Um dos grandes desafios para crescer no Insta é o alcance. Mesmo publicando com frequência, é difícil conquistar bons números da métrica. Neste caso, o Instagram Reels é a ferramenta perfeita para sua estratégia de conteúdo.

Certamente, o Reels é a funcionalidade mais popular da rede social atualmente. É uma verdadeira febre entre os usuários. Eles visualizam ou postam conteúdos na funcionalidade praticamente todos os dias.

A principal característica do Reels é a produção de vídeos curtos essencialmente engraçados. São conteúdos que combinam vários elementos para chamar a atenção do público em poucos segundos.

Além disso, o que diferencia o Reels das demais funcionalidades do Instagram é sua capacidade de gerar números impressionantes de visualizações para o perfil do usuário.

Portanto, vamos te mostrar abaixo tudo sobre o Instagram Reels. Desde a origem da ferramenta, até como usá-la na sua estratégia de conteúdo e aumentar sua relevância na rede social.

Vamos lá!

O que é Reels no Instagram?

homem preto ao lado de um laptop olhando para o celular e sorrindo

Basicamente, Instagram Reels é a funcionalidade de vídeos curtos da rede social, na qual você compartilha conteúdos de até 90 segundos a fim de interagir rapidamente com o público.

A essência dos vídeos de Reels é o humor. Contudo, também é possível usar a funcionalidade para compartilhar momentos do dia a dia, dar dicas e tutoriais, ou até mesmo apresentar produtos, por exemplo.

Todos os conteúdos feitos no Reels vem acompanhados de músicas em alta e tendências de estrutura do momento. Então, os vídeos sempre trazem algo novo para os Instagramers.

A princípio, o formato surgiu e ficou popular por meio do TikTok. Percebendo o potencial dos vídeos curtos, porém, os desenvolvedores do Insta decidiram criar o Reels.

Apesar da forte concorrência do pioneiro TikTok, o Reels se tornou um sucesso absoluto. Especialmente, porque o formato prende a atenção das pessoas como poucos fazem.

Qual é o alcance do Reels no Instagram?

A maior vantagem do Instagram Reels é seu potencial enorme de alcance. Por conta dos usuários gostarem da funcionalidade, o algoritmo da rede social entrega mais conteúdos no formato.

Perceba que, sempre há vídeos de Reels na aba explorar sendo recomendados pela rede social. Não é por acaso. O Insta sabe que várias pessoas gastam horas por dia vendo vídeos curtos. Por isso, sugere sua visualização frequentemente.

Além disso, o Instagram Reels gera um grande engajamento para empresas e profissionais. Sim, os Instagramers não consomem apenas vídeos curtos de entretenimento, mas também aqueles que dialogam com suas necessidades.

De acordo com uma pesquisa do Emplifi, o Reels promove 40% a mais de interação do que postagens de vídeo tradicionais no Instagram. Então, é uma funcionalidade indispensável para sua estratégia de conteúdo.

Ao usar o Reels, você contorna um dos principais obstáculos para crescer na rede social, isto é, o alcance. Consequentemente, conquista um lugar de destaque na plataforma, tornando-se cada vez mais relevante.

Qual o melhor horário para postar Reels no Instagram?

figura de um calendário e relógio

É claro que, não é só gravar um vídeo curto e postar para ter os benefícios do Instagram Reels. Para ser efetiva nos seus resultados, o uso da funcionalidade precisa ser inteligente.

Primeiramente, você tem que se preocupar com o melhor horário para postar Reels no Instagram. Sim, existem momentos melhores do que outros para compartilhar vídeos curtos na plataforma.

Geralmente, a hora ideal é quando seus seguidores estão mais ativos no Insta. O que depende do mercado e comportamento do público da marca. Então, varia bastante.

Para encontrar essa informação, busque por pesquisas relacionadas com seu nicho, acesse a aba de insights da conta comercial e até mesmo faça testes com seus seguidores.

Ao combinar todos esses dados, você pode chegar a um consenso sobre quais são os melhores horários da semana para publicar no Instagram Reels. Com isso, há mais chances dos seus conteúdos terem um bom desempenho.

Como criar um Instagram Reels?

Dito isso, como fazer um Reels no Instagram? Como acessar a funcionalidade no aplicativo da rede social e compartilhar um vídeo curto com seus seguidores? O processo é simples. Veja abaixo!

  1. na tela inicial do Instagram, vá até o ícone “+” na parte inferior da tela;
  2. toque na opção “Reels”;
  3. escolha um vídeo ou grave o conteúdo do Reels;
  4. selecione os efeitos, filtros e músicas que deseja adicionar ao seu Reels;
  5. adicione, capa legenda, hashtags, localização ou marcação de amigos, se desejar;
  6. toque  em “Compartilhar” para publicar seu Reels no seu perfil do Instagram.
  7. pronto!

Onde fica salvo os Reels do Instagram?

Cada Instagram Reels já publicado fica salvo na seção “Reels” do seu perfil do Instagram. Então, você só precisa ir até o ícone da funcionalidade que fica abaixo dos destaques para ver todos seus conteúdos de Reels de uma só vez.

Inclusive, se você quiser baixar vídeos do Reels próprios, há uma opção no mesmo lugar que possibilita o download. Assim, você pode vê-los sem precisar de conexão com a internet.

Agora, os rascunhos do Reels, isto é, conteúdos que você começou a fazer no formato mas não postou, ficam disponíveis na galeria de rascunhos da funcionalidade.

Nesta aba, você pode ver todos os seus rascunhos salvos anteriormente. A qualquer momento, é possível escolher um Reel para continuar editando ou publicar na rede social.

Como saber quem viu meu Reels no Instagram?

Por enquanto, o Instagram fornece apenas a métrica de visualizações para os Reels. No entanto, não permite que os usuários vejam exatamente quem viu seus vídeos. 

Ou seja, você pode ver o número total de views do seu Reel com um simples toque em “Visualizações”. Só que, ainda não há nenhuma opção nativa que mostre a identidade dos usuários que assistiram determinado conteúdo.

Além dos views, há várias métricas eficientes para analisar seu desempenho no Instagram Reels. Entre elas, estão: curtidas, comentários, compartilhamentos, taxa de retenção e tempo médio de exibição.

10 dicas para usar o Instagram Reels na sua estratégia de conteúdo

duas meninas fazendo uma dança em frente ao celular

Agora que você já sabe o que é e como usar o Instagram Reels, é hora de dar uma olhada em 10 dicas valiosas para ter sucesso ao adicionar a funcionalidade na sua estratégia de conteúdo. Confira!

1. Crie conteúdo original (seja você)

Nossa primeira dica para usar o Instagram Reels na sua estratégia de conteúdo é ser original e autêntico. Só assim, você consegue se destacar entre a multidão de outros perfis que postam na funcionalidade.

Os próprios consumidores já estão em busca de postagens mais espontâneas na rede social. Uma vez que, a grande massa de criadores de conteúdos são pouco inovadores.

Assim, tente transmitir sua personalidade, valores e mensagem no Reels. Quanto mais genuíno for seu conteúdo, maior será sua chance de superar seus concorrentes e alcançar um público amplo.

2. Faça conteúdo educacional

Embora o Instagram Reels seja mais voltado a vídeos curtos de entretenimento, nada te impede de criar conteúdo educacional na funcionalidade. Dicas ou tutoriais rápidos, por exemplo, são perfeitos para o formato.

A grande questão de publicar conteúdos no Feed ou Stories é que o público precisa dedicar algum tempo para vê-lo e entendê-lo completamente. Isso não acontece no Reels.

Em vídeos curtos, você compartilha informações de forma criativa e envolvente em apenas alguns segundos. Com isso, há mais chances de você não só chamar a atenção do público, mas prendê-la até o fim do conteúdo.

Ou seja, começar a postar conteúdo educacional no Reels pode ser uma excelente maneira de despertar o interesse dos usuários em relação à proposta da marca.

3. Mostre seus produtos com um Reels divertido

O Instagram Reels também pode ser um jeito divertido de apresentar as soluções da marca para o público. Geralmente, produtos sempre são mostrados em propagandas. Então, usar funcionalidade para fazê-lo é pensar fora da caixa.

A apresentação fica muito mais descontraída e informal com o Reels. Afinal, você pode adicionar músicas em alta no Reels de produtos e torná-lo ainda mais atrativo, por exemplo.

Além disso, é possível usar truques de edição de vídeo para deixar suas soluções irresistíveis. Enfim, o Reels é uma funcionalidade capaz de atrair, engajar e até mesmo converter o público como poucas fazem.

4. Compartilhe bastidores

Humanizar a comunicação sempre foi um desafio às marcas. Porém, com funcionalidades, a exemplo do Reels no Instagram, mostrar que o negócio é feito de pessoas para pessoas ficou muito mais simples.

No formato de vídeos curtos, dá para compartilhar bastidores da empresa, por exemplo. Isso ajuda a construir uma relação de confiança com o público, pois dificilmente processos internos são vistos pelas pessoas em geral.

Em função disso, é interessante você mostrar no Reels etapas de desenvolvimento dos produtos, coisas relacionadas à cultura do negócio ou até mesmo momentos engraçados do dia a dia.

5. Crie conteúdo para pessoas que não te conhecem

O ponto mais forte do Reels do Instagram é sua grande capacidade de alcance, o potencial viral capaz de gerar inúmeras visualizações e novos visitantes para o perfil da marca.

Desse modo, a maioria dos conteúdos publicados no formato devem ser direcionados a pessoas que ainda não conhecem seu negócio. Justamente, para dialogar com esse público.

É possível engajar e converter com Reels? Sim! É absolutamente possível. No entanto, tente explorar ao máximo a grande vantagem da funcionalidade. Com isso, acredite: seus resultados serão ainda melhores.

6. Fique atento às dimensões

Assim como outros tipos de conteúdos, vídeos do Instagram Reels possuem um tamanho ideal. Assim, na hora de criar conteúdos para funcionalidade, ficar atento às dimensões corretas é indispensável.

O tamanho de Reels padrão é 1080 pixels por 1920 pixels e proporção 9:16. Assim, o recomendado é que você siga à risca essa dimensão. Caso contrário, os vídeos podem ser cortados e exibidos em baixa qualidade na rede social.

7. Use legendas (sempre que possível)

A legenda é o principal complemento de vídeos de Reels do Instagram. Primeiro, porque dá para você explicar melhor o conteúdo compartilhado. Há 2200 caracteres disponíveis para você escrever o que quiser.

Além disso, você pode colocar legendas para o áudio dos Reels. Várias pessoas assistem o vídeo com o volume baixo. Sobretudo, quando estão em locais públicos. Então, é uma forma de facilitar o consumo do conteúdo.

Inclusive, tem a questão da acessibilidade. Ao legendar os vídeos, você beneficia pessoas com deficiência auditiva, permitindo que entendam a publicação da marca como qualquer outro usuário.

8. Inspire-se nas tendências

O Instagram Reels é movido pelas “trends”, isto é, as tendências do momento. Por conta disso, tente ficar por dentro das novidades associadas à funcionalidade da rede social.

Quanto antes você perceber uma trend e produzir conteúdos que a envolvam, melhor. As coisas acontecem muito rápido no Reels. Ou seja, o que é tendência hoje pode ser um tipo de conteúdo saturado amanhã.

Vale dizer também que, as trends do Reels são uma excelente fonte de inspiração para você criar conteúdos. Elas podem ser a base ideal para ajudá-lo a fazer Reels atrativo e relevante para o público.

9. Tenha um CTA

No final do vídeo ou legenda dos seus Reels no Instagram, é sempre bom colocar um CTA (Call To Action ou Chamada Para Ação na tradução em português). É uma prática capaz de aumentar consideravelmente seu engajamento.

Dependendo do objetivo do vídeo curto, você pode convidar o usuário a seguir o perfil, dar uma curtida, deixar um comentário,  compartilhar ou acessar o link da bio, por exemplo.

Seja como for, direcione o público a uma ação imediata quando compartilhar Reels no Instagram. Por mais simples que pareça, os CTAs fazem toda a diferença no desempenho dos vídeos curtos.

10. Use o Reels em formato de anúncio

O Reels já tem um alcance incrível por si só. No entanto, ainda dá para aumentar ainda mais a capacidade dos vídeos curtos criando anúncios pagos na funcionalidade.

A princípio, campanhas de tráfego pago de Reels do Instagram devem ser criadas por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Posteriormente, é possível criá-las diretamente no app com a opção “Turbinar”.

Por se parecerem muito com publicações comuns, o anúncio de Reels não tem cara de propaganda. Então, é uma forma de alcançar um público amplo e qualificado para sua marca.

Conclusão

pessoa morana sentada sorrindo e olhando para o celular

Por fim, o Instagram Reels é uma funcionalidade da rede social que precisa estar na sua estratégia de conteúdo. Ele tem vantagens únicas capazes de fazê-lo conquistar resultados e relevância expressivos.

Então, comece a usar o Instagram Reels o quanto antes. Os vídeos podem ser a peça que falta para você dar um “boom” no seu perfil e ganhar um lugar de destaque na plataforma.