Sabia que dá para ter fotos de alta qualidade para postar sem contratar um fotógrafo? Sim, isso é absolutamente possível. Você só precisa aprender como tirar foto no Instagram.

Certamente, o aspecto visual é a característica mais importante do Insta. Mesmo com tantas mudanças ao longo dos anos, a rede social mantém sua essência intacta desde o lançamento.

Por conta disso, a qualidade das imagens ou fotos que você compartilha na plataforma faz toda a diferença na percepção que o público tem sobre seu perfil e marca.

No entanto, não pense que para ter boas fotos no Insta é preciso investir em equipamentos caros ou contratar um fotógrafo profissional. O caminho é mais simples do que você imagina.

Com algumas dicas e certa prática, você já pode criar fotos incríveis usando apenas seu celular. Por isso, vamos te mostrar como tirar foto no Instagram e tornar seu perfil cada vez mais atrativo visualmente.

Tenha uma excelente leitura!

Tirando diferentes fotos para o Instagram

mulher tirando foto de um tênis

Antes de mais nada, saiba que você deve tirar fotos diferentes para o Instagram  considerando a funcionalidade em que o conteúdo visual será postado e a finalidade da publicação.

Uma foto de Stories sobre algum produto da marca, por exemplo, tem um conceito diferente do que uma foto comum de Feed. E é justamente isso que explicamos abaixo. 

Como tirar foto no Instagram para o Feed?

O Feed é o cartão de visitas da rede social. Então, como tirar foto no Instagram nessa funcionalidade envolve chamar a atenção do público a fim de transformar visitantes em seguidores.

Neste caso, uma dica é usar a regra dos terços, isto é, dividir a imagem em três partes iguais na horizontal e vertical. Assim, você posiciona os principais elementos da foto na intersecção das linhas.

O conceito deixa a foto mais agradável, harmônica e estruturada na percepção dos usuários. Desse modo, é o estilo de foto perfeito para usar no Feed e deixar seu perfil convidativo.

Como tirar foto no Instagram para o Story?

O Stories, por sua vez, é a funcionalidade em que a relação entre marca e público é aprofundada. Portanto, boas fotos do Stories na opção costumam ser mais informais e espontâneas. 

Vários usuários compartilham os bastidores da vida pessoal e profissional na funcionalidade. Então, são fotos mais relacionadas à autenticidade, criatividade e exploração de recursos, como:

Então, é preciso adaptar essa essência do Stories no processo de como tirar foto no Instagram. A foto deve ser independente ao mesmo tempo que se encaixa com o contexto dos Stories anteriores e seguintes.

Como tirar fotos de produtos para Instagram?

Sem dúvidas, o Insta é uma excelente vitrine para os produtos da marca. Então, a foto do Instagram precisa valorizá-los. Ou seja, deixar suas soluções em pleno destaque na publicação.

O recomendado  é que o fundo seja o mais “clean” possível, isto é, sem nada que tire o “brilho” do item principal. Aliás, uma boa ideia é usar cenários completamente neutros.

Assim também, evite usar qualquer filtro nas fotos dos produtos. Isso porque, os seguidores podem achar que o efeito está escondendo defeitos e desistir da compra.

Como tirar foto de perfil?

A foto de perfil é o elemento que causa a famigerada primeira impressão nos visitantes. Desse modo, transmitir segurança ou despertar a curiosidade, por exemplo, é o objetivo de como tirar foto de perfil na rede social.

Primeiramente, a foto precisa se relacionar com a identidade visual da marca. Seja cores, tipografia ou design. Sendo assim, você aproveita a autoridade do negócio para se conectar com o público.

Além disso, seja simples e evite poses forçadas. Quanto mais natural for a expressão do seu rosto na hora do registro, melhor. A criatividade também é bem-vinda na foto de perfil, só que deve ser com o devido cuidado.

10 dicas de como tirar fotos profissionais para o Instagram

mulher ruiva tirando foto de si

Além das recomendações específicas de como tirar foto no Instagram, há dicas gerais que você precisa considerar. São detalhes simples, mas que colocam suas fotos em um outro nível de qualidade.

E o melhor: não é necessário ter um computador para aplicar alguma das dicas. O smartphone já é mais do que suficiente para tirar fotos profissionais para seu Instagram. Confira!

1. Limpe as lentes

A foto para Instagram pode ter sua qualidade comprometida se as lentes do celular ou câmera estiverem sujas. Ela pode ficar com borrões e manchas, por exemplo, além de perder contraste.

Então, sempre que for tirar uma sessão de fotos para compartilhar na rede social, lembre-se de limpar suas lentes. Com isso, você garante o máximo desempenho da câmera e fotos nítidas.

Felizmente, limpar as lentes não é uma tarefa difícil. Pegue um pano de microfibra e passe-o suavemente sobre a lente. Faça leves e pequenos movimentos circulares para deixá-la devidamente limpa.

2. Enquadre a foto

O enquadramento é outro fator importante para tirar foto profissional para postar no Instagram. Ele se refere à maneira como você posiciona o objeto principal da foto em relação aos outros elementos do cenário.

Um bom enquadramento deve ser capaz de chamar a atenção para o objeto principal, isto é, deixá-lo em destaque. Assim como, transmitir a mensagem ou emoção você deseja passar por meio da foto.

Por isso, tente deixar a foto limpa, sem muitos detalhes que tirem o foco do elemento principal. Uma dica também é se aproximar ou distanciar do objeto até encontrar o enquadramento ideal.

3. Explore a luz natural

Sem dúvidas, a iluminação é o principal fundamento de uma boa foto. Assim, entender como usá-la é essencial para aumentar suas chances de obter resultados realmente profissionais.

Dessa vez, a dica de foto para Instagram é explorar ao máximo a luz natural. A iluminação gerada pelos raios solares favorece muito mais a qualidade das fotos do que a luz artificial.

Então, sempre planeje suas sessões de fotos na golden hour, isto é, entre 10h e 16h. Se estiver em um lugar fechado, tente tirá-las perto de janelas ou locais com claraboia.

4. Use a regra dos terços

A regra dos terços é um dos conceitos de composição de foto para postar no Instagram mais conhecidos. É uma excelente forma de deixá-las devidamente equilibradas.

Basicamente, você divide a foto em uma grade 3X3. São 3 partes horizontais e 3 partes verticais que formam 9 espaços exatamente iguais. Posteriormente, move os elementos principais da foto na intersecção das linhas.

Geralmente, os smartphones atuais possuem essa funcionalidade de forma nativa. Então, vá até as configurações da câmera e ative as linhas de grade para tirar fotos assimétricas.

5. Use aplicativos de edição de imagem

Tão importante quanto o processo de como tirar foto no Instagram é a edição. Há diversos aplicativos por aí capazes de melhorar consideravelmente a qualidade das imagens, incluindo:

  • Canva;
  • InShot;
  • Adobe Photoshop;
  • PicsArt.

Essas e outras opções oferecem uma ampla variedade de recursos e ajudam a personalizar e aprimorar suas fotos de acordo com suas preferências. Entre os ajustes possíveis para deixar as fotos perfeitas, estão:

  • corrigir exposição;
  • melhorar a nitidez;
  • adicionar efeitos e filtros;
  • remover elementos indesejados;
  • equilibrar a composição.

Importante: tenha cuidado ao usar aplicativos de edição de imagem. Se você exagerar nos ajustes, suas fotos podem perder a naturalidade. O que, consequentemente, prejudica o engajamento dos posts no Instagram.

6. Escolha o filtro adequado

Na hora de editar fotos, não coloque qualquer filtro. O efeito adicionado na imagem precisa ser coerente com sua proposta. Ou seja, deve realçar seus elementos principais.

Os filtros podem alterar a temperatura de cor, contraste, saturação, dentre outros aspectos da imagem. Com isso, são capazes de criar diferentes atmosferas e estilos. No entanto, é algo que pode aumentar ou reduzir a qualidade da foto.

Portanto, considere o tema da foto, os elementos a serem destacados e até mesmo o cenário de fundo antes de aplicar qualquer filtro. Assim, você garante que os efeitos vão deixar a foto perfeita.

7. Teste vários ângulos

Quem não tem experiência tirando fotos profissionais para Instagram, tem a tendência de fazer os registros usando o mesmo ângulo. Especialmente, posicionando o celular ou câmera no nível dos olhos.

Só que, se você realmente quer fotos de alto nível de qualidade, tem que testar diferentes ângulos. Sendo assim, você pode capturar momentos pelas melhores perspectivas.

Não se prenda a um único ângulo. Afinal de contas, boas fotos para postar no Insta são aquelas que apresentam algum diferencial, algo único que chama a atenção dos usuários.

8. Evite usar o flash

De fato, o flash é um dos recursos mais importantes na fotografia. Porém, é preciso ser habilidoso e experiente para usá-lo corretamente e conquistar bons resultados.

Em outras palavras, você tem dominar os equipamentos e conceitos relacionados com iluminação. Caso contrário, a qualidade das suas fotos pode ficar comprometida.

Neste contexto, a dica de foto para Instagram faça o possível para evitar o uso do flash. Geralmente, o flash ilumina demais a foto, tornando sua claridade desproporcional com o ambiente de fundo.

Se o local tiver pouca ou quase nenhuma iluminação, uma ideia interessante é usar flash como uma fonte de luz secundária. Para isso, afaste o flash do elemento principal da foto e foque em clarear o cenário.

9. Evite usar o zoom

Usar o zoom para tirar fotos profissionais no Instagram é tentador, mas nem sempre é a melhor opção. Sobretudo, nos smartphones, porque possuem um tipo diferente de zoom.

Em câmeras profissionais, é possível aproximar o objeto da foto sem perder a qualidade por meio de um jogo de lentes. No entanto, smartphones usam o chamado zoom digital.

Ele reduz a qualidade da imagem ao ampliá-la, resultando em uma foto pixelizada e desfocada. Então, evite usar o zoom para destacar os elementos principais das fotos do Instagram em celulares.

10. Escolha bem o cenário

Sem dúvidas, o cenário é o complemento mais importante do processo de como tirar foto no Instagram. Por isso, todo o cuidado ainda é pouco na hora de escolher o fundo das imagens.

O cenário ideal deve ser coerente com o tema ou mensagem que você deseja transmitir em suas fotos. Assim como, bem iluminado e livre de distrações que possam tirar o foco da imagem.

Locais com boa iluminação natural, como parques, praias ou jardins, por exemplo, são ótimas opções para fotos externas. Já em locais internos, avalie a iluminação artificial e busque ambientes que reflitam a personalidade da sua marca.

Além disso, fique atento às cores presentes no cenário escolhido. Cores vibrantes podem ajudar a chamar a atenção do público. Por outro lado, tons neutros podem transmitir uma sensação de sofisticação e elegância.

Conclusão

pessoa fotografando a natureza

Viu que como tirar foto no Instagram a nível profissional não é difícil? Se você considerar o objetivo e contexto das imagens, além das boas práticas da fotografia, não tem erro: os resultados serão excelentes.

Mas se, ainda assim, você estiver com dificuldades, procure referências dentro do nicho em que atua para se inspirar. Seja como for, fotos profissionais podem ser o que falta para sua marca crescer no Instagram.

A plataforma é essencialmente visual. Logo, compartilhar imagens atrativas é uma das premissas para ter sucesso. Portanto, reúna nossas dicas e comece a tirar fotos de alta qualidade o quanto antes.