Se você quer tornar seu perfil do Insta mais relevante, aprender como aumentar o alcance no Instagram é mais do que necessário. A métrica faz toda a diferença no crescimento da conta. Assim, deve ser muito bem trabalhada.

Com 2 bilhões de usuários ativos, o Instagram é uma das plataformas mais populares do mundo. Logo, é o lugar perfeito para se conectar com o público e expandir sua presença online.

Para isso, porém, você precisa conhecer cada fator que influencia o desempenho do perfil. Só então, será capaz de desenvolver uma estratégia robusta para atingir seus objetivos.

Entre os indicadores de performance do Insta, está o alcance. É uma métrica disponibilizada pela própria rede social na aba insights responsável por informar quantos usuários foram alcançados por meio das publicações.

Logo abaixo, vamos te explicar melhor o que é o alcance no Instagram, qual sua importância e onde encontrá-lo na plataforma. Além de dar 10 dicas altamente eficazes para aumentar essa métrica.

Vamos lá!

O que é alcance no Instagram?

mão mexendo no celular

Em linhas gerais, o alcance no Instagram nada mais é do que o número total de contas alcançadas pelas publicações do perfil durante determinado período de tempo.

Tanto pessoas que já seguem o seu perfil quanto aquelas que não seguem entram na relação da métrica. Independemente da forma como descobriram seu conteúdo, incluindo:

  • hashtags;
  • marcações;
  • explorar.

Embora pareça simples, o alcance tem um papel muito importante em seu desempenho geral. Especialmente, porque mostra qual é o impacto dos conteúdos compartilhados para o público.

Com o alcance, você pode avaliar o que está e não está funcionando na sua estratégia. Então, é um dos pontos de partida para promover melhorias nas postagens do perfil do Instagram.

No entanto, há uma dúvida em comum entre os usuários da rede social: qual é a diferença entre alcance e impressões? Várias pessoas consideram ambos sinônimos, mas esses conceitos não são iguais. Veja abaixo!

Alcance

O alcance no Instagram representa o número de contas únicas que visualizaram os conteúdos do perfil. Ou seja, se um usuário ver uma das suas postagens várias vezes, será contado apenas uma vez na métrica.

Impressões

Por sua vez, a impressão no Instagram diz respeito à quantidade de vezes em que suas publicações foram exibidas a alguém. Inclusive, levando em conta a repetição de visualização da mesma pessoa.

Então, se uma postagem sua foi exibida no feed de um usuário cinco vezes, mais cinco impressões serão contabilizadas na métrica. Por outro lado, apenas uma conta será contabilizada na relação do alcance.

Como ver métricas de alcance e impressões do Instagram?

Para ver o alcance no Instagram e impressões do perfil, você precisa acessar a aba insights, um recurso exclusivo para contas profissionais e empresariais da rede social. O que pode ser feito com o seguinte passo a passo:

  1. na página inicial do Instagram, toque no ícone com sua foto no canto inferior direito da tela para entrar no perfil;
  2. vá em “Painel profissional”;
  3. toque em “Ver tudo” em “Insights sobre a conta”;
  4. selecione “Contas alcançadas”;
  5. pronto! Os números de alcance e impressões estarão na sua tela!

Além disso, você também pode encontrar métricas de alcance e impressões do Instagram nas estatísticas de cada publicação. Neste caso, o passo a passo é o seguinte:

  1. entre no seu perfil do Instagram;
  2. vá na publicação em questão;
  3. toque em “Ver insights”;
  4. pronto!

Esse segundo método de ver informações de alcance e impressões no Instagram serve para análises mais profundas das postagens. Então, tem a mesma ou ainda mais importância do que o primeiro.

O que é um bom alcance no Instagram?

Mas afinal de contas, o que é um bom alcance no Instagram? Não há uma resposta simples que determine isso, pois o alcance ideal depende do tamanho da conta, nicho de mercado, tipo de conteúdo, dentre outros fatores.

No entanto, você pode conversar com colegas na área em que atua, perguntando quais são seus números de contas alcançadas para traçar um paralelo com a métrica do próprio perfil.

Então, você terá uma ideia mais precisa sobre a efetividade das suas publicações e poderá ajustar toda a estratégia tendo um objetivo claro em mente, caso seja necessário.

Como aumentar o alcance no Instagram?

mulher feliz segurando celular e com notebook no colo

Dito isso, como aumentar o alcance no Instagram? O que pode elevar a quantidade de contas alcançadas pelos seus conteúdos e levá-lo a alcançar os resultados e relevância esperados?

Para te ajudar nisso, separamos 10 dicas altamente eficazes. São práticas que agradam o algoritmo do Instagram e o faz entregar suas publicações para mais pessoas. Confira!

1. Produza conteúdos de qualidade

Nossa primeira dica para aumentar o alcance no Instagram não podia ser outra. O nível de qualidade dos conteúdos fazem toda a diferença nos números da métrica. Assim, é algo indispensável.

Basicamente, conteúdos de valor são aqueles que envolvem o conhecimento profundo de determinado público. Ou seja, que vão de encontro às necessidades, dores e desejos de um grupo de pessoas.

Sendo assim, tente criar publicações capazes de dialogar diretamente com o que o público do perfil precisa. Responda dúvidas e resolva pequenos problemas. Com isso, não tenha dúvidas: o alcance no Instagram aumentará consideravelmente.

Inclusive, o algoritmo da plataforma analisa o quanto uma publicação é relevante às pessoas possivelmente interessadas no post. Se o resultado de engajamento for bom, o conteúdo será mostrado para novos usuários semelhantes.

2. Crie publicações compartilháveis

Além de criar conteúdos de qualidade segmentados para o público, a produção de posts compartilháveis no perfil também pode aumentar o número de contas alcançadas.

Quanto mais compartilhamento você tiver, melhor. Isso porque, os seguidores dos outros perfis vão ser alcançados por quem fez a ação e o algoritmo tende a classificar os posts como relevantes.

Entre os tipos de publicações consideradas compartilháveis, estão: vídeos engraçados, memes, frases de efeito e ensinamentos gerais. Então, use a criatividade para incentivar o compartilhamento dos seus conteúdos.

3. Interaja com seus seguidores

Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação no Instagram não deve ser unilateral, mas sim de mão dupla. Em outras palavras, você precisa interagir com seus seguidores na mesma medida que eles interagem com suas postagens.

Responder comentários ou mensagens do Direct criam uma proximidade maior entre marca e público. Assim, a tendência é que os followers fiquem cada vez mais engajados na proposta do perfil.

Para aumentar o alcance no Instagram, isso é muito importante. Conforme o engajamento do perfil cresce, maiores são as chances das suas publicações serem exibidas para um público mais amplo.

4. Seja consistente em suas postagens

A falta de constância na publicação de novos conteúdos é um dos principais obstáculos para aumentar o alcance no Instagram. Sobretudo, porque é praticamente impossível construir um relacionamento com o público assim.

Se você posta um conteúdo hoje, por exemplo, mas só volta a compartilhar algo com seus seguidores daqui uma semana, o engajamento do perfil será quase nulo. 

Além do algoritmo não levar seus conteúdos para mais pessoas, os próprios followers ficam insatisfeitos com a inconstância nas publicações. Desse modo, você corre o risco de perder números na rede social ao invés de aumentá-los.

Portanto, faça um cronograma de postagens com uma quantidade específica de conteúdos mensais e o siga à risca para ser constante. Uma dica: sempre apareça nos Stories pelo menos, porque é o principal ponto de contato da rede social.

5. Faça Reels criativos

O Reels é uma funcionalidade do Insta que tem um grande potencial viral por ter vídeos curtos e essencialmente engraçados. É um tipo de conteúdo com um alcance oculto do Instagram, por assim dizer.

Nesse sentido, trabalhe no desenvolvimento de Reels criativos. Considerando os objetivos e público da marca, use abordagens inovadoras na funcionalidade e dê atenção para os seguintes pontos:

  • trilha sonora;
  • efeitos visuais;
  • tendências.

Todo Reels criativo é autêntico, envolvente e diferenciado. Para isso, no entanto, precisa acompanhar o que está em alta na funcionalidade e entre os criadores de conteúdo.

6. Publique nos horários de pico

Talvez você não saiba disso, mas há dias e horários melhores do que outros para publicar no Instagram. Isso porque, quando o público está ativo, os posts tendem a receber mais engajamento. E, consequentemente, alcançar mais pessoas.

Nos insights do Instagram, você encontra informações precisas sobre quais são os momentos em que seus seguidores estão mais ativos. No entanto, faça pesquisas de mercado antes de chegar a um consenso.

Os melhores dias e horários para postar no Insta podem variar de segmento para segmento. Se você tem uma hamburgueria, por exemplo, o momento ideal para compartilhar conteúdos não será o mesmo do que uma loja de roupas.

7. Capriche na apresentação do perfil

Desde o lançamento, o Insta é uma plataforma essencialmente visual. Assim, para aumentar o alcance no Instagram, você tem que caprichar na apresentação do perfil.

Isso quer dizer que, você precisa se atentar a qualidade das fotos e vídeos que compartilha, por exemplo. Assim como, usar elementos de design padronizados ou formar um mosaico para organizar o feed.

Seja como for, garanta que a primeira impressão gerada pelo perfil e suas publicações seja agradável para o público. Uma boa apresentação aumenta o alcance no Instagram e faz você conseguir vários novos seguidores.

8. Abra lives

Da mesma forma que criar Reels, abrir lives é um dos métodos mais efetivos de aumentar o alcance no Instagram. Só que, dessa vez, é por conta da interação em tempo real das transmissões ao vivo da rede social.

Os telespectadores da live são mais participativos do que em qualquer outra funcionalidade do Insta. Afinal, todos estão conversando com todos simultaneamente.

E o alto engajamento das lives leva a uma alta taxa de compartilhamento. Assim, várias pessoas que ainda não seguem o perfil entram na transmissão para acompanhá-lo. Então, o alcance do perfil explode durante lives bem-sucedidas.

9. Adicione hashtags inteligentemente

Hashtags podem ajudar ― e muito ― no processo de como aumentar alcance no Instagram. Porém, quando adicionadas inteligentemente nos conteúdos publicados na rede social.

De nada adianta colocar várias hashtags nos conteúdos que não se relacionam com a postagem ou mercado de atuação. Elas perdem toda a efetividade, já que servem para segmentar os conteúdos.

Para piorar, há criadores que usam 25 ou 30 hashtags na publicação. Além de não funcionar, a prática pode gerar sérios problemas à conta. O Instagram pode considerar isso como uma atividade suspeita e punir o perfil com um shadowban.

Neste contexto, adicione hashtags específicas e relevantes para o público, mercado e conteúdo. Assim, o recurso será um grande aliado para elevar o alcance dos posts e perfil.

10. Crie anúncios no Instagram

Todas as dicas mostradas até então são formas orgânicas de aumentar o alcance no Instagram, isto é, completamente gratuitas. Só que, criar anúncios de tráfego pago também é uma prática altamente eficiente para melhorar a métrica.

A partir do Instagram Ads, você pode veicular anúncios na rede social para pessoas que, muito provavelmente, vão se interessar nos conteúdos e propostas do perfil. 

Com isso, você atrai visitantes bastante qualificados. Ou seja, usuários que assim que chegarem no seu perfil vão segui-lo, engajar com os posts e, quem sabe, comprar algo de você.

O mais interessante de usar o tráfego pago do Instagram é que há várias formas de criar anúncios. Portanto, você pode usar esse recurso com um investimento que cabe no seu bolso.

Sem contar que, é um jeito mais rápido de aumentar o alcance no Instagram. Em poucos dias, você só pode elevar significativamente o número da métrica. O que não acontece com estratégias de tráfego orgânico.

Conclusão

mão desenhando lançamento de foguete na lousa

Por fim, não há dúvidas de que o alcance no Instagram é uma das métricas mais importantes para o crescimento do perfil. Ele te ajuda a otimizar sua estratégia e conquistar resultados e relevância cada vez mais expressivos na rede social.

Então, considere cada uma das dicas que listamos acima e busque obter o maior alcance possível para sua página. Quanto mais visibilidade você tiver no Insta, mais perto estará de chegar nos seus objetivos.