Se você tem um site e cria conteúdo na internet consistentemente, saiba que conectar seu blog pessoal no Instagram é uma ótima forma de potencializar seus resultados.

Recentemente, o Instagram ultrapassou a incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Isso significa que a rede social nunca esteve tão em alta quanto agora.

Além disso, a plataforma reúne características, funcionalidades e recursos que favorecem quem cria conteúdo. Seja profissionais, empresas ou pessoas comuns presentes na rede social.

Dessa forma, conectar um blog pessoal no Instagram é uma estratégia capaz de aumentar sua visibilidade, engajamento e até mesmo conversões nas plataformas digitais.

Logo abaixo, vamos te mostrar os principais benefícios de unir seu blog com a rede social. Assim como, um passo a passo completo para realizar essa conexão corretamente. Acompanhe!

A importância de conectar um blog pessoal no Instagram

Apesar de dar bons resultados, blog pessoais em mecanismos de busca, como Google ou Bing, por exemplo, não são tão eficientes no que diz respeito a criar um relacionamento com o público.

Primeiro, porque a natureza de uso de um mecanismo de busca é encontrar informações ou soluções para problemas específicos. Ou seja, os usuários têm uma intenção clara do que querem.

Do mesmo modo, os mecanismos de busca são extremamente competitivos. De forma geral, há diversas respostas disponíveis para um único assunto. Para se destacar, é preciso ser bastante estratégico.

E é aí que entra o Instagram. A rede social conta com características, funcionalidades e recursos que favorecem a construção de um relacionamento de confiança com o público da marca.

Geralmente, os usuários não têm uma intenção clara quando estão ativos na plataforma. Com isso, tendem a ser mais dispostos a acompanhar novos perfis que fazem parte das suas zonas de interesse.

Assim como nos mecanismos de busca, o número de concorrentes no Insta é bastante alto. Só que, você conta com mais ferramentas para superá-los e conquistar seu espaço na rede social.

Portanto, conectar um blog pessoal no Instagram é uma estratégia que neutraliza os pontos mais fracos dos mecanismos de busca, por assim dizer. Então, fortalece sua marca nas plataformas digitais.

Quais os benefícios em unir o blog pessoal com o Instagram?

criadora de conteudo com notebook e celular

Para esclarecer a importância do blog pessoal no Instagram, listamos abaixo as principais vantagens de conectar conteúdos criados para mecanismos de busca com a rede social. Confira!

1. Maior alcance e visibilidade

Primeiramente, unir o Instagram com blog pessoal aumenta o alcance e visibilidade da marca nas plataformas digitais. Isso porque, a rede social tem uma enorme base de usuários ativos em todo o mundo.

Assim também, a plataforma conta com funcionalidades capazes de atrair um público significativamente maior à proposta da marca, como Reels e Explorar, por exemplo.

O Reels é um formato de vídeos curtos com grande potencial viral. Enquanto o Explorar, é um lugar em que o Instagram reúne as melhores publicações sobre determinado assunto.

Sem contar que, a rede social ainda tem recursos que podem atrair diversas novas pessoas, como Hashtags, comentários ou botão impulsionar. Dessa forma, você pode aumentar consideravelmente sua relevância.

2. Aumento do tráfego do blog

Posicionar-se no Instagram é capaz de gerar um tráfego muito maior para seu próprio blog pessoal. Conforme você ganha a confiança do público na rede social, é possível direcionar seus seguidores para seu site.

Você pode, por exemplo, compartilhar teaser ou prévias de conteúdos do blog pessoal. Então, disponibilizar um link direto nos Stories ou bio para o material completo.

Certamente, os seguidores mais engajados do perfil vão se interessar por consumir seus conteúdos em um formato mais bem desenvolvido. Assim, podem expandir os números do seu blog nos mecanismos de busca.

3. Interação e engajamento

Sem dúvidas, o Instagram é uma plataforma altamente interativa. Em todas suas funcionalidades, a rede social estimula a participação ativa dos usuários em geral para criar um ambiente de conexão.

Então, quando você une o Instagram com seu blog pessoal, o engajamento do público nas postagens tende a ser grande. Ou seja, é bem provável que seus seguidores façam comentários relevantes ou mandem mensagens no Direct.

Inclusive, você mesmo pode promover discussões sobre os seus conteúdos, isto é, encorajar as pessoas a compartilhar suas opiniões. Então, levar o público a se envolver cada vez mais com a proposta da marca.

4. Branding e identidade visual

Desde o lançamento, o Instagram é uma plataforma atrativa visualmente. Desse modo, é o lugar ideal para expressar a identidade visual da sua marca e fortalecer seu branding.

Se você compartilhar fotos de alta qualidade, publicar vídeos bem produzidos ou usar efeitos especiais estilosos, por exemplo, os seguidores podem criar um vínculo mais forte com você.

Isso porque, você cria uma imagem consistente que transmite a personalidade, autenticidade e valores da marca para o público. Então, gera mais confiança na percepção dos seguidores.

5. Oportunidades de parcerias e colaboração

Conectar seu blog pessoal no Instagram ainda oferece oportunidades de parcerias e colaboração. Você pode se conectar com empresas, influencers e outros blogueiros. Então, participar de ações benéficas para ambos os lados.

Ou seja, quando você já tem resultados interessantes, você pode tentar fechar parcerias com quem tem objetivos semelhantes para conquistar números ainda melhores dentro e fora da rede social.

Em uma eventual parceria, você e a outra marca podem alcançar um público muito mais amplo, fortalecer o engajamento dos seguidores e até mesmo gerar mais vendas. Ou seja, ambos só tendem a ganhar com a colaboração.

6. Acesso a ferramentas exclusivas

Entre as vantagens de conectar seu blog pessoal no Instagram, também está o acesso a ferramentas exclusivas. Há funcionalidades e recursos únicos na rede social capazes de potencializar seus resultados, incluindo:

  • Stories;
  • Close Friends;
  • Lives;
  • Instagram Shopping.

Trata-se de formas de enriquecer a experiência do público com a marca. Então, atrair, engajar e converter cada vez mais pessoas em sua proposta nas plataformas digitais.

No Stories, por exemplo, você pode criar uma conexão muito mais próxima com quem te acompanha. Sobretudo, porque os conteúdos da funcionalidade são mais espontâneos.

Por outro lado, o Instagram Shopping facilita o processo de compra das soluções que a marca promove. Especialmente, porque você monta uma loja virtual dentro da rede social integrada com o Feed e Stories.

Seja como for, as ferramentas exclusivas do Instagram adicionam novas camadas de interatividade com o público. Com isso, o posicionamento da sua marca fica cada vez mais atrativo.

7. Feedback imediato

Por fim, colocar seu blog pessoal no Instagram possibilita feedbacks imediatos por parte dos seguidores. Eles podem comentar, enviar mensagens ou responder enquetes em questão de segundos.

De fato, há um espaço para a opinião pública nos mecanismos de busca. Porém, raramente as pessoas o usam. Principalmente, porque o objetivo e características de Google ou Bing, por exemplo, não favorecem a interação.

Já no Instagram, o ambiente de conexão da rede social leva as pessoas a opinarem imediatamente sobre os conteúdos compartilhados dentro da plataforma.

Dessa forma, você pode receber diversos feedbacks para entender melhor as preferências do público, avaliar a receptividade de determinados posts e ajustar sua estratégia de conteúdo.

Passo a passo: como colocar um blog pessoal no Instagram

mulher criando conteudo para blog pessoal no instagram

Mas então, como colocar um blog pessoal no Instagram? Quais são os passos para começar a usufruir de todos os benefícios da conexão entre ambos? Descubra abaixo!

1. Acesse o perfil e edite as informações

Antes de mais nada, você deve acessar seu perfil e editar as informações para colocar blog pessoal no Instagram. Ou seja, garantir que nome de usuário e foto de perfil, por exemplo, estão alinhados com a identidade da marca.

Além disso, você precisa construir uma bio atrativa. Ela tem de apresentar um breve resumo sobre seu trabalho no blog e entregar uma promessa única para os visitantes.

A bio é o cartão de visitas do perfil. Então, você tem que caprichar na descrição da sua identidade e propósito para convencer o maior número de pessoas possível a segui-lo no Instagram.

Mas não é só isso. Para completar seu perfil de blog no Instagram, mude sua conta pessoal para profissional e escolha a categoria “Blog pessoal”. Mas, como? O passo a passo é o seguinte:

  1. acesse o perfil;
  2. vá em “Editar perfil”;
  3. selecione “Mudar conta para profissional”;
  4. toque em “Continuar”;
  5. escolha a categoria “Blog pessoal”;
  6. confirme sua decisão em “Concluir”;
  7. marque a opção “Criador de conteúdo”;
  8. toque em “Avançar”;
  9. pronto!

2. Insira o link do blog pessoal abaixo da biografia do perfil

Em seguida, o próximo passo para conectar seu blog pessoal no Instagram é inserir o link do seu site abaixo da biografia do perfil. Assim, você pode redirecionar seus seguidores mais engajados para fora da rede social.

Na aba “Editar perfil”, existe a opção “Site” em que você tem duas alternativas: adicionar o link de sua conta no Facebook ou vincular qualquer outro link externo com o perfil do Instagram.

No último, você pode colar o link direto para seu blog pessoal. Então, levar o público a também acompanhá-lo no site ou até mesmo comprar uma ou mais soluções da marca.

Para tornar o link do blog mais atrativo, fácil de lembrar e seguro, você ainda pode usar serviços de encurtamento de endereços de site, como Bitly ou TinyURL, por exemplo.

Do mesmo modo, você pode adicionar um CTA (Call To Action) persuasivo na bio para incentivar os seguidores a acessarem o link e visitarem seu blog, como “Clique no link e saiba mais” ou “Visite meu blog para ter dicas exclusivas”. 

3. Use o link do Stories para redirecionar para o blog pessoal

Além da opção “Site” em “Editar perfil”, é possível usar links diretos no Stories para conectar seu blog pessoal no Instagram e redirecionar seus melhores seguidores a visitá-lo.

Você pode, por exemplo, criar uma sequência de Stories falando sobre determinado tema superficialmente e adicionar o link para o conteúdo completo do blog pessoal.

Ou seja, você consegue contextualizar o redirecionamento dos seguidores para seu site. Desse modo, você “vende” seu blog pessoal no Instagram de uma forma muito mais natural e aumenta significativamente suas “conversões”.

4. Explore outros recursos da rede social

De fato, o Instagram oferece uma ampla variedade de funcionalidades e recursos para enriquecer a experiência dos usuários. Portanto, para colocar seu blog na rede social corretamente, você precisa explorá-los ao máximo.

Quando você abre lives, por exemplo, você pode fortalecer consideravelmente o engajamento dos seguidores com a marca. Uma vez que, vocês conversam de forma simultânea em transmissões ao vivo.

Da mesma maneira, o Close Friends é a funcionalidade perfeita para criar uma relação próxima entre marca e público. Sobretudo, porque tem um poder de segmentação ainda melhor do que o Stories.

Seja como for, há diversas ferramentas no Instagram capazes de ampliar a conexão do seu blog pessoal com a plataforma. Assim, tente explorá-los da melhor forma possível.

Dicas para otimizar a conexão entre o blog pessoal e o Instagram

Agora que você já sabe como unir seu blog pessoal com o Instagram, é hora de você conhecer as melhores práticas para otimizar a conexão entre ambos. Veja abaixo!

1. Crie conteúdo exclusivo para cada plataforma

Embora a ideia seja conectar blog pessoal e Instagram, você deve criar conteúdos exclusivos para cada plataforma. Eles devem ser complementares, não dependentes um do outro.

Imagine que seu perfil no Instagram tenha o alcance reduzido ou seja bloqueado por algum motivo. Se o blog pessoal dependesse da rede social, você perderia o trabalho em ambos.

Além disso, várias pessoas só te acompanham em uma única plataforma. Então, obrigá-las a consumir conteúdos em dois lugares podem “flopar” suas publicações em vez de aumentar seu engajamento.

Sendo assim, crie conteúdos exclusivos para blog e Instagram e mantenha o equilíbrio entre ambas plataformas. Isso é fundamental não só para seu crescimento, mas também para sua segurança.

2. Use Chamadas para Ação (CTAs) estratégicas

Quando você for compartilhar pequenos teasers de conteúdos do blog pessoal no Instagram, use CTAs estratégicos para incentivar seus seguidores a tomar uma decisão imediata.

Você pode, por exemplo, criar publicações de Feed ou Reels e usar a legenda para direcionar os seguidores a visitarem seu blog e lerem um artigo específico com o CTA: “acesse o link na bio!”.

Da mesma maneira, você pode compartilhar conteúdos no Stories que explicam determinado assunto superficialmente. Então, inserir um link para seu blog pessoal com o CTA “Clique aqui e saiba mais”.

De qualquer forma, faça CTAs claros, diretos e atrativos. Não tente formular uma chamada para ação complexa e pouco intuitiva, por exemplo. Apenas direcione o público à decisão que você espera.

3. Interaja com seu público em ambas as plataformas

Uma conexão sólida do seu blog pessoal no Instagram só pode ser construída por meio de interação constante com seu público em ambas as plataformas. Sem isso, é praticamente impossível ter bons resultados.

No Instagram, sempre que puder, responda a comentários e mensagens diretas, por exemplo. Dessa forma, você cria um diálogo contínuo com seus seguidores e demonstra que realmente se importa com suas necessidades.

No blog pessoal, incentive os usuários a compartilhar seus conteúdos nas redes sociais. Se necessário, coloque botões de compartilhamento social para simplificar a ação.

Assim também, responda os comentários das pessoas. Apesar de não ser uma prática tão comum quanto no Instagram, volta e meia alguém deixa sua opinião em posts de blog. Então, tente responder a maioria.

Conclusão

mulher feliz com resultados de blog pessoa no instagram

Por fim, colocar seu blog pessoal no Instagram é uma das estratégias  mais efetivas para conquistar resultados e relevância expressivos nas plataformas digitais sendo criador de conteúdo.

A rede social tem vantagens únicas em termos de alcance, relacionamento com o público e conversões. Dessa forma, é capaz de fortalecer sua marca e deixá-la um pouco mais próxima do sucesso.

Então, una seu site com o Instagram o quanto antes e comece a usufruir de todas as vantagens da conexão. Quando juntas, ambas as plataformas podem fazê-lo conquistar um grande espaço na internet.