Os links no Instagram podem ser grandes aliados quando o objetivo é chamar atenção dos seus seguidores para conteúdos que estão fora da plataforma do instagram.

Por exemplo, se seu nome ou da sua empresa saiu em um grande canal de notícias ou se a ideia é converter venda de seus produtos através de um site, os links no Instagram são a maneira ideal de conduzir seus seguidores para qualquer outra página da internet.

Continue lendo nosso artigo e descubra os melhores métodos para utilizar essa funcionalidade tão legal disponibilizada pelo Instagram.

pagina inicial instagram

Quem pode colocar links no Instagram?

Hoje em dia qualquer pessoa pode colocar links no Instagram, mais adiante iremos mostrar o passo a passo, o que podemos adiantar é que hoje, não existe mais a funcionalidade do ”arrasta pra cima Instagram”.

Apesar dela ter ficado tão popular por conta da venda de produtos pelos influenciadores e de muitas pessoas ainda se perguntam como fazer o arraste para cima no Instagram, hoje retiraram a funcionalidade e ela foi 100% substituída pela funcionalidade do link em anexo para qualquer conta, independente do tamanho.

Como colocar link na bio do Instagram?

A sua biografia do Instagram é a primeira coisa que seus seguidores vão ver assim que acessarem seu perfil, por isso ela deve ser escrita com muito cuidado, assim como o link que você adiciona na bio também.

Algumas ideias de link da bio podem ser: Teu site, portfólio profissional, canal do Youtube, newsletter, landing page para captação de clientes, link para agendamento de horários, etc.

Agora que você já tem ideias do que colocar, vamos ao passo a passo de como colocar link na bio do Instagram:

mulher usando Instagram na frente do laptop

Pelo computador

Infelizmente ainda não está disponível pela plataforma a funcionalidade da biografia de link no Instagram.

Pelo celular

Já pelo celular é super simples adicionar o link no Instagram, veja o passo a passo de para turbinar sua bio:

1° Vá até seu perfil

2° Clique em editar perfil

3° Clique em links

4° Adicione a URL escolhida e se desejar adicione o link da sua página do Facebook

5° Pronto, o link escolhido aparecerá na bio do seu perfil do Instagram

Como colocar link no story do Instagram?

Inserir link no stories do Instagram é muito simples e o mais legal da funcionalidade é que é uma ferramenta democrática.

Ou seja, qualquer pessoa pode compartilhar o link que quiser em seus stories ela não é mais como a funcionalidade do ”arrasta para cima Instagram” que era disponibilizada apenas para influenciadores e marcas que possuíam o selo de verificado. veja o passo a passo de como colocar link no stories do Instagram:

Pelo computador

Pelo stories ser uma funcionalidade mais espontânea, ainda não é possível inserir link nos stories ou adicionar qualquer stories pelo computador.

A boa notícia é que mesmo não podendo usar a funcionalidade como produtor de conteúdo pelo computador, é possível visualizar os stories de outras pessoas pelo desktop, apesar de não ser recomendado pelo formato do conteúdo ser específico para celulares.

Pelo celular

Já pelo celular é fácil adicionar o link para ajudar a fazer stories, veja o passo a passo;

1° Abra o aplicativo do Instagram e crie o seu Story ou adicione uma foto/vídeo da sua galeria

2° Clique no ícone de sticker: aquela carinha que fica localizada do lado direito, acima dos storie

3° Busque pela funcionalidade “Link”

4° Escolha a URL que você quer divulgar e clique em concluir

5° Publique seu Story

6° Não esqueça de analisar os resultados depois de 24h – tempo que um storie fica disponível para ser visualizado

Como colocar vários links no instagram?

É importante para as empresas pensarem nos links do Instagram de forma estratégica, aproveitando as oportunidades oferecidas pela rede social, veja abaixo exemplos de como inserir vários links no Instagram.

Usando agregador de link na bio

É possível inserir vários links no Instagram de uma vez na parte da bio, usando ferramentas simples como o Linktree ou lastlnk, que são ferramentas gratuitas com o objetivo de compilar todos os links que você quiser na sua bio do Instagram, os transformando em um só.

O indicado aqui é colocar links relevantes para seu negócio, como projetos, outras redes sociais, site da empresa etc.

Divulgue vários links pelo stories

Uma dica para adicionar vários links no Instagram é criar uma série de stories diferentes para divulgar capítulos de uma websérie da empresa, por exemplo, ou para realizar pesquisas com seus seguidores.

O importante aqui é uma comunicação envolvente que desperta o interesse em clicar nos links que você deseja compartilhar.

Como colocar o link do WhatsApp no Instagram?

Mais uma forma legal de aproveitar os links disponibilizados pelo Instagram e adicionar o link do WhatsApp, ele deixa disponível no seu perfil um botão “WhatsApp”. Acompanhe o passo a passo:

1° No seu perfil vá em configurações

2° Clique em “Exibição do perfil”

3° Selecione a opção “Adicionar informações de contato”

4° Clique em “Telefone do WhatsApp Business”

5° Se você tiver um número pré-cadastrado, ele deverá aparecer. Caso contrário, preencha no espaço disponível e selecione “Enviar código”

6° Um código chegará ao seu celular

7° Depois disso é só verificar seu número

Lembre-se que essa funcionalidade permitirá que diversas pessoas entrem em contato com você diretamente pelo WhatsApp, fique atento.

Dicas na hora de adicionar link no Instagram: 

1° Teste o link antes

Na era digital é muito importante que os links das suas páginas funcionem corretamente, porque se acontecer algum problema com eles ou demorarem um pouco mais que o normal para carregar, as pessoas podem desistir de acessar seu conteúdo ou até pior seu conteúdo pode perder autoridade e credibilidade.

2° Crie um ótimo CTA

Todo link no Instagram é editável, por isso não se esqueça de criar uma CTA (Chamada para ação) que instigue a curiosidade dos seus seguidores, porque é a CTA que vai direcionar seu público para o conteúdo que você deseja que ele veja, ela é muito importante.

3° Entregue o que prometeu

Nunca divulgue um conteúdo no seu Instagram e direcione seu seguidor para uma página que não combine com o que prometeu. Isso gera desconfiança, quebra de autoridade e seus seguidores podem não clicar mais em nenhum dos links no Instagram que você disponibilize.

4° Use um agregador, se necessário

Apenas use um agregador de links como o Link tree ou Last Link, se você tiver conteúdos relevantes em vários links diferentes para entregar aos seus seguidores, nunca use um agregador caso não tenha mais de 2 links relevantes para compartilhar no Instagram.

Conclusão

Os links no Instagram são uma ferramenta maravilhosa mas que precisam ser usados com estratégia, não adianta colocar diversos links para seus seguidores sem ter um objetivo claro do que deseja alcançar com eles.

Lembre-se também de mesclar suas estratégias de links com stories e bio do Instagram, cada uma com suas particularidades, podem ser extremamente úteis para ajudar na construção da imagem do seu Instagram.

No mais, aproveitem os links e outras funcionalidades que o Instagram oferece, é uma plataforma com diversas ferramentas legais para comunicação com a sua audiência.

Para finalizar, lembre-se sempre: usar as ferramentas que o Instagram disponilbiliza de forma democrática, como os links, aumenta instantaneamente o número de curtidas, visualizações de reels, comentários no Instagram e engajamento no geral, por isso use e abuse para ganhar cada vez mais relevância na plataforma!!

Se quer crescer organicamente no Instagram, você precisar conhecer a melhor ferramenta de comprar seguidores.