Sem dúvidas, a qualidade das publicações de um perfil faz toda a diferença nos seus resultados. E um dos fatores que mais influenciam nisso é o tamanho de post no Instagram.

A rede social tem um tamanho padrão para os conteúdos compartilhados em cada uma das diferentes funcionalidades da plataforma. Não segui-lo, afeta diretamente o nível de qualidade das imagens e vídeos dos posts.

Isso porque, o Instagram força o tamanho de fotos ou vídeos a ficarem no padrão pré-estabelecido pela plataforma. Ainda que seja necessário cortar parte do conteúdo, comprometendo sua qualidade.

Sendo assim, entender qual é o tamanho de post no Instagram é fundamental. A qualidade visual das postagens é determinante nos resultados do perfil. E é justamente isso que vamos te mostrar abaixo. Confira!

Qual a importância do tamanho do post no Instagram?

mulher loira tirando selfie

A atenção é a moeda da internet. Para conquistá-la, é necessário ser estratégico, colocando em prática tudo o que, de alguma forma, pode te ajudar a cativar o interesse das pessoas.

No Instagram, essa ideia não é diferente. A quantidade excessiva de publicações diárias na rede social deixa claro a necessidade de mostrar algo a mais para se destacar.

Em outras palavras, você precisa transformar os poucos segundos em que a pessoa visualiza sua postagem em minutos, isto é, em uma curtida, comentário, visita no perfil ou follow.

Para isso, entender o tamanho de post no Instagram ideal é indispensável. Fotos ou vídeos que não seguem o padrão pré-estabelecido pela plataforma são cortados, ficam distorcidos e perdem bastante qualidade.

Assim, o impacto visual dos seus posts se tornam praticamente nulos, afastando mais o público do que o aproximando da proposta do perfil. O que, cá entre nós, não é o que você quer.

Por outro lado, publicações que respeitam o tamanho de post no Instagram adequado tendem a alcançar grandes resultados de engajamento em vez de “floparem”.

Qual o tamanho ideal para post do Feed?

Existe uma dimensão ideal para cada uma das funcionalidades do Insta. Ou seja, o tamanho de post no Instagram não é o mesmo para Feed, Stories e Reels. Então, para não perder a qualidade de seus posts, você precisa de atenção redobrada.

Vamos começar pelo Feed. Essa funcionalidade possui mais de um tamanho de post no Instagram adequado. Precisamente, você pode escolher entre três formatos: quadrado, paisagem e retrato.

Post quadrado

O post de Instagram feed quadrado tem como tamanho ideal 1080 pixels por 1080 pixels e proporção 1:1. Esse é o modelo mais tradicional de compartilhamento de fotos ou vídeos no feed. Assim, é o que mais você deve levar em consideração.

Post paisagem

Por sua vez, o post no formato paisagem do feed deve ser de 1080 pixels por 566 pixels e ter proporção de 9:16 para ficar dentro do padrão de medidas do Instagram e manter a qualidade das imagens ou vídeos.

Post retrato

Agora, o post retrato do feed, isto é, publicações verticais, conta com tamanho de foto do Instagram ou vídeo de 1080 pixels por 1350 pixels e proporção de 4:5 para não ser cortado pela plataforma e perder qualidade.

Qual o tamanho ideal para Stories?

Diferente do feed, o Stories não possui três diferentes tamanhos no Instagram, mas apenas um. Imagens ou vídeos precisam ser dimensionados em 1080 pixels por 1920 Pixels e estar na proporção 9:16 para ficarem dentro do ideal.

Qual o tamanho ideal para Reels?

O Reels, uma das funcionalidades mais populares não só do Insta, mas também de toda a internet, possui a exata mesma dimensão do Instagram do que a apresentada pelos Stories. 

Ou seja, 1080 pixels por 1920 pixels de tamanho e 9:16 de proporção. Só que, ainda tem a capa do vídeo que, por sua vez, conta com a dimensão ideal do formato retrato do Feed, isto é, 1080 pixels por 1350 pixels e proporção de 4:5.

Qual o tamanho ideal para capa dos destaques?

vários corações do Instagram

Assim como os posts para Instagram, os destaques é outra funcionalidade da rede social que precisa de capas. Por isso, também tem um tamanho de imagem padrão a ser seguido.

Para a capa dos destaques preencher o espaço adequadamente e não perder qualidade, a dimensão correta é 1000 pixels por 1000 pixels. Quanto à proporção, o ideal é 1:1.

Vale dizer que, mesmo assim, o Instagram ainda corta um pouco os cantos da imagem para deixá-la no formato redondo dos destaques. Com isso, todos os dados relevantes precisam ser postos no centro da imagem.

Qual o tamanho ideal para foto de perfil?

Além das funcionalidades que envolvem imagens do Instagram e vídeos, a foto do perfil conta com um tamanho ideal. Sendo importante respeitá-lo para que a identidade visual do perfil não seja afetada negativamente.

Afinal de contas, a foto do perfil é uma das primeiras coisas que os visitantes do perfil vão olhar quando o acessarem. Então, deve estar na melhor qualidade possível para causar uma boa impressão.

O tamanho de foto de perfil ideal para você colocar no seu Instagram é 720 pixels por 720 pixels. Enquanto a proporção, deve ser de 1:1 para que a foto fique na qualidade adequada.

4 dicas para engajar suas postagens

Agora que você já entendeu qual é o tamanho de post no Instagram ideal para diferentes opções da rede social, vamos te dar quatro dicas para engajar suas postagens e alavancar os resultados do seu perfil. Dá uma olhada!

1. Edite suas fotos

Da mesma forma que seguir o tamanho de post no Instagram ideal, editar fotos faz toda a diferença nos resultados alcançados pelo perfil. É possível deixá-las muito mais atrativas com os recursos modernos de softwares e aplicativos.

Fotos do Instagram precisam mostrar algo a mais para cativar a atenção das pessoas que fazem parte do público-alvo do perfil. Assim, vale a pena melhorá-las com filtros e elementos específicos, por exemplo.

Inclusive, você pode analisar o que seus concorrentes estão fazendo no momento para conseguir boas ideias de edição. Assim como, ficar de olho nas próximas tendências da rede social.

2. Poste imagens em alta resolução

Para seus posts do Instagram impactarem os usuários visualmente, você precisa compartilhar imagens em alta resolução na plataforma. Independente do tamanho de post no Instagram e proporção ideais.

Às vezes, a foto em questão não ficou tão boa por conta da iluminação do local, capacidade do smartphone ou porque você usou um pouco do zoom. Seja qual for o motivo, evite ao máximo postá-la nesta condição.

Lembre-se que o Instagram é uma rede social atrativa visualmente. Então, tente melhorar a qualidade da imagem com softwares ou aplicativos de edição. Caso não seja suficiente, compartilhe somente aquelas em alta resolução.

3. Explore os diferentes formatos em suas postagens

O algoritmo do Instagram valoriza os perfis que usam ao máximo os recursos disponibilizados pela plataforma, levando-os para cada vez mais pessoas interessadas na sua proposta.

Assim, para aumentar o engajamento das suas postagens, você deve explorar os diferentes formatos de publicação de conteúdos na rede social, isto é, Feed, carrossel do Instagram, Stories, Reels, destaques, dentre outros.

A propósito, você já sabe quais são os tamanhos do Instagram ideais para cada uma das funcionalidades, não é? Então, porque não explorar todos os formatos de conteúdo que a plataforma proporciona? Fica a dica!

4. Faça postagens constantemente

Um dos fatores que mais influenciam no engajamento dos conteúdos no Insta é a constância. Desse modo, é essencial que você mantenha uma certa regularidade na frequência de postagens.

Se você publica hoje e só volta a fazê-lo daqui 2 semanas, o engajamento dos posts vai pelos ares. Isso porque, os seguidores não vão chegar a se relacionar com a marca com uma frequência tão baixa.

Além disso, o algoritmo não valoriza perfis que não apresentam consistência no compartilhamento de conteúdos. Até porque, isso pode deixar o público da rede social frustrado, esperando novas postagens do perfil.

Para quem não tem tanto tempo para produzir conteúdos, uma ótima ideia é investir no perfil mosaico de Instagram. Ou seja, dividir fotos inteiras para formar várias publicações de feed.

Com isso, você mostra para o algoritmo que está comprometido com o público e ainda deixa o feed organizado, bonito e atrativo para conquistar novos seguidores na rede social.

Conclusão

Por fim, o tamanho de post no Instagram é mais importante do que muitos usuários da rede social imaginam. Ele é capaz de prejudicar ou potencializar os resultados do perfil na plataforma.

A qualidade visual faz toda a diferença para atrair, engajar e converter pessoas a uma determinada ação na internet. Ainda mais no Instagram que tem esse aspecto como sua essência.

Então, considere o tamanho de post no Instagram ideal na hora de compartilhar conteúdos em qualquer funcionalidade da rede social e impulsione seus resultados e relevância.