Quer inovar na criação de conteúdo da rede social? Então, você precisa aprender a fazer boomerang no Instagram, isto é, o formato de vídeo de loop da plataforma.

Certamente, o Instagram é uma das plataformas digitais em que há mais variedade de conteúdo. São diversos formatos possíveis de usar em cada funcionalidade da rede social.

Em publicações de Feed, você pode postar fotos e vídeos estáticos ou criar carrosséis. Enquanto nos Stories, consegue usar textos, imagens ou gravações de diferentes formas para se comunicar com a audiência.

Entretanto, nem todos os criadores de conteúdo conhecem ou sabem explorar corretamente as opções disponibilizadas pelo Instagram, a exemplo do recurso de vídeos boomerang.

Por isso, vamos te mostrar abaixo tudo sobre a opção. Desde a grande popularidade do boomerang no Instagram, até dicas para criar conteúdos incríveis com o formato.

Vamos lá!

Por que o boomerang é tão usado no Instagram?

Em resumo, o boomerang é um recurso do Instagram Stories que faz vídeos adicionados em publicações da funcionalidade ficarem com o efeito de loop. Ou seja, repetirem o mesmo movimento repetidamente.

Inicialmente, o boomerang foi lançado em versão de aplicativo no final de 2015. Só que, pouco tempo depois, em 2016, os desenvolvedores do Instagram decidiram juntá-lo com os recursos da funcionalidade Stories.

Na época, o Instagram estava em ascensão em termos de aumento do número de usuários. Especialmente, porque foi justamente o ano de lançamento do Instagram Stories.

Sendo assim, a decisão fez parte de uma decisão estratégica para dar mais foco para o principal serviço do grupo Facebook (Meta) no momento. Desde então, o boomerang foi um sucesso absoluto.

Mas, por quê? Primeiramente, o recurso do Instagram Stories favorece a criatividade dos usuários. Eles podem expressá-la em um formato único, interessante e envolvente.

Além disso, o efeito de loop do boomerang no Instagram cria uma sensação de diversão na percepção do público. Uma vez que, as ações são repetidas continuamente geram momentos engraçados, surpreendentes ou hipnotizantes.

Sem contar que, o boomerang é uma excelente forma de diversificar na produção de conteúdo do Instagram. Então, apresentar algum diferencial competitivo para se destacar entre os concorrentes.

Como funciona o boomerang?

mulher fazendo boomerang no instagram do local onde esta

Basicamente, o boomerang no Instagram usa uma sequência de imagens para criar vídeos curtos em loop, isto é, vídeos que reproduzem um movimento de ida e volta repetidamente. Entenda abaixo como funciona!

  1. captura de imagens: quando você inicia o boomerang no Instagram, o recurso captura uma sequência de fotos em rápida sequência. Geralmente, são capturadas cerca de 10 fotos em um período muito curto de tempo;
  2. reprodução reversa: o boomerang então reproduz as imagens capturadas em ordem reversa. Ou seja, começando pela última imagem capturada e indo em direção à primeira. Assim, cria a sensação de movimento de volta;
  3. reprodução na ordem original: após a reprodução reversa, o boomerang inicia a reprodução das imagens novamente, mas dessa vez na ordem original. Com isso, cria a sensação de movimento de avanço.
  4. loop infinito: na próxima etapa, o boomerang repete a sequência de reprodução para frente e para trás continuamente. Dessa forma, cria um loop infinito de movimento;
  5. compartilhamento: depois de criar o boomerang, você pode escolher compartilhá-lo diretamente no Instagram ou salvá-lo em seu dispositivo para postá-lo em outro momento.

Como fazer boomerang no Instagram?

mulher publicando conteúdo no formato de boomerang

Dito isso, como fazer boomerang no Instagram? Qual é o passo a passo a ser seguido do aplicativo da rede social para começar a usar um dos recursos mais populares do Stories? Confira!

1. Abra o Instagram

A princípio, abra o aplicativo do Instagram em seu dispositivo móvel com sistema operacional Android ou iOS para criar um vídeo no formato de boomerang e publicá-lo na rede social.

Infelizmente, ainda não há como usar o recurso na versão desktop da plataforma, pois as funções do Instagram para PC são bastante limitadas em comparação com o app para dispositivos móveis.

Atualmente, você só pode criar publicações de Feed na versão desktop, por exemplo. Só que, o boomerang é um recurso do Stories. Assim, é impossível usá-lo através do computador.

2. Vá até o ícone “+”

Na página inicial da rede social, vá até o ícone “+” na parte inferior da tela para criar uma nova publicação e começar efetivamente a desenvolver um boomerang no Instagram.

pagina inicial do instagram com indicativos sobre icones de cirar nova publicacao

3. Selecione “Story” e toque em “Boomerang”

Em seguida, selecione a opção “Story” na esteira da parte inferior da tela e toque em “Boomerang” na lista de recursos da funcionalidade que fica no lado esquerdo.

tela de criacao de publicacao do instagram com indicativos sobre a opcao story
tela de criacao de stories do instagram com indicativos sobe o recurso boomerang

4. Grave o boomerang

Feito isso, é hora de gravar o boomerang no Instagram. Toque no ícone com o símbolo do infinito e aguarde a captura de imagens sequenciais da funcionalidade ser completamente concluída.

stories do instagram com indicativos sobre a opcao de iniciar gravacao de boomerang

5. Edite e personalize (opcional)

Após gravar o boomerang no Instagram, você é redirecionado para área de edição de publicação de Stories. Então, você pode explorar vários outros recursos da funcionalidade para complementar o boomerang, incluindo:

  • figurinhas;
  • caixinha de perguntas;
  • testes;
  • enquetes;
  • links;
  • textos;
  • filtros.

Até porque, o uso do boomerang no Stories é bastante flexível. Ele não só pode ser o item principal de suas publicações, mas também ser um excelente fundo para caixinha de perguntas, enquetes ou testes, por exemplo.

tela de edição de stories do instagram com indicativos nos recursos possivies de adicionar

6. Publique o boomerang

Terminou de editar o boomerang no Instagram? Ótimo, você pode compartilhá-lo com seus seguidores na rede social. Para isso, basta dar um toque em “Seu Story” no canto inferior direito da tela principal da funcionalidade.

tela de edição de stories do instagram com indicativos na opção de publicar

Se você não quiser postar o boomerang de imediato, não tem problema. Você pode baixá-lo em seu dispositivo e usá-lo em outro momento. Neste caso, vá até os 3 pontos horizontais no canto superior direito da tela e toque em “Salvar”.

Importante: você também pode criar vídeos diretamente na câmera do celular e, posteriormente, usar aplicativos de edição para transformá-los em boomerang no Instagram.

5 dicas para fazer boomerangs incríveis

Se você quer criar boomerangs incríveis no Instagram, porém, tem que considerar as boas práticas de uso do recurso do Stories. Entre as quais, destacamos as seguintes:

1. Escolha um cenário interessante

Primeiramente, a escolha do cenário é crucial para a qualidade do boomerang no Instagram. O ideal é usar um ambiente visualmente atrativo e complementar ao tema ou ação capturada.

Fundos com cores contrastantes ou padrões interessantes tendem a chamar mais a atenção, enquanto elementos em movimento, como folhas balançando ao vento ou carros passando, adicionam mais dinamismo no vídeo. 

Em ambientes internos, preste atenção à decoração, iluminação e objetos de interesse capazes de enriquecer o conteúdo do boomerang, por exemplo. De qualquer forma, o cenário faz toda a diferença em seus resultados.

2. Use movimentos criativos

De fato, a chave para criar um boomerang no Instagram envolvente é explorar movimentos criativos. Experimente gestos expressivos, pulos, danças ou giros, por exemplo, para torná-lo mais interessante.

Só que, os movimentos precisam ser bastante suaves e fluidos. Eles ficam melhores em loops curtos, pois a repetição contínua não deve parecer abrupta ou desconexa.

Desse modo, praticar os gestos antes da gravação ajuda a aperfeiçoar a ação e dar um bom encaixe no formato do boomerang. Ou seja, você garante que o vídeo em loop será coeso e agradável de assistir por parte do público.

3. Brinque com adereços

Adicionar adereços em seu boomerang no Instagram é capaz de dar um toque de diversão e criatividade no formato de conteúdo. Então, deixá-lo ainda mais atrativo na percepção de visitantes e seguidores.

Eles podem ser um acessório que faz parte do seu look, por exemplo. Assim como, objetos interessantes que se relacionam com o cenário do vídeo em loop de alguma maneira.

Seja como for, os adereços podem enfatizar o movimento, adicionar um elemento surpresa ou simplesmente tornar o boomerang mais único entre os compartilhados por seus concorrentes.

4. Cuide do timing

Entre as dicas para criar boomerangs no Instagram de destaque, também está ficar atento ao timing na hora da gravação. É um fator determinante para o vídeo no formato ser suave e agradável de assistir.

Se o movimento for muito rápido ou lento demais, o ritmo do loop tende a ficar desproporcional. Assim, gera um sentimento de estranheza nos espectadores que visualizam o conteúdo.

Para encontrar timing ideal em seus boomerangs, não há outro método a não ser praticar. Treine o quanto for necessário até que o movimento fique natural e agradável no loop.

5. Use a luz ao seu favor

Por último, mas não menos importante, use a luz ao seu favor quando for criar boomerang com vídeo no Instagram Stories. Afinal, uma boa iluminação é fundamental em qualquer tipo de foto ou vídeo.

Aproveite a luz natural ou artificial do local para destacar detalhes, criar sombras interessantes e realces atrativos. Então, melhore a profundidade e drama de seus conteúdos de vídeo em loop.

Uma dica é ficar atento às mudanças na qualidade da luz, como a “hora dourada” do amanhecer e entardecer. Elas oferecem uma iluminação suave e quente favorável à qualidade das gravações.

Conclusão

mulher gravando video para compartilhar no instagram

Por fim, o boomerang no Instagram esconde um grande potencial. O recurso aumenta a atratividade e engajamento do perfil e coloca você ou sua marca no caminho certo na rede social.

Inegavelmente, a plataforma abre um universo de possibilidades para criadores de conteúdos. Só que, alguns formatos ainda fazem mais diferença do que outros em termos de resultados.

No caso do boomerang, isso fica ainda mais claro. Uma vez que, é um dos recursos mais populares do Instagram Stories entre os usuários. Se a maioria usa o formato, é porque realmente funciona na estratégia de crescimento do perfil.

Então, siga o nosso passo a passo e anote nossas dicas para criar boomerangs incríveis no Instagram e engajar cada vez mais o público em sua proposta na plataforma.