De fato, o número de concorrentes no Insta não para de crescer. São milhares disputando a atenção de um único usuário. Por isso, você precisa encontrar formas de se destacar, como, por exemplo, aparecer no explorar do Instagram.

De acordo com dados da própria Meta, o Instagram ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Um número expressivo que traz vantagens e desvantagens para os criadores de conteúdo.

Por um lado, você tem mais pessoas para atrair e transformar em seguidores fiéis do perfil na rede social. Só que, por outro, a quantidade de concorrentes está cada vez mais alta.

Dessa forma, ser estratégico é a única forma de crescer no Instagram. Ou seja, você tem que apresentar diferenciais competitivos para se destacar entre tantos concorrentes.

E é aí que entra o explorar do Instagram. Se você se esforçar para aparecer nessa aba da plataforma, você pode alcançar um público amplo sem tantas dificuldades. Entenda abaixo!

O que é o explorar do Instagram?

Em resumo, o explorar do Instagram é uma seção em que apenas publicações relevantes para determinado usuário aparecem. Ele serve para facilitar a descoberta de novos conteúdos e perfis interessantes.

Vídeos e fotos que aparecem no explorar do Instagram são baseadas nos interesses e comportamentos anteriores do usuário, por exemplo. Então, a pessoa não tem praticamente nenhum esforço para encontrar o que procura.

Para criadores de conteúdo, o explorar representa uma excelente oportunidade de alcançar um público amplo. Sobretudo, porque você sai na frente da grande maioria dos concorrentes quando aparece na aba.

Por que o explorar do Instagram é importante?

mulher analisando perfil encontrado no explorar do instagram

Nas plataformas digitais, qualquer forma de exposição é altamente valorizada por criadores de conteúdo. Logo, o explorar do Instagram não fica de fora. Até porque, possui ótimas  vantagens.

Primeiramente, a seção de rede social reduz o número de concorrentes. Uma vez que, o explorar é um espaço seleto para os melhores conteúdos dentro de determinada zona de interesse.

Sendo assim, o explorar oferece uma chance única de expandir o alcance do perfil. É possível atrair um público relativamente grande e transformá-los imediatamente em seguidores.

Inclusive, vídeos e fotos que aparecem no explorar possuem potencial viral. Isso quer dizer que, são capazes de serem amplamente compartilhadas e ganhar destaque em diferentes canais da internet.

Como é escolhido o que aparece no explorar do Instagram?

O que aparece no explorar do Instagram varia de acordo com uma série de fatores. Especialmente, porque a seleção de conteúdos mostrados precisam ser coerentes a cada usuário.

Para a rede social, o principal objetivo da seção explorar é manter os Instagramers ativos por mais tempo na plataforma. Então, o algoritmo reúne posts e perfis capazes de fazê-lo com excelência.

A inteligência artificial do Insta analisa os interesses dos usuários com base em seus comportamentos anteriores. Ou seja, perfis que seguem e postagens que engajam.

Assim também, o algoritmo considera o engajamento e popularidade dos conteúdos. Se determinado post está recebendo diversas curtidas, comentários e compartilhamento, tem mais probabilidade de aparecer na aba.

Do mesmo modo, o Instagram ainda leva em conta o contexto do usuário em questão. Localização geográfica, idioma, eventos atuais, entre outros. Com isso, recomenda não só posts e perfis relevantes, mas também atualizados.

Qual o impacto do explorar do Instagram para o engajamento?

Além de aumentar o número de contas alcançadas, vídeos e fotos que aparecem no explorar do Instagram podem fortalecer consideravelmente o engajamento de um perfil.

Isso porque, o público atraído por meio da seção explorar já possui um certo interesse na proposta do perfil. Desse modo, a tendência é que se envolvam mais ativamente com suas publicações.

Consequentemente, o algoritmo entende que outras das suas publicações são relevantes o bastante, levando-os para o explorar também. O que faz o perfil crescer cada vez mais.

Posteriormente, você pode até mesmo transformar os seguidores conquistados no explorar em leads de forma mais fácil. Então, alavancar o número de vendas conquistadas através do Instagram.

10 dicas de como aparecer no explorar no Instagram

pessoa usando o celular

Mas então, como aparecer no explorar no Instagram? Qual é o caminho para aproveitar ao máximo a principal forma de exposição da rede social? Listamos 10 dicas importantes abaixo. Confira!

1. Mude sua conta para profissional

Primeiramente, você tem que mudar sua conta pessoal para profissional. Perfis comerciais possuem funcionalidades extras, como anúncios, insights, botões de ação e inserção de etiquetas, por exemplo. 

Dessa forma, há mais chances de aparecer no explorar do Instagram. Você pode, por exemplo, usar etiquetas nas publicações de produtos à venda e deixar o conteúdo mais completo.

Além disso, você pode usar os insights de desempenho para analisar o que está funcionando nos posts e o que precisa ser otimizado. Então, melhorar cada vez mais a qualidade dos conteúdos.

Enfim, mudar sua conta para profissional é um processo relativamente simples e traz inúmeras vantagens ao seu posicionamento na rede social. Especialmente, se você quer ter mais visibilidade.

2. Crie conteúdo de qualidade

Sem dúvidas, a chave para aparecer no explorar do Instagram é criar conteúdos excelentes. Vídeos, imagens e textos precisam ser iguais ou superiores à média de qualidade do Instagram.

Portanto, invista tempo e esforço na produção de postagens que agreguem valor e sejam visualmente atrativas para o público. Quanto mais conteúdos de qualidade forem compartilhados, melhor.

Uma dica é desenvolver um calendário editorial. Ou seja, definir antecipadamente as pautas e quantidade de posts a serem publicados. Assim como, estabelecer os melhores dias e horários de postagens, e criar efetivamente os conteúdos.

Desse modo, você constrói uma frequência de posts equilibrada. Nem menos nem mais do que o ideal. Então, se comunica de forma assertiva com o público para mantê-lo engajado e, posteriormente, aparecer na aba explorar.

3. Use hashtags estrategicamente

Hashtags são um recurso importante para segmentar seus conteúdos às pessoas certas. Isso porque, o algoritmo do Instagram usa essas palavras-chaves para categorizar os posts.

No entanto, para ter o efeito esperado, é preciso adicionar hashtags estrategicamente. Procure àquelas relevantes relacionadas com o nicho e conteúdo a ser compartilhado no perfil. 

Se for palavras-chaves genéricas, o conteúdo pode se perder em meio a outras milhares de publicações. Uma vez que, o algoritmo não entende exatamente para quem o post deve ser direcionado.

Assim também, você não pode exagerar no número de palavras-chaves. Apesar do Instagram permitir a inserção de até 30 hashtags, o ideal é que você adicione apenas entre 5 e 10.

Ao usar hashtags inteligentemente, você tende a alcançar um público qualificado, isto é, pessoas com algum nível de interesse na proposta do perfil. Então, ganhar mais engajamento e aumentar suas chances de aparecer no explorar.

4. Interaja com seu público

Tão importante quanto criar conteúdos de qualidade é interagir com seus seguidores. Com isso, você mostra um interesse genuíno em ajudar o público, o faz engajar mais postagens e aumenta suas chances de aparecer na aba explorar.

Desse modo, responda o máximo de comentários e mensagens no Direct possíveis. Só que, não de forma genérica. Use abordagens personalizadas para realmente se conectar com seus seguidores.

Da mesma forma, incentive a interação do público com o perfil. Abra caixinhas de perguntas diariamente, faça enquetes ou crie desafios por meio do Stories, por exemplo. Assim, será mais fácil criar uma relação mais próxima entre vocês. 

5. Faça parcerias estratégicas

Colaborar com outros criadores de conteúdo ou marcas relevantes também é uma excelente estratégia para fazer seus posts aparecerem no explorar do Instagram.

Ao realizar parcerias, você e o outro perfil compartilham seus públicos. Com isso, você pode alcançar vários novos seguidores com interesse em sua proposta. Uma vez que, já existe uma sinergia entre a audiência e o conteúdo de vocês.

Assim, a tendência é que o engajamento dos seus posts cresça muito mais quando você faz parcerias estratégicas. Então, fique de olho em marcas relevantes do nicho para encontrar boas oportunidades de colaborações.

6. Escreva legendas persuasivas

Voltando a criação de conteúdos em si, é essencial que a legenda das publicações sejam bem escritas. Especialmente, com elementos de persuasão capazes de envolver o público.

As legendas complementam o conteúdo de fotos ou vídeos. Logo, são peças-chaves para convencer os visitantes e seguidores a curtir, comentar ou compartilhar a postagem, por exemplo.

Nesse sentido, tente escrever títulos atrativos. Segundo David Ogilvy, 80% da importância de um texto está na headline. Afinal, se o título não for bom o suficiente, a pessoa não terá a motivação necessária para ler o restante.

Além disso, estruture o texto da legenda dos posts com parágrafos relativamente curtos. Duas linhas já estão de bom tamanho. Com isso, você melhora a legibilidade, isto é, faz os seguidores lerem com mais facilidade.

A ideia é que os textos de legendas não devem se parecer com uma parede de tijolos, mas sim com uma persiana. Quando você escreve nessa estrutura, a sensação é que o texto é mais pequeno na percepção do público.

Por fim, use CTA (Call To Action) no fim dos textos de legendas. É uma técnica de copywriting que incentiva os leitores a tomar uma ação imediata. Alguns exemplos, são: 

  • “deixe um comentário”;
  • “compartilhe com seus amigos(a)”;
  • “acesse o link na bio”.

7. Crie conteúdos de diferentes formatos

Na estratégia de conteúdo do perfil, você deve usar os diferentes formatos disponíveis no Instagram, como, por exemplo, vídeos e fotos de Feed, Stories e Reels, para aparecer no explorar.

Primeiro, porque quando você usa a maioria dos recursos da rede social, o algoritmo valoriza o perfil e passa a recomendá-lo para mais pessoas possivelmente interessadas na sua proposta.

Assim também, a diversificação dos tipos de conteúdo ajuda você a aumentar o dinamismo do perfil. Ou seja, suas postagens não ficam monótonas do ponto de vista dos seguidores.

Em função disso, o público se mantém engajado por mais tempo e aumenta suas chances de aparecer na aba explorar. Sem contar que, cada formato tem sua vantagem exclusiva.

Os vídeos têm um apelo visual dinâmico e podem transmitir mensagens de forma mais impactante. Por outro lado, os carrosséis permitem você contar histórias mais detalhadas.

Por sua vez, o Reels tem um grande potencial viral. Logo, tendem a ter um alcance maior. Enfim, são várias possibilidades para conquistar um mesmo objetivo, isto é, aparecer no explorar do Instagram.

8. Coloque tags de localização nos conteúdos

Se você tem um estabelecimento físico ou sempre frequenta locais de interesse do público, uma boa ideia é colocar tags de localização nos seus conteúdos do Instagram.

Elas ajudam a direcionar o conteúdo às pessoas que estão buscando por conteúdos de determinada região. Seja para ir em um evento, seja para um passeio turístico.

Dessa forma, aumentam suas chances de aparecer na aba explorar para esse público em específico. Além disso, as geotags melhoram o engajamento e podem gerar novas parcerias para o perfil. Então, vale a pena usá-las nos seus posts.

9. Aproveite as tendências

De forma geral, as pessoas amam receber novidades atreladas às suas zonas de interesse. Por isso, criar timing posts pode ajudá-lo a aparecer na aba explorar do Instagram.

Fique de olho nas tendências relacionadas ao nicho em que você atua. Então, faça posts sobre as novidades mais importantes. Com isso, você aumenta suas chances de ser descoberto por um público amplo.

10. Analise o desempenho

Periodicamente, analise o desempenho das suas publicações no Instagram. Não há nada tão bom que não possa melhorar, não é? Por isso, monitore quais pontos precisam ser otimizados para seus conteúdos se tornarem mais relevantes.

Às vezes, você tem que melhorar a qualidade das imagens ou escrita das legendas. Assim como, usar diferentes formatos de conteúdo ou interagir mais com seus seguidores.

Seja como for, você tem que monitorar frequentemente a performance da estratégia de conteúdo do perfil. Só assim, você pode identificar erros e promover melhorias.

Conclusão

homem olhando para tablet comemorando bons resultados no instagram

Por fim, o explorar do Instagram é uma oportunidade de ouro para crescer na rede social. A partir da aba, você pode melhorar seus números de alcance, engajamento e até mesmo vendas na plataforma.

Ela destaca o perfil entre os concorrentes e o expõe para um público já interessado na proposta da marca. Com isso, aumenta seus resultados e relevância.

Então, coloque em prática as nossas dicas e faça seus conteúdos aparecerem no explorar. É uma vitrine essencial para ajudá-lo a chegar um pouco mais perto do sucesso no Instagram.