Está recebendo comentários de desconhecidos em suas publicações ou mensagens diretas com promessas irreais? Provavelmente, há usuários mal-intencionados enviando Spam no Instagram para você.

De fato, o Instagram teve um crescimento exponencial nos últimos anos. Hoje em dia,  já são mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais na plataforma a fim de se entreter, estudar ou ganhar dinheiro, por exemplo.

No entanto, também há pessoas com más-intenções na rede social. Elas se dedicam a ações capazes de prejudicar a experiência dos demais e conquistar resultados ilicitamente.

Entre as principais práticas nocivas no Instagram, está o Spam. Em resumo, são conteúdos de publicidade suspeitos enviados através das funcionalidades da plataforma repetidamente.

Logo abaixo, vamos te mostrar o que é exatamente o Spam no Instagram e quais riscos estão associados à prática. Assim como, as melhores formas de evitá-lo e garantir uma experiência segura e tranquila na rede social.

O que é Spam no Instagram?

Spam (Sending and Posting Advertisement in Mass ou Enviar e Postar Publicidade em Massa na tradução em português) é o envio de conteúdos promocionais de forma invasiva, ilegal e repetitiva.

Geralmente, pessoas mal-intencionadas mandam mensagens de Spam por meios eletrônicos, como emails, SMS ou fóruns online. Então, promovem produtos ou serviços com promessas bastante suspeitas.

Porém, o crescimento exponencial das redes sociais fez com que diversos “Spammers” começassem a usá-las para alcançar seus interesses financeiros com propagandas enganosas.

No Instagram, uma das redes sociais mais populares do mundo, a prática já prejudica a experiência de diversos usuários. Assim como, oferece riscos importantes de segurança.

Na maioria das vezes, o Spam vem acompanhado com práticas de phishing e disseminação de malware. Dessa forma, os cibercriminosos conseguem coletar informações da vítima e lesá-la financeiramente.

O objetivo do Spam no Instagram é alcançar o maior número possível de destinatários. Mesmo que a maioria não se interesse no conteúdo, um ou outro tende a cair na armadilha.

Portanto, você precisa tomar medidas preventivas para evitar o Spam e proteger sua privacidade e segurança. Só assim, o ambiente da rede social será tranquilo para você se divertir, estudar ou trabalhar.

Quais são os exemplos de Spam mais comuns?

homem olhando para dispositivo móvel preocupado com spam no instagram

Contudo, quais são os tipos de Spam no Instagram mais comuns de encontrar? O que as pessoas mal-intencionadas mais fazem para espalhar conteúdos suspeitos na rede social? Descubra abaixo!

1. Comentários genéricos

Um dos exemplos mais comuns de Spam no Instagram são comentários genéricos feitos por pessoas mal-intencionadas em postagens de outros usuários da rede social.

São comentários projetados para chamar a atenção. Assim, direcionam os Instagramers a acessarem links suspeitos e garantir grandes benefícios relacionados a produtos ou serviços, por exemplo.

Eles podem ser identificados facilmente porque não fazem nenhum sentido com o conteúdo da publicação em questão, além de prometer coisas completamente fora da realidade.

2. Mensagens automáticas

Quem faz Spam no Instagram também envia mensagens diretas para os outros usuários. Eles usam ferramentas de automação e mandam conteúdos suspeitos em massa.

Normalmente, o assunto das DMs dos Spammers são supostas oportunidades únicas e promessas descabidas associadas a produtos ou serviços conhecidos no mercado.

Muitas vezes, as mensagens automáticas são enviadas por meio de contas falsas ou bots. Do mesmo modo, contém links maliciosos ou solicita informações pessoais. Assim, não é tão difícil identificá-las.

3. Seguidores falsos

Tanto em comentários quanto em mensagens diretas, há casos em que o Spammer tenta mostrar credibilidade para o público pela sua quantidade de seguidores no Instagram.

Porém, é apenas mais um argumento para convencer os usuários a fazerem o que pedem. Isso porque, os followers do perfil são compostos por fakes, bots e contas inativas, por exemplo.

Dessa forma, as pessoas mal-intencionadas têm mais chances de conquistar a confiança dos usuários e fazê-los caírem em golpes através do Spam no Instagram.

4. Pedidos suspeitos de parceria

Parcerias entre marcas estão cada vez mais comuns dentro da rede social. Uma vez que, já se provou ser uma estratégia efetiva para aumentar o alcance, engajamento e conversões do perfil.

Entretanto, para pessoas mal-intencionadas, as parcerias representam uma ótima oportunidade de Spam no Instagram. Elas propõem colaborações altamente vantajosas para enganar os usuários.

São oportunidades irrecusáveis, mas que, na verdade, são armadilhas bem elaboradas para os Instagramers. Quando chega o momento de cumprir sua parte no trato, o suposto parceiro simplesmente desaparece.

Quais são os riscos associados à prática de Spam no Instagram?

mulher preocupada com riscos oferecidos pela prática de spam no instagram

Há diversos riscos associados à prática de Spam no Instagram, o que torna imprescindível tomar medidas preventivas para evitá-lo. Entre os principais riscos, destacamos:

1. Perda de credibilidade

Primeiramente, a prática de Instagram Spam pode levar a uma perda significativa de credibilidade para as contas envolvidas. Sobretudo, quando Spammers comentam frequentemente em suas postagens.

Quando os seguidores percebem que há vários comentários genéricos nos conteúdos do perfil, tendem a questionar a autenticidade e compromisso da marca com o público. 

Além disso, são capazes de ficar relutantes em interagir com sua conta ou deixar de segui-la imediatamente, pois não querem ser associados a comportamentos contrários às diretrizes da rede social.

2. Redução do alcance orgânico

O algoritmo do Instagram favorece conteúdos com engajamento real. Por outro lado, quando a inteligência artificial da plataforma identifica Spam nas publicações de determinada conta, promove punições em termos de alcance.

Em outras palavras, você têm menos probabilidades de aparecer no Feed de quem ainda não segue seu perfil na rede social. Isso porque, há comentários capazes de criar situações nocivas a experiência do usuários em seus conteúdos.

Com isso, quanto mais comentários de Instagram Spam suas publicações receberem, mais difícil será manter sua conta em crescimento. Afinal, o algoritmo passa a diminuir cada vez mais seu alcance orgânico.

3. Violação das diretrizes do Instagram

O Instagram possui diretrizes e políticas claras para promover uma comunidade autêntica, saudável e segura. Porém, a prática de Spam viola as regras impostas pela rede social.

Isso porque, o Instagram Spam é um comportamento enganoso, invasivo e repetitivo. Assim, as contas que o promovem correm o risco de sofrer punições, como:

  • restrições temporárias;
  • suspensões;
  • exclusão completa da conta. 

Dessa forma, é preciso evitar o Spam para não sofrer consequências negativas em suas contas. Então, respeitar as regras que a plataforma impõe para manutenção da qualidade na experiência do usuário.

4. Prejuízo à experiência do usuário

Falando em experiência do usuário, o Instagram Spam traz prejuízos consideráveis para pessoas que usam a rede social de forma legítima. Ou seja, para entretenimento, estudos e trabalho.

Comentários genéricos em massa, por exemplo, criam um ambiente poluído no Feed. Sendo assim, os conteúdos realmente interessantes às necessidades da pessoa podem ser ofuscados.

Do mesmo modo, o envio frequente de mensagens promocionais por parte dos Spammers atrapalha a imersão dos usuários legítimos nos conteúdos. Eles são interrompidos e ficam frustrados ao ponto de serem menos ativos na plataforma.

5. Exposição a conteúdo maliciosos

Ainda sobre a experiência do usuário, o Spam no Instagram é capaz de expor usuários legítimos a conteúdos maliciosos, isto é, que oferecem sérios riscos de segurança.

Comentários e mensagens automáticas de Spam quase sempre vem acompanhadas de links suspeitos. Então, podem direcionar as pessoas para endereços de sites fraudulentos.

Alguns contém práticas de phishing, por exemplo. Assim, roubam informações pessoais importantes. Enquanto outros, hospeda malwares capazes de tornar seu smartphone ou computador completamente vulneráveis.

Como evitar o Spam no Instagram?

Dito isso, como evitar o Spam no Instagram? Qual é o caminho para impedir qualquer consequência negativa por conta da prática? Listamos abaixo 6 dicas valiosas para ajudar você. Confira!

1. Selecione cuidadosamente as contas que você segue

Uma das maneiras mais eficazes de evitar Spam no Instagram é ser seletivo em relação às contas que você segue. O ideal é que você acompanhe apenas perfis autênticos e relevantes para seus interesses.

Para isso, compare o número de seguidores da conta com o nível de engajamento, por exemplo. Do mesmo modo, consuma o conteúdo do perfil por alguns antes de começar a segui-lo efetivamente.

Geralmente, perfis no Instagram com uma incompatibilidade grande entre seguidores e engajamento, além de conteúdos de baixa qualidade, podem praticar Spam.

2. Analise os comentários antes de interagir

Antes de interagir com outros perfis em suas postagens, analise-os cuidadosamente. Ou seja, garanta que os comentários são relevantes, genuínos e agregam valor à discussão promovida pelo conteúdo. 

Evite responder a comentários genéricos, repetitivos ou que pareçam promover produtos ou serviços suspeitos, por exemplo. São indicativos claros da prática de Spam no Instagram.

Se você responder comentários de Spam, o algoritmo da plataforma é capaz de punir o perfil. Uma vez que, mesmo inconscientemente, você está encorajando a ação de pessoas mal-intencionadas. 

Portanto, você precisa ser mais seletivo em suas interações na aba de comentários do Instagram. Quando você dialoga apenas com pessoas reais, contribui para um ambiente mais saudável e autêntico no Instagram.

3. Gerencie suas mensagens diretas

Fique atento às mensagens diretas que você recebe no Instagram. Você deve gerenciá-las com total atenção para não ser enganado por práticas de Spam na rede social.

Desconfie de conteúdos enviados por remetentes desconhecidos e com propostas e links suspeitos, por exemplo. Assim como, não compartilhe informações pessoais com contas não confiáveis.

Na menor suspeita, ignore a mensagem recebida e não responda outras novas solicitações do remetente em questão. Dessa forma, você garante sua segurança e privacidade na plataforma.

4. Relate e bloqueie contas de Spam

Se você suspeitar que determinada conta está envolvida em atividades de Spam no Instagram, não hesite em relatar e bloquear o perfil em questão por meio das ferramentas de denúncia da plataforma.

Sendo assim, você está ajudando a rede social a identificar e tomar medidas contra práticas que violam suas diretrizes e políticas. Então, contribui para uma comunidade mais segura.

Da mesma forma, bloquear as contas de Spam impede que pessoas mal-intencionadas interajam com você ou visualizem seu conteúdo. Com isso, você assegura uma experiência muito mais tranquila no Instagram.

5. Use ferramentas de segurança e privacidade

Para se livrar do Spam no Instagram, use também as ferramentas de segurança e privacidade disponibilizadas pela plataforma e mantenha sua conta devidamente protegida. 

Por exemplo, ative a autenticação de dois fatores, que adiciona uma camada extra de segurança no login. Assim como, configure filtros de mensagens para bloquear solicitações automáticas. 

Além disso, ajuste suas configurações de privacidade para controlar quem pode interagir com você e visualizar suas postagens. São medidas capazes de minimizar a exposição a Spammers e ajudam a manter seu perfil 100% seguro. 

6. Mantenha-se atualizado sobre as diretrizes do Instagram

Por fim, fique por dentro das novidades relacionadas às diretrizes e políticas do Instagram para evitar promover comportamentos de Spam ou qualquer outro tipo de violação.

O Instagram atualiza suas diretrizes regularmente para manter a plataforma segura e autêntica. Então, procure se manter informado sobre as mudanças e melhores práticas recomendadas da rede social.

Desse modo, você garante que suas ações sempre vão estar em conformidade com as regras estabelecidas pelo Instagram e mantém sua conta protegida contra qualquer atividade nociva.

Conclusão

mulher com celular e notebook feliz com experiência no instagra

Enfim, o Spam no Instagram é uma prática cada vez mais comum na plataforma. Assim, você precisa tomar medidas preventivas para evitá-lo e não sofrer consequências negativas em seu perfil.

Além de ser incômodo ver comentários ou mensagens promocionais na rede social, são conteúdos capazes de oferecer sérios riscos à segurança e privacidade dos usuários.

Por isso, o Instagram é fortemente contra o Spam em suas diretrizes e políticas. A plataforma pune contas envolvidas com a prática temporária ou permanente para manutenção de um ambiente saudável na rede social.

Portanto, faça o que for preciso para evitar Spam no Instagram. Além de garantir uma experiência tranquila na rede social, você ajuda a plataforma a limitar a ação de pessoas mal-intencionadas e criar uma comunidade cada vez melhor.