Se você quer alcançar resultados expressivos no Insta, veio ao lugar certo. Aqui vamos te mostrar como bombar no Instagram em um passo a passo simples e fácil de aplicar.

Com 2 bilhões de usuários ativos mensais, o Instagram é uma plataforma de grande visibilidade. Assim, várias marcas se posicionam na rede social a fim de alcançar novas pessoas interessadas em comprar sua ideia.

No entanto, nem todos chegam a um lugar de destaque no Insta. A concorrência acirrada com outros perfis e a falta de direcionamento, por exemplo, são obstáculos para profissionais e empresas se tornarem relevantes na rede social.

Para lidar com os desafios de crescer no Instagram, é preciso ser estratégico. Os melhores perfis da plataforma não chegaram onde estão por acaso. Eles aplicaram boas técnicas e práticas que os fizeram superar seus concorrentes.

Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre como bombar no Instagram. Podemos adiantar que não é tão difícil quanto parece. Em 10 passos simples você pode colocar seu perfil nos trilhos do sucesso.

Tenha uma excelente leitura!

Por que bombar no Instagram?

pessoa entrando em instagram

Só é lembrado quem é visto, concorda? Assim, uma das vantagens de aprender como bombar no Instagram é expor sua marca a um número considerável de pessoas interessadas na sua proposta.

Além disso, é possível construir uma relação de confiança com os seguidores no Insta. A rede social tem características, funcionalidades e recursos capazes de atrair, engajar e converter os usuários.

Desse modo, você pode aumentar o reconhecimento da marca não só para o público, mas também para o mercado. E, consequentemente, ter muito mais oportunidades de negócios.

Enfim, se posicionando estrategicamente no Instagram, você tem grandes chances de alcançar resultados e relevância cada vez melhores para sua marca. O céu é o limite a respeito de onde você pode chegar.

Como bombar no Instagram?

Agora que você já sabe a importância de se destacar no Insta, é hora de aprender como bombar no Instagram. Traçamos o caminho em 10 passos simples. Assim, você não encontrará tantas dificuldades em aplicá-los. Confira!

1. Mude o perfil para comercial

Para bombar no Insta, o primeiro passo é mudar o perfil para comercial. Os tipos de conta profissional ou empresarial possuem muito mais funções do que o pessoal.

Com a mudança, é possível colocar informações de contato, como email e telefone, na visão geral do perfil. Além de acessar o insights e acompanhar métricas essenciais à estratégia da marca. Entre os recursos, também estão:

  • criar anúncios pagos com o “botão turbinar”;
  • veicular criativos com o gerenciador de anúncios do Facebook/
  • montar sua loja com o Instagram Shopping.

Então, transformar o perfil pessoal em comercial é uma etapa altamente importante para aproveitar ao máximo o que a plataforma oferece e bombar no Instagram.

2. Planeje os conteúdos

O próximo passo de como bombar no Instagram é planejar os conteúdos. Essa é a espinha dorsal do posicionamento da marca na rede social. O ponto de contato mais importante com o público da estratégia.

Todo post feito no perfil precisa dialogar com as necessidades do público. Eles devem ajudar os seguidores a superarem dores e alcançar desejos. Sendo assim, serão valorizados.

Também é necessário usar o máximo de funcionalidades que puder. Ou seja, postar no Feed, Stories e Reels. Sobretudo, porque o algoritmo tende a mostrar o perfil para mais pessoas quando você usa a maioria dos recursos da rede social.

Além disso, a constância é o ponto-chave na produção de conteúdo no Insta. Você deve criar novos posts regularmente para engajar o público. De preferência, nos dias e horários em que os seguidores do perfil estão mais ativos na plataforma.

Portanto, você deve definir temas, funcionalidades a serem usadas e frequência de publicações antecipadamente. A organização faz toda a diferença para criar conteúdos de qualidade e continuar a jornada para bombar no Insta.

3. Organize o perfil

Falando em organização, é importante manter seu perfil organizado para bombar no Instagram. Especialmente, no que diz respeito à apresentação da marca para os visitantes.

A bio do perfil, por exemplo, precisa dizer a identidade e propósito da marca de forma objetiva, clara e precisa. Da mesma forma, os destaques devem mostrar um pouco mais sobre o trabalho da marca no Insta.

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Então, manter a apresentação do perfil organizada e convincente pode ser determinante para transformar visitantes em seguidores engajados.

4. Crie uma identidade visual

Sem dúvidas, a parte visual é extremamente valorizada dentro do Insta. Por isso, caprichar nesse aspecto do perfil é mais do que necessário para se destacar na plataforma.

Cada foto ou imagem compartilhada na rede social precisam ser atrativas visualmente. Elas precisam estar na resolução e tamanho adequados para convencer o público esteticamente falando e ajudá-lo a bombar no Instagram.

Assim também, tipografia, filtros e elementos de design devem ser bem trabalhados nas postagens. Eles têm que comunicar a identidade visual da marca  ao mesmo tempo que agregam qualidade para o conteúdo.

5. Use hashtags corretamente

Hashtags dão um alto poder de segmentação para os posts. Logo, são importantes em como bombar no Instagram. Porém, você precisa usá-las corretamente.

A rede social deixa você adicionar até 30 hashtags em uma mesma publicação, só que o número ideal é entre 5 e 10. Colocar várias hashtags pode ser visto como uma ação suspeita e gerar punições, a exemplo do shadowban.

E o mais importante: cada hashtag colocada nos posts precisa se relacionar com o tema de determinado conteúdo, mercado e público. Só assim, suas postagens serão entregues para pessoas realmente interessadas na proposta do perfil.

6. Interaja com o público

O Instagram pressupõe a interação com outros usuários. Não à toa, leva o nome de rede social. Então, para bombar no Instagram, interagir com o público da marca é fundamental.

Responda o máximo de comentários e mensagens no Direct possível, compartilhe Stories com menção à marca e reaja a publicações de outras pessoas e negócios. Seja como for, não deixe de se relacionar com seus seguidores. 

7. Feche parcerias com influencers

Criar conteúdos e interagir com os seguidores são formas orgânicas de alcançar o público, isto é, gratuitas. Porém, são estratégias que, apesar de efetivas, demoram para dar resultados significativos e fazê-lo bombar no Insta.

Uma ótima alternativa é fechar parcerias com influencers. Isso porque, essas personalidades possuem um público qualificado, praticamente pronto para compra. 

Basicamente, você paga influenciadores do nicho em que atua para divulgar sua marca e soluções. Em troca, você ganha uma série de followers com grandes possibilidades de comprar sua ideia.

8. Crie anúncios pagos

Além do marketing de influência, criar anúncios pagos é uma excelente opção de como bombar no Instagram. Esse tipo de publicidade costuma alavancar os resultados do perfil em pouco tempo.

No Instagram, há duas opções para veicular anúncios: botão turbinar e gerenciador de anúncios do Facebook. Ambas têm um alto poder de segmentação e vários formatos, incluindo:

Com isso, você pode alcançar inúmeras pessoas interessadas na proposta do perfil, transformá-las em seguidores e desenvolver um relacionamento de confiança com esses potenciais clientes.

9. Fique por dentro das tendências

Se há uma plataforma que está sempre em mudança, essa plataforma é o Instagram. Volta e meia surgem novidades na rede social. Assim, ficar por dentro das tendências é indispensável em como bombar no Instagram.

Se algum novo recurso for adicionado no Insta, por exemplo, tente ser um dos primeiros do segmento a usá-lo. Do mesmo modo, caso um estilo de postagem esteja em alta na rede social, faça-o adaptado para o público da marca.

As pessoas em geral amam novidades. Então, é quase certo que publicações sobre coisas recentes serão bem recebidas pelos seguidores e terão altos índices de engajamento. O que, consequentemente, fará o perfil bombar.

10. Analise os resultados

O último passo de como bombar no Instagram é analisar os resultados do perfil periodicamente. Não importa o quão boa seja uma estratégia, sempre há o que melhorar.

E é mensurando os resultados conquistados até então que você pode identificar quais pontos precisam ser otimizados. Por isso, de tempos em tempos, vá até a aba insights do Insta e analise o desempenho da conta em determinado período.

Você também pode usar ferramentas de terceiros, como Hootsuite, Sprout social e Iconosquare. Nestas opções, você tem acesso a recursos mais avançados de análise. Assim, fica mais fácil melhorar a estratégia da marca na rede social.

Conclusão

imagem cartoon de foguete subindo no gráfico

E aí, aprendeu como bombar no Instagram? Esperamos que sim! Os 10 passos mencionados são o que grandes perfis fizeram para chegar a um nível de relevância alto na plataforma.

Ainda assim, não é um caminho difícil. Pelo contrário, repetir todas essas simples técnicas e ações consistentemente já é o bastante para levar sua marca a resultados expressivos.

Então, o que está esperando? Aplique o quanto antes o passo a passo de como bombar no Instagram. Com isso, acredite: o céu é o limite para sua marca na rede social.