Mais do que uma rede social de entretenimento, o Insta já é uma plataforma de negócios. Sobretudo, quando o assunto é estratégias de marketing, a exemplo de gerar leads no Instagram.

Isso porque, o Insta possui uma série de características, funcionalidades e recursos que favorecem ações comerciais. Além de usuários que fazem parte do perfil de cliente ideal de várias marcas.

Não à toa, uma pesquisa do Opinion Box diz que 82% dos usuários do Instagram seguem marcas. Assim também, 77% afirmam que empresas precisam se posicionar nas redes sociais para interagir com consumidores.

Em outras palavras, o Insta é uma das melhores plataformas digitais para criar uma relação de confiança com o público. Atrair, engajar e converter potenciais clientes.

Por isso, vamos te mostrar abaixo o caminho para adaptar uma estratégia de marketing conhecida e eficiente na rede social, isto é, como gerar leads no Instagram.

Tenha uma excelente leitura!

O que é lead?

Em resumo, lead é um termo comum do marketing digital usado para se referir a um potencial cliente que demonstrou interesse em um produto, serviço ou marca.

É alguém que forneceu informações de contato, como nome, e-mail ou número de telefone, em troca de algum tipo de oferta, conteúdo ou interação com determinada empresa.

A estratégia de gerar leads é altamente valorizada no mundo dos negócios. Uma vez que, representa diversas oportunidades de vendas para a marca alavancar seus resultados.

Ao capturar os dados de contato de potenciais clientes, você pode nutri-los com conteúdos relevantes para aumentar seu interesse e confiança na proposta do empreendimento.

Posteriormente, você oferece produtos ou serviços da esteira de soluções da empresa que vão de encontro às dores, desejos e necessidades dos leads.  Então, converte seus potenciais clientes em compradores efetivos do negócio.

Qual a importância de leads para Instagram?

pessoa curtindo foto no instagram

O Instagram é uma excelente plataforma para gerar leads. Especialmente, porque tem uma série de características, funcionalidades e recursos que favorecem ações comerciais como essa, incluindo:

  • visual atrativo;
  • relacionamento profundo;
  • criação de eventos;
  • hashtags;
  • veiculação de anúncios.

Assim, quando você se posiciona estrategicamente na rede social, não demora tanto para o público começar a demonstrar um interesse verdadeiro pela proposta da marca.

Ou seja, gerar leads no Instagram é um processo mais natural. À medida que você posta conteúdos de valor consistentemente e interage com os seguidores, o público já fica disposto a avançar na jornada de compra do negócio.

Por que criar estratégias para gerar leads no Instagram?

Criar estratégias de captura de leads no Instagram é essencial por uma série de razões. Primeiramente, a rede social conta com uma base de usuários massiva e ativa. 

São mais de 2 bilhões de pessoas compartilhando e consumindo conteúdos diariamente na plataforma. Com isso, você tem um amplo alcance e forte engajamento para despertar o interesse do público da marca.

Além disso, há diversas funcionalidades no Instagram que te ajudam a conquistar a confiança dos seguidores com facilidade, como Feed, Stories, Close Friends e Lives, por exemplo.

Sem contar que, o Insta possui recursos avançados de segmentação tanto para conteúdos orgânicos quanto para campanhas de anúncios. Assim, você direciona suas mensagens às pessoas certas.

Por esses e outros motivos, gerar leads no Instagram é indispensável para qualquer empresa. É uma das formas mais efetivas de deixar seus potenciais clientes um pouco mais perto da compra.

10 práticas para gerar leads no Instagram

mulher no escritório usando tablet

Mas então, como gerar leads no Instagram? Quais práticas você precisa aderir para criar boas listas de contatos e aprofundar o relacionamento com potenciais compradores? Veja abaixo!

1. Otimizar o perfil

Primeiramente, você precisa otimizar o perfil para gerar Insta lead. Ou seja, criar uma boa apresentação da missão, valores e proposta da marca dentro da rede social.

Por exemplo, a biografia tem que ser objetiva, clara e impactante. A foto de perfil deve ser profissional e atrativa. A esteira de destaques tem que aprofundar a explicação do posicionamento da marca.

Enfim, todos esses itens formam a primeira impressão que o perfil gera para os visitantes. Então, são capazes de despertar o interesse do público e, posteriormente, transformá-los em leads.

2. Produzir conteúdo relevante

Após otimizar o perfil, o próximo passo para gerar leads no Instagram é produzir conteúdo relevante. Isso porque, você precisa engajar os visitantes na proposta da marca.

Sendo assim, cada postagem realizada precisa informar, responder dúvidas ou solucionar problemas do público da marca. Ou seja, deve agregar valor para os seguidores.

Nesse sentido, imagens e vídeos devem ser de alta qualidade e a legenda das postagens tem que ser bem escrita. Seja qual for o tipo de conteúdo (ex: Feed, Stories, Reels).

3. Uso estratégico de hashtags

Hashtags são essenciais para aumentar o alcance e engajamento das publicações do perfil. E, consequentemente, gerar leads no Instagram. Para isso, porém, você tem que usá-las de forma estratégica.

Você precisa buscar por hashtags relevantes para o nicho em que atua e conteúdo a ser compartilhado. Então, adicionar apenas de 5 a 10 palavras-chaves nas publicações.

Com isso, o algoritmo do Instagram categoriza suas postagens e entrega cada conteúdo para usuários qualificados, isto é, pessoas mais propensas a engajar na proposta do perfil.

4. Estratégias de Call-to-Action (CTA)

Lembra que falamos que a legenda das postagens precisa ser bem escrita? Pois bem, uma das principais técnicas para melhorar a qualidade e eficiência dos textos é o CTA (Call To Action ou Chamada Para Ação na tradução em português).

Em resumo, o CTA é um elemento crucial para levar o público a realizar ações desejadas de forma imediata. Alguns exemplos, são: “comente abaixo”, “marque um amigo” ou “clique no link da bio”.

Quando você dá essa instrução clara para os seguidores, a tendência é que o engajamento do perfil aumente bastante e a chance de gerar leads no Instagram seja maior.

5. Realização de sorteios e concursos

Quem não quer ganhar algo gratuitamente, não é? Na rede social, você pode usar isso ao seu favor para atrair novas visitas, fortalecer o engajamento e gerar leads no Instagram.

É possível realizar sorteios e concursos no Insta, por exemplo, oferecendo prêmios atrativos sem nenhum custo. Para participar, o público deve seguir o perfil, curtir determinada postagem ou marcar amigos(a), por exemplo.

Dessa forma, os seguidores passam a participar mais ativamente no Instagram da marca. Mesmo após o sorteio ou concurso, continuam acompanhando os posts do post. Com isso, podem se tornar leads em um futuro próximo.

6. Criação de landing pages otimizadas

Ao trabalhar bem o marketing de conteúdo e engajar o público na proposta do perfil, você deve direcioná-los para fora da rede social. Especificamente, para uma landing page, isto é, uma página de aterrissagem.

Resumidamente, landing page é uma página em que você oferece um material gratuito para o público em troca de informações de contato, como email e telefone, por exemplo.

Em outras, é o momento em que você pode gerar leads no Instagram efetivamente. Porém, para ser efetiva, a landing page da marca precisa ser bem elaborada.

Ela deve ser visualmente atraente, ter fácil leitura e carregar rápido. Além de um formulário objetivo posicionado estrategicamente e botões de chamada para ação.

7. Exploração de parcerias com influenciadores

Parcerias com influenciadores são capazes de melhorar significativamente a captação de leads no Instagram. Uma vez que, essas personalidades trazem um tráfego qualificado para o perfil.

Geralmente, um influencer possui um relacionamento autêntico com seus seguidores. Ele se posiciona como um verdadeiro amigo(a) do público. Com isso, tem sua confiança.

Assim, quando você fecha uma parceria de divulgação com algum influenciador digital, a tendência é que os seguidores da personalidade em questão passem a confiar na sua marca também.

Portanto, procure influencers relevantes dentro do nicho em que atua e proponha uma parceria entre vocês. Desse modo, você pode aumentar a visibilidade, engajamento e número de leads no Instagram.

8. Anúncios segmentados

Além de parcerias com influencers, investir em anúncios segmentados pode ajudar bastante na captação de leads no Instagram. Sobretudo, porque você entrega sua mensagem às pessoas certas de forma rápida e eficiente.

As campanhas de tráfego pago no Instagram podem ser direcionadas precisamente para o público da marca. Seja por características demográficas, interesses ou comportamento de compra, por exemplo.

Além disso, o investimento é relativamente baixo e dá bons resultados no curto prazo. Dessa forma, você pode gerar uma quantidade massiva de leads usando os recursos do Instagram Ads.

9. Interaja com a comunidade

Para gerar leads no Instagram, o grande foco da marca deve ser construir um relacionamento de confiança com o público. Sendo assim, interagir com a comunidade frequentemente é algo indispensável.

Sempre que puder, responda os comentários das publicações. Nem que sejam apenas 5 ou 10. Assim também, dê a devida atenção às mensagens enviadas no Direct, ajudando seus potenciais clientes da melhor forma possível.

Você ainda pode incentivar a interação dos seguidores com o perfil. Quando você abre caixinhas de perguntas ou cria enquetes, por exemplo, você abre espaço para discussões saudáveis.

Seja como for, não deixe de interagir com quem te acompanha. É a frequência de contato que desperta o interesse do público na proposta da marca e o transforma em lead.

10. Acompanhamento e análise de métricas

Uma estratégia só pode ser efetiva se antes for mensurável. Por isso, acompanhe regularmente as métricas do Instagram para entender o desempenho das práticas de captura de leads.

Faça a análise de indicadores, como engajamento, contas alcançadas, cliques no link da bio e taxa de conversão, por exemplo. Então, identifique o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Dessa maneira, você pode tornar sua estratégia de captura de leads cada vez mais eficiente, tomar decisões ainda melhores e vender no Instagram como nunca antes.

Conclusão

pessoa usando cartão para fazer compra online no notebook

Por fim, vale a pena usar as melhores práticas para gerar leads no Instagram. Por diversos motivos, a rede social favorece ações comerciais como essa. Assim, você consegue despertar o interesse de várias pessoas na proposta da marca.

Então, se você quer aumentar sua base de clientes e ganhar relevância no mercado, tem que investir na adaptação da estratégia de captura leads para Insta o quanto antes.