Por ser uma plataforma essencialmente visual, os conteúdos compartilhados no Insta precisam de imagens em alto nível de qualidade. Para isso, porém, você precisa aprender como editar fotos no Instagram.

Na rede social, você só tem alguns segundos para chamar a atenção de quem está vendo seu post. Assim, uma foto para Instagram borrada ou mal planejada pode significar a perda de seguidores, curtidas ou comentários, por exemplo.

Além disso, mesmo que você tenha tirado uma boa foto para postar no Insta, ela pode não ser atrativa o bastante sem a edição correta, isto é, sem o filtro, coloração ou tamanho ideal.

Portanto, vamos te mostrar como editar fotos no Instagram. Podemos adiantar que não é nenhum bicho de sete cabeças. Você não precisa dominar o Photoshop ou outra ferramenta complexa, mas sim alguns recursos nativos da rede social.

Acompanhe!

Como tirar foto para Instagram?

Melhorar a qualidade das imagens do seu perfil no Insta começa antes mesmo da edição. Primeiramente, é preciso aprender como tirar foto no Instagram para que na hora de editar só existam pequenos ajustes a serem feitos.

Para tirar boas fotos, não basta contar com a sorte, fazendo selfies até que uma das imagens agrade você. Um pouco de consciência sobre o processo, dedicação e criatividade faz toda a diferença.

Você deve, por exemplo, usar a iluminação ao seu favor, explorar diferentes tipos de enquadramento do seu rosto e entender qual é a proporção ideal da plataforma. No caso, o tamanho de imagens correto do Instagram.

Dicas para tirar fotos mais bonitas

Mas então, como tirar fotos bonitas? Vamos te dar algumas dicas valiosas. A primeira delas é sobre iluminação. O ideal é que você aproveite ao máximo a luz natural, pois a qualidade da imagem fica muito melhor do que a artificial.

Assim também, busque usar o enquadramento mais adequado para você e não tire fotos centralizadas apenas ― algo comum quando estamos começando a fazer isso. Teste ângulos diferentes até encontrar um que fique excelente.

Além do mais, é interessante você usar cenários neutros nas fotos. Embora pareça algo secundário, a composição do fundo da imagem é determinante na qualidade da imagem.

Um cenário com uma série de informações torna a foto mais confusa na perspectiva dos seguidores. Enquanto um ambiente mais limpo, coloca todos os holofotes em você. Outras dicas para tirar fotos mais bonitas, são:

  • limpar a lente da câmera;
  • não usar flash;
  • não dar zoom;

Como editar fotos no Instagram?

pessoa usando celular sentada em uma cadeira

Aprender como editar fotos no Instagram é algo muito mais fácil do que você imagina. Especialmente, porque não requer conhecimentos técnicos prévios ou domínio de ferramentas complexas, por exemplo.

Não é exagero dizer que até mesmo uma pessoa que nunca editou uma foto na vida pode melhorar significativamente suas fotos. Uma vez que, o próprio Instagram disponibiliza recursos completos de edição aos usuários.

Para isso, você deve o upload de uma foto que tirou no Feed ou Stories do Instagram. Dessa forma, o editor de imagens da rede social será aberto com várias opções de filtros e configurações para melhorar o nível de qualidade da imagem.

Os filtros mudam totalmente o efeito visual da foto, deixando a imagem mais clara, escura ou com detalhes mais destacados, por exemplo. Quanto às configurações, estão na aba “editar” com recursos, como:

  • brilho;
  • contraste;
  • estrutura;
  • temperatura;
  • saturação.

Como postar foto no Instagram depois de editada?

Para facilitar o aprendizado de como editar fotos no Instagram, mostraremos passo a passo o caminho para não só deixar suas imagens mais bonitas, mas também compartilhá-las na rede social. Veja abaixo!

  1. abra o aplicativo do Instagram e vá no ícone “+”;
  2. escolha uma imagem e clique sobre a “flecha azul”;
  3. adicione um dos filtros disponíveis;
  4. vá na aba “Editar” ao lado de “Filtro” e configure a foto como quiser;
  5. terminada a edição, clique novamente sobre a “flecha azul”;
  6. na área final de criação de publicação, você pode inserir uma legenda, marcar pessoas ou adicionar localização;
  7. feito isso, toque no ícone de confirmação e… pronto! O conteúdo será compartilhado!

É possível editar uma foto depois de já postada?

Imagina que você fez o processo de como editar fotos no Instagram e compartilhou a imagem na plataforma, mas viu que a postagem precisa de um outro ajuste. Neste caso, seria possível editá-la?

A resposta é: não completamente. Você pode editar apenas a legenda do post, trocar a marcação de pessoas ou adicionar uma outra localização. Para isso, o passo a passo é o seguinte:

  1. ir até a publicação que quer alterar;
  2. clicar no ícone de três pontos;
  3. selecionar a opção “Editar”.

Qual a diferença de editar fotos para Feed e Stories?

O processo de como editar fotos no Instagram possui algumas diferenças de acordo com a funcionalidade usada, isto é, quando você usa o Feed ou Stories para postar na rede social.

Uma das mudanças é o tamanho das fotos, por exemplo. Para postagens do Feed, o tamanho ideal de foto é 1080 px por 1080 px no formato quadrado. Enquanto o Stories possui uma proporção padrão de 1920 px por 1080 px.

Então, a foto tirada deve ser adaptada ao tamanho correto. Caso contrário, a imagem pode ficar cortada ou com menos qualidade por ser forçada a ficar na proporção da funcionalidade.

Além disso, o Stories tem mais opções de filtros, ideias de brincadeiras, interações com seguidores e trends à disposição. E o processo de como editar Stories do Instagram não é o mesmo do que para Feed.

Não é possível editar a foto em si por meio dos Stories, por exemplo. Você deve fazer isso por um aplicativo terceiro e usar os recursos da funcionalidade com a imagem já pronta.

Usando os Destaques do Instagram para realçar seu Feed

Se você queria aprender como editar fotos no Instagram é porque deseja obter números melhores no Instagram, não é? Então, usar mais o destaque da rede social também pode ajudá-lo.

O destaque nada mais é do que a possibilidade de deixar Stories à mostra de forma permanente, já que os conteúdos dos Stories ficam ativos por apenas 24h na plataforma.

Essa funcionalidade serve como um complemento para o Feed, pois você pode preparar sequências de Stories que mostrem sua identidade e propósito dentro do Instagram. Assim como, sua opinião sobre assuntos relevantes no seu perfil.

Desse modo, você pode, por exemplo, preparar fotos para colocar nos destaques do Instagram. Sobretudo, na hora de falar sobre você ou dar opiniões subjetivas relacionadas com sua área de atuação.

É possível editar um Story depois de postado?

Assim como acontece em posts de Feed, você até pode editar um Story depois de postado, só que de forma mais limitada. Ou seja, não tem como acessar os mesmos recursos de antes da postagem, mas sim algumas poucas opções.

Atualmente, é possível editar apenas duas coisas: menções e rótulos de parceria paga. Quanto à inserir texto, mudar filtros e adicionar figurinhas, por exemplo, não é permitida a edição.

Para fazer uma das alterações disponíveis, você precisa acessar o Story publicado, ir até o ícone de três pontos no canto inferior direito da tela e selecionar “Adicionar menções” ou “Adicionar rótulo de parceria paga”.

É possível salvar fotos do Instagram depois de editadas?

Voltando a como editar fotos do Instagram, vários usuários têm uma dúvida em comum sobre o processo: “é possível salvar minhas fotos no meu dispositivo depois de editá-las na rede social?” A resposta é: sim. Mas não de modo nativo.

Para baixar fotos editadas dentro do Insta você precisa postá-las e buscar por ferramentas de terceiros que fazem o download de imagens por meio do link da publicação.

O máximo que dá para fazer é salvar a foto nos rascunhos da plataforma. Logo depois que você editar a imagem, tente voltar para a tela inicial. Assim, o Insta vai perguntar se você quer salvar o rascunho da postagem para postar em outra hora.

Passo a passo de como salvar suas fotos do Feed

Para baixar foto do Instagram feed, é muito simples. Apesar de ainda não ter uma opção nativa na rede social, com apenas alguns passos é possível salvar qualquer imagem no seu dispositivo. São eles:

  1. vá até a publicação que deseja salvar a foto editada;
  2. toque no ícone de três pontos;
  3. selecione a opção “Link”;
  4. acesse a ferramenta de download de imagens do Instagram;
  5. copie o link;
  6. faça o download;
  7. pronto!

Passo a passo de como salvar suas fotos dos Stories

Os Stories do Instagram são a exceção no que diz respeito a baixar fotos do Instagram. Com uma simples ação, você consegue salvar a imagem no seu dispositivo e usá-la como quiser. O passo a passo é:

  1. acesse o Instagram Stories;
  2. faça o upload da imagem;
  3. monte o restante da publicação (ex: filtros, figurinhas e música);
  4. clique no ícone de download no canto superior direito;
  5. pronto!

Dica extra: como fazer para suas fotos alcançarem mais pessoas

mulher mandando mensagem no celular

Por mais que você já saiba como editar fotos no Instagram, não é só isso que vai levar suas publicações a alcançarem mais pessoas. É necessário “agradar” o algoritmo da plataforma com estratégias eficientes de engajamento, incluindo:

  • postar nos melhores dias e horários possíveis;
  • usar técnicas de copywriting na legenda;
  • ser ativo no máximo de funcionalidades que puder;
  • interagir frequentemente com o público.

Além disso, uma estratégia que vale a pena destacar é o uso de hashtags. Trata-se daquelas palavras-chaves com o ícone “#” na frente. Elas são importantes para aumentar a segmentação da foto para Instagram a ser publicada.

Dessa forma, o algoritmo entende exatamente o que você quer dizer com tal postagem e para qual tipo de Instagrammer o conteúdo deve ser levado pela inteligência artificial.

Ao editar uma das suas fotos, por exemplo, você pode usar essencialmente # para fotos do Instagram. Essas palavras-chaves vão deixar claro qual é a sua intenção em compartilhar determinado conteúdo.

Conclusão

Por fim, aprender como editar fotos no Instagram é mais do que necessário para crescer na rede social. Ainda que a rede social tenha mudado bastante nos últimos, a essência se manteve: o visual.

Antes de qualquer funcionalidade inovadora, como Stories ou Reels, o Instagram valoriza a parte visual. Afinal de contas, a plataforma começou como uma rede social de fotos.

Então, coloque em prática tudo o que aprendeu aqui sobre como editar fotos no Instagram, fazendo imagens incríveis para compartilhar na rede social. Com isso, acredite: o seu perfil vai bombar em 2023!
Quem disse que crescer no Insta precisa ser difícil e demorado? Com o ImpulsioneGram, você pode aumentar seus números exponencialmente em menos de cinco minutos. Conheça já!