Se você cria conteúdo há algum tempo, sabe que compartilhar publicações no mesmo dia e horário não é tão fácil quanto parece. Para isso, porém, existe o recurso programar Stories no Instagram.

De acordo com dados da Meta, o Instagram ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos recentemente. Entre as desvantagens disso, está a necessidade de superar mais concorrentes para se destacar na rede social.

Dessa forma, você precisa ser cada vez mais consistente na produção de conteúdos de qualidade. Só assim, você consegue se manter competitivo o bastante para chamar e reter a atenção do público.

Contudo, não é possível ser constante nos posts compartilhados no perfil sem organização. É imprescindível publicar sempre nos mesmos dias e horários escolhidos estrategicamente.

É aí que entra o recurso de programar Stories no Instagram. Ele simplifica a gestão das postagens do perfil, pois você agenda o compartilhamento dos conteúdos em vez de publicá-los manualmente. Entenda como funciona!

Qual a importância de usar o recurso de agendar Stories no Instagram?

celular abrindo aplicativo móvel do instagram com notebook ao lado

Existem uma série de razões pelas quais usar o recurso de programar Stories no Instagram faz a diferença nos resultados e relevância conquistadas no perfil da rede social. Entre as principais, estão:

  1. postar nos melhores dias e horários: os seguidores de cada perfil ficam mais ativos em determinados momentos da semana. Assim, agendar Stories no Instagram ajuda você a compartilhar posts sempre na hora certa;
  2. otimizar a gestão de tempo: programar Stories também otimiza sua gestão tempo. Uma vez que, você pode deixar posts de uma semana inteira agendados, por exemplo;
  3. lidar melhor com imprevistos: situações imprevistas podem impedi-lo de publicar conteúdo em um ou outro dia. Porém, o recurso de programar Stories dá um fim a preocupações do tipo;
  4. reduzir erros: erros na produção diminuem com o recurso programar Stories. Isso porque, você prepara os posts antecipadamente. Assim, tem mais chances de perceber qualquer problema;
  5. ter maior qualidade nos conteúdos: o recurso do Stories ainda melhora a qualidade dos conteúdos, pois você pode revisá-los e aprimorá-los quando o dia do compartilhamento da publicação estiver próximo.

Como funciona?

Mas, como funciona o programar Stories no Instagram? Infelizmente, o recurso ainda não é nativo da rede social. Atualmente, você só consegue agendar posts de Feed na plataforma sem recorrer a outras ferramentas.

Para agendar Stories no Instagram, é necessário baixar e instalar o Meta Business Suite, isto é, um aplicativo oficial com soluções capazes de simplificar a gestão de contas comerciais tanto do Facebook quanto do Instagram.

Entre as soluções propostas pelo Meta Business Suite, adivinha? Sim, está justamente o recurso programar Stories no Instagram. Ou seja, a função essencial para melhorar a organização e consistência da estratégia de conteúdo.

Sendo assim, você deve conectar suas contas do Facebook e Instagram na ferramenta alternativa da Meta, criar o conteúdo no formato de Stories e agendá-los para os melhores dias e horários de publicação do perfil.

Como programar Stories no Instagram?

mulher acessando a gaveta de aplicativos do celular para programar stories no celular

Dito isso, como programar Stories no Instagram? Qual é o passo a passo para usar o Meta Business Suite e agendar a publicação do calendário de conteúdos do perfil? Descubra abaixo!

1. Crie uma página no Facebook e mude seu perfil pessoal para comercial no Instagram

Antes de mais nada, crie uma página no Facebook e mude seu perfil pessoal para comercial no Instagram. Ambos são pré-requisitos para usar o Meta Business Suite para programar publicações.

2. Baixe e instale o Meta Business Suite

Feito isso, baixe e instale o Meta Business Suite na loja de aplicativos do smartphone. A ferramenta da Meta está disponível para sistemas operacionais Android e iOS.

3. Abra o aplicativo e faça o login com suas credenciais do Facebook

Em seguida, abra o Meta Business Suite e faça login com suas credenciais do Facebook. Ou seja, digite seu email ou telefone e senha nos campos solicitados na tela.

tela de credenciais do facebook

4. Vá no ícone com três traços horizontais e selecione “Configurações”

Na tela inicial do Meta Business Suite, vá até o ícone com três traços horizontais no canto inferior direito da tela e selecione a opção “Configurações” no menu suspenso.

tela de configurações do instagram
tela para ir para configurações do instagram

5. Toque em “Conectar” na opção “Instagram”

Perceba que, há diversos recursos possíveis de usar na aba de configurações do Meta Business Suite. Nesta etapa, você deve dar um toque em “Conectar” na opção Instagram.

seta apontando para ir para o instagram

6. Confirme a decisão em “Conectar conta” e ative as permissões solicitadas

Para confirmar a decisão de vincular a página do Facebook com uma conta comercial do Instagram, toque em “Conectar conta”. Então, ative as permissões solicitadas e vá em “Confirmar”.

tela mostrando a conexão entre facebook e instagram
tela de confirmação de da conexão entre instagram e facebook

7. Coloque suas credenciais de login do Instagram

No próximo passo, coloque suas credenciais de login do Instagram nos campos a serem preenchidos para finalmente conectar seu Instagram a ferramenta Meta Business Suite.

tela inicial do instagram (login e senha)

8. Vá no ícone “+” e selecione “Story”

Novamente na tela inicial do Meta Business Suite, vá até o ícone “+” no canto inferior direito da tela. Assim, o menu “Criar novo conteúdo” será ativado. Para programar Stories no Instagram, selecione a opção “Story”.

tela da pagina inicial com seta apontando para adicionar story
tela mostrando seta apontando para clicar em story

9. Escolha a imagem ou vídeo a ser publicado ou use a câmera para criar um arquivo de mídia

Na próxima etapa, escolha a imagem ou vídeo a ser publicado no Instagram ou use a câmera do celular para criar um novo arquivo de mídia e compartilhá-lo na rede social.

tela de criação de story

10. Edite o Story com figurinhas, textos ou links

Na área de edição do Stories, adicione figurinhas, textos ou links para deixar sua publicação mais completa. Há diversas possibilidades para você explorar e tornar o conteúdo mais atrativo na percepção de seus seguidores.

seta mostrando lado superior direito da tela do story do instagram

11. Toque em “Compartilhar em”

Terminou de editar o conteúdo do Story? Ótimo! Toque em “Compartilhar em” para ajustar as configurações finais da publicação e acessar as opções de programação.

seta mostrando texto "compartilhar em"

12. Deixe apenas a opção com o perfil do Instagram ativa

Em “Posicionamentos do Stories”, você pode configurar o compartilhamento do Story para a página do Facebook, Instagram ou ambos. Porém, o ideal é deixar apenas a opção com o perfil do Instagram ativa.

tela mostrando onde quer que o story apareça

13. Vá em “Programar para mais tarde”

Nas “Opções de programação”, você pode compartilhar instantaneamente o Story em “Publicar agora” ou agendar a postagem do conteúdo em “Programar para mais tarde”.

Obviamente, você deve ir em “Programar para mais tarde” para agendar a publicação do conteúdo criado no formato de Stories no dia e horário mais adequado.

tela mostrando seta indicando para clicar em "programar para mais tarde"

14. Defina o dia e horário da publicação do Story

Quando você seleciona a opção “Programar para mais tarde”, um menu suspenso aparece na tela com as configurações de data da publicação. Assim, defina o melhor dia e horário para compartilhar o Story.

tela mostrando dia e horário para programar story do instagram

15. Pronto!

Pronto! A publicação do Story está programada para o momento em que seu público está mais ativo no Instagram. Para confirmar o agendamento, toque em “Compartilhar”.

tela pedindo para clicar em compartilhar story que será postado mais tarde

Melhores práticas para agendamento de Stories

O recurso de programar Story no Instagram deve ser usado estrategicamente para dar bons resultados. Para isso, siga as melhores práticas para explorar as vantagens do agendamento de publicações do Instagram, como:

1. Planeje com antecedência

Planejar com antecedência é o alicerce de uma estratégia eficiente para programar Stories no Instagram. Ou seja, é o que faz o recurso ser realmente vantajoso no compartilhamento de conteúdos do perfil na rede social.

Sendo assim, defina objetivos claros, conheça bem seu público e elabore a linha editorial do perfil, isto é, escolha quais serão as principais pautas abordadas em seu posicionamento na plataforma.

Em seguida, crie um calendário de publicações para determinado período com dias e horários de compartilhamento estabelecidos. Então, deixe os conteúdos completamente prontos até 5 dias antes da postagem efetiva do Stories.

2. Use ferramentas de agendamento

Além do Meta Business Suite, existe outra possibilidade de programar Stories no Instagram: usar ferramentas de agendamento. Apesar de não serem oficiais, são plataformas de gestão completas.

Entre as principais opções disponíveis no mercado, estão mLabs e Sprout Social, por exemplo. Ambas não só têm a programação de postagens, mas também soluções capazes de simplificar a gestão de todo o perfil, como:

  • calendário de conteúdo;
  • envio de mensagens automáticas;
  • relatórios de desempenho.

Em outras palavras, começar a usar uma ferramenta de terceiros para gerenciar o perfil do Instagram oferece ainda mais possibilidade. Só que, em questão de segurança, o Meta Business Suite continua sendo a melhor escolha.

3. Compartilhe conteúdo relevante

De fato, encontrar métodos que melhoram a gestão ou entrega de suas publicações vale a pena para ser constante, engajar cada vez mais o público e crescer o perfil no Instagram.

Entretanto, não se esqueça da qualidade do conteúdo. A mensagem em si é o fator mais determinante no que diz respeito às pessoas comprarem sua ideia ou não.

Em função disso, compartilhe apenas conteúdos relevantes nas funcionalidades da rede social. Ou seja, publicações que vão de encontro às dores, desejos e necessidades do público que te acompanha na plataforma.

Conclusão

mulher feliz olhando os stories compartilhados no instagram pelo celular

Em resumo, programar Stories no Instagram é indispensável para ser suficientemente constante na publicação de conteúdos na funcionalidade da rede social.

O Stories é um formato ímpar nas plataformas digitais. Uma vez que, cria um vínculo autêntico e próximo entre os usuários com o compartilhamento de momentos espontâneos.

Então, agendar as publicações da funcionalidade é um jeito eficiente de evitar a perda de conexão com o público que te acompanha devido a imprevistos ou falta de organização.

A propósito, o compromisso demonstrado em termos de qualidade e pontualidade no compartilhamento de conteúdo tende a aumentar cada vez mais o alcance de não seguidores e o engajamento do público do perfil.

Portanto, o agendamento de Stories realmente faz toda diferença nos resultados e relevância conquistados no Instagram. Afinal, o recurso otimiza completamente a gestão da estratégia de conteúdo do perfil. Comece a usar o quanto antes!