Está procurando maneiras de melhorar os números das suas postagens no Insta? Veio ao lugar certo. Aqui te explicaremos tudo o que você precisa saber sobre como engajar no Instagram.

Com mais de 2 bilhão de usuários ativos, o Insta é uma das redes sociais mais populares do mundo. Aos negócios, a plataforma representa uma grande oportunidade de aumentar os resultados e relevância da marca.

Para isso, entender como engajar no Instagram é indispensável. O nível de engajamento do perfil é o fator mais determinante para levá-lo a um lugar de destaque dentro da rede social.

Isso quer dizer que, os números de curtidas, comentários e compartilhamentos das suas publicações, são o principal indicativo da condição do perfil. É o que aponta se você está indo bem ou mal na plataforma.

Portanto, vamos te mostrar abaixo tudo sobre como engajar no Instagram. Desde a definição do conceito, até 16 dicas certeiras que mostram o caminho para aumentar o engajamento do perfil e conquistar resultados expressivos. Confira!

O que é engajamento no Instagram?

duas mulher com óculos de sol segurando quadro

Em linhas gerais, engajamento no Instagram é o resultado das tentativas de interação entre marca e público. Cada vez que uma pessoa faz uma ação nas suas postagens da rede social, você recebe engajamento. Isso equivale a números de:

  • curtidas;
  • comentários;
  • compartilhamentos;
  • salvos.

Porém, o que é engajamento no Instagram é um conceito mais amplo do que esses números. Sobretudo, porque o nível de engajamento de um perfil é determinante para seus resultados na plataforma.

Em outras palavras, o engajamento mostra se o público está comprando sua ideia ou não. Assim, é um indicativo fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia mais eficiente e precisa da marca no Instagram.

Medindo o engajamento no Instagram

Não há uma forma oficial de medir o engajamento no Instagram. Assim, você pode calculá-lo de maneiras diferentes. Só que, há um jeito bastante comum de fazer isso.

Você pode somar o número de interações do perfil, dividir o resultado pela quantidade de seguidores e multiplicar o novo resultado por 100 para definir o percentual de engajamento do perfil.

Neste cálculo, uma publicação que tem 100 curtidas e 100 comentários, por exemplo, em um perfil com 4 mil seguidores, teria uma taxa de engajamento de apenas 5%.

E quando o engajamento é considerado bom?

De forma geral, o que é considerado um bom engajamento no Instagram depende de uma série de fatores. Especialmente, do número de seguidores do perfil e segmento em que a marca atua.

Algumas pesquisas apontam que uma taxa de engajamento entre 1% e 3% é considerada média. Enquanto uma taxa acima de 3% é considerada boa. Quando está acima de 6%, o engajamento do perfil é considerado excelente.

Com essa base, se você tem mais de 500 mil seguidores e 1% de taxa engajamento, por exemplo, o perfil está indo bem. Porém, caso você tenha menos de 15 mil seguidores, o ideal seria mais de 3%.

Além disso, marcas da companhia aérea, por exemplo, possuem mais de 2% de engajamento em média. Por outro lado, profissionais e empresas do nicho de beleza possuem menos de 1%.

Então, considere essas variáveis para entender qual é o nível de engajamento necessário para seu perfil e traçar a estratégia para alcançá-lo. Para isso, faça também uma análise dos concorrentes.

Por que o engajamento no Instagram caiu?

O engajamento no Instagram pode cair por vários motivos. O principal é a qualidade e direcionamento dos conteúdos para o público do perfil. É o que mais impacta essa taxa.

Se os conteúdos que você compartilha na rede social não forem relevantes ou interessantes para um determinado grupo de pessoas, não tem jeito, o engajamento será menor.

Assim também, se você não posta com frequência suficiente ou faz publicações em dias e horários completamente diferentes, o engajamento pode ser afetado negativamente.

E mais: práticas contrárias às políticas e diretrizes do Instagram são capazes de derrubar o engajamento do perfil, como uso excessivo de hashtags e envio de spam em comentários ou Direct do Instagram.

Por que engajamento é tão importante?

mulher com caderno na mão e fundo de likes do Instagram

Engajar nas redes sociais é o que determina o nível de relacionamento entre marca e público. No Instagram, isso é ainda mais importante. Uma vez que, a rede social favorece esse tipo de conexão.

Com um bom nível de engajamento, você pode construir uma relação de confiança com seus seguidores. O que é essencial para levá-los à compra de suas soluções e fidelizá-los como clientes da marca.

Do mesmo modo, a taxa de engajamento pode impactar positivamente o alcance das suas postagens. Sobretudo, porque o algoritmo leva em conta o engajamento do post para determinar quais postagens aparecem no feed dos usuários.

Ou seja, quando uma publicação recebe uma grande quantidade de engajamento, tem mais chances de aparecer no feed dos Instagrammers que ainda não seguem o perfil.

O ponto é: o engajamento no Instagram é a ponte para o sucesso dentro da rede social. O posicionamento na plataforma só trará resultados expressivos quando a taxa de engajamento for suficientemente alta.

Mas como aumentar o engajamento no Instagram? Existe uma infinidade de questões que colaboram para essa finalidade. O que será o assunto do próximo tópico.

16 dicas para melhorar o engajamento no Instagram

mulher com camiseta amarela mexendo no celular

Posts que geram engajamento no Instagram envolvem uma série de boas práticas. Por isso, listamos abaixo nada mais nada menos do que 16 dicas certeiras para melhorar essa taxa no seu perfil na rede social. Acompanhe!

1. Crie conteúdos que convidem à interação

A primeira dica sobre como engajar no Instagram da nossa lista é desenvolver conteúdos que, de alguma forma, incentivam a interação dos visitantes e seguidores com o perfil.

Em outras palavras, você precisa criar conteúdos de qualidade. Publicações que respondam questões relevantes às necessidades do público da marca, dialogando com suas dores e desejos.

Para isso, elabore um calendário de postagens. Planeje a linha editorial para cada funcionalidade do Instagram (Feed, Stories, Reels, dentre outros), considerando os seguintes fatores:

  • objetivos;
  • público;
  • melhores dias e horários para postar;
  • concorrentes.

Dessa forma, é mais provável que seus conteúdos tenham alto valor na percepção das pessoas. Consequentemente, você consegue mais interação no Instagram e aumenta bastante a taxa de engajamento do perfil.

2. Experimente diferentes tipos de conteúdo

Como engajar no Instagram abrange também a variedade de conteúdos apresentados para o público. A “mesmice” é algo que sempre afasta o público da marca. Então, usar abordagens diferentes é indispensável.

Às vezes, mesmo postando em várias funcionalidades da plataforma, seus conteúdos não apresentam novidades. Com isso, é necessário pensar fora da caixa na produção de conteúdos, como, por exemplo, usando o timing post.

A ideia é pegar algum acontecimento atual e colocá-lo como base de um conteúdo, adaptando-o para linguagem específica do público e proposta da marca. 

Seja como for, posts que geram engajamento no Instagram são aqueles que fogem do senso comum para cativar a atenção das pessoas. Por isso, experimente variados tipos de conteúdos sempre que puder.

3. Faça sorteios

Além do timing post, uma forma de variar na produção de conteúdos é realizar sorteios no perfil. Quem não quer ganhar alguma coisa de graça, não é? Pois bem, você pode usar isso ao seu favor, pensando em como engajar no Instagram.

Geralmente, os sorteios no Insta são feitos com uma condição: marcar um ou duas pessoas nos comentários da publicação oficial do sorteio. Com isso, você garante um alto engajamento.

Sem contar que, com inúmeras marcações nos comentários, você aumenta o número de visitantes e seguidores do perfil. Assim, vale a pena sortear produtos, descontos ou acessos, por exemplo, periodicamente.

4. Seja constante nas publicações

Um dos fatores mais prejudiciais a como engajar no Instagram é a falta de constância nas publicações. Isso porque, demonstra uma falta de compromisso com o público por parte da marca.

Desse modo, para crescer no Insta, faça um cronograma de postagens e o siga à risca. Cada nova postagem é uma oportunidade de aumentar o engajamento do perfil ou até mesmo viralizar, dependendo da funcionalidade.

Inclusive, o algoritmo valoriza a consistência do perfil no compartilhamento de conteúdos. Quanto mais você posta, mais alcance você tem para levar a mensagem da marca a mais pessoas.

5. Escreva legendas atrativas

A legenda é uma das partes mais importantes da construção de postagens. Logo, faz toda a diferença em como engajar no Instagram. Por isso, se esforce para escrever legendas mais atrativas.

Isso envolve criar títulos que geram curiosidade, usar orações curtas durante o desenvolvimento do texto e causar impacto nos leitores na informação passada com o conteúdo.

No final das legendas, sempre coloque um CTA (Call to Action), isto é, uma chamada para ação. Alguns exemplos, são: “deixe um comentário” ou “acesse o link na bio”. Assim, você estará mais perto de ter um Instagram engajado.

6. Publique conteúdo nos melhores horários

Talvez você não saiba disso, mas há horários melhores do que outros para publicar no Instagram. O que interfere diretamente no engajamento. Então, no planejamento dos conteúdos, considere esse fator.

Para encontrar os melhores horários para postar conteúdos e ganhar mais engajamento no Instagram, fique de olho nos insights, busque por pesquisas sobre o assunto e fique por dentro do momento ideal de publicar no seu nicho.

O ponto-chave da definição dos melhores horários para publicar é a hora em que os usuários que fazem parte do público-alvo da marca estão mais ativos na rede social.

7. Tenha uma boa identidade visual

O Insta é uma rede social atrativa visualmente. Assim, posts que geram engajamento no Instagram também contam com uma boa identidade visual. O que é um dos melhores meios de chamar a atenção do público.

Os conteúdos compartilhados no Feed, por exemplo, precisam apresentar um padrão elevado de qualidade. Nesse sentido, ajuste imagens ou vídeos a serem postadas para o tamanho ideal pré-estabelecido pela plataforma.

Assim também, você deve seguir um mesmo padrão de cores, tipografia e elementos gráficos. Isso faz o público lembrar mais facilmente da marca, porque há associações visuais sobre o perfil na cabeça das pessoas.

Quando pensamos em Mc Donald’s, lembramos do amarelo e vermelho, não é? O mesmo acontece com o Nubank que, por sua vez, tem a cor roxa como principal característica visual.

8. Responda e interaja com os seguidores

Como engajar no Instagram está estritamente ligado com a interação entre marca e público. Por isso, não deixe de responder DMs ou comentários de visitantes e seguidores do perfil.

Às vezes, uma simples resposta pode ser determinante para que um potencial cliente continue seguindo a marca. Isso porque, mostra que perfil é ativo e realmente se preocupa com o público.

Inclusive, a interação no Instagram frequente e humanizada da marca é capaz de acelerar a construção de um relacionamento de confiança com quem a segue. O que, consequentemente, aumenta ainda mais seu engajamento e resultados.

9. Use a geolocalização do Instagram

Usar a geolocalização pode ser muito útil em como engajar no Instagram. É um recurso da plataforma pelo qual você pode adicionar onde está a partir de um tag.

Se sua empresa tem um estabelecimento físico, por exemplo, a geolocalização pode despertar o interesse do público que mora em regiões próximas e levá-los a visitá-la.

Agora, se você é um profissional usando o Insta para promover seu trabalho, a geotag pode servir para quando você estiver em um evento importante ou comprando algo que precisa, por exemplo.

Seja como for, a geolocalização pode aumentar consideravelmente o engajamento no Instagram, pois é um recurso que deixa suas postagens ainda mais completas.

10. Crie conteúdos em vídeo

Há criadores de conteúdo que preferem usar apenas imagens e escrita para se comunicar com o público e gerar engajamento no Instagram. Porém, o formato de vídeo pode ser ainda mais interessante.

Nos conteúdos em vídeos, você tem um maior grau de proximidade com visitantes e seguidores. Isso porque, pode usar diferentes tonalidades de voz, gestos e expressões faciais para se comunicar.

Em Stories, o vídeo é excelente para explicar conteúdos mais densos ou mostrar coisas da rotina, por exemplo, pois envolve mais quem vê seus posts na funcionalidade.

Por outro lado, o Reels possui um grande potencial viral, porque são vídeos objetivos e essencialmente engraçados. Assim, dá para dizer que conteúdos no formato de vídeo são os posts que mais geram engajamento no Instagram.

11. Faça menções a outros perfis

Mencionar outros perfis também faz parte das boas práticas de como engajar no Instagram. Uma vez que, o usuário pode compartilhar a menção em seu perfil, incentivando quem o acompanha a seguir você.

Esse tipo de interação no Instagram pode ser feita a partir dos Stories. Porém, deve ser coerente com os objetivos da marca e público para não causar nenhuma ruptura de comunicação.

Um ótimo exemplo do uso correto das menções seria adicionar o “@” de parcerias nos Stories ou de perfis que falam melhor sobre determinado assunto comentado em algum conteúdo na funcionalidade.

12. Crie conteúdos que as pessoas queiram salvar

Sem dúvidas, o nível de qualidade dos conteúdos é essencial a como engajar no Instagram. É um dos principais fatores que levam o público a curtir, comentar e compartilhar suas postagens.

Mas não é só isso. Visitantes e seguidores também podem salvar os posts. Nem todos os Instagramers valorizam o “Salvo”, só que essa métrica é bastante valorizada pelo algoritmo.

Então, crie conteúdos tão valiosos que os usuários que te acompanham queiram salvar para consumi-lo novamente em outro momento. Com isso, você pode aumentar seu engajamento de forma exponencial.

13. Comente nas publicações no feed de outros perfis

Uma tática bastante conhecida de como engajar no Instagram é comentar nas publicações de feed de outros perfis. Se você acrescentar algo de valor no post, várias pessoas podem vê-lo e querer conhecer o seu perfil.

Interação no Instagram gera mais interação. Por isso, selecione perfis que, de alguma forma, se relacionem com o mercado em que você atua e deixe um comentário de valor em cada novo conteúdo compartilhado.

Dar um simples insight sobre o que determinado usuário postou na aba de comentários pode ser suficiente para não só conquistar novos seguidores, mas também elevar sua taxa de engajamento.

14. Reposte conteúdo de outros perfis nos Stories

Criar Stories para engajar é mais do que necessário para aprofundar o nível de relacionamento com o público. Afinal de contas, a funcionalidade favorece essa conexão.

No entanto, nem sempre dá para manter um ritmo alto de publicações nos Stories, até porque eles somem depois de 24 horas. Nestes casos, repostar conteúdos de outros perfis é uma ótima opção.

Desde que se relacione com as necessidades dos seguidores, o repost tem a mesma efetividade de conteúdos criados e compartilhados por você ou ainda maior. Assim, mantém o Instagram engajado.

15. Utilize os diferentes recursos dos Stories

Ainda sobre os Stories, quando for criar conteúdos para interação no Instagram utilize os diferentes recursos que a funcionalidade disponibiliza. O que, cá entre nós, não são poucos.

Nos Stories, você pode publicar conteúdos em texto, imagem ou vídeo, criar enquetes, abrir caixinhas de perguntas, usar efeitos de realidade aumentada, Gifs, dentre outras coisas.

Dessa forma, o céu é o limite para criatividade na produção de conteúdos de Stories. Use essa incrível variedade de recursos para inovar na comunicação ou até mesmo fazer brincadeiras com a audiência.

16. Produza conteúdo sobre temas que estão em alta

Sempre há novos temas em alta mundo afora, não é? Pois bem, você pode usar isso para criar posts que geram engajamento no Instagram, adaptando o que está na boca do povo para o seu público.

Às vezes, um filme novo que sua audiência provavelmente gosta foi lançado recentemente. Que tal, então, criar um conteúdo usando a temática ou até mesmo personagens do filme?

Do mesmo modo, uma nova tecnologia pode surgir e interessar quem faz parte do público-alvo da marca. Assim, um post sobre o assunto seria visto com alto valor pelos visitantes e seguidores.

Considerações finais

mulher com taça de vinho e celular na mão sorrindo

E aí, aprendeu como engajar no Instagram? Com certeza, esse é um dos conhecimentos mais importantes para alcançar resultados expressivos na rede social.

Portanto, coloque todas as nossas dicas em prática para melhorar o desempenho das suas publicações, aumentar o alcance do perfil e crescer exponencialmente no Instagram.