosos.

A própria ferramenta afirma ter 330 mil fotógrafos contribuintes, 5 milhões de imagens disponíveis e 13 bilhões de impressões por mês. Portanto, é uma gigante no mercado.

Quando você usa o Unsplash, você pode enriquecer a comunicação visual das suas publicações com fotos de alta qualidade. Então, tornar seus conteúdos ainda mais atrativos.

Para isso, você pode buscar por imagens específicas, relacionadas com seu nicho ou mensagem. Assim, passa a ter não só uma identidade visual impactante, mas também coerente no perfil do Instagram.  

  

4. Coolors

Entre as ferramentas para apoiar sua identidade visual no Instagram, ainda está a Collors. Trata-se de uma plataforma de geração de paletas de cores que te ajuda a escolher cores harmoniosas para representar a marca na rede social.

Apesar de ser essencial, escolher uma paleta de cores coesa para ter identidade visual consistente não é nada fácil. Dessa forma, o Coolors simplifica o processo para encontrar aquelas que melhor representam a existência do negócio.

Em resumo, você define uma cor base ou paleta de cores já existente dentro do Collors. Então, a plataforma gera esquemas de cores complementares, análogos e triádicos.

Mas não é só isso. Você ainda consegue visualizar as cores selecionadas em diferentes contextos e aplicativos para chegar a melhor decisão possível de paleta para sua identidade visual.

5. Fontjoy

Por último, mas não menos importante, temos o Fontjoy. O papel da plataforma é ajudar você a encontrar combinações de fontes que se complementam para a identidade visual da marca no Instagram.

Sem dúvidas, a tipografia é um dos elementos-chave para construir uma comunicação visual impactante no perfil. Só que, na maioria das vezes, é difícil encontrar o estilo ideal de fonte em termos de qualidade e legibilidade.

No Fontjoy, porém, você pode experimentar diferentes combinações de fontes até achar aquelas que melhor se alinham à estética visual da marca dentro da rede social.

Desse modo, você define uma ou mais fontes que combinam com as cores e elementos gráficos já escolhidos. Então, garante a consistência e atratividade das publicações do perfil da marca no Instagram.

5 dicas para destacar sua identidade visual

Quando for desenvolver a identidade visual para Instagram, você pode enfrentar dificuldades no processo criativo. Por isso, listamos abaixo 5 dicas valiosas para caprichar na estética do perfil da marca. Vamos lá!

1. Consistência na paleta de cores

Manter uma paleta de cores consistente é crucial para criar uma identidade visual memorável e única. Sendo assim, escolha um conjunto de cores que reflita a personalidade da marca e evite mudanças drásticas. 

Quando você usa as mesmas cores repetidas vezes, você estabelece um reconhecimento instantâneo e cria uma conexão emocional mais forte entre a marca e seguidores.

Além disso, a coerência no uso de cores transmite uma imagem de profissionalismo na percepção do público e cria um importante diferencial competitivo para seus concorrentes.

2. Use fontes consistentes

Além das cores, as fontes que você usa cumprem um papel significativo na percepção da marca para o público, visualmente falando. Até porque, são o centro da composição das imagens de conteúdos no Instagram.

Desse modo, escolha fontes que representam adequadamente a voz e estilo da marca e use as mesmas em todas as publicações do perfil. Seja de Feed, Stories ou Reels.

Com isso, você cria uma sensação de familiaridade e torna seu conteúdo mais legível e reconhecível. Ou seja, rapidamente seus seguidores vão identificar posts da marca e engajar com curtidas, comentários ou compartilhamentos.

3. Crie templates personalizados

Elaborar templates personalizados para diferentes tipos de postagens é uma forma eficaz de manter a consistência visual da marca no Instagram. Assim como, otimizar a criação de conteúdo. 

Nos modelos, você incorpora elementos-chave da identidade visual do perfil no Instagram, como cores, fontes e logotipo. Então, desenvolve postagens com aparência uniforme, mesmo que o conteúdo em si seja variado.

Nesse sentido, você reforça a essência da marca nas postagens. Além de economizar tempo e esforço para criar publicações que seguem as diretrizes visuais estabelecidas anteriormente, pois parte do trabalho já fica pronta.

4. Use imagens de alta qualidade

Se você quer gerar uma impressão positiva e impactante com sua identidade visual no Instagram, sempre tem que usar imagens de alta qualidade em suas publicações.

Quando for usar imagens representativas, por exemplo, escolha aqueles com alta resolução para o formato em que você precisa. Em fotos próprias, faça edições que realçam cada atributo do registro para manter o apelo visual do perfil.

Seja como for, imagens de alta qualidade demonstram profissionalismo. Elas tendem a reforçar a credibilidade da marca e aumentar significativamente o engajamento do perfil.

5. Mantenha um estilo visual coeso

Ter um estilo uniforme é fundamental para ter uma identidade visual impactante no Instagram. Assim, você deve usar consistentemente os mesmos filtros de edição, técnicas de fotografia e elementos gráficos.

De fato, variar os conteúdos do perfil faz toda a diferença para manter o interesse do público. Porém, quando o assunto é identidade visual, as mudanças devem ser sempre mínimas.

Isso porque, o objetivo não é só chamar a atenção, mas também transmitir a identidade e propósito da marca na comunicação visual. Portanto, mantenha um estilo coeso em suas publicações.

Conclusão

Por fim, a identidade visual no Instagram deve ser uma prioridade em sua estratégia de crescimento. Sem dúvidas, é um dos fatores mais determinantes para seu sucesso na rede social.

Antes de qualquer coisa, o que chama e cativa a atenção do público em geral no Instagram é a comunicação visual do perfil. Se a primeira impressão não for boa, provavelmente as pessoas vão ignorá-lo.

Sendo assim, você deve caprichar bastante na construção visual da marca na plataforma. Ou seja, usar elementos gráficos atrativos e coerentes com sua identidade e propósito.

Com isso, você impacta o público e conquista a atenção de inúmeros seguidores engajados em seu perfil. Então, desenvolva sua identidade visual e comece a construir uma presença marcante no Instagram o quanto antes.