De fato, o Instagram é um lugar perfeito para criar relações próximas com as pessoas. Contudo, há algumas que não correspondem às ações de uns dos outros, como permanecer não seguidores de quem as segue na rede social.

O senso comum de usuários da plataforma diz que seguir de volta as pessoas que as seguem é uma forma de ser recíproco. Ou seja, se alguém te segue, é educado e gentil segui-lo também.

Além disso, quando usuários se seguem mutuamente no Instagram simbolizam a conexão que existe entre ambos. Especialmente, em casos de pessoas que se conheceram a pouco tempo.

Para criadores de conteúdo, o nível de importância da reciprocidade do público em geral é ainda maior. Uma vez que, é determinante para o crescimento em resultados e relevância.

Entretanto, como saber quem são os não seguidores do perfil do Instagram? Há meios oficiais e não oficiais de ter essa informação. Logo abaixo, vamos te mostrar os principais métodos. Confira!

Por que as pessoas param de seguir umas às outras?

pessoa curtindo foto no feed do instagram pelo celular

Às vezes, os não seguidores do Instagram não são apenas um reflexo da falta de reciprocidade após o follow recebido. Afinal, as pessoas podem deixar de seguir você a qualquer momento na rede social, não é?

Dessa forma, há uma série de razões que fazem as pessoas não seguirem uma às outras, isto é, dar unfollow em determinado perfil do Instagram. Entre as quais, destacamos:

  1. mudança de interesses: normalmente, os interesses e prioridades das pessoas mudam ao longo do tempo. Assim, podem deixar de seguir contas que já não são tão relevantes em sua realidade;
  2. conteúdo irrelevante ou desinteressante: se uma conta começa a postar conteúdo que não desperta mais o interesse dos seus seguidores, as pessoas tendem a optar por dar unfollow;
  3. excesso de postagens: postar com muita frequência e inundar o Feed de seus seguidores é uma prática irritante capaz de levar as pessoas a deixarem de te seguir no Instagram;
  4. comportamento inadequado: comentários ofensivos, postagens polêmicas ou assédio, por exemplo, fazem as pessoas decidirem parar de seguir uma conta na rede social;
  5. inatividade: contas que ficam inativas por longos períodos de tempo, sem postagens e interações, também tendem a perder o número de seguidores progressivamente;
  6. conflitos pessoais: desentendimentos ou brigas entre usuários do Instagram são outro motivo que podem levar à decisão de deixar de seguir uma conta;
  7. limpeza do Feed: alguns usuários fazem uma “limpeza” periódica em sua lista de seguidores para manter o Feed mais organizado e focado em suas preferências atuais;
  8. contas falsas ou spam: as pessoas ainda podem parar de seguir contas que são identificadas como falsas ou têm ações suspeitos, a exemplo de spam, para evitar cair em golpes.

Por que saber quem são os não seguidores do perfil pode ajudar você?

No entanto, por que saber quem são os não seguidores do perfil do Instagram pode ajudar você? Primeiramente, a informação ajuda você a gerenciar melhor os relacionamentos desenvolvidos na plataforma.

Em outras palavras, você mantém um círculo mais próximo de amigos e relacionamentos reais na rede social, colocando um fim em interações que tendem a não ser relevantes.

Assim também, saber quem não te segue de volta faz toda a diferença em sua estratégia de conteúdo. Isso porque, a informação indica falhas em termos de qualidade ou frequência no compartilhamento de publicações.

Desse modo, você pode entender melhor as dores, desejos e necessidades do público do perfil. Então, trabalhar em soluções capazes de tornar seus conteúdos mais atrativos, interessantes e envolventes.

Em função disso, os não seguidores do Instagram ajudam você a promover melhorias no posicionamento geral da marca para conquistar resultados e relevância cada vez mais expressivos.

Como saber quem não me segue de volta nas redes sociais?

mulher procurando métodos de saber quem são os não seguidores do instagram pelo celular

Provavelmente, você está se perguntando: “está bem, mas como saber quem não me segue de volta ou ver quem parou de me seguir no Instagram?” Pois bem, listamos abaixo os principais métodos oficiais e não oficiais. Acompanhe!

1. Verificação manual

O método mais simples, porém trabalhoso, é verificar manualmente quem te segue ou não no Instagram. Entre as opções, também é o único meio de fazê-lo de forma oficial, isto é, sem precisar de ferramentas de terceiros.

Em resumo, o processo envolve pegar a lista de seguidores do perfil do Instagram e compará-la com a lista de pessoas que você segue. As duas listas estão nas principais informações da conta em “Seguidores” e “Seguindo”.

Desse modo, você consegue identificar facilmente quem não te segue de volta ou te deu unfollow. O problema é que, para usuários com grande número de seguidores, o método de verificação manual pode ser demorado ou impraticável.

2. Aplicativos de análise de seguidores

Há vários aplicativos de análise de seguidores de terceiros disponíveis no mercado. Eles são projetados para simplificar o processo de identificar quem são os não seguidores do Instagram.

Alguns exemplos bastante populares de apps para saber quem não te segue de volta na rede social, são: Analyser Plus, Reports+, Followers & Unfollowers, Reportly e Followers Reports.

Geralmente, as ferramentas não oficiais oferecem uma lista das pessoas que não te seguem de volta e dá a opção de parar de seguir determinados usuários. Além de recursos adicionais, como gráficos de crescimento e análise de engajamento.

3. Plataformas de gerenciamento de redes sociais

Entre os métodos para descobrir quem são os não seguidores do perfil do Instagram, também estão as plataformas de gerenciamento de redes sociais, a exemplo de mLabs, Hootsuite e Sprout Social.

Elas foram desenvolvidas para simplificar a gestão de perfis de várias mídias sociais, reunindo-os em um só lugar. Então, vem com funcionalidades avançadas que facilitam a criação de conteúdo e análise de resultados, incluindo:

No entanto, as plataformas gestão também vem com recursos que possibilitam a descoberta de quem não te segue de volta na rede social. Assim como, dá a opção de parar de segui-las imediatamente.

4. Sites e serviços online

Por último, mas não menos importante, um dos métodos para ver quem não te segue no Instagram ou te deu unfollow em algum momento é usar sites e serviços online com o recurso.

Geralmente, os endereços online requerem que você faça login em sua conta do Instagram por meio de uma autenticação segura. Assim, a plataforma acessa suas informações de “Seguidores” e “Seguindo” para te dar a informação.

Entre as principais opções de sites e serviços online, está a extensão para navegadores chamada “Não seguidores no Instagram”. Trata-se de uma solução desenvolvida pela Intertexto para ajudá-lo a saber quem não te segue de volta.

Conclusão

mulher feliz olhando crescimento do perfil no instagram pelo celular

A informação é essencial para controlar melhor os relacionamentos desenvolvidos na plataforma. Uma vez que, você mantém apenas pessoas mais próximas em seu perfil.

Da mesma maneira, saber quem não te segue de volta gera insights valiosos capazes de não melhorar sua estratégia de conteúdo, mas também o posicionamento geral da marca no Instagram.

Então, use um dos métodos para quem são os não seguidores ou ver quem parou de te seguir na rede social o quanto antes. Com isso, você pode deixar sua marca um pouco mais próxima do sucesso.
Gostou deste conteúdo? Veja também: os 5 melhores contadores de seguidores para Instagram!