Comumente realizado por empresas que buscam agregar mais visibilidade à sua marca, o sorteio no Instagram é uma técnica de marketing digital que pode oferecer retornos positivos quando realizada com um bom planejamento.

Isso porque a plataforma está entre as redes sociais mais acessadas e pela proposta de premiação ser atrativa.

Portanto, aderir a essa estratégia pode melhorar o posicionamento de suas publicações no feed de seus seguidores, uma vez que o aumento no volume de comentários e curtidas será valorizado pelo algoritmo.

Para conhecer outras vantagens, entender como fazer sorteio pelo Instagram e descobrir ferramentas on-line voltadas ao assunto, acompanhe as informações contidas no artigo!

O que são os sorteios no Instagram?

O sorteio no Instagram consiste em ser uma estratégia bastante utilizada por perfis de empresas com o objetivo de promover uma marca e divulgar algum produto ou serviço.

Assim, sua realização se dá por meio de uma publicação oficial que anuncia um prêmio a ser sorteado àqueles que seguirem algumas regras. 

Como exemplo, o post de sorteio pode conter instruções para que os participantes sigam alguns perfis, curtam a foto do sorteio e realizem comentários.

No caso de descumprimento das regras definidas, o participante tende a ser desclassificado. 

Para decidir qual o ganhador há a possibilidade de utilizar ferramentas disponíveis na internet, tornando o processo mais fácil por dispensar a utilização de outras técnicas manuais. 

Como funcionam os sorteios no Instagram?

Entender como funcionam os sorteios no Instagram é fundamental para garantir que serão realizados da melhor forma.

Por isso, tenha em mente que o  funcionamento da promoção deve estar alinhado à estratégia de atrair mais vantagens à sua marca por meio do destaque que o sorteio irá trazer aos usuários da plataforma.

Vale frisar que a realização dos sorteios deve ser conduzida por uma pessoa jurídica, uma vez que a lei vigente não apresenta qualquer possibilidade para que pessoas físicas realizem esse tipo de promoção.

Além disso, sorteios com intuito comercial, em que se incluem os que buscam a veiculação de uma marca, por exemplo, necessitam solicitar uma liberação prévia.

Por que fazer sorteios no Instagram?

Inúmeras são as vantagens que levam empresas e marcas a promoverem sorteio no Instagram.

Entre elas, pode-se citar a melhora entre o relacionamento do perfil com o público, destaque no posicionamento das publicações na rede social e melhor engajamento com seus seguidores através dos comentários nas postagens.

O sorteio pelo Instagram corresponde ainda a uma estratégia válida para empresas que desejam divulgar algum lançamento ou que buscam melhorar sua visibilidade em nichos mais concorridos.

Perfis que estão iniciando na plataforma também podem obter destaque através do sorteio.

Com isso, esse tipo de ação promocional é capaz de desencadear diversos benefícios sem que seja necessário altos investimentos, visto que tende a ter custo menor quando comparado a outros tipos de campanha.

Aumentar o engajamento

Uma das principais regras vistas em qualquer sorteio no Instagram é interagir com a página da marca por meio de ações como curtir, comentar ou compartilhar publicações.

Com isso, o efeito atingido será o de melhorar o posicionamento de suas publicações no feed dos usuários da plataforma, pois o algoritmo entenderá que seus posts são valorizados por gerarem envolvimento com o público. 

Devido a isso, o aumento do engajamento é um dos benefícios conquistados por meio da promoção, fazendo com que os seguidores se relacionem mais com o perfil.

Essa é uma ótima alternativa para marcas que buscam destaque em nichos concorridos. 

Aumentar o compartilhamento

É possível atrair mais pessoas à página de sua marca através do incentivo ao compartilhamento de suas publicações.

Assim, o sorteio no Instagram pode funcionar como um estímulo para que seus seguidores compartilhem determinada postagem com outros usuários, ajudando a promover seu perfil por torná-lo mais conhecido.

Sabendo disso, busque incluir entre as regras do sorteio que se deve mencionar amigos nos comentários da publicação oficial ou que é preciso divulgá-la nos próprios stories, pois isso contribuirá para que haja um aumento no compartilhamento de sua página.

Dessa forma, mais pessoas estarão em contato com a marca.

Cuidados que devem ser tomados

pessoa mexendo no celular

Embora pareça algo simples, realizar um sorteio no Instagram demanda cuidados para que inconvenientes possam ser evitados.

De tal modo, um dos principais pontos a ter atenção diz respeito às leis, visto que a legislação brasileira impõe algumas especificações sobre o assunto que podem desencadear punições caso não sejam seguidas.

Também é preciso seguir as diretrizes impostas pelo Instagram.

Além disso, tenha cuidado ao desenvolver as estratégias para alcançar os objetivos que espera por meio da campanha, buscando inserir nas regras para seu sorteio no Instagram exigências que se relacionam às metas definidas.

Para entender mais, confira como fazer sorteios no Instagram a seguir.

Como fazer um sorteio no instagram

Antes de anunciar um sorteio é necessário um processo de planejamento para garantir que a campanha trará resultados à sua marca.

Logo, é preciso pensar em como fazer um sorteio pelo Instagram com enfoque maior aos objetivos que deseja atingir, como aumento no engajamento dos seguidores com a página, por exemplo.

Após isso, outras informações precisam ser reunidas, como a definição do prêmio e elaboração das regras.

Nesse sentido, abaixo estão alguns dados importantes que irão te orientar sobre como fazer um sorteio no Instagram.

Defina o objetivo do sorteio

Como um sorteio no Instagram corresponde a uma técnica de marketing digital é indispensável que sejam traçados objetivos bem definidos.

Ao fazer isso, será possível elaborar estratégias focadas em atingir essas metas, garantindo mais sucesso com a campanha.

Vale mencionar que os objetivos mais comuns com um sorteio pelo Instagram são os de conquistar maior número de seguidores, aumentar o engajamento dos usuários com perfil ou divulgar algum lançamento da marca.

Além desses, você também pode buscar aumentar o tráfego de sua empresa na internet fazendo com que seus seguidores sejam direcionados ao seu site ou perfil em outra rede social.

Defina qual será o prêmio

Como o prêmio é o fator responsável por atrair pessoas a um sorteio, é essencial que haja todo o cuidado para garantir que ele esteja associado ao nicho de sua marca e tenha relação com as postagens de seu perfil.

Logo, antes de decidir o que sortear no Instagram é necessário conhecer as preferências de seus seguidores.

Busque ofertar seus próprios serviços ou produtos, pois assim haverá mais identificação entre o perfil e seu público-alvo, o que fortalecerá a imagem de sua marca.

Ainda há a possibilidade de buscar parcerias com outras marcas para aumentar a variedade dos itens do sorteio no Instagram e minimizar o investimento.

Elabore as regras para o sorteio

As regras para o sorteio no Instagram devem ser definidas de acordo com os objetivos que você deseja alcançar com a promoção.

Como exemplo, se o seu intuito for o de divulgar o perfil, você pode inserir critérios como o compartilhamento da publicação.

Estão entre as principais regras para participar de um sorteio no Instagram seguir o perfil, curtir a publicação oficial da promoção e realizar comentários.

Contudo, você também pode inserir outros requisitos, como solicitar que os participantes respondam a alguma pergunta relacionada à proposta da marca ou então que usem alguma hashtag ligada ao seu perfil para aumentar o alcance do sorteio.

Escolha uma data de início e término

Definir um intervalo de tempo em que o sorteio será válido é um dos primeiros tópicos que devem ser estabelecidos antes de publicar um sorteio no Instagram.

Tal prazo deve ter duração suficiente para atingir os resultados esperados com a campanha e garantir que um bom número de pessoas possa estar envolvido.

É importante ser transparente quanto às datas com os participantes, deixando claro o dia e o horário em que o ganhador será anunciado.

Essa data deve ser respeitada rigorosamente, pois do contrário uma mensagem negativa poderá ser transmitida acerca da marca que promoveu o sorteio.

Crie a imagem oficial do sorteio

Como a foto de sorteio será responsável pelo primeiro contato de seus seguidores com a campanha é indispensável que ela seja atraente para despertar interesse em sua participação.

Nesse sentido, se a imagem não for chamativa é provável que não irá causar nenhum tipo de envolvimento com o usuário.

Ter como base referências de fotos de sorteio no Instagram já publicadas anteriormente pode te auxiliar a encontrar inspirações para montar o design do seu post.

Busque reunir fotos dos prêmios e algumas informações importantes sobre o sorteio à imagem oficial.

Também procure fazer outras publicações em seu feed que remetem à foto oficial da promoção.

Divulgue o sorteio (e peça para seus seguidores divulgarem)

Para garantir que os resultados obtidos com a campanha corresponderão às expectativas definidas é preciso que haja um bom número de pessoas cientes da existência do post de sorteio.

Para isso, é preciso que algumas estratégias voltadas à sua divulgação sejam postas em prática.

Portanto, a dica aqui é manter seus seguidores alertas através de avisos frequentes sobre o assunto nos stories do seu perfil do insta.

Também vale instruir que os participantes auxiliem no compartilhamento da promoção mencionando no texto para sorteio que essa é uma das regras para participação.

Além disso, busque anunciar o acontecimento em páginas da empresa presentes em outras redes sociais.

Sorteie e divulgue o resultado para a sua audiência

Ao chegar o momento definido para a finalização do sorteio preze por realizar uma cerimônia chamativa para comunicar os participantes acerca do vencedor.

Para isso, você pode dar início a uma live no Instagram ou pode produzir um reels tratando sobre o assunto.

Contudo, antes de sinalizar oficialmente o ganhador tenha atenção se o usuário sorteado atendeu a todas as regras do sorteio.

Após isso, divulgue o resultado oficial para todos e entre em contato por mensagem direta com o participante selecionado.

Para facilitar o processo, você pode utilizar ferramentas disponíveis na internet para sortear comentários no Instagram, conforme será explicado nos próximos tópicos.

As 6 melhores ferramentas para fazer sorteio no Instagram (apps e sites)

pessoa abrindo o instagram no celular

Como os sorteios do Instagram costumam envolver um volume alto de participantes, sua realização de forma manual pode se tratar de algo bastante trabalhoso.

Devido a isso, fazer uso de sites para realizar sorteio no Instagram é algo que facilitará o processo e agregará mais credibilidade ao resultado.

Portanto, tenha em mente que existem diversas ferramentas on-line que podem decidir qual o ganhador.

Como exemplo, é possível usar um sorteador de comentários. Para conferir mais detalhes, acompanhe 6 apps e sites focados em auxiliar nesse tipo de campanha.

Sorteio.com (antigo SorteioGram)

Sendo uma plataforma voltada para a realização de sorteio no Instagram, a Sorteio.com também costuma ser lembrada por alguns por seu nome antigo, que corresponde a Sorteiogram.

Pode ser usada de forma gratuita para casos de publicações com menos de 750 comentários que possuem conta conectada ao Facebook, oferecendo planos pagos para sorteios que não se encaixam nessas condições.

O funcionamento desse site de sorteio para Instagram ocorre por um algoritmo que realiza a leitura dos comentários de um post e atribui um número a cada um.

Após isso, o programa realiza a escolha de um dos números ao acaso e exibe o comentário do vencedor.

Wishpond

O Wishpond é uma ferramenta bastante completa capaz de oferecer a possibilidade de que os seguidores mais engajados com seu conteúdo tenham mais chances de serem premiados.

Para isso, pontos bônus podem ser atribuídos aos participantes que desenvolvam atividades extras, como compartilhamento do sorteio no Twitter.

Dessa forma, a plataforma não funciona apenas como um sorteador de comentários comum, ao passo que também oferece outras possibilidades de definir o ganhador do concurso.

Como exemplo, o aplicativo permite a elaboração de sorteios baseados no uso de hashtags, em que as fotos que se utilizam de determinada hashtag serão agrupadas com possibilidade de votação.

De forma análoga, pode-se promover ainda uma disputa de melhores legendas.

Sorteador

O Sorteador é uma ferramenta simples de ser utilizada que se adequa à realização de sorteio no Instagram, Facebook, Twitter ou outras redes sociais.

Isso porque basta apenas que você associe cada um dos comentários da publicação oficial a um número. Após isso, você deverá inserir esse intervalo de valores numéricos no site e selecionar o botão para iniciar o sorteio.

Feito isso, um número será exibido aleatoriamente. Com isso, é só relacionar a numeração ao comentário correspondente para identificar o ganhador.

Por fim, é importante ressaltar que esse site pode não ser a melhor opção caso o seu sorteio tenha muitos participantes, pois por não organizar os usuários de forma automática há a necessidade de um trabalho manual.

App Sorteos

Ideal para definir um ou mais vencedores, o App Sorteos pode ser usado para selecionar os comentários ganhadores em suas fotos e vídeos publicados no Instagram ou em outras redes sociais.

Também há a possibilidade de realizar sorteios com o IGTV posts. Ao final de todos os processos é emitido um certificado público que agregará mais credibilidade ao resultado.

O mecanismo pode ser aplicado em várias contas e posts simultaneamente, uma vez que um único sorteio pode incluir comentários presentes em mais de uma foto.

Esse aplicativo para sorteio no Instagram funciona de forma gratuita para publicações com até 600 comentários, oferecendo planos pagos para aquelas que ultrapassam o número.

Heyo

O Heyo é um site para realizar sorteio no Instagram voltado ao público empresarial e elaborado totalmente em inglês, o que pode ser um incômodo a alguns usuários.

Por ser uma plataforma paga é preciso escolher um plano de assinatura para poder se utilizar de seus serviços, os quais variam de $25 a $199 de acordo com as limitações existentes em cada um.

Contudo, pode-se realizar um teste grátis por 7 dias.

Sua utilização no Instagram é capaz de possibilitar sorteios com o uso de comentários ou número de seguidores, por exemplo.

A plataforma também irá gerar análises e relatórios acerca de sua campanha para facilitar o acompanhamento das estatísticas obtidas com o sorteio.

ShortStack

O Shortstak é uma plataforma completa para auxiliar em sorteios nas redes sociais. Assim, pode ser utilizada para promover campanhas com regras baseadas na utilização de hashtags.

Nesse caso, todas as publicações postadas com o uso de alguma hashtag pré-definida no Instagram e no Twitter serão exibidas em seu site ou em uma página específica para que os meios de votação disponibilizados pelo Shortstack possam ser aplicados.

Também há recursos para sortear um comentário no Instagram ao acaso e para exibir estatísticas relevantes sobre a postagem do sorteio.

As funcionalidades da plataforma podem ser utilizadas com limitações de forma gratuita, havendo planos pagos ideais para empresas de médio e grande porte.

Conclusão

Diante das informações passadas ao decorrer do texto foi possível perceber os benefícios de aderir ao sorteio no Instagram como uma das estratégias de marketing digital de sua marca.

Contudo, para que os resultados da promoção sejam satisfatórios é essencial que haja um bom planejamento com enfoque nos objetivos que se deseja atingir.

Por fim, vale lembrar que é possível se utilizar de ferramentas existentes na internet para facilitar a realização do sorteio pelo Instagram.

Agora é só colocar em prática todas as dicas e esperar pelos resultados.