Se você usa o Instagram profissionalmente há algumas semanas pelo menos, já deve ter percebido que cuidar da rede social leva tempo. E uma das formas de gerenciá-lo melhor é aprendendo como programar postagem no Instagram.

A correria do dia a dia pode atrapalhar sua organização nas postagens de conteúdos. Caso aconteça uma emergência, por exemplo, será praticamente impossível você entrar no Insta só para fazer isso.

Além disso, você pode esquecer de publicar um ou outro conteúdo no momento certo. Afinal, é tanta coisa para se preocupar que é comum acabar não lembrando. Especialmente, se estivermos falando do horário comercial.

Neste contexto, aprender como programar postagem no Instagram faz toda a diferença. Usar essa ferramenta de automação dá mais organização, flexibilidade e poder de análise para o perfil, melhorando assim sua gestão de tempo.

Por que programar post no Instagram?

pessoa sentada com caderno aberto, mexendo no celular

À medida que você usa o Instagram de forma profissional, ser constante nas publicações é algo indispensável. Isso porque, é a frequência que você aparece no Instagram que cria um relacionamento de confiança com os seguidores.

Imagine agora, por exemplo, como é a dinâmica de encontros românticos. Se o primeiro jantar entre duas pessoas deu certo, a expectativa é que aconteça um novo encontro, não é?

Caso uma das partes não dê tanta importância para isso, porém, a outra ficará frustrada, pois uma sensação de “quero mais” foi estabelecida naquele primeiro contato.

No Instagram, funciona da mesma forma. Se um visitante gostou de uma publicação e decidiu te seguir, a expectativa dele é encontrar novos conteúdos periodicamente.

Daí é que vem a importância de agendar post no Instagram. Para não frustrar quem te acompanha, nada melhor do que programar os conteúdos a serem compartilhados de modo antecipado.

Mantém o feed organizado

Além de ajudá-lo a manter a constância necessária na rede social, aprender como programar postagem é importante para manter o feed organizado, dentro da estratégia desenhada previamente.

Especialmente, porque o agendamento de postagem no Instagram impede que conteúdos importantes dentro da linha editorial do perfil sejam postados fora do timing certo.

Se você escolheu falar sobre assunto “x” somente nas terças-feiras, por exemplo, esquecer de compartilhar um conteúdo vai obrigá-lo a postar no dia seguinte ou ficar sem publicar nada.

Facilita a visualização dos dados

Ao aprender como programar postagem no Instagram, você ainda pode analisar mais precisamente o desempenho das publicações. Uma vez que, muitas das ferramentas de automação disponibilizam informações valiosas sobre os conteúdos postados.

Inclusive, há algumas opções de ferramenta de agendar post no Instagram que permitem você visualizar relatórios personalizados, escolhendo modelos diferentes e analisando concorrentes, por exemplo. O que pode otimizar ainda mais sua estratégia.

Tudo isso não aconteceria se você publicasse seus conteúdos manualmente na plataforma, não é? Sendo assim, vale muito a pena aprender como programar postagem no Instagram.

Programando posts pelo estúdio de criação do Facebook

Existem duas formas de como programar postagem no Instagram. A primeira é a opção nativa da rede social. Então, é totalmente gratuita. Enquanto a segunda, se refere às ferramentas de automação que, na maioria das vezes, são pagas. 

Vamos começar falando do método nativa. Ou seja, sobre como programar postagem no Instagram através do Estúdio de Criação do Facebook. Nesta plataforma, é possível gerenciar contas do Facebook e Instagram, mas com duas condições:

  1. o procedimento só pode ser feito pelo computador;
  2. só está disponível para contas comerciais do Instagram.

Acesse a sua conta do Facebook

Dito isso, você deve acessar o site do Estúdio de Criação do Facebook pelo seu PC e colocar os dados de login da sua conta no Face. Em seguida, clique no ícone do Instagram que fica na parte superior da tela inicial da plataforma.

Desse modo, a aba do Instagram será aberta, na qual é necessário inserir os dados de login da sua conta no Insta. Para então, você começar efetivamente o passo a passo de como programar postagem no Instagram pelo Facebook.

Crie uma publicação

Para usar o agendador de postagens do Instagram nativo, primeiramente, você precisa ir em “Create post” ou “Crie uma publicação” numa tradução simples. Essa opção fica exatamente no canto superior direito da tela do seu computador.

Por enquanto, é possível realizar o procedimento de como programar postagem no Instagram apenas para posts de feed (Imagem estática e vídeo). Infelizmente, ainda não é permitido pela plataforma programar Stories ou Reels, por exemplo.

Envie as fotos e vídeos para publicação

Quando você seleciona “Crie uma publicação” uma janela é aberta, pedindo que você faça o upload da imagem ou vídeo a ser compartilhado. Como também, monte o restante da postagem, colocando informações desejadas, a exemplo de:

Programe o seu post

Feito isso, você deve ir até a opção “Publicar” que fica no lado direito da tela. Essa ação abre três alternativas: programar post do Instagram, salvar como rascunho e publicar imediatamente.

Para continuar o processo de como programar postagem no Instagram, clique em “Schedule” ou “Horário” em uma tradução simples. Em seguida, insira o dia e a hora em que o conteúdo deve ser compartilhado na rede social e finalize o passo a passo com um toque em “Programação”.

Gerenciando o seu post

Quando o post já está programado, você pode gerenciá-lo antes do horário do compartilhamento. Para isso, basta selecionar “Programado” na opção “Status da publicação”.

Ao clicar na postagem programada, há algumas alternativas disponíveis. Você pode, por exemplo, publicar o conteúdo imediatamente, cancelar o agendamento ou pré-visualizar o seu post.

Pré-visualize o seu post

Sem dúvidas, a pré-visualização é a ferramenta mais importante do agendamento de posts do Estúdio de Criação do Facebook. Isso porque, é possível analisar como o conteúdo vai ficar na rede social e promover mudanças, caso seja necessário.

Para pré-visualizar o seu post, é muito simples. Vá na postagem programada e selecione a opção “Ver publicação”. Pronto! Toda a montagem do conteúdo será mostrado na tela do seu computador.

Top 3 melhores ferramentas para agendar post

mulher de óculos sentada anotando em seu caderno

Embora seja funcional, o Estúdio de Criação Facebook não é a única opção de agendamento disponível e nem a mais completa. Existem apps para programar post no Instagram que contam com funcionalidades mais avançadas e otimizam o processo. Conheça abaixo os três melhores!

mLabs

Entre os melhores aplicativos para programar postagens no Instagram, temos o mLabs. Por meio da opção, é possível criar um calendário mensal de posts, agendando os conteúdos nos melhores dias e horários.

Além disso, você pode agendar publicações no formato de Stories, adicionando vários dos recursos da funcionalidade para deixar o post programado totalmente pronto, incluindo:

  • menção;
  • gif;
  • pergunta;
  • hashtags.

Sem contar que, você ainda tem a possibilidade de emitir relatórios personalizados para uma melhor análise do desempenho dos conteúdos compartilhados no Instagram.

Postgrain

O Postgrain, por sua vez, é uma das ferramentas de como programar postagem no Instagram mais completas que você vai encontrar. Com a opção, é possível agendar o compartilhamento de diferentes tipos de conteúdo, a exemplo de:

  • Feed;
  • Stories;
  • Reels.

Assim também, há outros recursos dentro da plataforma que trazem praticidade para o seu dia a dia, como responder mensagens diretas, interagir com os seguidores do perfil e organizar equipes.

Later

Para fechar o nosso top 3 de ferramentas de como programar postagem no Instagram, temos o Later. Assim como o Postgrain, essa opção tem vários recursos à disposição para além do agendamento. Dentre os quais, destacamos:

  • cronograma de postagens;
  • pré-visualização de posts;
  • relatórios precisos.

O Later também funciona para diferentes tipos de conteúdo. Com isso, você pode fazer o processo de como programar postagem no Instagram para Stories e Reels, além do Feed.

A principal diferença do Later em relação às outras ferramentas é o seu plano gratuito. Enquanto o mLabs e Postgrain são totalmente pagos, o Later tem um plano gratuito de até 30 postagens mensais para ajudar você.

Perguntas frequentes sobre programar posts no Instagram

Como cancelar uma postagem que não carrega no Instagram?

Quando uma postagem não carrega no Instagram, você tem algumas opções para resolver o problema. A primeira é limpar os dados do aplicativo acessando as configurações do smartphone. A segunda, por sua vez, é desinstalar e instalar novamente o app. Se tudo falhar, reinicie seu aparelho e tente carregar o post.

Onde fica o rascunho do Instagram?

Se você criando um conteúdo no Instagram, mas abandona o local de edição da publicação, o post será salvo automaticamente no rascunho da rede social. Mas onde essa opção fica? Para encontrá-la, vá no ícone “+” e acesse a aba “Rascunhos” que fica ao lado de “Recentes”. Ali estão todos os posts salvos não compartilhados.

Qual o app que programa postagem no Instagram?

O processo de como programar postagem no Instagram pode ser feito gratuitamente pelo Estúdio de Criação do Facebook. Porém, há ferramentas de automação pagas com recursos mais avançados que vale a pena usar, como mLabs, Postgrain e Later.

Cresça organicamente e com seguidores reais no seu perfil. Conheça o Impulsiongram e compre seguidores reais e brasileiros para o seu perfil.