Sem dúvidas, o Insta disponibiliza uma série de funcionalidades e recursos que favorecem a conexão entre os usuários. No entanto, ainda há várias pessoas que não sabem como fazer repost no Instagram.

Estamos falando da possibilidade de compartilhar o exato mesmo conteúdo de outro Instagramer no formato de publicação. Uma prática bastante comum na plataforma.

Às vezes, a pessoa gosta tanto de um post que viu na rede social que deseja repostá-lo ou está sem ideias do que publicar e decide repostar algum conteúdo de valor de outro usuário.

Seja qual for um motivo, essa é uma forma simples e efetiva de manter o perfil com postagens constantes. O que, por sua vez, faz a diferença em termos de engajamento e resultados na rede social.

Logo abaixo, explicaremos melhor o que é repost para Instagram, os motivos que podem levá-lo a aderir a prática e todos os métodos possíveis de compartilhar postagens no Insta.

Vamos lá!

O que é repost no Instagram?

Repost no Instagram nada mais é do que um tipo de compartilhamento de publicações da rede social, no qual você posta em seu próprio perfil o que outra pessoa já postou.

Essa opção é interessante para quem quer compartilhar vídeos, imagens e textos postados por outra pessoa com seus seguidores, só que dentro dos padrões de publicação do seu perfil.

Ao usar o repost no Instagram, porém, você deve atribuir os créditos para o autor original. Ou melhor, marcar o perfil da pessoa na legenda ou comentários para que o público possa conhecê-lo.

Para efeito de comparação, o repost no Instagram é relativamente parecido com o retweet do Twitter. Porém, a função na rede social da Meta conta com diferenças importantes.

Por que dar repost no Instagram?

ilustração de duas pessoas mexendo em um grande celular

Mas por que dar repost na rede social? Além de aproveitar publicações já existentes para dialogar com o público, republicar no Instagram pode trazer várias vantagens para você, incluindo:

  • aumento de visibilidade;
  • maior engajamento;
  • variedade de conteúdo;
  • networking.

Consequentemente, o repost no Instagram é capaz de impulsionar os resultados e relevância do perfil, multiplicando o número de seguidores, curtidas, comentários, dentre outros.

Por esses e outros motivos, vale a pena entender como fazer repost no Instagram e usar a prática na estratégia de crescimento do perfil. O que é o assunto dos próximos tópicos.

Quais são as formas de dar repost no Instagram?

O repost para Instagram pode ser feito de duas formas: nativamente e por aplicativos de terceiros. Ambos os processos não são nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário, são simples e práticos.

A forma nativa de repost no Instagram é um pouco mais limitada. Isso porque, a republicação só funciona a partir dos Stories. Sendo possível usar esse tipo de compartilhamento em postagens do próprio Stories, Feed e Reels.

Por outro lado, os apps de terceiros possibilitam reposts de diferentes tipos. Além dos Stories, você pode criar reposts de fotos e vídeos do Feed e Reels. Assim, é uma opção mais completa para os Instagramers.

Como fazer o repost nos Stories?

Nativamente, você pode fazer repost no Instagram de conteúdos de Stories de outras pessoas, mas com duas condições: o perfil de determinada pessoa precisa estar aberto e o usuário deve marcar você na publicação.

É um tipo de repost no Instagram comum entre amigos que vão em algum evento, namorados que saem para jantar ou marcas que compartilham dos mesmos interesses, por exemplo. Para isso, o passo a passo é o seguinte:

  1. abra o Direct do Instagram;
  2. vá na aba “Menções” que aparece quando alguém marca você no post;
  3. toque em “Adicionar ao seu Story”;
  4. faça os ajustes necessários na publicação;
  5. toque em “Seu Story”;
  6. pronto!

Para criar repost no Instagram de postagens dos Stories sem ser marcado pelo autor, é necessário usar aplicativos de terceiros. Uma vez que, o Insta não conta com essa opção.

Como fazer para repostar no feed do Instagram?

Por sua vez, o repost no Instagram de conteúdo de Feed é ainda mais simples. Ele acontece por meio do popular ícone de “aviãozinho”, por onde quase todos os métodos de compartilhamento da rede social são feitos. O passo a passo é:

  1. encontre o conteúdo de feed a ser repostado;
  2. toque no ícone de “aviãozinho”;
  3. selecione a opção “Adicionar a publicação ao seu Story”;
  4. edite o post como quiser;
  5. toque em “Seu Story”;
  6. pronto!

Esse tipo de compartilhamento serve essencialmente para direcionar o público do perfil a conteúdos que, de alguma forma, são interessantes. Ainda que sejam de outras pessoas.

No entanto, se o que você quer é repostar no seu próprio feed a publicação de determinado usuário, é necessário usar aplicativos de terceiros. Isso porque, o Insta não disponibiliza uma função como essa.

Como repostar um Instagram Reel no seu Feed sem gravação de tela?

Quanto aos conteúdos de Reels, uma opção interessante de republicar no Instagram seria gravar o vídeo em questão e usá-lo na aba de criação de postagem de feed. Porém, é um processo mais trabalhoso, concorda?

Publicações de Reels também podem ser repostadas por meio dos Stories do Instagram, usando o mesmo ícone de “aviãozinho” presente em outros formatos de conteúdo. Para isso, você deve seguir esse passo a passo:

  1. vá até o conteúdo a ser repostado;
  2. toque no ícone de “aviãozinho”;
  3. selecione a opção “Adicionar vídeo de Reels ao seu Story”;
  4. faça a edição da postagem;
  5. toque em “Seu Story”;
  6. pronto!

Além disso, você pode usar aplicativos de repost de terceiros para compartilhar Reels de outras pessoas, em vez de gravar a tela para salvar o vídeo. É um processo muito mais prático.

Como republicar coleções no Instagram?

Muitos não sabem disso, mas é possível adicionar coleções no Insta, isto é, categorias de conteúdos sobre assuntos diferentes. Além de fazê-las, você pode compartilhá-las. Inclusive, no formato de repost no Instagram.

Essas coleções são uma ferramenta de organização valiosa da rede social. O consumo de conteúdos fica mais fácil para o público e o compartilhamento se torna mais eficaz. 

Se você quer levar seus seguidores a aprenderem algo que viu em outro perfil, por exemplo, compartilhar a coleção em vez de uma única postagem trará mais resultados. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. entre no perfil do usuário em questão;
  2. toque no ícone de jornal na aba de tipos de publicações já feitas que fica abaixo das informações da bio e destaques do perfil;
  3. escolha a coleção a ser repostada;
  4. toque no ícone de “aviãozinho”;
  5. faça a configuração do post;
  6. toque em “Seu Story”;
  7. pronto!

Como usar as collabs do Instagram?

Recentemente, os desenvolvedores do Instagram adicionaram uma nova opção de publicação na plataforma: o collabs. Trate de uma publicação de feed simultânea entre dois perfis.

Não chega a ser um tipo de repost para Instagram, mas tem uma proposta bastante parecida. Isso porque, possibilita duas pessoas usarem o exato mesmo conteúdo para se comunicar com o público.

Para usar o recurso collabs do Instagram, é muito simples. Basta fazer um pequeno ajuste no processo de publicação de feed da rede social, o qual mostramos abaixo:

  1. na página inicial do Insta, toque no ícone de “+” para criar uma nova publicação;
  2. selecione a foto ou vídeo a ser postado;
  3. adicione filtros ou edite o arquivo de mídia;
  4. toque em “Marcar pessoas”;
  5. selecione “Convidar colaborador”
  6. pesquise o nome de usuário em questão e confirme sua decisão;
  7. faça os ajustes finais da publicação (ex: legenda, geolocalização, hashtags);
  8. toque no ícone de confirmação “✓” para compartilhar o post;
  9. espere a pessoa aceitar o convite para que o collab funcione;
  10. pronto!

Aplicativo para repostar no Instagram

Agora que você já sabe quais são os métodos nativos de repost na rede social, é hora de conhecer um dos melhores aplicativos para repostar no Instagram. Estamos falando do “Repost for Instagram”.

Trata-se de um app gratuito disponível para Android e iOS, o qual tem várias opções de repost. Assim como, uma interface simples e intuitiva para você compartilhar quantas publicações quiser, sem nenhum impedimento.

A seguir, explicaremos como você pode baixar e usar o Repost for Instagram para compartilhar várias publicações no formato de repost de maneira simples, rápida e fácil. Confira!

Como usar o Repost for Instagram

  1. faça o download do Repost for Instagram na Google Play Store ou App Store;
  2. vá até o conteúdo a ser repostado no Insta e toque no ícone com três pontos horizontais;
  3. selecione a opção “Copiar link” para linkar o app no Instagram;
  4. abra o aplicativo do Repost for Instagram;
  5. toque na opção “Copy link e Click Here”;
  6. copie a legenda do post;
  7. escolha “Repost” e o tipo de publicação a ser feito (ex: Feed, Stories ou Reels);
  8. faça todas as configurações de publicação da funcionalidade em questão;
  9. repost o conteúdo no seu Instagram;
  10. pronto!

Conclusão

mulher deitada no sofá usando celular

E aí, aprendeu como fazer repost no Instagram? Essa é uma opção muito útil para quem cria conteúdos na rede social. Inclusive, com capacidade de aumentar os resultados e relevância do perfil.

Então, use o quanto antes os métodos nativos de compartilhar publicações no formato de repost no Insta. Assim como, o aplicativo Repost for Instagram. Com isso, não tenha dúvidas: você pode impulsionar seus números na plataforma.