Volta e meia o Insta apresenta alguma nova tendência para os usuários, não é? A bola da vez é o mosaico no Instagram, um estilo de publicações de feed capaz de tornar o perfil mais atrativo para visitantes e seguidores.

Basicamente, o efeito de mosaico no Instagram consiste na divisão de uma única foto em vários posts. Ele serve essencialmente para deixar postagens importantes do perfil em destaque.

Além disso, a prática pode organizar o feed e torná-lo um cartão de visitas mais convidativo na percepção do público. Consequentemente, os resultados e relevância do perfil tendem a aumentar bastante.

O problema é que, não é possível montar o mosaico no próprio Instagram. Esse não é um recurso nativo da rede social. Para isso, você deve usar aplicativos de terceiros.

Sendo assim, vamos te mostrar os 4 melhores apps disponíveis para criar mosaico no Instagram, além de 6 dicas valiosas que vão te ajudar no desenvolvimento do formato de post.

Tenha uma excelente leitura!

O que é um mosaico no Instagram?

mosaico com quadro fotos do instagram

Mosaico no Instagram nada mais é do que um tipo de publicação de feed criativo para cativar a atenção do público. Ele usa a principal característica da rede social ao seu favor, isto é, o aspecto visual. Assim, traz ótimos resultados para o perfil.

Para se destacar no Insta, é preciso ser impactante com suas postagens. E o feed mosaico propõe justamente isso. Uma vez que, uma imagem dividida em várias publicações causa mais impacto do que o post tradicional com foto única.

Quando vê o perfil, os visitantes ficam mais propensos a segui-lo, pois notam mais organização e qualidade visual nas postagens, ficando com uma boa impressão sobre seu trabalho.

Por esses mesmos motivos, os seguidores podem ser incentivados a engajar na proposta do perfil por meio do mosaico no Instagram, aumentando seus números de:

  • curtidas;
  • comentários;
  • compartilhamentos;
  • salvos.

Vantagens de ter um mosaico no Instagram?

Mas quais são os benefícios do mosaico no Instagram na prática? Primeiramente, o estilo de publicação é altamente eficiente para despertar a curiosidade dos usuários.

Quando se deparam com uma das partes da imagem completa no feed, visitantes e seguidores são estimulados a entrarem no perfil apenas para ver a composição total da publicação.

Por tabela, a curiosidade despertada pode se transformar em um follow, curtidas, comentários ou compartilhamentos, por exemplo. Então, essa é uma das principais vantagens do mosaico.

Além disso, usar o mosaico no Instagram é um jeito inovador de dialogar com o público. O que pode diferenciar seu perfil dos demais e colocá-lo um passo à frente dos concorrentes.

Sem contar que, optar por esse efeito pode organizar o feed e torná-lo muito mais bonito. Afinal de contas, cada uma das publicações se complementam em vez de ficarem isoladas.

Formatos de mosaico no Instagram

Dito isso, quais são os formatos possíveis de mosaico no Instagram? De quais maneiras você pode inovar o feed do seu perfil e entrar na nova tendência da rede social?

Como já mencionamos, não é possível montar mosaico no Instagram de forma nativa, isto é, com recursos originalmente da plataforma. Assim, é necessário usar apps terceiros para desenvolvê-los.

Nestes aplicativos, você pode criar mosaico no Instagram de 3 fotos, 6 fotos ou 9 fotos, por exemplo. Alguns contam com mais opções, no entanto, esses são os formatos usados pelos criadores de conteúdo.

4 melhores app para fazer mosaico no Instagram

mão usando celular com capa verde

Listamos abaixo os melhores apps para criar mosaico no Instagram. São ferramentas completas e fáceis de usar, nas quais você pode criar mosaicos únicos. Dá uma olhada!

Canva

O Canva é uma das plataformas de design mais populares do mundo. Ele pode ser usado para montar mosaicos para Instagram com elementos gráficos em vez de imagens ou fotos já prontas.

Em outras palavras, você pode criar um mosaico totalmente do zero a partir do Canva, desenvolvendo cada uma das artes da publicação em conjunto para que se complementem. Para isso, o passo a passo é o seguinte:

  1. entrando no Canva, toque em “Criar novo design” e depois em “Tamanho personalizado”;
  2. escolha o tamanho do design considerando o número de imagens necessárias para o mosaico (ex: 3240×1080 para 3 imagens de mosaico);
  3. vá em “Arquivo”, “Configurações de visualização” e “Mostrar réguas e guias”;
  4. mova a régua da esquerda para a direita até chegar em 1080;
  5. faça a mesma coisa só que agora até chegar em  2160 (cada espaço de 1080 equivale a uma imagem de post de feed do Instagram);
  6. faça o mosaico do jeito que desejar;
  7. faça o download do mosaico na opção “Baixar” da aba “Compartilhar”;
  8. pronto!

Terminando o design do mosaico e salvando-o em seu dispositivo, você deve usar um aplicativo que separa cada imagem nos tamanhos e proporções ideais para postar no Insta, como: Grid Post, Grids for Instagram e Grids App.

Grid Post

O Grid Post é um aplicativo disponível nas lojas de aplicativos Google Play Store e App Store. Ele tem diferentes formatos de divisão de fotos em mosaico (3×1 a 3×5) e interface bastante intuitiva.

Para baixá-lo e usá-lo, você não precisa pagar absolutamente nada. Porém, há um upgrade para versão paga dentro do app no valor de R$25,99. Para criar mosaico no Instagram com o Grid Post, o passo a passo é:

  1. faça o download e instalação do Grid Post;
  2. entre no aplicativo e toque em “Create Grid”;
  3. vá em “Grades de fotos”;
  4. escolha a foto a ser dividida para montagem do mosaico;
  5. selecione o formato de mosaico ideal;
  6. toque no ícone de confirmação “✓”;
  7. pronto! Cada parte do mosaico será baixada automaticamente para você postar no Instagram.

Grids for Instagram

O Grids for Instagram, por sua vez, é um aplicativo de criar mosaico no Instagram disponível apenas para dispositivos iOS. Ele é parecido com o Grid post. Inclusive, tem as mesmas opções de grades.

A opção tem uma interface simples e fácil de usar. É gratuita, mas conta com um plano de assinatura dentro do app com mais recursos, o qual custa $27,49. Para criar mosaico de fotos com o Grids for Instagram, siga o passo a passo abaixo.

  1. faça o download e instalação do Grids for Instagram no seu dispositivo;
  2. entre no aplicativo e toque em “Gallery” para carregar uma imagem ou “Camera” para tirar uma foto;
  3. defina em quantos pedaços a imagem será divida;
  4. toque na primeira imagem para postá-la no Instagram. Retorne para o app e faça o mesmo com cada uma das partes do mosaico;
  5. pronto!

Grids App

Entre os melhores aplicativos para fazer mosaicos de fotos no Instagram, também temos o Grids App. Essa opção está disponível apenas para iOS e tem recursos para além da divisão de imagens.

Ele tem os mesmos formatos que os outros apps, além de uma uma interface simples. Porém, o principal diferencial do Grids App é o modo de editar fotos, no qual você pode, por exemplo:

  • mudar cores;
  • inserir textos;
  • adicionar figurinhas.

O download e uso do Grids App é gratuito, mas, para quem estiver interessado, há uma versão premium do aplicativo por R$55,90, com mais benefícios para você aproveitar. Além disso, para montar mosaico no app, é muito simples:

  1. faça o download e instalação do Grid App no seu Iphone;
  2. entre no aplicativo e toque em “Grid”;
  3. escolha a imagem a ser usada no mosaico;
  4. selecione o número de grades da imagem;
  5. edite o mosaico trocando cores, inserindo textos ou adicionando figurinhas;
  6. toque na primeira imagem e faça a publicação no Insta. Volte para o Grid App e realize o mesmo processo para compartilhar o restante das partes do mosaico;
  7. pronto!

6 dicas de como fazer mosaico no Instagram

mulher com tablet na mão sorrindo

Agora que você já sabe tudo sobre mosaico no Instagram e até mesmo os melhores apps para montá-lo, vamos te dar 6 dicas valiosas que vão te ajudar a criar mosaicos incríveis. Confira!

1. Faça com que cada pedaço funcione isoladamente

Para ver o mosaico no Instagram, o usuário precisa acessar o seu perfil. Isso porque, no feed só aparece cada uma das partes que foram divididas para criar o estilo de publicação.

Desse modo, faça com que cada pedaço do mosaico funcione isoladamente, isto é, que sejam coerentes por si só. Senão, o mosaico pode gerar o efeito contrário do esperado.  

Nem sempre visitantes e seguidores percebem que determinado conteúdo se trata de um post em formato de mosaico. Com isso, podem se sentir confusos e decidir não seguir te acompanhando no Insta.

Então, não deixe uma parte do mosaico ficar totalmente dependente da outra. Só pequenos detalhes devem ser divididos entre as imagens do mosaico para não causar estranheza na percepção do público.

2. Abuse da criatividade

Na montagem do mosaico no Instagram, use e abuse da criatividade. É o grande trunfo para tornar essa prática altamente efetiva para os resultados e relevância do perfil.

Pensar fora da caixa sempre foi e sempre será uma das melhores formas de se destacar dos demais. Então, mostre algo diferente do que já foi compartilhado na rede social quando for desenvolver seus mosaicos para Instagram.

Lembrando que, criatividade não é necessariamente criar algo completamente do zero. Você pode reunir ideias já existentes e tirar insights importantes que o ajudem a inovar.

3. Considere os objetivos da sua empresa

Muitos ignoram isso, só que considerar os objetivos de sua empresa faz toda a diferença nos resultados obtidos com o mosaico no Instagram. Às vezes, essa não é a abordagem ideal para seu público e pode afastá-lo ao invés de aproximá-lo.

Em outras palavras, usar o mosaico no Instagram só porque é uma tendência da plataforma não faz sentido para negócios. É preciso ser estratégico, analisando como o público receberá esse estilo de post.

Contudo, se você acha que não pode usar mosaico no Instagram apenas porque seu perfil tem objetivos comerciais, está enganado. Marcas e eventos conceituados, como Coca-Cola, Kabum e Rock in Rio já o fizeram e foi um sucesso.

4. Seja coerente na escolha das cores

Os mosaicos no Instagram que funcionam, no sentido de elevar os números do perfil, são coerentes em termos de conteúdo, design e cores. Assim, você também deve definir uma paleta de cores para fazê-los.

A Coca-Cola, por exemplo, usa diferentes tons de vermelho no mosaico no Instagram que faz. Então, siga a mesma e monte suas publicações de mosaico com tonalidades de cores parecidas para deixá-las ainda melhores.

5. Dê espaços entre diferentes mosaicos

Para o mosaico não tornar seu perfil monótono, é interessante você dar espaços entre diferentes mosaicos. Ou seja, criar posts separador de feed do Instagram, os quais quebrem o ritmo de publicações parecidas.

Mais do que atrair a atenção das pessoas, você precisa retê-la o máximo de tempo que puder. Com isso, dar espaços entre os mosaicos é uma forma de manter seu perfil interessante para o público.

6. Faça mosaico de conteúdos

Ao contrário do que muitos pensam, o mosaico no Instagram não se refere apenas a divisão de uma foto em várias publicações, mas também a design criados do zero que se complementam.

Nesse sentido, faça conteúdos de valor no estilo de mosaico. Responda dúvidas, mostre o caminho para resolver problemas e compartilhe dicas com o público do seu perfil.

Conclusão

Por fim, vale a pena usar o mosaico no Instagram na estratégia de conteúdo do seu perfil. É uma das melhores formas de deixar o feed organizado, bonito e atrativo para o público, isto é, o principal cartão de visitas da rede social.

Quando usado corretamente, o mosaico no Instagram é capaz de aumentar o número de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos do perfil, por exemplo.

Então, com tudo o que aprendeu aqui, monte seus mosaicos o quanto antes para entrar na nova tendência do Instagram e alcançar resultados ainda mais expressivos.