Se você está procurando a plataforma ideal para montar sua loja de roupas online, saiba que aprender como vender pelo Instagram é uma das melhores formas de construir um negócio de sucesso na internet.

Já faz algum tempo que o Insta não é apenas um lugar voltado para o entretenimento. Hoje em dia, a rede social também é um ambiente de negócios, no qual há compras e vendas acontecendo o tempo todo.

Para os novos empreendedores, o Instagram representa um excelente ponto de partida. Especialmente, àqueles que trabalham em mercados que envolvem bastante a parte visual.

Isso porque, o Insta é atrativo visualmente falando. Essa é a essência da rede social. Então, quem pertence à área da moda, por exemplo, encontra na plataforma uma grande vitrine para divulgar seus produtos.

Sendo assim, vamos te mostrar abaixo como vender pelo Instagram comercializando roupas. São apenas 8 passos simples para começar a conquistar clientes e montar um negócio online lucrativo e relevante na rede social.

Acompanhe!

Por que vender roupas?

cabide com e sem roupas

O setor de vestuário é simplesmente o segmento com mais resultados no ecommerce B2C (Business to Consumer ou negócio para consumidor na tradução em português) em todo o mundo.

Ele cresce 11,4% por ano no mercado internacional e a previsão é que em 2025 seu faturamento seja nada mais nada menos do que US$ 1 trilhão. Impressionante, não é?

No Brasil, o tamanho da indústria da moda não é diferente. Ela movimenta R$229 bilhões, tem o maior número de pedidos e representa 15% das compras feitas pela internet.

Com números tão expressivos, dá para imaginar a quantidade de vantagens da área de moda. De fato, não são poucas. Primeiramente, é um setor altamente lucrativo. Então, com a estratégia correta, uma boa rentabilidade é garantida.

Além disso, há vários nichos dentro do mercado de moda que você pode atuar. É possível trabalhar, por exemplo, apenas com roupas para vender femininas, vestes masculinas e peças infantis, dentre outros.

Sem contar que, existem várias maneiras para vender roupas. Seja com estabelecimento físico, seja na internet. Por esses e outros motivos, vale muito a pena investir no vestuário.

Quais são os meios para vender roupas?

Quem tem roupas para vender pode comercializar suas peças a partir de diversos meios efetivos. Se você prefere o jeito tradicional, isto é, vender em locais físicos, algumas das principais alternativas, são:

  • loja física;
  • shopping;
  • porta em porta (venda direta);
  • feiras e eventos.

Por outro lado, não dá para ignorar o potencial gigantesco dos canais de venda da internet, concorda? Entre os melhores modos de como vender roupas online, destacamos:

  • ecommerce;
  • marketplace;
  • mecanismos de busca;
  • redes sociais;
  • aplicativo de mensagens.

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, só que como vender pelo Instagram tem despontado como uma das melhores formas de construir um negócio de sucesso no digital.

Principais vantagens de usar o Instagram para vender roupas

desenho de mulher loira sentada e mexendo no celular

Desde o lançamento, o Instagram é uma plataforma essencialmente visual. Com isso, é perfeita para o compartilhamento de fotos e vídeos de roupas. O público tende a engajar com essas publicações.

Assim também, uma pesquisa da Cuponation diz que 47% dos brasileiros estão no Instagram. Ou seja, são cerca de 99 milhões de pessoas do país entre os mais de 2 bilhões de usuários ativos da rede social.

Isso quer dizer que a plataforma tem um alcance gigantesco para você expor suas roupas, conquistar clientes e construir sua marca. Diariamente, milhares de pessoas entram em contato com seus produtos.

E o mais importante: o Instagram tem um alto poder de segmentação. A rede social possui diversas funcionalidades que favorecem o desenvolvimento de uma relação de confiança entre público e marca, incluindo:

  • Stories;
  • Reels;
  • Close Friends;
  • Instagram Ads;
  • Instagram Shopping.

Mas então, como vender pelo Instagram? Qual é o caminho para aproveitar todos os benefícios da plataforma e começar a lucrar comercializando roupas nessa grande vitrine? É o assunto do próximo tópico.

Como vender roupas pelo Instagram: 8 passos simples!

mulher provando roupas em loja

Como vender pelo Instagram é mais simples do que parece ser. Até porque, a rede social é intuitiva e fácil de usar. Para te ajudar a montar sua loja de roupas na plataforma, traçamos o caminho em 8 passos simples. Veja abaixo!

1. Escolha um nicho

O primeiro passo de como vender roupas online pelo Instagram é a escolha do nicho. Você precisa decidir qual é a fatia do mercado de vestuário em que o negócio funcionará.

Tentar agradar a todos nunca foi e nem será uma boa ideia em termos de marketing. É preciso ser o mais específico possível, concentrando-se em oferecer soluções que atendam às necessidades de um perfil exato de pessoa.

Nesse sentido, faça uma ampla pesquisa de mercado e tome uma decisão sobre o tipo de roupas que colocará à venda. Assim como, o público a ser atendido com os produtos em questão. Entre os nichos de moda mais lucrativos, estão:

  • masculino;
  • feminino;
  • infantil;
  • fitness;
  • praia;
  • vintage;
  • plus size.

Inclusive, é interessante você escolher um nicho promissor que ainda não foi tão explorado pelos comerciantes. Alguns exemplos, são: looks para gestantes, fantasias e moda inclusiva.

2. Faça um benchmarking

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa reinventar a roda para começar uma loja de roupa no Instagram. Aplicar o que funciona no mercado com sua essência já é mais do que suficiente.

Para isso, você precisa estudar os seus concorrentes por meio da técnica de benchmarking. Ou seja, tem de traçar um paralelo com a proposta do seu negócio com grandes referências do nicho.

Durante a pesquisa, colete informações importantes sobre os conteúdos da concorrência, interação com os seguidores, canais de atendimento e estratégias de marketing, por exemplo. 

Compreenda quais são os pontos fortes e fracos daquilo que seus concorrentes fazem no geral. Isso será essencial para você desenvolver um plano de negócio capaz de superá-los.

3. Mude o perfil para empresarial

Percebendo a inclinação da rede social para os negócios, os desenvolvedores do Instagram criaram dois tipos de perfis voltados para ações comerciais: profissional e empresarial.

Para quem está aprendendo como vender pelo Instagram, a opção ideal é a empresarial. Quando ativada, o perfil ganha algumas outras funções, como, por exemplo:

  • aba insights para análise de desempenho do perfil;
  • botões de ação para contato;
  • veiculação de anúncios pagos para gerar tráfego.

Se você não sabe mudar o perfil para comercial, é muito simples. Após criar a conta a ser usada para montar sua loja de roupas no Insta, entre no perfil e siga os passos abaixo:

  1. toque no ícone com três traços horizontais para acessar o menu;
  2. selecione “Configurações e privacidade”;
  3. vá em “Tipos e ferramentas da conta”;
  4. toque em “Mudar para conta profissional”;
  5. toque em “Continuar”
  6. escolha a categoria adequada para sua atuação;
  7. selecione a opção “Empresa”;
  8. confirme suas informações de contato e adicione um endereço comercial, caso tenha;
  9. crie uma página do Facebook, caso não tenha;
  10. faça a configuração da sua conta profissional;
  11. pronto!

4. Trabalhe o branding

Ao transformar o perfil em comercial, é hora de trabalhar no branding no processo de como vender pelo Instagram. Trata-se de um conjunto de ações necessárias para construção da marca dentro da rede social, incluindo:

  • apresentação dos valores do negócio;
  • definição de identidade visual;
  • escolha do estilo de comunicação;
  • criação de conteúdos autênticos.

O branding pode ser um diferencial competitivo para sua loja de roupas em relação à concorrência. Assim como, é capaz de aumentar a identificação do público com o negócio, gerar mais vendas e ajudar na retenção de clientes.

5. Faça um planejamento de conteúdo

Estabelecendo estes pilares, chega a parte mais prática de como usar o Instagram para vender roupas. Neste momento, o foco principal é a produção de conteúdos de valor.

A publicação constante de conteúdos no Feed, Stories e Reels, é o que desenvolve uma relação de confiança com o público. Só assim, os seguidores engajam na proposta do perfil.

Primeiro, porque você traz dicas, ensinamentos e reflexões que resultam em pequenas mudanças na vida das pessoas. Segundo, porque a prática mostra o nível de comprometimento do negócio com seus consumidores.

Para isso, é preciso planejar os posts previamente. Você tem que definir temas, melhores dias e horários para postar e até mesmo criar o próprio conteúdo com antecedência. Caso contrário, será difícil manter a constância necessária.

6. Use o Instagram Shopping

Instagram Shopping é uma funcionalidade da rede social feita para facilitar a comercialização de produtos. A partir da opção, você praticamente cria uma loja virtual dentro da plataforma.

É possível colocar uma etiqueta com nome e preço nas publicações de Feed e Stories, por exemplo. Se tocarem nas etiquetas, os visitantes e seguidores do perfil serão direcionados para uma outra aba para obter mais informações sobre o item.

Além disso, você pode criar um catálogo com cada peça de roupa disponível no estoque. Para acessá-lo, os potenciais clientes podem usar a etiqueta das publicações ou ir até a opção “Ver loja” na visão geral do perfil do negócio.

Os consumidores ainda podem adquirir os produtos com um simples toque na tela com opção “Ver no site” do catálogo. Portanto, o Instagram Shopping otimiza o processo de compra e aumenta a taxa de conversão da loja de roupas.

7. Feche parcerias com influenciadores

A produção de conteúdos é uma maneira simples e gratuita de atrair o público do negócio. Contudo, a estratégia só entrega resultados expressivos a médio e longo prazo. O que pode ser um problema em como vender no Instagram.

Desse modo, é interessante combinar a criação de conteúdo com outras formas de gerar tráfego, como, por exemplo, o marketing de influência, uma grande tendência no mundo dos negócios.

Como vender pelo Instagram está diretamente ligado com a confiança. Sem isso, dificilmente algum consumidor compra algo de você. Por isso, os influenciadores digitais são essenciais para a divulgação da sua loja de roupas.

Influencers possuem um público altamente qualificado, isto é, seguidores que confiam plenamente neles. Então, fechar parcerias com essas personalidades pode resultar em diversos novos clientes.

Vale dizer que, o influenciador precisa ser do nicho em que você atua. Com isso, será um emissor de tráfego eficiente para sua loja de roupas, direcionando consumidores praticamente prontos para comprar algum dos seus produtos.

8. Invista em tráfego pago

Além do marketing de influência, investir em tráfego pago é uma excelente opção para acelerar o crescimento do negócio no Instagram. Assim como, conquistar resultados expressivos a curto prazo.

Na rede social, a veiculação de anúncios é feita a partir do Instagram Ads. É uma ferramenta de publicidade em que você expõe perfil para mais pessoas de duas formas:

  • aumenta exponencialmente o alcance de publicações já existentes
  • desenvolve criativos (publicações com o formato de anúncio) do zero.

Seja como for, você exibe sua loja de roupas no Instagram para potenciais clientes com o tráfego pago. Assim, a estratégia é capaz de fazê-lo gerar muito mais seguidores e vendas para crescer o negócio.

Conclusão

E aí, aprendeu como vender pelo Instagram? De fato, nunca foi tão simples criar uma loja de roupas quanto agora. A rede social oferece tudo o que você precisa para montar um negócio online de sucesso neste mercado.

E o caminho para montar seu comércio na plataforma não é nenhum bicho de sete cabeças. Como vimos, você só precisa seguir alguns passos para deixá-lo pronto e começar a vender suas primeiras peças de roupas.

Então, crie sua loja de roupas o quanto antes no Instagram e transforme a rede social em uma máquina de vendas. É uma das melhores vitrines de toda a internet. Portanto, o negócio tem grandes chances de decolar na plataforma.