Um dos grandes erros de quem cria conteúdo para Instagram é não se preocupar em manter suas publicações suficientemente atrativas. Assim, aprender a criar GIF no Instagram é essencial.

Recentemente, o Instagram ultrapassou a incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos. Ou seja, a plataforma nunca foi tão popular e concorrida quanto nos dias atuais.

Desse modo, a todo momento criadores de conteúdo precisam apresentar diferenciais competitivos para se destacar entre os demais e ganhar a atenção do público.

Para isso, um dos melhores recursos disponíveis é o GIF no Instagram. Ele torna suas publicações mais criativas, divertidas e envolventes na percepção dos usuários.

Logo abaixo, vamos te mostrar exatamente o que são GIFs no Instagram, qual sua importância e como criar imagens animadas capazes de tirar seu perfil da mesmice para expandir seus resultados.

Vamos lá!

Por que os Gifs são importantes para Instagramers?

A cada dia que passa, o número de criadores de conteúdo no Instagram não para de aumentar. Sobretudo, porque a rede social virou uma grande vitrine para profissionais e empresas de uma série de nichos.

Além disso, a carreira de influenciador digital explodiu nos últimos tempos. Além de excelentes ganhos financeiros, a profissão proporciona a tão sonhada fama para pessoas antes anônimas.

Assim, várias pessoas se interessam em atuar como influencer, construir uma grande audiência e monetizá-la. Para você ter uma ideia, já são 10,5 milhões de influenciadores digitais apenas no Brasil.

Contudo, tantos criadores de conteúdo em uma única plataforma resultaram em um problema: publicações sem criatividade. Hoje em dia, há várias ideias repetidas na rede social, isto é, pouca inspiração por parte dos Instagramers.

Portanto, aqueles que fogem do senso comum e decidem ir por outro caminho para chamar a atenção do público, tendem a se destacar e conquistar um grande espaço no Instagram.

E é aí que entram os GIFs no Instagram. O recurso dá um toque único e criativo para posts na rede social. Em função disso, melhora a capacidade do conteúdo de cativar o usuário.

O que é um GIF?

pessoa na tela de login do aplicativo móvel no instagram

Em resumo, GIF (Graphics Interchange Format) no Instagram é um recurso de imagem animada possível de ser compartilhado em publicações de Feed e Stories, além de mensagens no Direct

Ele adiciona mais movimento e expressão às publicações na rede social. Assim como, tornam conversas privadas mais descontraídas, engraçadas e dinâmicas para os usuários.

Para criadores de conteúdo, o GIF no Instagram representa uma oportunidade de melhorar a atratividade dos seus conteúdos. Uma vez que, transmitem emoções, reações e humor de forma mais convincente.

Em outras palavras, o recurso é a cereja do bolo na construção da identidade visual do perfil. Assim, ajuda você a se destacar entre o mar de conteúdos da plataforma.

Como criar GIF no Instagram?

Dito isso, como criar GIF no Instagram? Qual é o passo a passo para criar imagens animadas personalizadas e desfrutar ao máximo das vantagens do recurso? Veja abaixo!

1. Escolha o tema ou conceito do GIF

Primeiramente, você precisa decidir qual será o tema ou conceito do seu GIF no Instagram. Tenha em mente o objetivo da imagem animada, isto é, o que você quer transmitir para o público.

O GIF no Instagram pode ser engraçado, emocional, informativo ou até mesmo promocional, por exemplo. Assim, escolha o tipo do recurso mais adequado para seus seguidores.

Seja como for, a definição do tema ou conceito do GIF tem que ser específica. Só assim, você pode realmente se conectar mais com quem te acompanha através de conteúdos animados.

2. Crie o conteúdo para o GIF

Feito isso, você deve criar o conteúdo visual do Instagram GIF. Existem várias abordagens possíveis de usar na imagem animada, dependendo de suas preferências e recursos disponíveis.

Você pode, por exemplo, gravar um vídeo curto usando a câmera do seu dispositivo. Então, capturar uma reação ou cena específica para transformá-la em GIF no Instagram.

Do mesmo modo, dá para criar uma sequência de imagens animadas do zero por meio de ferramentas de design. Assim, desenvolver GIFs totalmente personalizados à identidade da marca.

3. Converta o conteúdo em formato GIF

Uma vez que o conteúdo visual do seu GIF fique pronto, você precisa convertê-lo para o formato GIF. Existem várias ferramentas disponíveis por aí capazes de ajudá-lo nisso, como GIPHY e Canva, por exemplo.

Se você gravou um vídeo, você pode usar as plataformas para extrair uma sequência de imagens específica do conteúdo em questão e convertê-las em formato GIF.

Por outro lado, se você criou as imagens animadas completamente do zero, você pode usar os programas de edição para exportar o conteúdo diretamente para um arquivo GIF.

4. Carregue o GIF no Instagram

Após criar e converter o GIF, você pode finalmente compartilhá-lo em uma publicação no Instagram. Para isso, escolha a opção de postar imagem ou vídeo na rede social e selecione seu GIF personalizado.

Em seguida, adicione legenda, hashtags e tags de localização, por exemplo, para melhorar o desempenho do GIF e fazê-lo chegar a cada vez mais usuários interessados na proposta da marca.

Lembre-se que você pode compartilhar GIFs no Instagram em postagens de Feed e Stories. Como também, enviá-los por meio de mensagens diretas, isto é, pelo Direct.

Recentemente, o Instagram atualizou os recursos da aba de comentários da plataforma. Então, você também pode usar GIFs para expressar sua reação sobre conteúdos de outras pessoas na rede social.

Dicas para obter mais engajamento com GIFs no Instagram

homem sentado entrando no aplicativo do instagram

Agora que você já sabe como criar GIF para Instagram, é hora de conhecer 5 boas práticas capazes de impulsionar o engajamento de publicações com imagens animadas. Confira!

1. Adicione legendas criativas

Quando você usa legendas criativas em seus GIFs no Instagram, você pode melhorar ainda mais a experiência visual das imagens animadas compartilhadas na rede social.

Isso porque, a legenda dá um contexto adicional para o GIF. Dependendo do conteúdo, alguns seguidores podem não entender exatamente a imagem animada. Então, o espaço da legenda torna sua publicação mais completa.

Além disso, você pode incentivar o público a tomar decisões específicas por meio de CTAs (Call To Action), como “marque um amigo que precisa ver isso!” ou “deixe um comentário abaixo!”

2. Use hashtags relevantes

Hashtags são um recurso capaz de melhorar significativamente o alcance e engajamento das suas publicações no Instagram. Especialmente, porque o algoritmo usa as palavras-chaves clicáveis para categorizar os conteúdos.

Dessa forma, usar hashtags em posts com GIFs para Instagram é essencial. Elas aumentam o poder de segmentação dos conteúdos e faz a inteligência artificial da rede social entregá-los às pessoas certas.

Porém, as palavras-chaves clicáveis precisam ser usadas estrategicamente. Você só pode adicionar de 5 a 10 hashtags relevantes para o mercado e conteúdo em suas publicações.

Quando você coloca um monte de hashtags genéricas nas postagens, o recurso perde o efeito de segmentação. Para piorar, você corre risco de sofrer punições por conta do uso excessivo de hashtags.

3. Interaja com os usuários

Ao contrário do que muitos pensam, não basta criar GIFs para Instagram, compartilhá-los na rede social e esperar os resultados virem. É preciso participar ativamente do processo. Sobretudo, no que diz respeito a interagir com o público.

Sempre que possível, responda os comentários e mensagens diretas enviadas por seus seguidores. Com isso, você cria um vínculo cada vez mais forte com quem te acompanha.

Do mesmo modo, incentive o público a se envolver mais e compartilhar suas opiniões. Faça perguntas e enquetes, por exemplo, para estimular seu engajamento na proposta do perfil.

4. Experimente diferentes estilos e efeitos

Para manter o interesse do seu público nos GIFs do Instagram, é preciso experimentar diferentes estilos e efeitos. Então, criar uma série de imagens animadas atrativas.

Isso envolve o uso de paletas de cores diferentes, velocidades de animação variadas, aplicação de filtros ou até mesmo a adição de elementos interativos, como setas ou ícones em movimento, por exemplo.

A variedade visual de GIF no Instagram mantém seu conteúdo único entre os demais. Assim, incentiva os visitantes a curtirem, comentarem e compartilharem suas postagens cada vez mais.

5. Compartilhe o GIF em outros canais

Por fim, vale a pena compartilhar seus GIFs no Instagram em outras plataformas, como Twitter, Facebook ou até mesmo em seu site, caso o formato de conteúdo seja aplicável. 

Desse modo, você aumenta a exposição das imagens animadas e, consequentemente, amplia o alcance da marca das plataformas digitais de forma significativa.

Ou seja, você tem a chance de alcançar novos públicos e interagir com diferentes grandes comunidades ao mesmo tempo. Então, melhorar seus resultados e relevância dentro e fora do Instagram.

Conclusão

mulher olhando para celular feliz com resultados de gif no instagram

No cenário atual, é imprescindível apresentar diferenciais competitivos para crescer e ganhar destaque na rede social. Desse modo, você tem que aprender como fazer GIF no Instagram.

O recurso dá um toque único e criativo para suas publicações na plataforma. Com isso, você ganha bastante vantagem na disputa pela atenção dos usuários e aumenta cada vez mais os números do perfil.

Ele é a cereja do bolo da identidade visual da marca no Instagram, pois ajuda a expressar melhor as emoções transmitidas em fotos ou vídeos compartilhados na rede social.

Então, comece a criar GIF no Instagram agora mesmo. Imagens animadas personalizadas são capazes de alavancar seus resultados e relevância não só na rede social, mas em várias outras plataformas digitais.