É novo no Instagram e quer conhecer melhor suas funcionalidades? Veio ao lugar certo. Aqui vamos te mostrar tudo sobre o Stories do Instagram, um dos recursos mais famosos e utilizados na rede social.

De acordo com dados da Statista, o Stories ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários por dia em 2019. Então, imagina agora que há 2 bilhões de Instagrammers ativos na plataforma.

Com certeza, há muitos milhões de pessoas usando os Stories do Instagram atualmente. Até porque, outras ferramentas foram adicionadas na funcionalidade, tornando-a ainda mais completa.

Além disso, o Stories por si só oferece uma série de vantagens aos usuários. Tanto para quem perfil pessoal no Instagram como para quem usa a rede social profissionalmente.

Logo abaixo, vamos te mostrar tudo sobre o Instagram Stories. Desde a história da opção, até dicas para aproveitar ao máximo seus benefícios. Para que, você construa um público engajado e cresça seu perfil exponencialmente.

Tenha uma excelente leitura!

O que é Instagram Stories?

mulher tirando self para story no carro

Basicamente, Instagram Stories é a funcionalidade da rede social em que você pode compartilhar conteúdos de 15 segundos de duração. Eles ficam disponíveis para visualização por apenas 24h e depois desaparecem.

Nos Stories, é possível publicar conteúdos em três diferentes formatos: texto, imagem e vídeo. Seja como for, o objetivo é melhorar a interação com o público, construindo um relacionamento próximo entre vocês.

Desde 2016, essa funcionalidade está disponível no Instagram. Após uma tentativa frustrada de adquirir o Snapchat, o Mark Zuckerberg decidiu criar os Stories, melhorando a ideia da rede social vizinha.

Assim, não demorou muito até que o Stories do Instagram caísse nas graças de criadores e consumidores de conteúdos, tornando-se um dos principais recursos da plataforma.

Como funciona o Stories do Instagram?

pessoa tirando foto do hamburguer

O nome “Stories” está estritamente ligado com o funcionamento do recurso do Instagram. Isso porque, contar histórias é o que os usuários mais fazem nos Stories.

Normalmente, os criadores de conteúdo contam coisas sobre o dia a dia nos Stories, como os bastidores da sua rotina, algo que aconteceu no trabalho ou um ensinamento importante do livro que está lendo.

Desse modo, desenvolvem uma relação mais próxima com os seguidores. Muitos se identificam com o conteúdo compartilhado e passam a ficar mais engajados na proposta do perfil.

Para marcas, por exemplo, o ambiente dos Stories do Instagram faz toda a diferença. Afinal de contas, venda é confiança. E a funcionalidade permite que você construa isso pouco a pouco através da arte de contar histórias.

Como publicar um Story no Instagram?

Para publicar no Instagram Stories, é muito simples. Na página inicial do aplicativo da rede social, vá no ícone “+” e clique em “Story” na parte inferior da tela. Assim, você vai entrar na área de criação de Stories.

Feito isso, o próximo passo é escolher o tipo de Story a ser publicado (texto, imagem ou vídeo). Em seguida, você pode começar usar os mais diferentes tipos de ferramentas para deixar seu Stories o mais criativo possível, incluindo:

  • filtros;
  • sticker;
  • pergunta;
  • música;
  • menções.

Quando tudo estiver pronto, basta selecionar a opção “Seu Story” que fica no canto inferior esquerdo da tela do seu smartphone. Assim, o Story será compartilhado e qualquer seguidor ou visitante poderá vê-lo.

Ferramentas do Instagram Stories

pessoa usando celular no sofá

Para usar qualquer uma das ferramentas do Instagram, porém, você precisa entender como elas funcionam, não é? Por isso, vamos explicar abaixo para que serve cada uma das opções de edição de Stories disponíveis. Confira!

Boomerang

O Boomerang do Instagram é uma ferramenta dos Stories lançada em 2015. Ele consiste em gravações de poucos segundos. Sendo um meio termo entre imagem e vídeo que funciona no estilo vai-e-volta.

No início, o Boomerang era um aplicativo independente. Com o passar do tempo, porém, os desenvolvedores do Instagram decidiram incorporá-lo no aplicativo do Instagram, precisamente no Stories.

Conteúdos criados no formato Boomerang ficam em loop ― cenas que se repetem constantemente ― durante o tempo limite do Stories. Ou seja, por até 15 segundos.

Filtros

O filtro do Instagram, por sua vez, é a ferramenta que melhora a qualidade visual dos Stories. Trata-se de uma opção que surgiu no Snapchat, mas depois foi incorporada por várias outras redes sociais.

Alguns filtros disponíveis, por exemplo, aprimoram o contraste ou iluminação de vídeos compartilhados na funcionalidade. Enquanto outros, tornam suas postagens no Stories mais engraçadas com efeitos, como:

  • cabelo colorido;
  • orelhas e focinho de cachorro;
  • óculos escuro;
  • deformação de partes do rosto.

Além disso, é possível criar o seu próprio filtro do Instagram. A plataforma da META, empresa detentora de marcas como Facebook, Instagram e Whatsapp conhecida como Spark AR Studio, é a que oferece essa possibilidade.

Sticker

Outra das ferramentas dos Stories são os Stickers para Instagram, conhecida também como figurinhas. Com essa opção, você pode adicionar adesivos engraçados no Stories, deixando seus posts mais divertidos.

A maioria dos Stickers para Stories do Instagram expressam sentimentos em frases, como eita, daora, animal, se liga, treta, vish, sinistro, quero, tamo junto, dentre outros.

Assim também, figurinhas para usar relacionadas às sazonalidades do ano, a exemplo de natal, ano novo, festa junina, aniversário e tantas outras comemorações importantes.

Close Friends

O Close Friends (Melhores Amigos) é uma das melhores ferramentas do Stories do Instagram. Isso porque, oferece uma capacidade de segmentação ainda melhor, aprofundando mais a relação entre criador de conteúdo e seguidor.

Você pode montar uma lista apenas com os amigos mais próximos por meio do Close Friends para Instagram. Para assim, enviar conteúdos exclusivos aos integrantes do grupo seleto.

Usando o Close Friends estrategicamente, é possível ganhar de vez a confiança dos seguidores para até mesmo monetizá-los, vendendo produtos ou fazendo da ferramenta dos Stories um plano de assinatura, por exemplo.

Enquete

Quer conhecer melhor os seguidores do perfil para melhorar a estratégia? Uma das ferramentas que você não pode deixar de usar são as enquetes para Instagram Stories

Elas permitem você criar questões de múltipla escolha, personalizando tanto a pergunta quanto às alternativas de resposta. Assim, você pode reunir mais informações relevantes sobre o público.

É interessante perguntar coisas relacionadas às dores, desejos ou necessidades dos seguidores, como, por exemplo, a cor de camiseta que os seguidores mais preferem, caso você tenha uma loja de roupas.

Pergunta

Além da enquete, é possível colocar uma caixinha de perguntas para o Instagram Stories. Neste caso, não é você que faz perguntas sobre determinado assunto, mas sim os seguidores.

É uma opção do Stories do Instagram que ajuda você não só a conhecer melhor o público, mas também responder suas principais dúvidas, aumentando a percepção de valor dos seguidores sobre seu trabalho na rede social.

E o mais legal é que você pode dar respostas longas para determinadas perguntas da caixinha ― usando texto ou vídeo ―  e ampliar o conhecimento de todo o público sobre o assunto de uma vez.

GIFs

Os GIFs no Instagram Stories seguem o mesmo padrão de outras redes sociais que contam com a ferramenta. Só que, por ser integrado com a plataforma GIPHY, você encontra uma grande variedade de animações.

Para efeito de comparação, os GIFs são figurinhas em movimento no Stories do Instagram. Inclusive, a ferramenta está disponível exatamente na mesma aba dos Stickers, tendo dezenas de opções de GIFs para cada palavra-chave diferente.

Assim como os filtros, você também pode criar os próprios GIFs, dando mais originalidade para seu perfil no Insta. Para isso, é preciso usar a plataforma GIPHY e seguir o passo a passo indicado na tela.

Menções

Quanto às menções no Instagram, nada mais são do que a possibilidade de marcar outros perfis em conteúdos dos Stories, adicionando um “@” na frente do nome de usuário.

Se você foi para um evento com os amigos(a), por exemplo, você pode mencionar no Stories do Instagram não só o perfil deles, mas também do evento em questão. 

É uma prática valorizada pelo algoritmo da rede social por ser uma forma de compartilhamento. Assim, o alcance de publicação pode aumentar quando você faz essas menções.

Músicas

As músicas do Instagram são uma das ferramentas prediletas dos usuários. Afinal, quem não gosta de ouvir uma boa música, não é? Muitas delas marcam vidas e até mesmo épocas.

No Stories do Instagram, você pode adicionar trechos das suas trilhas sonoras preferidas, isto é, compartilhar com seus seguidores qualquer parte da música com até 15 segundos de duração.

Essa opção é uma forma de complementar o conteúdo dos Stories do Instagram, expressando sentimentos, como alegria, tristeza, preocupação, dentre outros, nas músicas que mais gosta.

Destaques

Lembra que falamos que os Stories do Instagram só ficam acessíveis por 24h e depois desaparecem? Então, caso você use os destaques é possível deixá-lo ativo permanentemente.

Os destaques do Instagram são uma ferramenta em que você pode adicionar os Stories que já publicou para ficarem sempre disponíveis. Eles ficam distribuídos em uma esteira abaixo da bio e acima do feed do perfil na rede social.

Nesta opção, você pode adicionar perguntas importantes que respondeu, sequência de Stories que tiveram muita visualização e engajamento ou dicas sobre algum assunto que se relacione às necessidades do público, por exemplo.

Reações

Por último, temos as reações do Instagram Stories. Sabe quando você posta algum conteúdo na funcionalidade? Então, qualquer visitante ou seguidor pode reagir a essa publicação.

Essa interação pode ser feita de diferentes formas. O usuário pode, por exemplo, usar um emoji, escrever uma mensagem, responder com um GIF, dentre outras opções.

Recentemente, os desenvolvedores da rede social adicionaram a possibilidade de curtir Stories. Então, também há essa alternativa. Seja como for, essas reações vão aparecer no seu Direct, isto é, as mensagens diretas do Stories do Instagram.

10 dicas para usar o Stories no Instagram

tirando foto de bowl de comida

Agora que você já sabe o que é Instagram Stories, como publicar e para que serve cada uma das ferramentas de edição, é hora de você conferir 10 dicas para usar a funcionalidade da melhor forma possível.

Nossas dicas para Stories do Instagram vão ajudá-lo a explorar ao máximo cada ferramenta da funcionalidade. Com isso, você pode construir um público cada vez mais engajado e alcançar resultados expressivos na rede social. Veja abaixo!

1. Como colocar música no Stories do Instagram?

A primeira dica da lista é como colocar música nos Stories do Instagram. Já que essa opção é tão querida pelos usuários, com certeza você quer aprender como usá-la, não é?

Para colocar aquelas músicas que você tanto ama no Stories, é muito simples. Na área de criação da funcionalidade, vá no ícone de Stickers, selecione a opção “Música” e procure pela trilha sonora desejada.

Em seguida, você deve escolher qual trecho da música será tocado durante o Stories, clicando no ícone de confirmação para adicioná-lo definitivamente no conteúdo.

Além disso, é possível colocar música nos Stories do Instagram de forma externa à rede social. Caso use aplicativos de música, como Deezer e Spotify, você pode adicionar suas trilhas sonoras preferidas no Stories pela opção compartilhar.

2. Como colocar legenda no Stories?

Às vezes, os usuários podem não conseguir ouvir o aúdio do seus Stories do Instagram por estarem em algum local muito barulhento, por exemplo. Nesse sentido, usar legendas é essencial.

O próprio Instagram tem um recurso de legendas nativo. Para ativá-lo, você deve entrar no seu perfil, ir em “Configurações”, selecionar “Conta”, clicar em “Legendas” e habilitar a opção.

Contudo, existem aplicativos terceiros que permitem você usar fontes melhores de legendas do que a versão padrão da rede social, como CapCut, MixCaptions, Subtitles, InShot, dentre outros.

3. Como postar Stories no Instagram pelo computador?

Sem dúvidas, a versão para desktop otimiza o uso do Instagram. Sobretudo, para quem usa a rede social profissionalmente, pois é muito mais fácil manejar os recursos da plataforma com teclado e mouse do que com o touchscreen.

Contudo, você só pode publicar conteúdos no feed pelo computador. Por enquanto, não há uma opção nativa na versão desktop para postar Stories do Instagram ou Reels.

A única alternativa para compartilhar conteúdos nestas outras funcionalidades é usando um truque do Google Chrome. Veja o passo a passo abaixo para entender como funciona:

  1. acesse o site do Instagram pelo computador;
  2. vá no ícone de três pontos do Google Chrome;
  3. selecione a opção “Mais ferramentas”;
  4. clique em “Ferramentas do desenvolvedor”;
  5. o código HTML da página será aberto e você deve tocar no ícone em formato de celular que fica no lado da opção “Elements”;
  6. a versão do Instagram mudará automaticamente para mobile. Porém, é preciso atualizar a página pressionando F5 para que todos os recursos fiquem disponíveis;
  7. feito isso, vá em “Adicionar Story” ou no ícone “+” e faça o mesmo processo que ensinamos no tópico “Como publicar Story no Instagram”.

4. Como colocar link no Stories?

A possibilidade de colocar link no Stories do Instagram é bastante utilizada pelos usuários. Essa inserção serve essencialmente para complementar os conteúdos, direcionando o público para site em específico.

Se você está comercializando algum produto, por exemplo, é interessante colocar o link do seu Whatsapp no Stories que você apresenta os benefícios do item à venda.

Para adicionar um link no Stories do Instagram, vá no ícone de Stickers, selecione a figurinha “Link” e cole a URL em questão no campo indicado. Assim, basta clicar em “Concluir” e publicar o conteúdo.

Antes de tocar em “Concluir”, porém, você pode alterar o texto do Sticker. Para isso, clique na opção “Personalizar o texto da figurinha” que fica abaixo do campo da URL.

5. Como colocar duas fotos no mesmo Stories?

Muitos não sabem disso, mas é possível colocar duas fotos no mesmo Stories do Instagram. O processo pode ser feito por pelo menos três formas diferentes: layout, separado e sticker.

Nas duas primeiras opções, você deve segurar o dedo em cima de uma das fotos que vai usar no post. Em seguida, clique na outra foto e toque em “Avançar” no canto inferior direito da tela.

Com isso, você deve escolher o formato layout ou separado. No layout, as imagens serão coladas uma na outra, naquele efeito de colagem. Enquanto em “separado”, as duas fotos vão aparecer nos Stories como um slide, uma depois da outra.

Agora, na opção de usar sticker, você pode colocar duas fotos nos Stories e mexê-las livremente. Até que fiquem do jeito mais adequado para você compartilhar o conteúdo na rede social.

6. Como ver Stories antigos?

Quando um Stories do Instagram desaparece das suas postagens depois de 24h eles não são apagados definitivamente do seu perfil como muitos pensam. Todos os Stories antigos ficam salvos na opção “Itens arquivados”

Para ver os Stories que já postou, entre no seu perfil, vá no ícone com três traços e selecione “Itens arquivados”. Obviamente, apenas você poderá visualizá-los na aba.

Nesta opção, porém, você pode compartilhar novamente qualquer um dos Stories publicados desde a criação da conta. Assim como, fixá-los nos destaques do Instagram.

7. Como publicar vários Stories de uma vez?

Até o momento, não é possível publicar vários Stories do Instagram de uma vez só na rede social. Para criar uma sequência de conteúdos na funcionalidade, é necessário publicar um por um.

Entretanto, caso você use um gerenciador de redes sociais, como mLabs ou gerenciagram, por exemplo, é possível programar a publicação de Stories em sequência.

Você pode agendar um conteúdo para 12h, um para 12h03 e outro para 12h05, por exemplo. Com isso, a plataforma publicará a sequência de Stories automaticamente no seu perfil.

8. Como postar a localização no Stories?

Usar a localização no Stories do Instagram é importante porque aumenta o nível de segmentação dos conteúdos. Isso porque, indica para o algoritmo em qual região o conteúdo deve ser mostrado.

Para colocar a localização no Stories, vá no ícone de Stickers, selecione a figurinha “Localização” e adicione o local onde você está no campo de digitação. Ao clicar no local em questão, a figurinha será adicionada.

Às vezes, acontece de você não encontrar a exata localização em que está na opção. No entanto, é possível criar a geotag que você precisa por meio do “Check-in” do Facebook.

9. Como adicionar GIFs, hashtags, avatares e figurinhas?

Se você quer adicionar GIFs, hashtags, avatares ou figurinhas no Stories do Instagram, saiba que todas essas opções ficam disponíveis no ícone de Stickers na área de criação da funcionalidade.

Todas essas opções complementam o conteúdo de alguma forma. Os Gifs no Instagram, por exemplo, ajudam a dar mais originalidade para o perfil ― quando personalizados. Enquanto o uso de hashtags aumenta bastante o alcance.

10. Como usar filtros nos Stories?

Os filtros melhoram consideravelmente a qualidade visual dos Stories por meio de efeitos especiais. Assim como, fazem o perfil aumentar seus números, quando você cria filtros próprios para usar na rede social.

Para colocar um filtro no Stories, é muito simples. Na área de criação da funcionalidade, vá no ícone com três estrelas que fica no canto superior direito da tela.

Nesta aba, há vários filtros disponíveis. Ao clicar em algum deles, confirme sua escolha no ícone “✓”. Com isso, o efeito será adicionado no Stories e pronto para ser publicado.

Perguntas Frequentes Sobre Instagram Stories

Onde fica os Stories do Instagram?

Os Stories do Instagram ficam na página inicial da plataforma. É aquela esteira com fotos em círculo acima do feed. Sendo possível ver os Stories clicando em alguma das fotos com contorno lilás quando o perfil em questão compartilha conteúdos na funcionalidade.

Como saber quem visualizou meus Stories no Instagram?

Para saber quem visualizou seus Stories do Instagram, é muito fácil. Basta acessar o conteúdo que você compartilhou na funcionalidade e deslizar seu dedo na tela de baixo para cima. Com isso, uma lista vai aparecer com todos os perfis que viram o Story.

Como ver quem compartilhou meus Stories no Instagram?

Os Stories podem ser compartilhados somente pelo Direct do Instagram. Para ver quem enviou o seu conteúdo para outra pessoa, você só precisa ir até o Story em questão, tocar no ícone de três pontos, depois em “Ver compartilhamento de Story” e, por último, selecionar qualquer um dos resultados para ver o nome de usuário de quem te ajudou.

Quem pode ver meus Stories no Instagram?

Quem pode ver suas Stories do Instagram é determinado pelo nível de privacidade da sua conta na rede social. Caso seja privada, somente seus seguidores vão consumir os conteúdos postados na funcionalidade. Quando é pública, porém, qualquer usuário poderá vê-los.

Quem não me segue no Instagram pode ver meus Stories?

Quando você tem uma conta pública no Instagram, até mesmo quem não te segue pode ver os seus Stories. O que não acontece caso seu perfil na rede social seja privado. Então, fica a seu critério deixar todos consumirem seus Stories ou não.

Quanto tempo dura o Stories do Instagram?

Os Stories do Instagram duram somente 24h. Depois disso, eles somem das suas publicações e ficam salvos nos itens arquivados. Contudo, caso você queira manter um ou mais Stories ativos, é possível fixá-los no perfil por meio dos destaques.

Quer crescer rápido no Instagram? Temos uma boa notícia para você: é possível comprar seguidores reais e brasileiro em menos de cinco minutos no ImpulsioneGram e alavancar os resultados do seu perfil. Conheça já!