Que o Stories é uma das funcionalidades mais rentáveis do Insta, você já sabe. O que você talvez você não saiba, porém, é que a criatividade é ponto-chave para alavancar seus resultados. Por isso, você precisa entender como fazer Stories criativos.

De fato, o Instagram Stories por si só tem um poder de engajamento ímpar no mercado digital, favorecendo a criação de um relacionamento de confiança com o público ― o que é essencial para venda.

No entanto, há cada vez mais Instagrammers usando a funcionalidade com o intuito de gerar esse nível de conexão. Com isso, você precisa ser criativo para se destacar e usufruir ao máximo das vantagens exclusivas dos Stories.

Logo abaixo, vamos te mostrar mais sobre a importância da criatividade para esse tipo de conteúdo, onde encontrar ideias criativas e dicas valiosas de como fazer Stories criativos no Instagram. Confira!

A importância dos Stories criativos para o seu Instagram

À medida que você aprende como fazer Stories criativos em seu perfil no Instagram, todos os benefícios essenciais da funcionalidade podem ser melhor aproveitados para os seus objetivos.

Ou seja, você potencializa o que o Stories já proporciona. E, consequentemente, passa a ter mais pessoas engajadas acompanhando seus conteúdos, isto é, curtindo, comentando e compartilhando, por exemplo, o que você publica.

Além disso, quando faz Stories criativos o algoritmo entende que suas publicações são relevantes. Uma vez que, o público tende a se sentir atraído por postagens que mostram diferenciais.

Então, é muito provável que, ao se deparar com seus Stories, um Instagrammer assista toda a sequência até o final, ainda que não faça uma interação com o conteúdo efetivamente. 

Por que Stories criativos te ajudam a vender mais

carrinho de compra em cima de um laptop

E os benefícios de aprender como fazer Stories criativos no Instagram não param por aí, viu? Eles também te ajudam a vender mais. Claro, se esse for o propósito do perfil.

Você pode, por exemplo, aumentar consideravelmente a proximidade com o público. Isso porque, Stories criativos para empresas representam a humanização da marca.

Assim também, é possível conhecer melhor quais são os desejos, dores e necessidades do público-alvo, aperfeiçoando o posicionamento do negócio dentro do Instagram.

Não à toa, cada vez mais empresas estão na rede social. De acordo com dados da Opinion Box, 8 a cada 10 Instagrammers segue pelo menos um perfil empresarial para você ter uma ideia.

Onde encontrar ideias criativas para os seus Stories

Dito isso, onde você pode encontrar ideias criativas para os seus Stories e, assim, envolver cada vez mais potenciais clientes na proposta do seu perfil? A resposta é: de várias formas.

Uma delas é usar o benchmark, técnica muito conhecida no mundo dos negócios. Trata-se de analisar os concorrentes para se inspirar e criar soluções melhores.

Além disso, você pode adaptar ideias para Stories criativos de referências para além do seu segmento, com o intuito de dar o toque de inovação que falta aos seus conteúdos. Outras sugestões, são:

  • conheça a fundo cada opção de criação de Stories;
  • acompanhe conteúdos de quem entende do assunto;
  • fique por dentro das tendências.

Aplicativos para te ajudar a fazer Stories criativos

Além de meios para estimular sua criatividade, existem aplicativos que podem te ajudar a como fazer Stories criativos que você precisa conhecer. Eles simplificam a tarefa e ainda oferecem novas possibilidades. Veja alguns exemplos:

Canva

O Canva é uma das ferramentas de design gráfico mais conhecidas de todo o mercado. Ali você encontra milhares de templates, imagens e vídeos para não só se inspirar, mas também colocar suas mãos na massa, por assim dizer.

InShot

O InShot, por sua vez, é uma ótima opção para editar vídeos curtos, com diversas opções essenciais para deixá-los perfeitos. Sendo ideal para produzir os seus posts depois de aprender como fazer Stories criativo para Instagram.

Se você quer crescer o seu instagram de forma simples, fácil e rápida, conheça o Impulsionegram!

5 dicas para fazer stories criativos

pessoa mexendo no celular

Para usar a criatividade em seus conteúdos de Stories, porém, você precisa mais do que de um lugar para obter ideias ou aplicativos, não é? O que realmente importa é o direcionamento para desenvolvê-los.

Pensando nisso, nós separamos 5 dicas importantes de como fazer Stories criativos para te ajudar na produção de posts para funcionalidade. Com isso, acredite: você vai vender mais e seus resultados serão expressivos. Confira!

1. Escolha bem o fundo do seu story

A criatividade está nos detalhes. Dessa forma, nossa primeira dica de como fazer Stories criativos no Insta é escolher bem o fundo das publicações na funcionalidade.

Você pode, por exemplo, baixar templates ou imagens para Stories encontradas no banco do Canva e adicioná-las no fundo do seu Story para deixá-los mais atrativos visualmente.

Da mesma forma, é possível editar fotos com a versão de editor de imagens do inShot, recortando fotos ou fazendo colagens. Sem contar que, você ainda tem várias figurinhas à disposição para caprichar no fundo para Story.

2. Use jogos para interagir com sua audiência

Uma outra forma de como fazer Stories criativos é usar jogos para interagir com o público. Ou seja, criar imagens que induzam os seus seguidores a responder os posts.

Por exemplo, você pode criar uma imagem com várias alternativas disponíveis, na qual os seguidores precisam escolher entre “isso ou aquilo”  e compartilhar o Story respondendo os questionamentos.

Além disso, uma dica é usar a brincadeira do “este Gif me representa”. Você só precisa criar um modelo de imagem para que os seguidores do perfil digam como estão se sentindo por meio de um Gif.

3. Legendas interativas

Pensando em como fazer Stories criativos no Instagram também é interessante inserir legendas interativas nos posts.

É a mesma ideia dos jogos, mas em vez de imagens para Stories, você usa a escrita para persuadir o público a responder o conteúdo compartilhado.

Assim também, legendas interativas para Instagram não são necessariamente engraçadas como os jogos. Mesmo em conteúdos mais sérios, você pode usá-las para deixar os Stories mais criativos.

Você pode, por exemplo, usar uma frase interativa dizendo: “se gostou, responda com determinado emoji” Assim como, colocar legendas que façam o usuário continuar assistindo o próximo Stories, gerando curiosidade nele.

4. Efeitos do Instagram

Outra dica de como fazer Stories criativos no Instagram é usar bem os efeitos que a rede social disponibiliza. Cada recurso da plataforma que você usa é valorizado pelo algoritmo da rede social.

Sendo assim, não deixe de usar os inúmeros efeitos do Instagram para produzir seus Stories. Sobretudo, em momentos de descontração, já que é pouco difícil colocar os efeitos em situações mais sérias.

Você pode, por exemplo, usar filtros preto e branco no momento em que comete falhas quando está gravando um vídeo para os Stories. É um truque usado a muito tempo, mas nunca deixa de ser engraçado.

5. Ideias para o boomerang do Instagram

Por fim, mas não menos importante, nossa última dica de como fazer Stories criativos no Instagram é usar mais vezes a opção de boomerang da funcionalidade. 

Uma dica para criar boomerang para Stories criativo Instagram é gravar o movimento do seu sorriso. É simples, porém, dá variedade para publicação de fotos, por exemplo, que mostra você de forma estática.

Você pode também gravar um boomerang do encontro com seus animais, do momento do jantar em família, mostrando um presente que recebeu, dentre outras situações comuns do dia a dia.

Se quiser ter seguidores reais te seguindo, acesse agora o ImpulsioneGram e compre seguidores brasileiros.