Crescer no Instagram organicamente não é nada fácil. Porém, aproveitando ao máximo os recursos da plataforma, o caminho fica mais simples. Sendo assim, você precisa aprender como aparecer no explorar do Instagram.

Para alcançar números cada vez mais expressivos na rede social, você precisa ser visto. Não tem outro jeito. E é justamente que o explorar do Instagram oferece aos usuários, uma grande visibilidade.

Resumidamente, é possível colocar os conteúdos do perfil em uma posição de destaque pelo explorar. E, consequentemente, ganhar mais curtidas, comentários e seguidores, por exemplo. Ou seja, você pode potencializar seus resultados.

Portanto, vamos te mostrar tudo sobre esse recurso tão importante para o seu crescimento na rede social. Desde onde fica o explorar do Instagram, até como colocar o seu perfil aparecer nessa aba. Confira!

Onde fica o explorar do Instagram?

O explorar é uma aba do aplicativo do Instagram para usuários descobrirem vários conteúdos e perfis novos relacionados com suas zonas de interesse. Ao que eles gostam de ver na rede social.

Trata-se daquela lupa, que muito provavelmente você já viu, entre o botão da tela inicial e o que você pode acompanhar os conteúdos de Reels de outros Instagrammers. 

Quando você clica nesta opção, é possível pesquisar por conteúdos ou perfis que deseja. Mas, abaixo do campo de digitação, há várias postagens pré-selecionadas pelo algoritmo da plataforma. Ali é onde fica o explorar do Instagram. 

Para criadores de conteúdo, essa é uma grande oportunidade de aumentar consideravelmente o alcance dos posts. Não à toa, cada vez mais profissionais e empresas querem aprender como aparecer no explorar do Instagram.

Por que é tão importante aparecer no explorar do Instagram?

mulher olhando uma lupa

Saber como aparecer no explorar do Instagram é importante porque essa aba apresenta conteúdos alinhados às buscas dos usuários. Sendo um reflexo das informações coletadas pelo algoritmo da rede social.

Com isso, publicando conteúdos segmentados no Feed ou Reels do Instagram, por exemplo, você pode alcançar muito mais pessoas do que o comum, colocando o perfil em um lugar de destaque.

Além disso, os visitantes que encontram você por meio do explorar são qualificados à proposta do perfil. Eles já possuem interesse no que você está dizendo. Então, podem se tornar seguidores engajados com mais facilidade.

E tem mais: essa é uma das melhores formas orgânicas, isto é, gratuitas, de crescer no Instagram. O que dispensa o uso excessivo de estratégias de tráfego pago, como o uso da opção de impulsionar em suas postagens.

O que aparece no explorar do Instagram?

O que aparece no explorar do Instagram é compatível com os conteúdos consumidos anteriormente. Se uma pessoa gosta de ver posts de culinária e moda, por exemplo, é justamente isso que será mostrado em sua aba explorar.

Contudo, o algoritmo considera outros fatores para definir se determinada publicação vai aparecer ou não no explorar do Instagram. Especialmente, em relação às informações dos posts e criadores de conteúdo, como:

Essas variáveis são consideradas pelo algoritmo para que os conteúdos mostrados aos Instagrammers também sejam relevantes o bastante, agregando valor de algum modo. Assim, os posts que mais aparecem no explorar, incluem:

  • similares ao que o Instagrammer consome;
  • recentes e com muito engajamento;
  • com hashtags e tags de localização relacionadas ao consumo do usuário.

Mudando o seu explorar do Instagram

Por mais que o Instagram selecione de forma prévia o que aparece no explorar, essa seção da rede social ainda é personalizável. Ou seja, o usuário pode otimizar o recurso, deixando somente conteúdos do seu interesse serem mostrados.

Essa possibilidade aumenta ainda mais a capacidade de segmentação do explorar. Assim como, a chance de você crescer exponencialmente na plataforma ao aprender como aparecer no explorar do Instagram.

Mas então, como mudar o explorar do Instagram? Existem pelo menos duas formas práticas de fazer isso. A primeira é pela opção “ver menos publicações como esta”. E a segunda é limpar o explorar completamente.

No primeiro método, o Instagrammer faz o algoritmo ser mais preciso nas recomendações. Enquanto no último, atualiza por completo os conteúdos mostrados no explorar.

Como aparecer no explorar do Instagram

mulher comemorando em frente ao computador

Dito isso, como aparecer no explorar do Instagram? Qual é o caminho para colocar seus conteúdos em grande destaque dentro da rede social, mesmo que organicamente? É o que você vai descobrir agora.

Como fazer o Reels aparecer no explorar?

Quando você aprende como aparecer no explorar do Instagram, qualquer um de seus posts podem ser mostrados na aba. Seja fotos ou vídeos Stories, Feed ou Reels.

O Reels, porém, merece um destaque especial por sua aparição no explorar. Essa funcionalidade já tem por si só um grande potencial viral. Desse modo, estar nesta aba significa aumentar ainda mais a visibilidade dos conteúdos e perfil.

Para isso, você precisa criar Reels estratégicos, considerando tudo o que envolve como aparecer no explorar do Instagram. Esses conteúdos devem ser de qualidade, focados em um só público e seguir o que é tendência no momento.

Além disso, é necessário definir quais são os melhores horários para postar Reels, colocar tags de localização e inserir hashtags de forma inteligente, por exemplo, para que o post apareça no explorar.

Como usar Hashtag para aparecer no explorar do Instagram

Ao contrário do que muitos pensam, colocar um monte de hashtags aleatórias em seus conteúdos não adianta de nada. É necessário usá-las inteligentemente para que tenham o efeito esperado.

Ainda mais quando você está pensando em como aparecer no explorar do Instagram. Uma vez que, toda a composição do conteúdo deve ser de qualidade para seus posts na aba.

Nesse sentido, o ideal é escolher hashtags que sejam específicas. Elas devem mostrar o que você está falando e para quem está falando. Para assim, deixar suas postagens mais segmentadas.

Isso ajuda o algoritmo a escanear melhor o conteúdo e direcioná-lo para mais pessoas que tenham interesse em vê-lo. O que aumenta de forma significativa suas chances de aparecer na aba explorar.

Como fazer o Instagram recomendar sua conta

Como aparecer no explorar do Instagram envolve fatores importantes que fazem o algoritmo recomendar sua conta. Sendo assim, para seus conteúdos serem mostrados nesta aba, nossa dicas são:

  1. analise os concorrentes para se inspirar;
  2. faça conteúdos de qualidade;
  3. foque no público-alvo do perfil;
  4. use hashtags e tags de localização inteligentemente;
  5. publique nos melhores horários;
  6. aplique o que aprendeu sobre como aparecer no explorar do Instagram em todos os tipos de posts (Feed, Stories e Reels).

Importante: dê atenção também para a estrutura das legendas de postagens de Feed e Reels. Faça títulos atrativos, explique a imagem ou vídeo com palavras-chave e termine com uma chamada para ação convincente.

Dessa forma, os conteúdos vão ficar ainda melhores, aumentando bastante o número de impressões geradas. Assim como, terão mais chances de aparecer na aba de pesquisar do Instagram.

Perguntas frequentes sobre explorar do Instagram

Como limpar o explorar do Instagram?

O explorar do Instagram é um reflexo do comportamento do usuário dentro da rede social. Ainda assim, o recurso é personalizável. Uma vez que, é possível limpar a aba.

A opção permite você atualizar por completo o que é recomendado pelo algoritmo do Instagram para você consumir. Para isso, é necessário seguir esse passo a passo:

  1. Entre no seu perfil do Instagram;
  2. Vá na opção com três linhas no canto superior direito da tela e clique em “Configurações”;
  3. Encontre a aba “Segurança”;
  4. Selecione a opção “Histórico de pesquisa”;
  5. Agora, é só clicar na opção “Limpar tudo” e pronto!

Essa possibilidade de limpeza é vantajosa aos criadores de conteúdo que estão aprendendo como aparecer no explorar do Instagram. Isso aumenta o nível de segmentação dos Instagrammers e traz mais pessoas engajadas para o perfil.

Como apagar sugestões de pesquisa do Instagram?

Para apagar sugestões que aparecem na barra de pesquisar do Instagram, deixando-a completamente limpa, você deve seguir à risca o passo a passo abaixo:

  1. acesse o menu de três linhas e vá em “Configurações”
  2. procure pela opção “Segurança” e toque sobre ela. 
  3. role a tela até encontrar a seção “Dados e histórico”;
  4. selecione “Histórico de pesquisa”. 
  5. toque na opção “Limpar tudo”.
  6. pronto!

Essa ação muda os conteúdos que aparecem para você no Instagram, como, por exemplo, na aba explorar. O algoritmo sugere posts que vão de encontro ao que você gosta. E, para analisar isso, o que você pesquisa é considerado.