Infelizmente, ter que lidar com comentários desrespeitosos e ofensivos virou uma prática comum nas redes sociais. Assim, cada vez mais pessoas buscam formas efetivas de se livrar dos haters, a exemplo do recurso restringir no Instagram.

Há pouco tempo, o Instagram ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Um número que mostra o quão absoluto é o sucesso da plataforma.

A maioria dos Instagramers tem bons objetivos no uso da rede social. Alguns buscam entretenimento ou compartilhar momentos especiais da vida. Enquanto outros, aprimoram seus conhecimentos ou até mesmo ganham dinheiro.

Contudo, uma parcela dos usuários do Instagram são mal-intencionados. Eles tentam prejudicar a experiência de outras pessoas na plataforma de diferentes formas, incluindo:

  • promover bullying;
  • gerar conflitos;
  • enviar Spam.

Por isso, os desenvolvedores do Instagram lançaram um recurso capaz de ajudar os Instagramers a lidar com interações indesejadas na rede social, isto é, o restringindo no Instagram. Entenda abaixo tudo sobre a opção!

O que é restringir no Instagram?

Mas afinal, o que é restringir no Instagram? Em resumo, é um mecanismo pelo qual os usuários podem limitar a interação de determinadas pessoas em seu perfil da rede social.

A princípio, a ideia dos desenvolvedores era combater práticas de bullying. Porém, o recurso também serve para outras situações nocivas causadas por pessoas mal-intencionadas, incluindo:

  • conflitos na aba de comentários;
  • mensagens de Spam no Direct;
  • stalking.

Seja como for, o restringir protege a conta dos Instagramers sigilosamente de pessoas indesejadas. Ou seja, você limita as ações de quem está te incomodando na rede social discretamente.

O usuário em questão não é notificado pelo Instagram. Com isso, não sabe que seu perfil está impedido de criar novas situações nocivas para sua saúde e bem-estar.

Como funciona o restringir no Instagram?

Embora o outro lado não saiba, o que significa restringir no Instagram promove mudanças importantes na interação entre você e a pessoa restrita. Entre as principais, destacamos:

  • comentários ocultos;
  • conversas no Direct viram solicitações para aprovação;
  • status “online” e “visto por último” ocultos.

Dessa forma, o recurso restringir no Instagram oferece uma maneira de controlar eficientemente ações prejudiciais à experiência na rede social. Então, ter mais tranquilidade para usá-la para entretenimento, estudos ou trabalho, por exemplo.

O que acontece após restringir um usuário?

mulher analisando comentarios e mensagens negativas no instagram

Provavelmente, você está se perguntando: “está bem, mas o que acontece se eu restringir uma pessoa no Instagram exatamente? Quais são as reais limitações na interação de usuários mal-intencionados?”

Na aba de comentários, qualquer opinião da pessoa em questão deixa de ser visível publicamente. Eles ficam ocultos para todos os usuários, menos para você e para a pessoa.

Sendo assim, você pode apenas ver os comentários, aprová-los se não forem ofensivos ou excluí-los completamente. Neste último, talvez a pessoa perceba que você tomou medidas para limitar suas ações no perfil.

Enquanto no Direct, as conversas com o usuário mal-intencionado viram solicitações para aprovação. Ou seja, você pode escolher ler ou ignorar as mensagens.

Além disso, os status “Online” e “Visto por último” ficam invisíveis para a pessoa em questão. Desse modo, você se livra de conversas indesejadas promovidas por ações de stalking.

Vale dizer que, se você restringir alguém, você não é automaticamente restringido por essa pessoa. Você ainda pode ver seus posts e até mesmo interagir com o perfil normalmente, a não ser que usuário decida bloqueá-lo.

Qual a importância de usar o recurso para controlar a interação dos usuários?

Usar o restringir no Instagram é essencial à manutenção da segurança e privacidade na rede social. Sobretudo, porque você evita praticamente todas as interações indesejadas.

Você pode, por exemplo, controlar as ações de stalkers e impedir que usem informações disponibilizadas pelo o Direct para incomodá-lo com mensagens inapropriadas.

Da mesma forma, você consegue delimitar as ações de quem dissemina o ódio em seus conteúdos. Ou seja, não deixar pessoas fazerem hates ou bullying deliberadamente no espaço de comentários.

Portanto, o recurso restringir conta no Instagram preserva sua saúde mental, pois evita situações nocivas de conflito, abuso ou negativamente durante sua atividade na rede social.

Desse modo, você cria um ambiente saudável e favorável para o crescimento dentro da plataforma. Todas as interações no perfil serão construtivas e respeitosas, gerando um senso de comunidade e colaboração.

6 benefícios em usar o recurso restringir no Instagram

mulher com celular aberto no instagram pensando em restringir alguem

Para esclarecer ainda mais a importância do recurso de perfil restrito no Instagram, listamos abaixo os 6 principais benefícios de controlar a interação dos usuários na rede social. Confira!

1. Privacidade aprimorada

Primeiramente, usar o recurso do Instagram restringir aprimora a privacidade do perfil. Especialmente, porque você limita o acesso de usuários mal-intencionados no Direct.

Eles não podem aproveitar as informações de status “Online” e “Visto por último”, por exemplo, para invadir sua privacidade quando você estiver ativo na rede social.

Assim também, não conseguem mandar textos, imagens ou vídeos desrespeitosos e ofensivos. Quando a mensagem chega, você decide se quer realmente visualizá-la.

Em outras palavras, você se antecipa às pessoas com más intenções e deixa a funcionalidade de mensagens diretas completamente pronta para lidar com essas situações nocivas.

2. Redução de interações indesejadas

Além do aprimoramento da privacidade no DM, o restringir no Instagram praticamente elimina toda e qualquer interação indesejada nos comentários de publicações de Feed ou Reels.

Sabe aquelas pessoas que ofendem determinado criador de conteúdo ou desdenham da aparência de uma pessoa sem qualquer motivo? Então, você pode simplesmente impedi-las de participar de discussões em seu perfil.

Quando você restringe a ação do usuário em questão, as opiniões que tal pessoa compartilhar nos seus posts não vão aparecer para o público em geral. Só vocês vão vê-los.

3. Controle sobre comentários e mensagens

Ainda sobre os comentários feitos por usuários mal-intencionados em seus conteúdos, você pode controlá-los totalmente por meio do recurso restringir no Instagram.

Em outras palavras, você pode simplesmente ignorar os comentários de hate ou bullying ou deletá-los das postagens. Neste último, porém, o mal-intencionado tende a suspeitar que sua ação foi limitada no perfil.

Se a pessoa deixar de ser ofensiva, você pode reconsiderar e aprovar suas opiniões na aba de comentários. Só que, infelizmente, não é algo tão comum de acontecer nas redes sociais.

Em mensagens recebidas no Direct, você também passa a ter total controle. A conversa de pessoas indesejadas viram solicitações. Com isso, você determina quais serão rejeitadas ou aprovadas.

4. Menos conflitos

Quando você usa o recurso de restringir alguém no Instagram inteligentemente, você reduz drasticamente as chances de confrontos e conflitos na aba de comentários dos posts.

Apesar de várias pessoas novas seguirem o perfil todos os dias, você pode restringir sua ação rapidamente, caso criem problemas. Ou seja, façam comentários provocativos, desrespeitosos ou ofensivos.

Sendo assim, você garante que sua conta na rede social tenha um ambiente saudável e harmonioso para os usuários se conectarem e crescerem mutuamente.

5. Proteção contra conhecidos problemáticos

Além de pessoas mal-intencionadas, conhecidos problemáticos podem atrapalhar sua experiência dentro do Instagram. Assim, o recurso restringir da rede social ajuda nisso também.

Às vezes, pessoas que já conhecemos são um tanto quanto complicadas. Então, acabam sendo inconvenientes em determinados momentos e prejudicam sua experiência na plataforma.

Contudo, você pode usar o restringir no Instagram para delimitar a ação do conhecido em questão, isto é, estabelecer um limite saudável na interação entre vocês.

6. Maior tranquilidade e bem-estar

Ter controle sobre suas interações e limitar o contato com pessoas mal-intencionadas no Instagram reduz o estresse, ansiedade e outros impactos emocionais negativos provocados por situações nocivas.

Dessa forma, você  tem maior tranquilidade e bem-estar. Assim como, se concentra apenas em conexões mais positivas, conteúdos inspiradores e interações saudáveis dentro da rede social.

Ou seja, quando você controla quem pode se expressar em seu perfil ou enviar mensagens diretas, você aproveita tudo o que o Instagram oferece sem se preocupar com interações prejudiciais.

Como usar o recurso restringir no Instagram?

Dito isso, como usar o recurso restringir uma pessoa no Instagram? Como delimitar as ações de usuários mal-intencionados ou problemáticos em seu perfil da rede social? O passo a passo é o seguinte:

1. Vá até o perfil ou comentário

Primeiramente, você tem que acessar o perfil ou comentário do usuário em questão para restringir no Instagram. Em ambos, você consegue limitar as ações de pessoas mal-intencionadas.

Se você decidir acessar o perfil do usuário, você só precisa dar um toque no ícone com três pontos no canto superior direito da tela, escolher a opção “Restringir [Nome do usuário]” e confirmar sua decisão.

Por outro lado, se você quiser delimitar as interações da pessoa diretamente pela aba de comentários, você tem que selecionar a fala em questão, dar um toque no ícone com ponto de exclamação e ir em “Restringir [Nome do usuário]

2. Acesse as opções de restrição

Além do perfil e comentário, você pode restringir no Instagram por meio das configurações da rede social. É uma função para quem precisa limitar várias pessoas de uma só vez.

Para isso, você deve entrar no seu perfil da rede social, dar um toque no ícone com três traços horizontais no canto superior direito da tela e selecionar a opção “Configurações e Privacidade”.

Então, você tem que rolar a tela e procurar pela aba “Restritas”. Na opção, você pode pesquisar o nome dos perfis e delimitar sua interação em seu perfil com um simples toque em “Restringir”.

3. Pronto!

Pronto! Seja como for, quando você restringe alguém no Instagram, a pessoa já não pode mais interagir com você deliberadamente. A limitação das ações do usuário acontece de imediato.

Ou seja, você pode usar a rede social sem preocupações quanto a comentários ofensivos ou mensagens inapropriadas. Isso porque, o mecanismo te protege contra pessoas mal-intencionadas ou problemáticas.

Como desfazer a restrição do usuário?

Embora o recurso restringir no Instagram envolva questões importantes, não se trata de uma decisão irreversível. A qualquer momento, você pode remover a limitação de interação de determinados usuários. Neste caso, o passo a passo é:

1. Entre no perfil da pessoa

Uma das formas de remover a restrição no Instagram é entrar no perfil da pessoa em questão. Então, refazer os passos feitos para limitar sua interação na rede social.

Ou seja, você tem que dar um toque no ícone com três pontos e selecionar a opção “Remover restrição”. Sendo assim, a pessoa já pode interagir com você no Direct ou comentários sem qualquer impedimento.

2. Acesse “Restritos” em “Configurações e Privacidade”

Além de entrar no perfil da pessoa em específico, você também pode retirar a restrição de usuários por meio da aba “Restritos” em “Configurações e Privacidade”.

É uma excelente opção para quem precisa remover diversas contas restritas no Instagram com praticidade. Isso porque, todos os perfis limitados em termos de interação ficam reunidos em um único lugar.

Para usar a aba “Restritos”, entre em seu perfil, toque no ícone com três traços horizontais e selecione a opção “Configurações e Privacidade”. Então, vá em “Restritos” e toque em “Remover restrição” para tirar a limitação dos perfis.

3. Pronto!

Pronto! Assim que você remover o restringir no Instagram, as pessoas antes limitadas de interagir em seu perfil, vão poder usar os comentários ou enviar mensagens no Direct normalmente.

Vale lembrar que, você precisa garantir que determinada pessoa não voltará a criar situações nocivas e prejudicar sua experiência na rede social. Caso contrário, o ideal é manter a restrição ativa.

Conclusão

mulher feliz após restringir pessoas mal intencionadas no instagram

Por fim, restringir no Instagram é uma medida de proteção altamente importante da rede social. Ela limita as ações deliberadas de pessoas mal-intencionadas ou problemáticas e garante a manutenção do seu bem-estar.

Infelizmente, existem vários usuários com objetivos errados no Instagram. Assim, podem criar situações nocivas à saúde e bem-estar daqueles que usam a plataforma para entretenimento, estudos ou trabalho.

Alguns praticam ações de bullying e hate, enquanto outros fazem stalking e invadem a privacidade das pessoas. Seja como for, o recurso restringir no Instagram dá um fim a essa dor de cabeça.

Então, se algum usuário mal-intencionado ou conhecido problemático começar a atrapalhar sua experiência na rede social, não hesite em usar o restringir ou até mesmo bloqueá-lo em casos mais extremos.