Você sabe o que é shadowban do instagram é porque ela pode ser tão prejudicial ao seu alcance do instagram? 

O shadowban do Instagram no sentido literal significa ‘’banido a sombra’’, mas muita gente chama de ‘’bloqueio fantasma’’.

Isso porque a plataforma não notifica nenhum problema ao usuário, ela simplesmente para de entregar o seu conteúdo caso você não siga as boas práticas de utilização do Instagram. 

Isso significa que seus seguidores não vão receber seu conteúdo por um tempo indeterminado, mesmo que você invista em conteúdos muito bons e relevantes para sua audiência. 

Então se você percebeu que suas visualizações , curtidas, stories e engajamento do perfil vem caindo? Isso pode ser sim um shadowban. 

Mas não se desespere, nesse artigo traremos um guia completo de o que é? Como evitar? E como reverter um shadowban do instagram?

logo do instagram escrito shadowban nele

O que é shadowban no Instagram?

Shadowban do instagram acontece quando as políticas da plataforma são desobedecidas pelo usuário.

A partir disso, os conteúdos da página que sofreu um shadowban passam a ter menor alcance  de pessoas, como uma punição aplicada pelo Instagram. 

Mas o shadowban não é a única forma que o Instagram tem de punir seus usuários, existe também o Soft Block, veja abaixo as principais diferenças.

Diferença entre shadownban e soft block

Quando falamos de shadowban e soft block do Instagram, estamos falando de alguma restrição do Instagram, ou seja, uma ruptura nas políticas do Instagram feitas por um usuário. Mas elas são tratadas pela rede social de forma diferente. 

Enquanto no shadowban, o usuário não é notificado quanto a entrega de seus conteúdos a audiência.

No Soft Block é possível saber que você cometeu alguma quebra nas regras do Instagram, isso porque a plataforma bloqueia alguns recursos, de 24 a 48 horas.

Neste período, você não poderá seguir novos perfis, comentar ou curtir posts mesmo que consiga visualizá-los. Ao tentar fazê-lo, receberá a seguinte mensagem:

mensagem de restrição do Instagram

O que é a restrição no Instagram? 

Com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários e ajudar o Instagram a reconhecer de forma mais simples comentários ofensivos e usuários que importunam a vida de outros usuários, o Instagram criou a função de restringir.

Com essa funcionalidade, você mesmo pode restringir pessoas, comentários e mensagens de usuários do Instagram que te provocam algum tipo de sentimento negativo. 

O melhor dessa função é que não precisa ter um motivo aparente para restringir uma pessoa, é escolha individual de cada um escolher com quem interagir em seu Instagram. 

Como funciona a restrição do Instagram? 

Ao restringir uma pessoa no Instagram ela não poderá ver se você está online, não saberá se você leu as mensagens que ela enviou, os comentários que esse usuário fizer nas suas fotos ficará visível apenas para ela. É basicamente um ‘’bloquear usuário’’ silencioso. 

Se um número grande de pessoas restringir um usuário específico, o Instagram pode entender que não é um usuário muito legal, diminuir seu alcance, além de não entregar stories e conteúdos vinculados por esse perfil. 

É exatamente o mesmo que acontece quando uma conta recebe shadowban, é silencioso, o usuário pode demorar para perceber.

Quanto tempo dura o shadowban instagram? 

Não existe um tempo determinado para duração de um shadowban, ele pode durar de 24 horas a algumas semanas, tudo depende de você parar de infringir as regras do Instagram.

Como saber se estou no shadowban do Instagram? 

O jeito mais fácil de saber é quando começa a dúvida ‘’Porque o Instagram não está entregando conteúdo?’’.

Se você está se perguntando isso o alcance do seu conteúdo caiu drasticamente recentemente, existem grandes chances de você estar sofrendo com shadowban, mas é fácil de investigar, veja como:

Motivos de ter sofrido Shadowban   

A lista dos motivos clássicos para que uma conta sofra com shadowban não é muito extensa, você pode começar investigando as hashtags que usa nas postagens, se tem algum robô atrelado ao seu perfil e se têm feito mal uso da plataforma, veja no detalhe: 

Mal uso de hashtag   

Hashtags são ótimos meios para alcançar mais seguidores e visualizações no Instagram, mas elas devem ser usadas com cuidado, porque são uma das principais causas para que um post se torne um fantasma na plataforma. 

Se você usar alguma hashtag proibida como #sextou que é inglês significa algo pornografico, seu perfil pode sofrer com shadowban na mesma hora. 

Além disso, usar hashtags que não tenham a ver com seu conteúdo, só porque elas estão em alta, podem fazer com que sua conta sofra com shadowban também. 

Uso de robôs e compra de seguidores de sites não confiáveis 

O uso de robôs para ganhar seguidores e mais curtidas em sites não confiáveis, fere diretamente a regra das políticas de segurança do Instagram.

Isso porque para a plataforma, uma conta para ter seguidores e curtidas precisa ter alta aceitação do público.

Se por acaso você quiser ganhar seguidores reais, precisa usar uma plataforma confiável. E para isso, recomendamos o Impulsionegram, pois os seguidores dessa plataforma são reais e brasileiros.

Denúncias de outros usuários

Uma das formas mais graves de sofrer com shadowban é quando um perfil sobre muitas denuncias feitas por outros usuários do Instagram.

Isso pode ser gerado por diversos motivos, pelas práticas acima, por ofensas, opiniões contraditórias e etc.. 

Como cada caso é um caso, para não sofrer com shadowban é importante respeitar os outros usuários presentes na plataforma, afinal, é a partir deles que seu conteúdo ganha relevância no Instagram. 

Como evitar shadowban no Instagram?

Para evitar as restrições do Instagram é muito importante respeitar as regras de ‘’boa convivência da plataforma’’, usar hashtags estratégicas, não fazer comentários ou enviar mensagens ofensivas.

Além de estar smpre antenado em sites confiáveis, como o nosso para se atualizar em como agir para aumentar o engajamento do seu perfil, sem sofrer com shadowban, veja no detalhe, algumas dicas a seguir: 

Use hashtag estratégicas

Pesquise sobre hashtags antes de vinculá-las a seus posts, não as use por usar, pois esse é o erro mais grave que pode acarretar a um shadowban. 

As hashtags têm de estar de acordo com o seu conteúdo e além disso é importante estar atento principalmente as hashtags com duplo sentido ou conotação negativa. 

Evite automações e bots

O recomendado pelo Instagram é que seu conteúdo cresça de forma orgânica em número de seguidores, visualizações de stories, número de curtidas e engajamento do seu perfil, isso tudo sem uso de robôs.

Mas se essa missão está te tirando o sono, temos uma boa notícia: O Impulsionegram é especializado em te ajudar a crescer no Instagram e sabe a melhor parte?

Não precisa fazer uso de robôs ou boats para isso. Vem conhecer!

Modere nas interações

Não interaja com vários usuários do Instagram em um curto espaço de tempo, pois isso pode ser considerado como boat pela plataforma e você pode acabar sendo punido com shadowban.  

Como sair do shadowban no Instagram?

Se depois de toda a investigação no seu perfil você conseguiu identificar um shadowban do Instagram, não é o fim do mundo, você pode reverter esse cenário e melhorar novamente o alcance do Instagram, basta usar as dicas a seguir: 

Dê uma pausa nas postagens e stories

Pare com as postagens no feed e no stories por pelo menos 24h e depois desse período, quando voltar a fazer suas postagens, lembre-se de seguir as boas práticas apresentadas neste artigo. 

E uma dica extra aqui é se desconectar de todas as contas que estão abertas em outros dispositivos que não sejam seu celular.

Fazer isso pode te ajudar a sair do shadowban, porque o Instagram enxergará seu perfil com mais confiabilidade, mesmo que você venha sofrendo com soft block no Instagram. 

Remova aplicativos de terceiros

Remova o acesso de todos os aplicativos terceiros que estejam vinculados a sua conta do Instagram.

Não só os que geram curtidas e novos seguidores de forma automática, mas todos eles, pois eles são uma das causas mais drásticas do shadowban. 

Altere a conta para perfil pessoal

Se você está usando o Instagram no modo profissional, reverter sua conta para um perfil pessoal pode funcionar para que seu conteúdo volte a ter alcance e engajamento

Mas atenção, tome muito cuidado ao fazer isso, porque ao reverter uma conta profissional para pessoal, você perderá toda a análise de dados que o Instagram entrega de acordo com seus conteúdos postados.

Mesmo que isso ajude com o shadowban no instagram, pode acabar prejudicando sua análise de resultados. 

Entre em contato com o Instagram

Caso já tenha tomado todas as providências acima e mesmo assim seu conteúdo esteja com baixa entrega, não deixe de entrar em contato com o suporte do Instagram, eles podem resolver seu problema de forma bastante assertiva. . 

Conclusão

Ufa! Depois de tantas informações relevantes sobre Shadowban no Instagram, temos uma dica final para que você nunca mais se prejudique com isso.

Crie o hábito de ler mais sobre as tendências e mudanças que o Instagram oferece a todos os seus usuários, incluindo os termos de uso.

Assim você evita surpresas e a frustração de ver seu engajamento caindo de uma hora para outra, sem aviso prévio ou explicação.