De fato, o Insta é uma das plataformas digitais mais completas que existe. Há diversas características, recursos e funcionalidades na rede social. Porém, várias pessoas ainda não sabem quais são as principais funções do Instagram.

Especialmente, porque a ampla variedade de canais de comunicação na internet impede que a maioria dê a devida atenção para o mundo de possibilidades a ser explorado no Insta.

Às vezes, você já até tem familiaridade com outras plataformas, a exemplo do Google, Youtube ou Facebook. Só que, nunca expressou um interesse real em conhecer a fundo o Instagram.

Seja qual for o motivo, chegou o momento de você aprender tudo sobre uma das redes sociais mais populares do planeta. Desde sua história, até como usar as funções do Instagram para alcançar seus objetivos.

Podemos adiantar que é um caminho sem volta, pois quem começa a usar a rede social dificilmente deixa de aproveitar todos os seus benefícios. Está pronto para aprender mais sobre o Insta? Então, vamos lá!

O que é o Instagram?

Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Ele foi criado na parceria entre Kevin Systrom (empresário norte-americano) e  Mike Krieger (engenheiro de software brasileiro).

A princípio, a ideia de ambos era construir uma plataforma parecida com o Foursquare, uma rede social de descoberta de locais. Porém, Kevin e Mike pensaram melhor e decidiram mudar o rumo do projeto.

Em vez de desenvolver algo parecido com a proposta do Foursquare, a dupla escolheu direcionar seus esforços à criação de uma rede social de compartilhamento de fotos. O que é o Instagram que conhecemos hoje em dia.

Em 6 de Outubro de 2010 o aplicativo da rede social foi oficialmente lançado para dispositivos iOS. Desde então, já conquistou um público relativamente grande para a época.

No entanto, quando o app foi disponibilizado para dispositivos Android em 2012, o Instagram teve um “boom” de crescimento impressionante. Tanto que, foi comprado por US$ 1 bilhão no mês de março do mesmo ano.

Por que o Instagram é tão popular?

celular sobre mesa na tela de login do instagram

De acordo com dados da Meta, o Instagram ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais recentemente. Um número expressivo que deixa claro o quanto a rede social é amada em todo o mundo.

No entanto, porque o Insta ganhou tanta popularidade assim? Primeiramente, a plataforma tem a essência de ser visualmente atrativa. É a proposta original da rede social que se manteve mesmo após vários anos e atualizações.

Em outras palavras, tudo que se relaciona com o aspecto visual é mais valorizado no Instagram. Até mesmo os usuários já tem uma inclinação natural associada com o apelo estético da plataforma.

Além disso, o Insta é um ambiente que favorece a relação próxima entre os usuários. Cada característica, recurso ou funcionalidade da rede social constrói pontes de conexão.

A propósito, o Instagram é o lugar perfeito para encontrar novos conteúdos e pessoas interessantes. Seja para entretenimento, estudos ou crescimento profissional, por exemplo.

Por esses e outros motivos, a rede social se tornou uma das principais plataformas digitais do mundo. Ela possui vantagens únicas capazes de oferecer uma experiência excelente para qualquer usuário.

Qual é o objetivo do Instagram?

O principal objetivo do Instagram é oferecer um lugar ideal para que os usuários compartilhem coisas relevantes e façam conexões. Especialmente, a partir de conteúdos visuais, como fotos e vídeos. 

A ideia é que os Instagramers tenham liberdade para expressar sua criatividade, possam contar suas histórias e inspirem-se mutuamente, por exemplo, em um espaço totalmente interativo.

Com isso, cada usuário da rede social pode chegar mais perto de suas metas pessoais ou profissionais no Instagram. Afinal de contas, a comunidade sempre foi e sempre será um incentivo para o crescimento.

Qual o público-alvo do Instagram?

Apesar de pessoas de qualquer idade poderem usar o Instagram, a plataforma tem um público-alvo específico. Ele é composto por pessoas mais jovens, isto é, na faixa etária de 18 a 34 anos.

Além de ser mais jovem, o público do Instagram tende a ser mais voltado para interesses visuais, como, por exemplo, moda, beleza, estilo de vida, viagens, gastronomia, arte e entretenimento.

Nos primeiros anos do lançamento, o público da rede social era de apenas pessoas comuns. Inclusive, os usuários só compartilhavam vídeos e fotos casuais entre si.

Só que, de uns tempos para cá, o Instagram mudou sua proposta. Ele deixou de ser apenas um ambiente de entretenimento e se tornou uma plataforma de negócios.

Sendo assim, o público do Instagram também é empresas, profissionais e influenciadores digitais. Eles usam a rede social para promover sua marca e soluções. Ou seja, realizam ações comerciais.

Quais são as funções do Instagram?

mulher sentada usando celular

Todos os benefícios do Insta estão distribuídos em suas funcionalidades e recursos. Por isso, vamos te mostrar abaixo nada mais nada menos do que as 20 principais funções do Instagram. Confira!

1. Biografia

Primeiramente, vamos falar da apresentação do perfil. Há uma função do Instagram bastante querida entre os usuários da rede social, pois ajuda a gerar uma boa primeira opção, isto é, a biografia.

A partir do recurso, os Instagramers têm a possibilidade de dar um breve resumo do que os visitantes vão encontrar no perfil. Então, é o espaço ideal para apresentar sua identidade e propósito.

O limite de caracteres da bio do Instagram é 150. Sendo assim, você tem que tentar aproveitá-los da melhor forma possível, construindo uma bio simples, objetiva e impactante.

2. Feed

Quando o assunto é tudo sobre o Instagram, a primeira coisa que vem à mente dos usuários é a composição das publicações de Feed da rede social. Afinal de contas, é o principal tipo de conteúdo da plataforma.

A função do Instagram exibe fotos e vídeos publicados recentemente por perfis que você segue. Você rola a tela verticalmente e fica por dentro de tudo o que seus amigos(a) ou familiares, por exemplo, estão fazendo.

O algoritmo do Instagram personaliza o que aparece no Feed de acordo com seu comportamento prévio. Além de quem você já seguiu, a inteligência artificial considera curtidas, comentários e compartilhamentos.

Então, o algoritmo mostra os posts mais relevantes para você. Ou seja, aqueles que, possivelmente, dialogam com suas zonas de interesse e vão entretê-lo por mais tempo.

Além disso, você pode criar conteúdos de feed do Instagram, isto é, compartilhar fotos ou vídeos de diferentes formatos para alcançar determinado público e crescer seu perfil na rede social.

3. Curtidas

Quando você gosta de determinada publicação do Feed ou outro formato de conteúdo, você pode demonstrar seu apreço para o perfil em questão por meio da curtida.

A função do Instagram é representada por um coração que fica abaixo dos elementos principais da postagem, isto é, foto, vídeo ou legenda. Basta dar um toque nesse coração para curtir a publicação.

Além de ser uma interação social na plataforma, as curtidas ajudam os criadores de conteúdo. Isso porque, se o post tiver muitos likes, o algoritmo entende sua relevância e o recomenda para mais usuários.

4. Comentários

Da mesma forma, você pode deixar comentários em qualquer tipo de publicação no Instagram. É uma forma de iniciar conversas, fornecer feedback ou simplesmente compartilhar pensamentos e opiniões sobre uma postagem.

Em posts de Feed, por exemplo, a função do Instagram de comentários é representada por um balão de conversa. Ele fica exatamente do lado do coração de curtidas. Então, é muito simples encontrá-lo.

Do ponto de vista do algoritmo, os comentários são ainda mais valorizados no que diz respeito à relevância de determinado conteúdo. Assim, são capazes de aumentar significativamente o engajamento e alcance de um post.

5. Stories

Entre as principais funções do Instagram, também temos o Stories. Lançado em 2016, o formato de conteúdo em que você compartilha fotos e vídeos com duração de 24 horas. Ou seja, depois de um dia completo, o post desaparece.

A funcionalidade foi inspirada em um recurso semelhante do Snapchat, um aplicativo de mensagens multimídia. Porém, o Stories é mais completo e tem integração direta com outras funções da rede social.

Ao contrário do Feed, em que momentos mais especiais são publicados, a essência dos Stories é compartilhar o dia a dia de forma mais espontânea e informal. Com isso, você pode criar uma relação de confiança com o público.

Inclusive, é possível colocar diversos elementos interativos nos Stories, a exemplo de caixinha de perguntas, enquetes, testes, filtros e links, estabelecendo um vínculo cada vez mais forte com quem te acompanha.

Todos os Stories aparecem em uma esteira na parte superior do Feed. E a ordem de aparição de cada perfil é condicionada de acordo com os comportamentos anteriores do usuário na rede social.

6. Reels

Um dos tipos de conteúdos mais recentes do Instagram é o Reels. Ele foi lançado em 2019 na rede social, devido a grande popularidade do formato de vídeos curtos. Desde então, é um sucesso absoluto.

Se o Stories é inspirado no Snapchat, o Reels, por sua vez, foi desenvolvido com características bem parecidas com o TikTok, o aplicativo de mídia que introduziu o formato de vídeos curtos nas plataformas digitais.

No entanto, o Reels também propõe uma experiência mais completa para os usuários. A função do Instagram é integrada com outras ferramentas da rede social. Assim, cumpre um papel importante no crescimento geral do perfil.

Sobretudo, porque o Reels tem um grande potencial viral. Além de curtos, os vídeos da funcionalidade são essencialmente engraçados. Com isso, tem um amplo alcance capaz de expandir os resultados de qualquer perfil.

Os vídeos de Reels recomendados pelo algoritmo do Instagram são um pouco mais aleatórios. Só que, ainda assim, a inteligência artificial leva em conta os comportamentos anteriores do usuário para indicar conteúdos.

7. Ao vivo

Outra função do Instagram bastante valorizada entre os usuários é a transmissão ao vivo. Ela foi lançada junto com o Stories para ajudar criadores de conteúdo a construírem um relacionamento ainda mais próximo com o público.

No formato de conteúdo, você pode interagir com o público em tempo real. Os visitantes e seguidores podem reagir àquilo que está sendo dito durante a live, enviar perguntas ou até mesmo participar como convidados.

Seja como for, a sensação de quem te acompanha é que estão conversando com você da mesma maneira que o fazem com amigos(a) e familiares. Portanto, o ao vivo é uma função capaz de alavancar seus resultados no Insta.

8. Destaques

Destaques são uma extensão dos Stories. Uma vez que, salvam no perfil as melhores sequências de histórias já compartilhadas no perfil. Ou seja, são Stories que os visitantes e seguidores podem ver mesmo após o prazo de 24 horas.

Lembra que dissemos que a biografia é o cartão de visitas de qualquer perfil na rede social? Pois bem, o destaque funciona como um complemento da primeira impressão gerada.

Isso porque, a esteira de destaque fica posicionada entre a biografia e postagens de Feed do perfil. Logo, você pode usá-la para aprofundar a explicação sobre sua identidade e propósito. Então, convencer mais pessoas a seguir seu Insta.

9. Close Friends

duas amigas tirando foto com celular

Todo mundo tem aqueles amigos mais próximos, não é? Para muitos, são considerados verdadeiros irmãos. Por isso, uma das funções do Instagram é o Close Friends.

Trata-se de um espaço em que você pode se comunicar apenas para uma lista seleta de pessoas pré-definida. O recurso é exatamente igual ao Stories, só que tem essa mudança de objetivo.

A funcionalidade dá a privacidade necessária para assuntos que, por algum motivo, não seriam bem aceitos pelo público em geral. Em outras palavras, deixa você mais confortável para falar sobre o que pensa com quem confia.

10. Marcar pessoas em posts

Em qualquer postagem do Instagram, você pode marcar pessoas. Se a foto de um conteúdo a ser compartilhado na rede social tem alguém que você conhece, por exemplo, é possível adicionar o perfil de determinada pessoa na publicação.

Dessa forma, você reconhece a outra pessoa e facilita a interação entre os públicos de cada perfil. O que não deixa de ser uma forma de aumentar o alcance engajamento dos seus conteúdos.

Além disso, a função do Instagram serve para marcar pessoas em posts que fazem parte das suas zonas de interesse. Se você viu um Reels engraçado, por exemplo, você pode marcar um amigo(a) na aba de comentários do post.

11. Mensagens diretas

Entre as funções do Instagram, também temos o Direct. De fato, a maioria da comunicação na rede social é pública. Ou seja, várias pessoas veem o que você fala na plataforma. Seja em conteúdos, seja nos comentários dos posts.

Contudo, o Insta também tem um espaço de conversas privadas, isto é, o Direct Messenger. Lá os usuários podem enviar mensagens diretamente uns aos outros sem que ninguém saiba.

Para efeito de comparação, a funcionalidade é bastante parecida com o Whatsapp. Só que, com o Direct, você não tem que sair da rede social para conversar com alguém em particular.

12. Colocar músicas

No Instagram, os usuários também podem adicionar trechos de trilhas sonoras em diferentes tipos de publicação por meio da biblioteca de músicas disponibilizada pela rede social.

A função do Instagram ajuda a criar uma atmosfera mais agradável, expressar emoções e adicionar um toque especial às publicações do perfil. Em outras palavras, deixa seus conteúdos mais atrativos.

Sem contar que, as músicas ganham um nível de importância maior em postagens no formato Reels. Elas são elementos-chaves entre as tendências da funcionalidade. Assim, afetam diretamente no alcance e engajamento dos posts.

13. Hashtags

Hashtags são palavras-chave precedidas pelo símbolo “#”, isto é, o famigerado jogo da velha. Originalmente, o recurso surgiu no Twitter a fim de categorizar as mensagens e facilitar as discussões entre os usuários.

O sucesso da hashtag fez com que o recurso fosse aproveitado por outras plataformas digitais. Entre elas, está o Instagram. Neste caso, as hashtags funcionam para segmentar a estratégia de conteúdo de perfis.

Em outras palavras, você ajuda o algoritmo a entender exatamente qual é o público a ser alcançado por cada publicação. Então, atrai usuários já interessados na proposta do perfil no Instagram.

14. Insights

Uma parte fundamental do posicionamento de marcas no Insta é a análise de resultados. Isso porque, ajuda a entender o impacto de suas ações, identificar erros e promover melhores.

Desse modo, entre as funções do Instagram, também estão os insights. Em resumo, é uma aba que reúne várias métricas relevantes de desempenho para ajudá-lo a monitorar o desempenho da estratégia do perfil de forma precisa.

Isso envolve estatísticas, como número de seguidores, taxa de engajamento, alcance de cada postagem, informações demográficas do público e horários e dias em que seus seguidores estão mais ativos.

15. Anúncios pagos

pessoa montando pirâmide com blocos de madeira simbolizando objetivos de vendas

Certamente, a maioria das funções do Instagram ajudam marcas a alcançarem o público ideal gratuitamente. Ou seja, são estratégias de marketing totalmente orgânicas.

Entretanto, você também pode criar anúncios pagos na rede social. Embora seja efetivo, o tráfego orgânico demora bastante para dar bons resultados. Afinal, é uma estratégia de longo prazo.

Por outro lado, os anúncios pagos aumentam os números do perfil quase que imediatamente. Apesar de envolver  investimento financeiro, o Instagram Ads o faz alcançar um público amplo e qualificado em um curto intervalo de tempo.

16. Parcerias de influenciadores

Além dos anúncios, outra função do Instagram paga interessante são as parcerias de influenciadores. Uma vez que, a rede social é o lar dos influencers. Só no Brasil, há mais de 10 milhões de personalidades do tipo na plataforma.

Geralmente, os influenciadores digitais tem um público que confia plenamente em seu trabalho. Assim, uma eventual parceria no Instagram com influencer do nicho da empresa pode dar excelentes resultados.

A venda se resume à confiança. Então, quando você paga influenciadores para divulgar sua marca, a tendência é que você conquiste diversas pessoas praticamente prontas para comprar seus produtos ou serviços.

17. Instagram Shopping

Falando em vendas, uma das funções do Instagram mais importantes para marcas posicionadas na plataforma é o Instagram Shopping. Basicamente, é possível montar uma loja virtual dentro da rede social a partir do recurso.

Você pode colocar toda a esteira de produtos do negócio em um catálogo atrativo com link direto de compra em cada item. Além disso, dá para colocar etiquetas sobre as opções em fotos de Feed ou Stories, por exemplo.

Dessa forma, você apresenta suas soluções de forma rápida e impactante às pessoas mais engajadas do perfil. Assim como, aumenta suas chances de vender pelo Instagram, pois o processo de compra fica muito mais simples.

18. Botões de ação

Botões de ação são uma das funções do Instagram que convidam os seguidores do perfil a tomar determinada decisão esperada pela marca. Assim, são essenciais em termos de conversão.

Esses botões aparecem entre a biografia da conta e a esteira de destaques. Eles oferecem para o público opções diretas para realizar ações específicas, como, por exemplo:

  • fazer uma reserva;
  • entrar em contato;
  • visitar um site;
  • comprar algo.

Seja qual for a escolha dos seguidores perfil da marca, os botões de ação vão direcioná-los à página de destino relacionada. Com isso, será muito mais transformá-los em leads ou clientes do negócio.

19. Explorar

Entre as principais funções do Instagram, ainda temos o explorar, a seção da rede social em que apenas conteúdos e perfis relevantes aparecem. Ele é fundamental tanto para quem consome publicações quanto para quem cria.

Naturalmente, você só gosta de consumir perfis ou postagens que fazem parte das suas zonas de interesse, não é? Por isso, o algoritmo do Insta mostra apenas conteúdos que podem agradá-lo na aba explorar para melhorar sua experiência.

Do mesmo modo, os conteúdos do seu perfil podem ser o que vários usuários têm interesse. Assim, criar posts de qualidade e tentar aparecer na aba é uma grande oportunidade de aumentar seu alcance e engajamento.

20. Edição de fotos e vídeos

Por fim, uma das principais funções do Instagram é oferecer uma variedade de ferramentas de edição de fotos e vídeos para os usuários. Até porque, estamos falando da essência da rede social.

Na plataforma, você pode aprimorar e personalizar o aspecto visual dos conteúdos como quiser, usando filtros, ajustes de brilho, contraste e saturação, corte e rotação, entre outras opções.

Enfim, o que não falta é formas de deixar suas publicações mais criativas e profissionais no Instagram. Mesmo pessoas sem nenhum conhecimento prévio sobre ferramentas de edição, podem criar posts altamente atrativos no Insta.

Como usar o Instagram da melhor forma?

Dito isso, como usar o Instagram da melhor forma possível? Qual é o caminho para aproveitar ao máximo todos os benefícios das funcionalidades da rede social? Temos três dicas essenciais:

  1. tenha um objetivo claro: determine qual é o propósito do seu posicionamento no Insta. Promover sua marca, compartilhar seu trabalho,  ou inspirar outros? Um objetivo claro direciona seus conteúdos e ações;
  2. crie um perfil atraente: otimize seu perfil com uma boa foto de perfil, biografia atrativa e link externo estratégico. Quanto melhor for seu cartão de visitas, mais chances você tem de conquistar o público;
  3. publique conteúdo de qualidade: sempre compartilhe fotos e vídeos relevantes no perfil. O conteúdo é o principal ponto de contato entre você e o público. Logo, deve ser frequente.

Como ser relevante no Instagram?

Agora, se você quer relevante no Instagram, isto é, alcançar números expressivos para se destacar no mercado, você precisa considerar outros três fatores importantes. São eles:

  1. conheça bem seu público: compreenda plenamente as dores, desejos e necessidades dos seus seguidores. Só assim, você pode criar conteúdos de valor e envolvê-los na proposta do perfil;
  2. seja autêntico: com tantos concorrentes, ser autêntico é mais do que necessário. Mostre o lado genuíno da marca, compartilhe histórias autênticas e construa conexões emocionais com o público;
  3. explore recursos adicionais: use ao máximo o que a rede social disponibiliza. Desde os recursos mais básicos, até as funções secretas do Instagram. O algoritmo valoriza perfis que fazem isso.

Conclusão

pessoa usando celular na tela de login do instagram

Por fim, as principais funções do Instagram só comprovam o que já é um senso comum entre os usuários: é uma das plataformas digitais mais completas que existem.

A rede social é incrivelmente versátil. Ela atende diferentes públicos e objetivos, entregando uma experiência excelente. Então, comece a usar todas as funcionalidades do Insta o quanto antes!