Sem dúvidas, o Insta é uma plataforma fácil de usar. No entanto, uma ou outra função da rede social não são claras o bastante e deixam os usuários com dúvidas, como: quantas pessoas posso seguir por dia no Instagram?

Há uma série de diretrizes e políticas no Insta que precisam ser devidamente respeitadas. Caso contrário, podem resultar em punições da plataforma para determinado perfil.

Entre os principais motivos das penalidades, está a repetição de ações específicas na rede social. Por isso, vários Instagramers se perguntam se há algum limite para seguir pessoas.

Até porque, caso receba uma punição, o perfil pode ser bastante prejudicado. Se você usa o Insta para desenvolver sua marca ou como canal de vendas, o prejuízo é ainda maior.

Mas então, quantas pessoas posso seguir por dia no Instagram? Há um limite para essa prática? Logo abaixo, vamos te explicar tudo e muito mais sobre essa questão. Confira!

Há um limite de pessoas para seguir no Instagram por dia?

mulher segurando celular em pé

De fato, seguir outros usuários no Insta é uma prática altamente comum na rede social. Mas será que há um limite diário para isso? A resposta é: sim, você só pode dar uma quantidade específica de follow por dia.

Não há nenhum posicionamento oficial do Instagram sobre a questão. Porém, quem já seguiu muitas pessoas no mesmo dia sabe que a prática não é vista com bons olhos pela plataforma.

Então, se você segue várias pessoas para aumentar o número de visitas no perfil ou por qualquer outro motivo, precisa entender quantas pessoas posso seguir por dia no Instagram.

Quantas pessoas posso seguir por dia?

O limite médio de contas para você seguir no Instagram diariamente é 500 usuários. Só que, você precisa dar follow de forma espaçada, seguindo cerca de 30 perfis com o intervalo de tempo de 5 minutos pelo menos.

Há relatos de usuários que conseguiram seguir mais pessoas do que o número mencionado. Mas, é melhor não arriscar. Afinal, não há um esclarecimento da rede social sobre quais fatores geram punição devido à prática.

Ainda assim, o limite para seguir contas no Instagram é uma ótima forma de controlar usuários com más intenções ou que fazem Spam. Com isso, a comunidade na rede social permanece saudável.

E para deixar de seguir, há um limite?

Além de quantas pessoas podem seguir por dia no Instagram, também há um limite para deixar de ser follower. Neste caso, a plataforma considera a ação como um comportamento não autêntico.

Quantas pessoas posso deixar de seguir por dia?

O limite médio para deixar de seguir no Instagram diariamente é 160 usuários. Só que, é algo que também precisa ser feito de forma descontinuada. A cada 1 hora, dê unfollow em 10 contas apenas.

Algum ou outro perfil pode conseguir deixar de seguir mais pessoas neste período. Até mesmo usando ferramentas de automação. Porém, o recomendado é não correr tanto risco assim.

O que acontece se ultrapassar o limite?

imagem de cadeados de protecao online

Se você ultrapassar os limites do Instagram para seguir pessoas, há grandes chances do perfil ser punido pela plataforma. A princípio, a penalidade é temporária. No entanto, se o comportamento for repetido, pode ser permanente.

Primeiramente, a rede social aplica uma restrição na conta e deixa sua ação bloqueada. Além de não ser possível seguir usuários, você não poderá usar outros recursos do Insta, incluindo:

  • curtir;
  • comentar;
  • enviar mensagens no Direct.

Se após o bloqueio temporário a conta continuar a violar as diretrizes e políticas da plataforma após o bloqueio, o Instagram pode tomar medidas mais rigorosas, como:

  • reduzir a visibilidade do perfil;
  • diminuir o alcance das publicações;
  • suspender ou desativar a conta permanentemente.

Por que há este bloqueio?

Mas porque o Instagram bloqueia usuários temporária e permanentemente? Ele deixa isso claro no aviso de ação bloqueada: restringimos determinadas atividades para proteger nossa comunidade.

A repetição excessiva de ações, a exemplo de seguir milhares de pessoas por dia, afeta a saúde da comunidade da rede social. Afinal, ninguém quer receber várias notificações ou Spams de perfis completamente desconhecidos, não é?

Por isso, o Instagram dá punições brandas ou rigorosas para pessoas que ultrapassam os limites da rede social. Só assim, é possível manter o ambiente da plataforma suficientemente agradável.

Fui bloqueado pelo Instagram, e agora?

Entendendo quantas pessoas posso seguir por dia no Instagram e o limite de unfollows no mesmo período, você estará livre de punições, correto? Errado! Um simples descuido é suficiente para ser bloqueado na rede social.

Se o bloqueio da conta for temporário, saia do radar por no mínimo 72 horas. Com isso, é provável que o Instagram retire a restrição em alguns dias e o perfil volte a funcionar normalmente.

Agora, em casos de bloqueio permanente, não tem outro jeito: você precisa entrar em contato com o suporte do Instagram para tentar recuperar o acesso total das funções da conta. Para isso, siga os passos abaixo!

1. Vá em “Configurações e privacidade” no Instagram

Primeiramente, entre no seu perfil do Instagram e vá até o ícone com três traços horizontais no canto superior direito da tela. Então, selecione a opção “Configurações e privacidade”.

2. Toque em “Ajuda”

Feito isso, o próximo passo para entrar em contato com o Instagram e resolver o problema em questão é dar um toque em “Ajuda”. Lá estão todas as opções de suporte da rede social.

3. Toque 2 vezes em “Relatar um problema”

Em seguida, você precisa dar um toque em “Relatar um problema” e confirmar sua escolha com mais um toque em “Relatar um problema” para continuar o processo.

4. Descreva seu problema

Na próxima etapa, é hora de você descrever o problema detalhadamente para o suporte do Instagram. Explique minuciosamente o que aconteceu para a rede social ajudá-lo da melhor forma possível.

Fale sobre a ação bloqueada pelo Instagram, que não consegue seguir pessoas, curtir e comentar postagens ou mandar mensagens. Então, peça para a plataforma devolver o acesso o quanto antes.

5. Pronto, sua solicitação foi enviada ao Instagram

Descrevendo o problema, toque em “Enviar” para mandar sua solicitação para o suporte do Insta. Geralmente, a plataforma leva alguns dias para responder. Com paciência e um pouco de sorte, você terá o acesso total do perfil de volta.

Conclusão

Agora que você já sabe quantas pessoas posso seguir por dia no Instagram, tome bastante cuidado para não explorar o limite da plataforma e levar punições da plataforma.

Como vimos, qualquer penalidade no Insta pode ser altamente prejudicial para o perfil. Sobretudo, para quem usa a rede social em ações comerciais. Então, todo o cuidado ainda é pouco para não violar as diretrizes e políticas da plataforma.