Sem dúvidas, as fotos arquivadas no Instagram são uma das funções mais úteis já adicionadas na rede social até então. Isso porque, você pode remover posts do perfil sem precisar excluí-los completamente.

Às vezes, algumas publicações no Instagram não envelhecem tão bem quanto o imaginado. Sobretudo, aquelas em que você aparece junto com seus amigos(a) ou namorado(a).

Afinal, você pode ter desentendimentos com determinadas pessoas. Então, se distanciar para seu próprio bem. Assim como, dar um tempo no relacionamento com seu namorado(a) ou até mesmo optar por terminá-lo.

Além disso, várias pessoas decidem mudar a proposta do perfil do Instagram devido a objetivos comerciais, pois a rede social tem inúmeros recursos voltados à promoção de marcas, produtos e serviços.

De qualquer forma, a função fotos arquivadas no Instagram ajuda você a atualizar o perfil na rede social para o contexto atual. Ou seja, remover publicações que não refletem seus sentimentos ou objetivos no momento. Descubra como usá-la!

Por que as pessoas arquivam suas fotos do Instagram?

mulher morena com casaco jeans mexendo no celular

Existem uma série de razões pelas quais as pessoas usam o recurso fotos arquivadas no Instagram. Primeiramente, é uma excelente forma de guardar memórias especiais.

Mesmo que as pessoas presentes na foto não façam mais parte de sua vida devido a desentendimentos, o momento em questão não deixou de ser importante para você.

Desse modo, vale mais a pena arquivar a publicação do que excluí-la totalmente do Instagram. Ela fica oculta para o público em geral, mas você pode revê-la quando quiser.

Assim também, as fotos arquivadas do Instagram mantém sua privacidade protegida. Alguns posts podem mostrar informações ou momentos particulares, por exemplo. Então, você pode arquivá-los para evitar problemas maiores.

Da mesma maneira, a função é capaz de melhorar a organização do perfil. Você pode remover postagens que não fazem sentido à proposta atual da conta. Com isso, você torna seus conteúdos mais coerentes na percepção dos seguidores.

Se você quer começar a vender no Instagram e mudar o perfil para pessoal, por exemplo, arquivar fotos pessoais é fundamental para alinhar suas publicações com o novo objetivo da conta.

Sem contar que, você ainda pode guardar publicações em que pessoas mal-intencionadas fizeram comentários ofensivos ou suspeitos para livrar o perfil de discursos de ódio, brigas e riscos de segurança.

Qual a diferença entre arquivar e excluir uma foto?

Em resumo, a principal diferença entre arquivar e excluir uma foto no Instagram está nas consequências de remover determinada publicação do perfil da rede social.

Quando você usa o recurso fotos arquivadas no Instagram, você apenas oculta a postagem do público em geral. Ou seja, o conteúdo arquivado continua acessível para você e ainda dá para restaurá-lo a qualquer momento.

Por outro lado, excluir uma foto remove permanentemente o post em questão da plataforma. Em outras plataformas, você não pode mais acessar o conteúdo e nem restaurá-lo para visualização pública, caso se arrependa da decisão.

Então, se você quiser ocultar temporariamente fotos do perfil ou mantê-las como uma memória privada, arquivar é a opção mais adequada em comparação a excluir a publicação totalmente.

Como ver fotos arquivadas no Instagram?

pessoa mexendo em um celular

Para arquivar fotos no Instagram, é bem simples. Basta dar um toque no ícone de três pontos verticais de determinada publicação em seu perfil e selecionar a opção “Arquivar”.

Entretanto, diversas pessoas se perguntam onde ficam as fotos arquivadas do Instagram. Por isso, vamos te mostrar abaixo o passo a passo para visualizar as publicações ocultadas do público geral do perfil. Confira!

1. Abra o aplicativo

A princípio, abra o aplicativo do Instagram em seu dispositivo móvel com sistema operacional Android ou iOS para visualizar as fotos arquivadas do perfil na rede social.

2. Entre no perfil e vá até os três traços horizontais para acessar o menu

Em seguida, entre no perfil dando um toque na foto em miniatura no canto inferior direito da tela e vá até os três traços horizontais no canto superior direito para acessar o menu.

seta indicando como entrar no perfil do instagram
seta indicando como entrar no perfil do instagram

3. Selecione a opção “Itens arquivados”

Perceba que, aparece uma aba suspensa de opções na tela do smartphone. Nesta etapa, você deve selecionar “Itens arquivados” para ir para o próximo passo do processo.

seta mostrando onde fica as fotos arquivas

4. Toque em “Arquivo de Stories” e escolha “Arquivo de publicações”

Feito isso, chega a hora de você ver efetivamente as fotos arquivadas no Instagram. Toque em “Arquivos de Stories” na parte superior da tela e escolha “Arquivo de publicações”. Com isso, os posts guardados vão aparecer.

seta mostrando onde fica o arquivo dos stories

5. Pronto!

Pronto! Todas as publicações arquivadas até então no perfil do Instagram vão aparecer na sua tela para você rever ou até mesmo restaurá-las, isto é, voltar a exibi-las para o público em geral.

foto mostrando o arquivo do instagram

Como desarquivar uma foto no Instagram?

Mas então, como desarquivar fotos do Instagram? Como mostrar novamente publicações removidas por algum motivo em seu perfil da rede social. Para isso, o passo a passo é o seguinte:

1. Abra o aplicativo do Instagram

Antes de mais nada, abra o aplicativo do Instagram em seu dispositivo móvel com sistema operacional Android ou iOS para começar o processo de desarquivar fotos do perfil na rede social.

2. Entre no perfil e vá até os três traços horizontais para acessar o menu

Em seguida, entre no perfil com um toque na foto em miniatura no canto inferior direito da tela e vá até os três traços horizontais no canto superior direito para acessar o menu de opções.

seta mostrando onde ir até o perfil do instagram
seta mostrando onde ir até o perfil do instagram

3. Selecione a opção “Itens arquivados”

Na aba suspensa, selecione “Itens arquivados”, isto é, a quarta opção do conjunto de funções exibidos na tela, para continuar o passo a passo de como desarquivar fotos no Instagram.

seta mostrando onde ir até os itens arquivados

4. Toque em “Arquivo de Stories” e escolha “Arquivo de publicações”

Em “Itens arquivados”, toque em “Arquivo de Stories” na parte superior da tela do celular. Então, escolha “Arquivo de publicações”, a segunda opção exibida no recurso.

seta mostrando onde fica o arquivo dos stories

5. Abra a foto em questão

Feito isso, você deve procurar a foto a ser reintegrada com as demais publicações do perfil do Instagram. Encontrou? Abra a imagem em questão para desarquivá-la.

seta mostrando como selecionar a foto para desarquivar

6. Toque no ícone com três pontos verticais

Após abrir a foto a ser desarquivada, toque no ícone com três pontos verticais no canto superior direito da imagem para acessar as configurações próprias da publicação.

seta apontando onde ir para desarquivar foto

7. Selecione “Mostrar no perfil”

Perceba que, um menu suspenso aparece na tela do smartphone. Nesta etapa, você deve selecionar “Mostrar no perfil” e confirmar sua decisão para desarquivar a foto do Instagram.

seta mostrando onde ir para desarquivar uma foto no instagram

8. Pronto!

Pronto! A foto em questão será restaurada em seu perfil do Instagram. Porém, na ordem cronológica correta. Ou seja, a publicação será exibida no mesmo dia e hora em que foi compartilhada com seus seguidores pela primeira vez.

Conclusão

homem loiro com camisa bege sentado vendo celular e sorrindo

Por fim, as fotos arquivadas no Instagram são uma função realmente importante para a gestão do perfil na rede social. Ela te ajuda a mantê-lo sempre atualizado, isto é, com posts que refletem seus sentimentos e objetivos.

Nossos sentimentos sobre as pessoas são vulneráveis a sofrer mudanças significativas. Desentendimentos, conflitos ou acontecimentos são capazes de esfriar o relacionamento entre amigos e namorados, por exemplo.

Além disso, a qualquer momento você pode optar por usar as plataformas digitais para alavancar sua carreira profissional ou conquistar resultados expressivos em seu empreendimento.

Seja como for, o recurso fotos arquivadas do Instagram ajuda você a alinhar as publicações do perfil com o momento atual, removendo posts sem necessariamente excluí-los completamente.
Gostou deste conteúdo? Veja também: como fazer chamadas de vídeo no Instagram!